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Nota

Essa rotina foi ajustada para atender a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.70), sendo que alguns campos que apresentam informações consideradas como dados sensíveis e/ou pessoais, serão ofuscados deixando de ser legíveis.

Objetivo

A rotina de Contas a Receber controla todos os documentos, também chamados por títulos, que geram receita para a empresa. Estes títulos podem ser duplicatas, cheques, notas promissórias, adiantamentos, entre outros.

A inclusão de um título na carteira a receber pode ser  feita de forma manual (com os títulos inseridos individualmente via digitação) ou automática (que requer integração com o módulo de Faturamento, bem como, que o TES - Tipo de Entrada e Saída - esteja configurado para gerar duplicata).

Nota

O cadastro de contas a receber está elaborado da seguinte forma:

NF criada no módulo de Faturamento
Títulos gerados no Contas a receber

101010 (R$ 6.000), em 6 parcelas de 1.000

101010 A - 1.000

101010 B - 1.000

101010 C - 1.000

101010 D - 1.000

101010 E - 1.000

101010 F - 1.000

Para que a configuração das parcelas seja na forma alfabética, é necessário que o parâmetro MV_1DUP tenha em seu conteúdo a letra A, entretanto, para divisão de parcelas de maneira numérica, informe a opção 1.

O prefixo do título corresponde à série da Nota Fiscal gerada pelo módulo de Faturamento, conforme definição do parâmetro MV_1DUPREF.

O sistema armazena informações referentes aos títulos a receber e suas naturezas e, com base nestas informações, são gerados os impostos devidos.

Na implantação de um título é gerada a atualização dos saldos dos clientes, do fluxo de caixa, o cálculo das comissões e contabilização por meio de parâmetros e do cadastro de lançamentos padronizados.

Nota

Na venda e-commerce a geração de títulos de contas a receber pode ser feita antes da emissão da Nota Fiscal.

Para que não ocorra duplicidade de movimentação, o TES associado à venda do item não deve gerar financeiro.


Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 

 


Antes de iniciar o procedimento de inclusão, pressione a tecla [F12] para realizar a parametrização da rotina que contempla os seguintes critérios: 

Campo:

Descrição

Mostra lanc. contab.?

Indica, por meio da seleção entre as opções Sim e Não, se o lançamento contábil deve ser exibido quando a contabilização for on-line.

Exemplo:

Não.

Contab. tit. provisor?

Indica, por meio da seleção entre as opções Sim e Não, se devem ser contabilizados os títulos provisórios.

Exemplo:

Sim.

Contabiliza on-line?

Indica, por meio da seleção entre as opções Sim e Não, se a contabilização será on-line, ou seja, no momento da efetivação da transação um a um (inclusão de título, baixa, geração de cheque, exclusão etc) ou se será contabilizado off-line, isto é, todos os lançamentos não efetuados on-line são contabilizados em um processo de lote.

Exemplo:

Não.

Rateia valor? 

Indica o valor para ser utilizado no rateio de contas a pagar. Dispõe das opções Bruto (Valor do título mais os impostos) e Líquido (valor sem os impostos).

Exemplo:

Bruto.

Nota

Para definir a data de contabilização para contabilização online na inclusão de títulos, sendo database ou data de emissão, utilizar o parâmetro MV_DTCNREC.

Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:

    Permite a inclusão de informações dos documentos/títulos que devem ser recebidos pela empresa.

    Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok.

    As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

    Veja também mais funcionalidades disponíveis em Outras Ações.


    Nota

    Na inclusão de títulos via rotina automática (Excauto) ou manualmente, o sistema valida o tipo do título informado e sua respectiva natureza.

    Por exemplo, a inclusão de um título com o tipo  NF (nota fiscal) e natureza COFINS a rotina não permitirá a inclusão, alterando o tipo para CF- (tipo abatimento COFINS)  e caso não exista um título para receber este abatimento (CF-) será apresentado um alerta.

    Permite a alteração de informações dos documentos/títulos que devem ser recebidos pela empresa.

    Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok.

    As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

    Veja também mais funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

    Nota

    Após gerar e enviar o borderô de cobrança bancária eletrônica pelo sistema CNAB, é possível ter a necessidade de efetuar e encaminhar ao banco alguma alteração posterior sobre o título.

    Ao acessar a opção Alterar, o sistema automaticamente identifica e disponibiliza o recurso para Incluir instruções de cobrança  e, ao acioná-lo, pode de imediato registrar a instrução bancária para posterior envio. Se este critério não for utilizado, qualquer alteração feita em um dos campos, faz com que o sistema exiba automaticamente a tela para a inclusão de instruções, desta forma, fica evidente que está sendo feita uma alteração em um título que já está em cobrança bancária.

    Após alteração, a geração do arquivo de instruções bancárias ocorre por meio da rotina Instr. Cobranças que gera um novo arquivo de envio conforme as configurações informadas e somente para aqueles títulos que tiveram alguma alteração.

    Desta forma, as novas instruções ficam registradas na tabela FI2 (Ocorrências CNAB) e são geradas apenas no arquivo que é enviado enquanto estiverem pendentes de envio ou quando na Geração de Arquivo de Instruções, a opção de configuração Mostra já gerados? estiver configurada como Sim.

    É possível incluir instruções de cobrança para títulos já enviados por borderô pelo sistema CNAB somente via opção Arquivo Cobranças.

    Permite a exclusão de um documento/título, desde que, esteja com situação 0=Carteira. Desta forma, todas as demais situações devem ser revertidas antes da exclusão.

    Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Excluir.

    Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar.

    Veja também mais funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

    Permite a visualização de informações dos documentos/títulos que devem ser recebidos pela empresa.

    Veja também outras funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

    Permite a pesquisa de informações para o título selecionado com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada.

    Exemplo:

    • filial+prefixo+nro título+parcela+tipo+fornecedor+loja.
    • filial+ordem pagto.

    A característica de um título provisório é sua inclusão na rotina de contas a receber sem que a nota fiscal ou documento oficial estejam em poder da empresa. Desta forma, no momento em que o título provisório é substituído pelo original, é permitida a alteração de informações como valores, natureza, histórico, impostos etc. Também, é possível selecionar títulos de diferentes moedas para que sejam gerados na moeda desejada de acordo com os seguintes critérios:

    • Não converte: apenas os títulos da moeda selecionada são apresentados para a substituição.
    • Converte: são apresentados todos os títulos provisórios do fornecedor e os títulos marcados terão seus saldos convertidos para a moeda escolhida.

    Ao acionar a opção Substituir informe o número do cliente e loja do título. Se preferir, utilize o recurso de consulta padrão (por meio da tecla F3).

    É exibida uma relação de títulos de acordo com o cliente selecionado do tipo PR.

    Marque o título e confirme. Em seguida, o sistema disponibiliza a opção para fazer o cadastro do título a receber.

    Esta opção exclui os títulos de componentes do desdobramento.

    Para os casos em que existe apuração de base de impostos por determinado período ou valor, devem ser seguidos os procedimentos de uma exclusão manual.

