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01. INTRODUÇÃO

Este documento tem como objetivo apresentar um guia de passos para implementação do Conector Shopify utilizando iPaaS como middleware de comunicação entre o ERP Linha Consinco e a plataforma de e-commerce Shopify.

02. PRÉ-REQUISITO

Como o acesso aos dados do ERP será através das APIs é necessário que as APIs possam ser acessadas externamente, caso necessite da lista de IPs para liberar confirme regra de firewall, segue a lista de IPs do iPaas: TOTVS iPaaS | Lista de IPs


Para iniciarmos o processo de implantação, teremos alguma premissas as quais o cliente precisará atender para dar andamento as configurações necessárias:

02.1. DADOS DE ACESSO ERP

Para que o conector possa trafegar dados entre as aplicações é necessário ter credenciais de acesso em cada etapa, inclusive no ERP. A comunicação com o ERP ocorre via APIs, e para uso utilizamos a API Oauth do ERP. Para acesso dela vamos precisar de algumas credenciais que seriam os dados de:

    • Número da empresa: Código/identificador de uma empresa válida no ERP.
    • Usuário: Nome de um usuário de aplicação válido no ERP.
    • Senha: Senha de acesso do usuário apontado acima.

Observação: Pode ser um usuário existente ou criar um específico para uso do Conector

02.2. DADOS DE ACESSO DO IPAAS

Para a implantação do Conector Shopify utilizando o iPaaS como primeira etapa será a contratação do iPaaS pelo time comercial, nessa etapa o time Comercial é cadastrado o serviço com o Part Number do iPaaS na conta do cliente, nessa operação são criados o ambiente de acesso ao IPaaS automaticamente utilizando como e-mail de acesso o apontado no cadastro do cliente. Caso o e-mail cadastrado estiver desativado ou não é o desejado pelo cliente, será necessário a criação de um chamado no time do iPaaS para normalizar a situação. 

Efetuado a etapa com o Time Comercial, no e-mail do cliente cadastrado aparece os dados para acesso ao ambiente do iPaaS, caso o processo de implantação seja feto pelo time de serviços, será necessário cadastrar um usuário do tipo de serviço para que ele tenha acesso as configurações e obter as informações necessárias.

Acesso: https://manager.totvs.app/manager/applications

Com o acesso o cliente precisará adicionar o usuário responsável pela implantação na plataforma iPaaS, isso é necessário mesmo que o usuário de implantação seja da TOTVS.

Para criar um usuário no iPaaS acesso: Criar usuário administrador no TOTVS iPaaS


02.3. DADOS DE ACESSO DA SHOPIFY

O cliente deverá através da agência contratada solicitar o acesso na plataforma Shopify.

Acesso: https://admin.shopify.com/store/{contaCliente}/

Com o acesso o cliente precisará adicionar o usuário responsável pela implantação na plataforma Shopify, caso o cliente opte por não cadastrar um usuário na plataforma, será necessário disponibilizar um contato que tenha acesso e com permissões necessárias para fazer algumas parametrizações necessárias, como:

    • Cadastro de webhook
    • Obter dados de parametrizações

Para criar um usuário no iPaaS acesso: Criar usuário administrador na Shopify

03. DEMAIS INFORMAÇÕES

Com os acessos as informações acima podemos prosseguir com o processo de implantação. Siga os seguinte documento: Passo a passo da implantação

05. LINKS ÚTEIS

Vale ressaltar que temos um documento o qual explica o objetivo do integrador e apontamos o escopo negativo, ou seja, costa os recursos e funcionalidades as quais este conector não utiliza. 

Conector Shopify com IPaaS