CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

Este documento visa detalhar a integração existente entre o ERP TOTVS Varejo Supermercados, com a plataforma de e-commerce Shopify, utilizando como middleware a plataforma TOTVS IPaaS.

02. DETALHAMENTO

Agora é possível integrar seu ERP Linha Consinco com a plataforma de e-commerce Shopify. Para isso, utilizamos como middleware o TOTVS iPaaS.

Através do TOTVS iPaaS, são criados diagramas específicos para cada carga de dados necessária. Por exemplo, há um diagrama para o envio de informações sobre produtos e outro para o envio de dados do estoque. Além disso, são configurados agendamentos recorrentes para o envio de novos registros ou a atualização dos existentes.

Há uma inteligência embutida que permite o controle preciso da data e hora de cada comunicação, possibilitando a consulta apenas dos dados alterados ou cadastrados após a última transmissão.

Para a obtenção dos dados do ERP, utilizam-se APIs específicas, que serão detalhadas conforme as necessidades de cada carga. Além do envio do catálogo de produtos, ocorre o recebimento dos dados dos pedidos gerados na plataforma, que serão faturados no ERP. Após o faturamento, é enviada uma notificação com as informações da NF-e ou NFC-e, gerada pelo ERP.


A comunicação entre o ERP e IPAAS será através do IPAAS acessando as APIs do ERP, dessa forma, é imprescindível que as APIs do cliente possam ter acesso externo.



No início dos anos 2000, lançar um e-commerce não era comum nem fácil. O mundo online ainda estava em desenvolvimento, e as ferramentas disponíveis eram limitadas e insatisfatórias para quem tentava criar uma loja virtual.

Em 2004, os canadenses Tobias Lütke, Daniel Weinand e Scott Lake enfrentavam repetidas dificuldades ao tentar abrir sua loja online de equipamentos de snowboard. As plataformas disponíveis no mercado não atendiam às suas expectativas.

Frustrados com a falta de soluções adequadas, decidiram criar sua própria plataforma de e-commerce. Após dois anos de desenvolvimento e planejamento, a Shopify foi lançada em 2006, com a proposta de simplificar a criação e gestão de lojas virtuais.

A Shopify nasceu das dificuldades enfrentadas pelos seus fundadores, oferecendo um software que cobre desde o design e layout da loja até o gerenciamento de estoque, vendas e a integração com diversas formas de pagamento.

Hoje, mais de um milhão de usuários utilizam a plataforma, e mais de 100 bilhões de dólares já foram movimentados em vendas através da Shopify.

Para mais informações, acesse: Shopify

O TOTVS iPaaS é uma plataforma Low Code, feita para facilitar a construção e manutenção de integrações. É voltada tanto para perfis de usuários com baixo aprofundamento técnico quanto para aqueles com grande experiência em desenvolvimento.

Com isso, ela proporciona uma integração simples e segura, otimizando o aproveitamento de suas ferramentas tecnológicas.

O resultado é uma integração:

  • Mais simples
  • Mais segura
  • Mais barata

E você otimiza os seus recursos tecnológicos.

Na prática, o TOTVS iPaaS é o elemento de conexão entre dois ou mais sistemas e, com ele, você nem se lembra que a integração existe. Desse modo, suas integrações não precisam mais ser sinônimo de problemas e dores de cabeça. O resultado é um processo de integração simples e robusto, com a melhor relação entre custo e benefício.

Com o TOTVS iPaaS, você controla as entregas de mensagens entre um sistema e outro e cria códigos De compatíveis, permitindo a comunicação entre as soluções integradas.

Além disso, a plataforma conta com dashboards dinâmicos e total rastreabilidade, que permitem acompanhar a comunicação entre os sistemas interligados pelo TOTVS iPaaS em tempo real, facilitando a identificação de qualquer problema.

A plataforma também oferece controle, gestão e segregação de acessos via perfis de usuário, permitindo que diferentes membros de sua equipe tenham acesso ao mesmo ambiente sem exposição desnecessária a dados sensíveis.

Além disso, disponibiliza histórico completo para auditoria de ações, provendo ainda mais segurança e transparência.

O TOTVS iPaaS é contratado por assinatura e atende a todos os segmentos, como: Serviços, Manufatura, Varejo, Logística, Agronegócio, Construção e Projetos, Saúde e Educação.

A ferramenta possui alta capacidade de escala e pode acompanhar facilmente o crescimento das operações da sua empresa. A plataforma TOTVS iPaaS roda em arquitetura cloud (com tecnologia de alta disponibilidade, replicando servidores em diferentes regiões), acessível via SSO (Single Sign-On) e contando também com autenticação de multifatores (MFA).

Com 100% de conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, o TOTVS iPaaS conta com criptografia da base de dados e de ponta a ponta, garantindo confiabilidade para suas transações.

Mais informações, acesse:

03. FLUXOGRAMAS

Abaixo estão descritos os fluxos de obtenção de dados:

ERP → Shopify: Envio do catálogo de produtos do ERP para a plataforma Shopify.

Pool
Plataforma Shopify
Recebe as informações enviadas pelo iPaaS
Retorna confirmação de recebimento
TOTVS iPaaS
Executa rotina agendada
Obtém configurações necessárias
Faz busca via API's do ERP Linha Consinco
Grava registros no iPaaS HUB
Faz o envio dos registros para a Shopify
Grava no iPaaS HUB confirmação
ERP TOTVS (Consinco)
Retorna dados novos ou alterados
Recebe solicitação via API GET


Shopify → ERP: Recebimento de dados dos pedidos e envio ao ERP.