    Executa a rotina padrão da base de conhecimento do sistema com informações genéricas armazenadas em arquivos. Essas informações podem ser figuras, textos, planilhas ou qualquer tipo de arquivo que seja relevante.

    Permite localizar e exibir os lançamentos contábeis a partir do documento que os originou.

    Esta opção indica por meio de opções de cores e/ou símbolos a condição dos títulos.

    Apresenta informações sobre o log de processamento ou alterações realizadas do título selecionado, bem como, possibilita a pesquisa de suas informações com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada, como por exemplo, data+hora ou usuário+data+hora.

    Por meio da opção Detalhes é possível visualizar com ênfase informações sobre data, hora, usuário, mensagem, processo e subprocesso.


    Alteração de dados de um título

    • Natureza.
    • Data de vencimento.
    • Data de vencimento real.
    • Valor do título.
    • Acréscimo.
    • Decréscimo.
    • Taxa de permanência diária.
    • Percentual de juros diários.
    • Percentual de desconto.
    • Dias para desconto.
    • Tipo de desconto.
    • Histórico do título.


    Transferência de situação de cobrança

    • Transferência de situação de cobrança.
    • Borderô de cobrança.
    • Manutenção de borderô.
    • Borderô de cobrança com impostos.
    • Baixas de um título.
    • Baixa manual de contas a receber.
    • Baixa de contas a receber em lote.
    • Baixa automática de contas a receber.
    • Baixa por rotina de recebimentos diversos.
    • Baixa por retorno CNAB.
    • Compensação de contas a receber com adiantamentos.
    • Compensação entre carteiras.
    • Solicitação de transferência entre filiais.
    • Aprovação de solicitação de transferência entre filiais.
    • Rejeição de solicitação de transferência entre filiais.
    • Cancelamento de Baixas.


    Negociações de um título

    • Renegociação do título via fatura.
    • Renegociação do título via liquidação.


    Serasa

    O log de histórico do título deverá registrar as inclusões e retiradas da Serasa, ou seja, na rotina de processamento do retorno da Serasa para arquivos de envio ou retirada.

    Este recurso disponibiliza informações para o gerenciamento de receitas. O projeto selecionado apresenta informações sobre EDT, tarefa, valor (considerando 5 opções de moeda) e data de referência.

    Disponibiliza informações dos cheques relacionados ao tipo de título.

    Nota

    Títulos de abatimento, adiantamento ou provisórios não terão cheques recebidos relacionados a eles.

    Exemplo:

    • Banco: 341.
    • Agência: 0002.
    • Conta: 59188.
    • Cheque: 100101.
    • Valor nominal: 1.200,00.
    • Valor Ref. Baixa: 1.200,00.
    • Emitente: Cliente taxa de permanência e juros.
    • Emissão: 30/12/2015.
    • Vencto: 30/12/2015.
    • CPF/CNPJ: 65300634000105.
    • Telefone: 11 12123434.
    • Observações: compensado.
    • Cheque cadastrado: Sim.
    • Sequência: 01.
    • Usado em outra baixa: não.

    Esta opção permite a alteração dos títulos a receber em lote, através da funcionalidade Facilitador (MATA984)

    Atualmente é permitido a alteração em lote somente dos campos "Vencimento", "Vencimento Real" e "Histórico"


    Principais Campos 

      Campo:

      Descrição

      Prefixo:

      Permite identificar um conjunto de títulos que pertencem ao mesmo grupo ou filial. Uma vez informado o prefixo, ele é considerado parte integrante da chave de acesso ao título.

      Nota

      Para que a configuração das parcelas seja na forma alfabética, é necessário que o parâmetro MV_1DUP tenha em seu conteúdo a letra A, entretanto, para divisão de parcelas de maneira numérica, informe a opção 1.

      N. Título:

      Informe o número do título.

      Exemplo:

      FIN000023







      Tipo:

      Classifica o título por sua finalidade. Os tipos estão cadastrados na tabela 05 (Tipos de Títulos) do módulo Configurador ou na rotina Tipos de títulos. Se necessário, utilize o recurso de Consulta Padrão para selecionar o título e fazer o preenchimento do campo.

      Exemplo:

      TX (essa sigla corresponde a título de taxas).


      Tipos especiais


        Títulos provisórios

        É utilizado para provisionar receitas que ocorrerão para efeito de orçamentos/fluxo de caixa.

        Na implantação do título deve ser indicado o tipo PR ou é necessário informar sua condição no campo Tipos de títulos.

        Para efetivá-lo, deve ser utilizada a opção Substituir informando o código/loja do cliente/fornecedor.

        Importante

        MV_SDNATPR - Para que os títulos provisórios(PR)  inseridos no contas a receber atualizem o saldo por natureza deve ser configurado o parâmetro MV_SDNATPR = T, por padrão os títulos provisórios a receber não atualizam o saldo por natureza.

        Recebimentos Adiantados

        Identifica um título que obteve recebimento antecipado (RA), ou seja, antes da emissão da nota fiscal houve o recebimento parcial ou total do título. O saldo bancário é atualizado on-line, visto que existe a entrada/saída de numerário no Banco.

        Na implantação do título deve ser indicado o tipo RA ou informado como recebimento antecipado no campo Tipos de títulos. Em seguida, devem ser informados os dados referentes ao adiantamento: Banco, agência, conta.

        Importante

        Para recebimentos adiantados com cheque será verificado a partir de 03/2020 versão Protheus 12.1.23 em diante, ou garantia estendida, o parâmetro MV_SLDBXCR.


        Caso o parâmetro estiver configurado como "C", compensar, não será gerado movimentação bancária na inclusão do RA. Esta movimentação será gerada apenas após a compensação do cheque.


        Sendo assim ao concluir a inclusão com cheque será gravado* nas tabelas SE1, SEF, SE5 :

        Tabela Campo Gravação
        SE1 E1_TIPO Tipo do título ("RA")
        SE1 E1_PORTADO Código do banco do RA
        SE1 E1_AGEDEP Código da agencia bancária do RA
        SE1 E1_CONTA Código da conta bancária do RA
        SE1 E1_BCOCHQ Código do banco do cheque
        SE1 E1_AGECHQ Código da agencia bancária do cheque
        SE1 E1_CTACHQ Código da conta bancária do cheque
        SEF EF_BANCO Código do banco do cheque
        SEF EF_AGENCIA Código da agencia bancária do cheque
        SEF EF_CONTA Código da conta bancária do cheque
        SEF EF_NUM Número do cheque
        SEF EF_TITULO Código do número do título
        SEF EF_PARCELA Código da parcela do título
        SEF EF_TIPO Tipo do título ("RA")
        SEF EF_CLIENTE Código do cliente
        SEF EF_LOJACLI Código da loja
        SEF EF_CART Carteira ("R")
        SE5

        E5_TIPO

        Tipo do título ("RA")
        SE5 E5_BANCO Código do banco do cheque
        SE5 E5_AGENCIA Código da agencia bancária do cheque
        SE5 E5_CONTA Código da conta bancária do cheque
        SE5 E5_NUMCHEQ Número do cheque
        SE5 E5_RECPAG Receita ou despesa ("R")
        SE5 E5_HISTOR Histórico ("Ch comp - bco/ag/ch XXX/XXXXX/XXXXX") 
        SE5 E5_TIPODOC Tipo de baixa ("BA")
        SE5 E5_MOTBX Motivo de baixa ("NOR")

        *Na relação acima não contém todos os campos gravados, listado apenas alguns campos referentes à este processo.


        Caso o parâmetro não esteja configurado como "C" ou o "RA" não possua cheque a gravação do RA movimentará banco normalmente.

        Notas de Crédito

        Utilizado para indicar a existência de notas de crédito/débitos em clientes ou fornecedores. Nestes casos, o saldo bancário não sofre atualização.

        Na implantação de uma nota de crédito deve ser indicado o tipo NCC ou NDF ou informado como Nota de Crédito/Nota de Débito no campo Tipos de títulos.


        Abatimentos (AB-)

        Utilizado para indicar a existência de valores que devem ser abatidos no título. Está sempre vinculado a um título principal.

        A inclusão de um título do tipo abatimento (AB-) é semiautomático. Ao posicionar no título da Browse de títulos a receber e clicar em 'Incluir', ao indicar o tipo "AB-", o sistema preencherá as informações chaves como Prefixo + Número + Parcela + 'AB-' com os dados do título posicionado.

        Importante

        Quando temos mais de um título na base com mesma chave (Prefixo, Número e Parcela), sendo um do tipo 'NF' e outro do tipo 'BOL', por exemplo, o sistema permitirá a inclusão apenas de um abatimento. Na tentativa de inclusão do próximo abatimento, o sistema acusará que a chave já existe no cadastro e não permitirá a continuidade na operação.

        Ex.:

        Pref. + Núm + Parcela + Tipo

        Nota:

        Prefixo + Numero + Parcela + Tipo
        'P01   ' + '00001'   +   '1'       + 'NF'

        Prefixo + Numero + Parcela + Tipo
        'P01   ' + '00001'   +   '2'       + 'NF'


        Será permitido incluir os seguintes abatimentos:

        Prefixo + Numero + Parcela + Tipo
        'P01'     + '00001'  +   '1'       + 'AB-'

        Prefixo + Numero + Parcela + Tipo
        'P01   ' + '00001'   +   '2'       + 'AB-'


        Ao cadastrar um outro título:
        Prefixo + Numero + Parcela + Tipo
        'P01'     + '00001   ' +    '1'       + 'BOL'

        Não será permitido incluir o abatimento:

        Prefixo + Numero + Parcela + Tipo

        'P01'     + '00001'    + '1'          + 'AB-'  → exatamente a chave do título de abatimento da NF que já foi cadastrado anteriormente.

        Este é o motivo pelo qual essa operação não é possível. 


        Para prosseguir, será necessário alterar alguma informação da chave, prefixo, numero ou parcela.







        Natureza:

        Identifica a procedência da natureza do título e permite a consolidação por este item, bem como, o controle orçamentário. Se necessário, utilize o recurso de Consulta Padrão para selecionar a natureza do título e fazer o preenchimento do campo.

        Exemplo:

        ISS

        Cliente:

        Código do cliente do qual será efetuado o recebimento. Se preferir, utilize a Consulta Padrão para selecionar a informação cadastrada na rotina de Clientes.

        Exemplo:

        FIN061

        Loja:

        Informe o código que identifica a loja do cliente.

        Exemplo:

        01

        Nome Cliente

        Apresenta o nome do cliente.  É preenchido automaticamente de acordo com o conteúdo definido no campo Cliente.

        Exemplo:

        Fornecedor PJ

        DT. emissão: 

        Data da emissão do título.

        Exemplo:

        17/12/2015

        Vencimento:

        Informe a data de vencimento nominal do título considerando também as possíveis prorrogações.

        Exemplo:

        O título número FIN000023 tem seu vencimento para a data de 18/05/2015, mas, por questões comerciais com o cliente, houve uma prorrogação de 10 dias para o seu pagamento. Desta forma, este campo deve estar preenchido com a data de 28/05/2015.

        Nota

        O sistema não permite data de vencimento menor que a data de emissão do título.

        Vencto real: 

        Define a data máxima para o recebimento do título sem que sejam acrescidos juros ou taxas de permanência. Este campo é preenchido automaticamente a partir da data informada no campo Vencimento

        Exemplo:

        18/05/2015

        Nota

        O sistema considera apenas os dias úteis, ou seja, verifica se a data do vencimento será no sábado, domingo ou feriado e descarta estes dias. Há também, a verificação dos dias de retenção sugeridos pelo Banco que contempla a transferência de títulos do Banco para carteira e, consequentemente, ajusta o preenchimento do campo.

        Vlr. título: 

        Valor original do título na moeda corrente.

        Exemplo:

        1.835,62

        Histórico: Este campo permite o preenchimento de um breve comentário sobre o título.
        Moeda: 

        Código da moeda em que o título está sendo informado. Moeda 1 = padrão monetário nacional e moedas de 2 a 5 de acordo com os critérios definidos nos parâmetros MV_MOEDA2, MV_MOEDA3, MV_MOEDA4 e MV_MOEDA5 por meio do módulo Configurador.

        Exemplo:

        1

        Vlr. R$: 

        Valor do título expresso em moeda corrente.

         Exemplo:

        1.835,62

        Fluxo Caixa:

        Neste campo é definido se o título deve ser considerado no fluxo de caixa, ou seja, no controle da movimentação financeira que contempla as entradas e saídas de recursos financeiros. As opções que contemplam seu preenchimento são:

        • S – Sim.
        • N – Não.
        Taxa Moeda:

        Se for informada uma taxa, será utilizada como base de conversão no momento da baixa, caso contrário, será utilizada a taxa contratada ou a taxa da moeda do dia da baixa. Este campo fica habilitado para digitação somente se título estiver em moeda estrangeira. 

        Fil. Débito:  Filial de débito.

        Os campos desta pasta são preenchidos automaticamente de acordo com as informações cadastradas nas rotinas de Natureza e Cliente (aqui o recolhimento de impostos é considerado de acordo com a regra de negócios atribuída ao cliente). Os valores preenchidos automaticamente podem ser ajustados, porém, interferem no cálculo do título para recebimento.

        No caso de contas a receber, serão gerados títulos de abatimento em favor do cliente.

        Campo:

        Descrição

        Base Impost.:

        Contempla uma base diferenciada de valores de retenção dos impostos IRPF, PIS, COFINS, CSLL, INSS e ISS na carteira de contas a receber considerada nos seguintes processos:

        • Baixas a Receber.
        • Baixa Automática.
        • Faturas a Receber.
        • Liquidação.
        ISS:

        O conteúdo deste campo contempla o imposto sobre serviços e é calculado automaticamente pelo sistema, de acordo com a seguinte prioridade:

        • O sistema verifica se a natureza cadastrada permite o cálculo de ISS definido no campo Calcula ISS?
        • No cadastro de Clientes verifica o recolhimento do ISS por meio do conteúdo definido no campo Recolhe ISS?