Pool
Plataforma Shopify
Recebe solicitação via API GET
Retorna dados novos
TOTVS iPaaS
Executa rotina agendada
Obtém configurações necessárias
Faz busca de pedidos via API's da Shopify
Grava registros no iPaaS HUB
Faz o envio dos pedidos para o ERP
Grava no iPaaS HUB confirmação
ERP TOTVS (Consinco)
Recebe os pedidos enviados pelo iPaaS
Retorna confirmação de recebimento



04. CARGAS

O que é comunicado entre o ERP (linha Consinco) e plataforma Shopify?

CargaDescrição
Envio de marca e categoriaEnvio de marcas e categorias para TOTVS iPaaS HUB
Envio de produtosEnvio do catálogo de produtos do ERP para a plataforma Shopify. 
Envio de SKU's No envio do SKU também é enviado o preço, ou seja, caso trabalhe com duas lojas, dois SKU's serão criados onde o nome de cada SKU é o nome da Loja.
Estoque por empresaEnvio de estoques dos produtos para plataforma Shopify
Envio de imagensEnvio das imagens dos produtos para plataforma Shopify. Somente é enviado, não é possível a remoção de imagens.
Recebimento de Pedidos ShopifyEnvio de Pedidos do Shopify para o ERP
Envio de atualização de status de pedido no ShopifyAtualização de Status do Pedido do ERP para o Shopify
Envio de Faturamento

Atualização de Faturamento do Pedido do ERP para o Shopify

Caso ao enviar o faturamento constar corte do pedido efetuado no ERP, esse corte é refletido na plataforma Shopify.

Envio de CancelamentoEnvio de Cancelamento do Pedido do ERP para o Shopify

05. PENDENTE DE HOMOLOGAÇÃO

Alguns recursos foram desenvolvidos, mas não puderam ser homologados pelo time de desenvolvimento devido a certas limitações. Isso ocorre por duas razões: ou porque dependem de implementações que a agência contratada pelo cliente precisa realizar, ou porque o ambiente de desenvolvimento da Shopify não permite testes de homologação para essas funcionalidades. Sendo assim, os recursos listados abaixo estarão disponíveis no produto final, porém ainda não foram validados pela equipe de qualidade. Eles serão homologados à medida que forem implantados pelos clientes.

    • Visualização de produtos pesáveis: A Shopify, por padrão, trabalha apenas com quantidades inteiras. Portanto, a definição de como os produtos pesáveis serão exibidos no site ficará a cargo da agência responsável.
    • Corte fracionado: Como a Shopify não permite quantidades fracionadas por padrão, como é comum no nosso segmento efetuar contes, implementamos um recurso onde caso ocorra um corte de produto pesável, enviamos a diferença como um desconto fixo no item. Vale ressaltar que se existir um desconto fixo no item não será possível aplicar outro desconto no item. Ou seja, o corte não será aplicado na plataforma Shopify..
    • Pagamento em dinheiro: No ambiente de homologação da Shopify, só foi possível testar pagamentos com cartões de crédito de homologação, não sendo possível simular pagamentos em dinheiro.
    • Pagamento por PIX: Também não foi possível testar pagamentos via PIX no ambiente de homologação, apenas com cartões de crédito.
    • Pagamento por boleto: Assim como o PIX, os testes de pagamento por boleto também foram limitados a cartões de crédito.
    • Pagamento personalizado: Não foi possível testar métodos de pagamento personalizados, além do cartão de crédito, no ambiente de homologação da Shopify.
    • Obtenção de dados complementares do cartão (Autorização e NSU): No ambiente de homologação, não foi possível acessar os dados de NSU e autorização de cartões de crédito utilizados nos testes.

06. ESCOPO NEGATIVO

Recursos não contemplados neste conector:

    • Recursos B2B: Não enviamos informações necessárias para e-commerce B2B, informações como limite de crédito, cadastro de cliente, formas e condições de pagamento especificas para um grupo de clientes. A recomendação é utilizar a plataforma parceira Agile.
    • Deletar imagem: Não temos fluxo definido para deletar imagem enviada para Shopify.
    • Especificação de produto: Não enviamos especificação do produto.
    • Módulo para picking: Não há um módulo específico para separação de pedidos de e-commerce. O cliente deve usar recursos existentes ou contratar serviços de terceiros.
    • Preços de múltiplos segmentos - O conector parametriza um único segmento de preços por loja.
    • Gateway de pagamento: Atualmente o único gateway de pagamento homologado é o Pagar-me, caso o cliente precise utilizar outro Gateway, será necessário pauta para homologação.
    • Envio de múltiplas embalagens: O integrador envia somente a embalagem padrão de venda. 
    • Corte de produto a maior: Não é possível no ERP efetuar um corte a maior do item.
    • Inclusão de produtos no pedido de e-commerce: Não é possível incluir produtos em um pedido baixado do e-commerce
    • Embalagem virtual: Não são enviadas para o plataforma de e-commerce.
    • Integração com logística: Não temos a comunicação entre o ERP e Logística.
    • Exportar/importar pedidos antigos: Para clientes que já possuem e-commerce, não está previsto o envio dos pedidos antigos.
    • Exportar/importar cadastros de clientes: Para clientes que já possuem e-commerce, não está previsto o envio dos cadastros de clientes para plataforma Shopify.


IMPORTANTE!

Para funcionamento é necessário ter o módulo web SmPedidoVendaAPI instalado à partir da versão 24.07.020 e 25.01.001 instalados no cliente.

  • Sem rótulos