        Desta forma, quando o campo é preenchido com Sim, o sistema não efetua o cálculo (pois, o fornecedor efetuará o recolhimento do ISS). Quando for preenchido com a opção Não, o sistema efetua o cálculo de acordo com o conteúdo do parâmetro MV_ALIQISS.

        Nota

        Também são considerados os seguintes parâmetros:

        • MV_MUNIC: indica o fornecedor do ISS. O sistema gera um novo título a pagar contra o município determinado neste parâmetro no momento da inclusão do título a receber.
        • MV_DIAISS: data do vencimento para pagamento do título.

        Exemplo:

        • Alíquota de 5% no parâmetro MV_ALIQISS, ou seja, conteúdo igual a 5.
        • Cadastro de uma natureza que calcula ISS e um fornecedor que não recolhe este imposto.

        Com este cenário, a inclusão de um título a receber de R$ 1.000,00 terá o campo ISS preenchido automaticamente com o valor de R$ 50,00.

        Nota

        Verifique na rotina de Contas a Pagar que o sistema cria automaticamente um título (Tipo TX) para o pagamento do ISS devido ao Município.

        IRRF:

        O campo IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) é calculado automaticamente de acordo com as prioridades definidas para Pessoa Física e Jurídica.

        Este campo tem seu conteúdo calculado automaticamente considerando as seguintes prioridades:

        • Cadastro de Clientes (Pessoa Física e/ou Pessoa Jurídica) considerando a informação do campo Aliq. IRRF.
        • Cadastro de informações na rotina de Naturezas por meio do preenchimento dos campos Calcula IRRF? e Porc. IRRF.
        •  Parâmetro MV_ALIQIRF.

        Nota

        Para ambas situações vale considerar a utilização de parâmetros que são comuns, porém, suas configurações atendem cada perfil a sua maneira e ocasião:

        • MV_VENCIRF: indica se o título de IR será gerado a partir da data de emissão, vencimento ou contabilização do título.
        • MV_VLRETIR: especifica o valor mínimo para dispensa de retenção de IRRF. Neste caso, o título com valor inferior a este parâmetro não será gerado e o IR será igual a zero.

        Exemplo:

        Primeiramente, no cadastro de Naturezas considere o campo Calcula IRRF? com a opção Sim e o percentual de 3% no campo Porc. IRRF. Em seguida, na inclusão de um título a receber de R$ 1.000,00 é possível verificar o valor de R$ 30,00 calculado automaticamente para o campo IRRF.

        Nota

        No momento da inclusão do título o sistema gera um título a receber do tipo IR com características de abatimento e não altera o valor original, pois, ele é descontado somente quando ocorrer a baixa do título. O sistema gera a natureza IRRF para classificar esta taxa.


        Acúmulo da base no cálculo do IRRF PJ

        O acúmulo das bases para cálculo do IRRF de pessoa jurídica contempla os seguintes critérios:

        • Aglutinação de todas as emissões de notas efetuadas em todas as filiais da empresa para um mesmo cliente.
        • Aglutinação de todas as emissões de notas efetuadas em todas as filiais do fornecedor para todas as filiais da empresa.

        Estas informações são controladas pelo parâmetro MV_AGLIMPJ que pode ser contemplado conforme algumas aplicações:

        • Verificação apenas das notas emitidas e/ou recebidas pela filial corrente para/de um mesmo cliente ou fornecedor para compor a base do IRRF-PJ. Dentro desse conteúdo é verificado o valor mínimo de retenção do imposto, conforme a configuração efetuada no parâmetro MV_ACMIRPJ (data utilizada para determinar o momento do fato gerador).
        • Verificação de todas as filiais da empresa e todos os clientes ou fornecedores que tiverem o mesmo CNPJ. Dentro desse conteúdo, são identificadas as notas que compõem a base do IRRF-PJ do valor mínimo de retenção do imposto, conforme, a configuração no parâmetro MV_ACMIRPJ.
        • Conferência de todas as filiais da empresa, todos os clientes ou fornecedores e aqueles que tiverem a mesma raiz do CNPJ (oito primeiros dígitos). Dentro desse conteúdo, são identificadas as notas que compõem a base do valor mínimo para retenção do imposto conforme a configuração no parâmetro MV_ACMIRPJ.

        Exemplo:

        Considere as seguintes informações:

        EMPRESA A – FILIAL 01.

        EMPRESA A – FILIAL 02.

        FORNECEDOR A – FILIAL 01.

        FORNECEDOR A – FILIAL 02.

        Tabelas SA1, SA2, SE1 e SE2 exclusivas.

        Natureza da operação que calcula IRRF (1,5%).

        Fornecedores com mesma raiz de CNPJ (oito primeiros dígitos do CNPJ), um em cada filial.

         

        Caso 1

        Configure o parâmetro MV_AGLIMPJ com conteúdo igual a um 1.

        Inclua um título de contas a pagar para o fornecedor A na filial 01 com valor de R$ 600,00 e data de emissão e vencimento definida pelo usuário.

        Inclua outro título de contas a pagar para mesmo fornecedor na filial 02 também com valor de R$ 600,00 e com a mesma data de emissão e vencimento.

        IRRF = (600,00 * 1,5%) = 9,00 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 01.

        IRRF = (600,00 * 1,5%) = 9,00 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 02.

        Nesta situação, ao confirmar a inclusão do título na filial 02, não haverá retenção do imposto porque a verificação é feita apenas para a filial e fornecedor corrente.


        Configure o parâmetro MV_AGLIMPJ com conteúdo igual a 2.

        Considerando os mesmos critérios descritos no cenário anterior, inclua um título de contas a pagar para o fornecedor A na filial 01 no valor de R$ 600,00 com data de emissão e vencimento definida pelo usuário.

        IRRF = (600,00 * 1,5%) = 9,00 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 01.

        IRRF = (600,00 * 1,5%) = 9,00 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 02.

        Já nesta situação, ao confirmar a inclusão do título na filial 02, haverá retenção do imposto porque a verificação é feita em todas as filiais e fornecedores com mesmo CNPJ. Entretanto, são somados os títulos de acordo com o CNPJ da empresa emissora da nota (fornecedor) e do CNPJ das filiais da empresa cliente (SM0). A retenção do imposto ocorrerá na segunda nota.


        Configure o parâmetro MV_AGLIMPJ com conteúdo igual a 3.

        IRRF = (600,00 * 1.5%) = 9,00 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 01.

        IRRF = (600,00 * 1.5%) = 9,00 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 02.

        Ao confirmar a inclusão do título na filial 02, haverá retenção do imposto.

        Neste caso, são somados os valores de acordo com a raiz do CNPJ da empresa emissora da nota (fornecedor) e da raiz do CNPJ das filiais da empresa cliente (SM0). A retenção ocorrerá na segunda nota e no valor de R$ 18,00

         

        Caso 2

        Configure o parâmetro MV_AGLIMPJ com conteúdo igual a 1.

        Inclua um título 01 na rotina de contas a pagar para a filial 01 no valor de R$ 300,00 e com data de emissão e vencimento definidas pelo usuário.

        Inclua um título 02 na rotina de contas a pagar para o mesmo fornecedor, porém, agora na filial 02 no valor de R$ 300,00 com as mesmas datas de emissão e vencimento.

        Ainda para este fornecedor, inclua na filial 02, um título 03 na rotina de contas a pagar no valor de R$ 600,00 também com mesma data de emissão e vencimento.

        IRRF = (300,00 * 1.5%) = R$ 4,50 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10) na filial 01.

        IRRF = (300,00 * 1.5%) = R$ 4,50 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10) na filial 02.

        IRRF = (600,00 * 1.5%) = R$ 9,00 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10) na filial 02.

        Ao confirmar a inclusão do título 03 na filial 02, não haverá retenção de imposto. A verificação se faz apenas na filial e fornecedor corrente.


        Configure o parâmetro MV_AGLIMPJ com conteúdo igual a 2.

        IRRF = (300 * 1.5%) = R$ 4,50 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 01.

        IRRF = (300 * 1.5%) = R$ 4,50 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 02.

        IRRF = (600 * 1.5%) = R$ 9,00 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 02.

        Ao confirmar a inclusão do título 03 na filial 02, não haverá retenção do imposto.

        Neste caso, são somados os títulos de acordo com o CNPJ da empresa emissora (fornecedor) e do CNPJ das filiais de empresas clientes (SM0). Não haverá retenção (os fornecedores e as filiais de empresas clientes têm apenas a raiz do CNPJ igual).


        Configure o parâmetro MV_AGLIMPJ com conteúdo igual a 3.

        IRRF = (300,00 * 1.5%) = R$ 4,50 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 01.

        IRRF = (300,00 * 1.5%) = R$ 4,50 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 02.

        IRRF = (600,00 * 1.5%) = R$ 9,00 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 02.

        Ao confirmar a inclusão do título na filial 02, haverá retenção do imposto.

        Nesta situação, os títulos são somados de acordo com a raiz do CNPJ da empresa emissora da nota (fornecedor) e da raiz do CNPJ das filiais empresa cliente (SM0). Haverá retenção de imposto na nota 03 no valor de R$ 18,00.

        INSS:

        Este campo contempla a Contribuição ao Instituto Nacional de Seguro Social e será preenchido automaticamente pelo sistema na inclusão de um título a receber, de acordo com os seguintes critérios:

        • O sistema verifica se a natureza cadastrada permite o cálculo de INSS por meio do campo Calcula INSS?, bem como, seu respectivo percentual por meio do campo Porc. INSS.
        • No cadastro de Clientes verifica se o campo Calcula INSS? está preenchido com Sim.

        Nota

        O conteúdo deste campo também sobre influência da configuração de alguns parâmetros:

        • MV_INSS: indica a natureza para classificação do título de INSS.
        • MV_VLRETIN: indica o valor mínimo para dispensa do recolhimento e não gera o título.

        Exemplo:

        Primeiramente, considere um cadastro de Naturezas que calcula INSS (percentual de 8%), bem como, um cliente que também tem cálculo desse imposto. Em seguida, na inclusão de um título a receber de R$ 1.000,00 é possível verificar que o campo INSS será preenchido automaticamente com o valor de R$ 80,00.

        Nota

        O sistema gera um título de R$ 80,00 (Tipo IN) referente ao valor do INSS, com característica de abatimento e não altera o valor original do título, pois, ele é descontado somente quando ocorrer a baixa do título. O sistema gera a natureza IRRF para classificar esta taxa.

        CSLL:

        Valor correspondente a alíquota da Contribuição social sobre lucro de acordo com as atividades realizadas. É preenchido automaticamente na inclusão de um título a receber, de acordo com a seguinte prioridade:

        • O sistema verifica se a natureza cadastrada permite o cálculo de CSLL por meio do campo Calcula CSLL?, bem como, seu respectivo percentual por meio do campo Porc. CSLL.
        • No cadastro de Clientes verifica se o campo Calcula CSLL? está preenchido com Sim.

        Nota

        O conteúdo deste campo também sobre influência da configuração de alguns parâmetros:

        • MV_CSLL: indica a natureza para classificação do título de CSLL.
        • MV_VLRETCSL: indica o valor mínimo para dispensa da contribuição.

        Exemplo:

        Primeiramente, considere um cadastro de Naturezas que calcula CSLL (percentual de 5%), bem como, um cliente que também tem cálculo desse imposto. Em seguida, na inclusão de um título a receber de R$ 1.000,00 é possível verificar que o campo CSLL será preenchido automaticamente com o valor de R$ 50,00.

        Nota

        O sistema gera um título de R$ 50,00 (Tipo CS) referente ao valor da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

        COFINS:

        Valor da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social calculado sobre a receita bruta de empresas. É preenchido automaticamente na inclusão de um título a receber, de acordo com a seguinte prioridade: 

        • Cadastro de Naturezas por meio do preenchimento dos campos Calcula COFINS? e Porc. COFINS.
        • Cadastro de Clientes de acordo com a informação do campo Calc. COFINS?

        Nota

        O conteúdo deste campo também sobre influência da configuração de alguns parâmetros:

        • MV_COFINS: determina a natureza para classificação dos títulos de COFINS.
        • MV_VRETCOF: determina o valor mínimo para dispensa da retenção de COFINS. Se o valor do COFINS for menor que o conteúdo deste parâmetro, o título não é gerado e o COFINS será igual a zero.
        • MV_COFVENC: determina a quantidade de dias que deve ser considerada para recolhimento do COFINS e período de apuração.
        • MV_TXCOF: quando a alíquota do cadastro de natureza está zerada, o sistema utiliza a alíquota contida neste parâmetro para fazer o cálculo do COFINS na inclusão do título a receber.

        Exemplo:

        Primeiramente, no cadastro de Naturezas considere o campo Calcula COFINS? com a opção Sim e o percentual de 2% no campo Porc. COFINS. Em seguida, na inclusão de um título a receber de R$ 1.000,00 é possível verificar o valor de R$ 20,00 calculado automaticamente para o campo COFINS.

        Nota

        O sistema gera um título de R$ 50,00 (Tipo CF) referente ao COFINS com característica de abatimento e não altera o valor original do título, pois, ele é descontado somente quando ocorrer a baixa do título.

        PIS/PASEP:

        Valor correspondente à alíquota de 1% incidente sobre a folha de salários. É preenchido automaticamente na inclusão de um título a receber, de acordo com a seguinte prioridade: 

        • Cadastro de Naturezas por meio do preenchimento dos campos Calcula PIS? e Porc. PIS.
        • Cadastro de Clientes de acordo com a informação do campo Calc. PIS?

        Nota

        O conteúdo deste campo também sobre influência da configuração de alguns parâmetros:

        • MV_PISNAT: indica a natureza para classificação do título de PIS.
        • MV_VLRETPIS: indica o valor mínimo para dispensa da retenção de PIS.
        • MV_PISVENC: determina a quantidade de dias que deve ser considerada para recolhimento do PIS e período de apuração.
        • MV_TXPIS: quando a alíquota do PIS no cadastro de natureza está zerada, o sistema utiliza a alíquota contida neste parâmetro para calcular o valor do PIS na inclusão do título.

        Exemplo:

        Primeiramente, considere um cadastro de Naturezas que calcula PIS (percentual de 0,65%), bem como, um cliente que também tem cálculo desse imposto. Em seguida, na inclusão de um título a receber de R$ 1.000,00 é possível verificar que o campo PIS será preenchido automaticamente com o valor de R$ 6,50.

        Nota

        O sistema gera um título de R$ 6,50 (Tipo PI) referente ao PIS com característica de abatimento e não altera o valor original do título, pois, ele é descontado somente quando ocorrer a baixa do título.

        Forn. ISS

        Informe o código do Município (fornecedor) que será utilizado para pagamento do tributo de ISS. Caso não seja informado, o sistema respeitará o conteúdo do campo Município ou o parâmetro MV_MUNIC.

        PISCOF Orgp.:

        Identifica um bem ou serviço contratado por órgãos públicos. Seu preenchimento é feito por meio da seleção entre as opções 1-Sim e 2-Não.

        Exemplo:

        2-Não

        Form. Ret. ISS:

        Indica a condição que deve ser aplicada no cálculo da retenção do ISSQN (Imposto Sobre o Serviço de Qualquer Natureza) para este título que pode considerar o valor mínimo para retenção ou sempre reter. O preenchimento do campo contempla as opções:

         1 – Cons. Vlr. Min. (valor padrão).

        2 – Sempre retém.

        Parc. FETHAB: Número da parcela do FETHAB (Fundo Estadual de Transporte e Habitação).
        Vlr. FETHAB: Valor do título do FETHAB (Fundo Estadual de Transporte e Habitação).
        Aplica Vlr.: Indica a verificação do limite (valor mínimo) de PIS, COFINS e CSLL, desta forma, o preenchimento do campo é definido por meio das opções 1=Sim e 2=Não.
        Cod. Aliq. ISS: Este campo fica habilitado quando a alíquota de ISS foi cadastrada por meio da rotina Múltiplas Alíquotas de ISS e, desta forma, permite selecionar uma alíquota de ISS para o título a pagar. Se este campo não for preenchido, a alíquota utilizada no título a pagar é a que foi definida no parâmetro MV_ALIQISS.
        Vlr. FABOV: 

        Valor do tributo FABOV (Fundo de apoio ao desenvolvimento da bovinocultura).

        Parc. FABOV:  Parcela do tributo FABOV (Fundo de apoio ao desenvolvimento da bovinocultura).
        Vlr. FACS:  Valor do tributo FACS (Fundo de apoio a cultura da soja).
        Parc. FACS:  Parcela do tributo FACS (Fundo de apoio a cultura da soja).
        Vlr. Min. ISS: Aplica valor mínimo ISS.
        Prov. INSS: Este campo armazena o provisionamento do INSS para títulos do tipo PA (Pagamento antecipado) de acordo com a configuração dos parâmetros MV_PABRUTO=2 e MV_PAPRIME=2.
        Desc. F100:

        Classifica o valor de Decréscimo como Condicional ou Incondicional no envio dos dados no bloco F100 do SPED PIS/COFINS.

        Se o título estiver classificado como Desconto F100 = I (incondicional) o valor do decréscimo é subtraído no valor da base para o cálculo das apurações e o registro referente ao valor do desconto não é enviado no bloco F100 do SPED PIS/COFINS.

        Padrão: C (condicional).

        Cod. Rec. IRRF:

        Informe o código da receita referente ao imposto de renda retido na Fonte, conforme tabela da Receita Federal.

        Prov. ISS:

        Este campo armazenará o provisionamento do ISS para títulos do tipo RA quando o parâmetro o MV_RARTIMP estiver com conteúdo igual a 1.

        Nota

        Controle de retenção dos impostos PIS, COFINS e CSLL


        Contempla situações em que há manutenção de títulos de contas a receber nas seguintes operações:

        • Emissão de Contas a Receber: no momento da emissão de um título de contas a receber com retenção destes impostos. Em casos de retenção de outros valores de PIS, COFINS e CSLL pendentes de outros títulos.
        • Alteração de Contas a Receber: quando a alteração do título na rotina de contas a receber afeta o valor dos impostos para maior ou menor, a retenção deles ainda existirá.
        • Exclusão de Contas a Receber: quando a exclusão do título de contas a receber afeta o valor dos impostos para maior ou para menor, a retenção deles ainda existirá. Além das verificações normais para exclusão de um título de contas a receber, o sistema confere se os campos de relacionamento entre o título origem e o título DDI (diferença de impostos) estão preenchidos. Caso positivo, não permite a exclusão do título do tipo DDI.

        Exemplo:

        Inclusão de três títulos a receber, no valor de R$2.000,00 cada, com vencimento no mês atual e com cliente e natureza cadastrados.

        Ao incluir o terceiro título, os valores dos impostos são calculados em: R$60,00, R$180,00 e R$39,00 para CSLL, COFINS e PIS, respectivamente.

        Ao alterar o valor do título 001 de R$2.000,00 para R$3.000,00 os valores dos impostos são recalculados para R$210,00, R$70,00 e R$45,50 para CSLL, COFINS e PIS, respectivamente.

        Para efetivo controle de retenção de impostos, é necessário que:

        • No cadastro de Clientes, os campos Rec. COFINSRec. CSLL e Rec. PIS  estejam preenchidos com Sim.
        • No cadastro de Naturezas, os campos Calcula CSLL, Calcula COFINS e Calcula PIS, estejam preenchidos com Sim e os campos Porc. CSLL, Porc. COFINS e Porc. PIS com percentuais de 1, 3 e 0,65, respectivamente.

        O parâmetro MV_BR10925 define o momento do abatimento dos valores destes impostos e pode ser configurado com 1 (realiza o abatimento dos impostos na baixa do documento) ou 2 (abatimento dos impostos ocorre na emissão do documento). Se ele estiver configurado com 1, são considerados os seguintes cenários:

        Títulos normais Títulos de Recebimento Antecipado (RA)
        • Os impostos são calculados com base apenas no valor do título, com a função de destacar a previsão do valor do imposto.
        • Não há necessidade de verificar os valores acumulados emitidos dentro do período de abatimento.
        • Não são gerados títulos de abatimentos de PIS, COFINS e CSLL, pois, os impostos serão abatidos no momento da baixa do título.
        • O valor dos impostos no RA não é gerado em sua inclusão e sim avaliado no momento da compensação.

        Campo:

        Descrição

        Taxa Perman.:

        Indica o valor que deve ser acrescentado ao título por dia de atraso de pagamento. Para efeito de cálculo, o sistema considera dias corridos e este campo tem prioridade sobre o campo Porc. Juros na baixa do título.

        Nota

        Caso necessário, a prioridade pode ser alterada de acordo com a configuração do parâmetro MV_FINJRTP que considera alguns critérios quando os títulos estiverem com ambos os campos preenchidos:

        1 - Aplica somente a Taxa de Permanência (conteúdo padrão).

        2 - Aplica somente Juros.

        3 - Aplica a Taxa de Permanência e os Juros.

        Exemplo:

        Considerando um título com as seguintes características:

        • Prefixo: 001.
        • Número: 000014.
        • Tipo: DP.
        • Data da emissão: 10/04/15.
        • Vencimento: 11/04/15.
        • Vencimento real: 11/04/15.
        • Valor original: 1.000,00.
        • Taxa de permanência: 1,00.

        Na baixa do título, o sistema apresenta as seguintes informações:

        • Data da baixa do título: 16/04/15.
        •  Valor da taxa de permanência: 5,00 (referente a 5 dias de atraso).
        •  Valor recebido do título: 1.005,00.

        Porc. Juros: 

        Neste campo deve ser informado o percentual de juros que será cobrado por dia de atraso no pagamento sobre o valor original do título. Para efeito de cálculo, o sistema considera dias corridos.

        Para o sistema considerar o percentual de juros, o campo Taxa de Permanência não pode estar informado, caso contrário ele é considerado como prioridade.

        Nota

        Se necessário, a prioridade pode ser alterada de acordo com a configuração do parâmetro MV_FINJRTP que considera alguns critérios quando os títulos estiverem com ambos os campos preenchidos:

        1 - Aplica somente a Taxa de Permanência (conteúdo padrão).

        2 - Aplica somente Juros.

        3 - Aplica a Taxa de Permanência e os Juros.

        Exemplo:

        Considere um título que tenha vencimento no dia 11/04/15 (sábado). Neste caso, seu vencimento real será no dia 13/04/15, porém, caso o pagamento seja feito no dia 16/04/15, o sistema considera 5 dias de atraso e o cenário fica da seguinte forma:

        • Prefixo: 001.
        • Número: 000015.
        • Tipo: DP.
        • Data da emissão: 09/04/15.
        • Vencimento: 11/04/15.
        • Vencimento real: 13/04/15.
        • Valor original: 1.000,00.
        • Taxa de permanência: não Informada.
        • Porc. juros: 1,00 (1% sobre o valor original do título).
        • Data da baixa: 16/04/15.
        • Valor recebido: 1.050,00.
        Desc. Financ.:

        Informa o percentual de desconto financeiro concedido ao título. Será utilizado também como percentual do desconto para pagamento antecipado que, neste caso, é mensal.

        O sistema efetua um tratamento de desconto financeiro para títulos baixados antecipadamente, por meio da informação dos campos Desc. Financ., Dias para Desc. e Tipo Descont. na inclusão do título a receber.

        Exemplos:

        Desconto único

        • Valor do Título: 682,00.
        • Vencimento: 22/05/2015.
        • Desconto Financeiro: 2,7 fixo.
        • Dias para conceder Desconto: 10.

        Se o título for pago até 10 dias antes do vencimento, o desconto será de 2,7% sobre o valor.


        Desconto proporcional

        • Valor do Título: 682,00.
        • Vencimento: 22/05/2015.
        • Desconto Financeiro: 2,7 a.m.
        • Dias para conceder Desconto: 0.

        Se o título for pago em 03/04/15, o desconto será de 2,7% ao mês, proporcional aos 50 dias, que totalizará R$ 29,62 de desconto.

        Dias para Desc.: Número de dias que deve ser considerado como data limite para concessão do desconto financeiro na baixa do título. Se não for informado, o desconto será concedido até a data do vencimento de acordo com o conteúdo definido no campo Tipo Descont.
        Tipo Descont.:

        Define o tipo de desconto concedido por meio da seleção entre as opções:

        1=Fixo: o percentual será aplicado sobre o valor de recebimento até a data limite de concessão do desconto.

        2=Proporcional: o percentual de desconto será aplicado proporcionalmente ao valor de recebimento de acordo com a data de recebimento, ou seja, quanto maior for a antecipação, maior será o desconto.

        Nota

        A data limite será considerada pela data definida no parâmetro MV_DTDESCF menos os dias de desconto concedido.

        Acréscimo: Valor de acréscimo que deve ser aplicado no recebimento do título, independente de atrasos. Ele é fixo e tem o mesmo tratamento que os valores de juros.
        Decréscimo: Valor de decréscimo que deve ser aplicado no recebimento do título, independente de atrasos. Ele é fixo tem o mesmo tratamento que os valores de desconto.
        Mult. Natureza:

        Este campo define se os títulos serão classificados em múltiplas naturezas. Para fins de cálculo dos impostos, prevalecem as definições da natureza informada no campo Natureza. Este campo, também, fica habilitado na inclusão do título a receber mediante o critério elegido no parâmetro MV_MULNATR.

        Ao distribuir o valor do título entre múltiplas naturezas, existe a possibilidade de ratear o valor de cada natureza entre diversos centros de custos, portanto, na coluna Rat. C. Custos deve ser informado 1 para distribuir o valor da natureza entre centro de custos diferentes ou, caso contrário, informe 2.

        Os lançamentos padrões considerados na rotina de contas a receber são:

        506 - Rateio por centro de custo de distribuição em múltiplas naturezas.

        507 – Cancelamento do rateio por centro de custo de distribuição em múltiplas naturezas.

        Estes lançamentos padrões estão disponíveis para contabilização on-line (506 e 507) ou off-line (506) e devem ser utilizados em conjunto com o lançamento padrão 500 (inclusão de títulos de contas a receber).

        As distribuições de valores por múltiplas naturezas que não utilizam o rateio por centro de custo serão contabilizadas como inclusão (lançamentos padrão 500).

        As distribuições que utilizam o rateio por centro de custo terão sua contabilização efetuada pelos lançamentos mencionados (lançamento padrão 506, porém, não será executado caso não exista o lançamento padrão 500).

        A contabilização dos títulos a receber distribuídos em múltiplas naturezas é efetuada utilizando o mesmo lançamento padrão da inclusão/exclusão do título. Para isso, é necessário apenas informar o valor no cadastro do Lançamento Padrão da seguinte forma:

        Lançamento Padrão Valor
        500 - Inclusão de título a receber IF(SE1->E1_MULTNAT<>"2",SEV->EV_VALOR,SE1->E1_VALOR)
        505 - Exclusão de título a receber IF(SE1->E1_MULTNAT<>"2",SEV->EV_VALOR,SE1->E1_VALOR)
        Desdobramento:

        Permite a geração de diversos títulos com datas de vencimento diferenciadas a partir de uma única inclusão. Este recurso deve ser utilizado para despesas com vencimentos fixos (como por exemplo, o recebimento de aluguéis).

        Por questões operacionais, essa opção não trata múltiplas naturezas, pois, a geração dos títulos é automática e não contempla a interface de rateios.

        Para que os impostos sejam calculados, quando há desdobramento de títulos é necessário:

        • Utilizar o processo de Rastreamento Financeiro.
        • As rotinas de Cliente e Natureza devem permitir o cálculo de impostos.
        • O campo Desdobramento deve estar preenchido com a opção Sim.

        Desta forma, os títulos de impostos, configurados para retenção na emissão dos títulos a receber, são gerados conforme a regra de cálculo de cada imposto.

        Nota

        Critérios considerados na inclusão do título:

        • Condição de Pagamento: se este campo estiver preenchido, o cálculo dos valores e vencimentos dos títulos gerados por desdobramento é feito com base na condição de pagamento selecionada.
        • Número de Parcelas: se o campo Condição de Pagamento não estiver preenchido, é possível a digitação do número de parcelas desejada.
        • Valor do Título: este campo oferece a possibilidade do valor do título incluído ser considerado como o total das parcelas a serem geradas (no momento da geração das parcelas, o valor é dividido pelo número de parcelas) ou que ele seja considerado como o de cada parcela (são geradas a quantidade de parcelas solicitadas no valor do título que está sendo incluído).
        • Período de Vencimento (em dias).
        • Intervalo de dias interparcelas.
        • Histórico: histórico da inclusão dos títulos por desdobramento.

        Para a contabilização é necessário utilizar o código de Lançamento Padrão 504 (inclusão de títulos de contas a receber via desdobramento).

        Pref. Origem:

        Prefixo original no momento da geração do título.

        Desc. Juros:

        Percentual de desconto sobre juros.

        Campo:

        Descrição

        Vendedor 1:

        Código que identifica o primeiro vendedor que participa com comissões no título. Se preferir, utilize a consulta padrão para selecionar a opção cadastrada na rotina de Vendedor.

        Vendedor 2: Código que identifica o segundo vendedor que participa com comissões no título. Se preferir, utilize a consulta padrão para selecionar a opção cadastrada na rotina de Vendedor.
        Vendedor 3: Código que identifica o terceiro vendedor que participa com comissões no título. Se preferir, utilize a consulta padrão para selecionar a opção cadastrada na rotina de Vendedor.
        Vendedor 4: Código que identifica o quarto vendedor que participa com comissões no título. Se preferir, utilize a consulta padrão para selecionar a opção cadastrada na rotina de Vendedor.
        Vendedor 5: Código que identifica o quinto vendedor que participa com comissões no título. Se preferir, utilize a consulta padrão para selecionar a opção cadastrada na rotina de Vendedor.
        % Comissão 1: Percentual de comissão do primeiro vendedor que participa nas comissões do título. O sistema busca este percentual a partir do cadastro de Vendedores.
        % Comissão 2:

        Percentual de comissão do segundo vendedor que participa nas comissões do título. O sistema busca este percentual a partir do cadastro de Vendedores.

        % Comissão 3:

        Percentual de comissão do terceiro vendedor que participa nas comissões do título. O sistema busca este percentual a partir do cadastro de Vendedores.

        % Comissão 4:

        Percentual de comissão do quarto vendedor que participa nas comissões do título. O sistema busca este percentual a partir do cadastro de Vendedores.

        % Comissão 5: Percentual de comissão do quinto vendedor que participa nas comissões do título. O sistema busca este percentual a partir do cadastro de Vendedores.
        Vlr. Comis. 1: Valor da comissão referente a moeda 1.
        Vlr. Comis. 2: Valor da comissão referente a moeda 2.
        Vlr. Comis. 3: Valor da comissão referente a moeda 3.
        Vlr. Comis. 4: Valor da comissão referente a moeda 4.
        Vlr. Comis. 5: Valor da comissão referente a moeda 5.
        No. Pedido:  Número do pedido que originou o título.
        Num. NSU: 

        Número sequencial único que representa o código de retorno emitido pela rede adquirente de uma operação de venda realizada com cartões.

        NSU SITEF: 

        Número NSU SITEF.

        Campo:

        Descrição

        Inst. Primar.: Instrução primária da cobrança.

        Inst. Secund.:

        Instrução secundária da cobrança.

        Data para Comp.: Data do título a receber para ser creditado no banco.
        Mod. Recebto:

        Modalidade de recebimento prevista (SPB). 

        Exemplo:

        1-TED.

        Banco Client.: Banco do cliente utilizado no borderô de distribuição de cobrança.

        Campo:

        Descrição

        Cod. Ocorrenc.:

        Ocorrência de remessa desejada. Este código é considerado de acordo com o manual do Banco que efetua a cobrança.

        Exemplo:

        01-Remessa.

        Seq. diário: Código sequencial do diário para a contabilidade.
        Cod. diário: Código do diário que deve ser utilizado para o movimento.
        C. de custo: Centro de Custo considerado para o processo de contas a receber.

        Campo:

        Descrição

        Parcela: Parcela do título. O sistema permite o controle de cada um dos desdobramentos de um título.
        Rateio proj.: Indicador de rateio de Projetos (ligado ao PMS – Gestão de Projetos). O preenchimento do campo é definido por meio da seleção entre as opções 1 – Sim e 2 – Não.
        Cod. orçam.: Representa o código do plano orçamentário e a solicitação será validada neste plano em relação ao orçado e realizado. O sistema sempre considera o conteúdo deste campo com o plano padrão definido no parâmetro MV_PLAPAD, entretanto, também é possível informar o plano desejado para efetuar a compra e, consequentemente, a reserva dos valores pré-definidos neste plano.
        Contr. Financ.: Número do Contrato Financeiro.
        Tx. Cor. Moeda: Última taxa utilizada no cálculo da correção monetária para os títulos com moeda diferente de 1.
        Num. cronogr.: Código do cronograma financeiro do contrato.
        Num. contrato: Código do contrato.
        Num. Medição: Número da medição.
        Num. planilh.: Código da planilha do contrato.
        Num. parcela: Parcela do cronograma financeiro.
        Revisão: Código da revisão do contrato.
        Movimento:

        Indica o número do movimento em que foi gerado o título a receber. Ele é utilizado para controle de movimentação do caixa em automação comercial.

        Exemplo:

        1, 2, 3.

        Multa Ctr.: Valor de multas do contrato abatido no título financeiro.
        Bonific. Ctr.: Valor de bonificações do contrato abatido no título financeiro.
        Desconto Ctr.: Valor de descontos do contrato abatido no título financeiro.
        Env. Relato: Define o envio de relatório por meio da seleção entre as opções 1-Sim e 2-Não.
        Retenção Ctr.: Valor de retenção do contrato abatido no título financeiro.
        Turma: Código da turma.
        Proc. refer.: Número do processo referenciado relacionado ao título. Essa informação é considerada na geração do SPED, PIS e COFINS.
        Tp. processo: Define o tipo do processo relacionado ao título. Essa informação é considerada na geração do SPED, PIS e COFINS.
        Vlr. TPDP: Valor da taxa de processamento de despesas públicas.
        Par. TPDP: Parcela da taxa de processamento de despesas públicas.
        Vl. FUMIPEQ: Valor do FUMIPEQ (Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa).
        Parc. FAMAD: Parcela do FAMAD (Fundo de Apoio à Madeira).
        Parc. FUMIPEQ: Parcela do FUMIPEQ (Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa).
        Tp. Serviço:

        Tipo de serviço referente ao título.

        Exemplo:

          • Limpeza, conservação ou zeladoria.
          • Vigilância ou segurança.
        Cod. CNO: Código referente ao cadastro nacional de obra.


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