Árvore de páginas

Índice

Nota

Essa rotina foi ajustada para atender a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.70), sendo que alguns campos que apresentam informações consideradas como dados sensíveis e/ou pessoais, serão ofuscados deixando de ser legíveis.

Objetivo

Permite realizar transferências manuais, sendo título a título, ou via borderô (geração contempla a transferência de vários títulos de uma única vez).

O borderô pode ser utilizado para gerar o arquivo de envio dos títulos para cobrança ao banco (processo de Comunicação Bancária - CNAB).

Nota

A rotina também requer algumas configurações padronizadas ou específicas viabilizadas por parâmetros.
O Mapa Mental evidencia os que são utilizados nesta rotina, bem como, facilita a visualização para identificar o momento de atuação de alguns deles.



Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 



Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:

    Disponibiliza uma listagem das transferências realizadas relacionando os títulos transferidos e suas respectivas carteiras de cobrança.

    Ao selecionar esta opção, eleja a filial desejada.

    É exibida uma janela para que sejam consideradas informações do borderô, como: número, período do vencimento real, limite de valor, moeda, contrato, Banco, agência, conta, situação, período de emissão, cliente, prefixo e título. Após o preenchimento das informações, confirme.

    Dê um duplo clique para marcar/desmarcar o título desejado e confirme o procedimento.

    Importante!

    Compartilhamento de Tabelas 

    É bloqueada, para as situações de cobrança descontada, para ambientes com e sem gestão, onde o modo de abertura das tabela da família SE* seja exclusivo entre filiais, a geração de borderô com títulos de múltiplas filiais. Ao informar as perguntas Cons. filiais abaixo? com opção Sim ou Seleciona Filiais? com opção Sim e, na geração do borderô, tendo informado uma situação de cobrança descontada, após confirmar a operação antes da tela de seleção de títulos é apresentado o Help F060DES.


    Após a geração do borderô e seu arquivo de envio ao banco, ao alterar a situação de cobrança deste título, será gerada uma instrução de cobrança, para notificação do mesmo, mas se efetuar o cancelamento do borderô, ou seja, mudando a situação de cobrança de todos os títulos inclusos neste borderô para situação 0 - Em carteira, não será gerada a instrução.




    Após a geração do título (feita manualmente ou automaticamente), conferido e/ou alterado, a etapa seguinte será realizar sua transferência da situação 0 (zero) = carteira para os diversos tipos de cobrança existentes no sistema:

    Tipo de Transferência Regra de Negócio Funcionalidade Protheus
    0 - Carteira Título de cobrança que está em domínio da própria empresa, ou seja, não foi encaminhado para nenhuma instituição financeira ou processos judiciais. O título de conta a receber incluso no sistema já é criado nesta situação de cobrança. Se o título não é encaminhado para uma cobrança, por meio de um agente, o mesmo sempre se mantem nesta situação. (E1_SITUACA = 0)
    1 - Cobrança Simples (utiliza banco para sua transferência) Serviço prestado pelo banco à empresa correntista. Através de um documento chamado borderô, anexado às duplicatas, a empresa encaminha o título para que o banco possa efetuar cobrança ao respectivo devedor, em favor da empresa. O título de contas a receber incluso no sistema ao ser transferido para este tipo de situação, terá sua situação alterada para "cobrança simples" (E1_SITUACA = 1) O campo portador neste momento é preenchido. (E1_PORTADO = o código do banco)
    2 - Cobrança Descontada (utiliza banco para sua transferência) Vinculação de uma operação de desconto, em que a instituição financeira credita o valor do título na conta da empresa correntista- com a taxa de desconto, determinada pela instituição financeira, já aplicada - e a instituição financeira passa a ser a credora do título. Porém a empresa correntista continua responsável pelo título, caso o cliente não pague este título, ou seja, em situação de inadimplência a empresa correntista deve ressarcir a instituição financeira. O titulo de contas a receber incluso no sistema ao ser transferido para este tipo de situação, terá sua situação alterada para "cobrança descontada" (E1_SITUACA = 2) O campo portador neste momento é preenchido. (E1_PORTADO = o código do banco). No momento da transferência deve-se informar: a taxa de desconto e a taxa de IOF aplicada pela instituição financeira. O crédito do valor já descontado é efetuado na conta corrente da empresa. Este crédito poderá ser realizado por baixa no momento da transferência ou em baixa posterior. Operação será possível apenas se não houver cheque não devolvido vinculado ao título.
    3 - Cobrança Caucionada (utiliza banco para sua transferência) As instituições financeiras recebem duplicatas (títulos) como garantia da operação de crédito. Quando os títulos são quitados, é possível amortizar, quer dizer, transferir, ou substituir a garantia oferecida para o banco, conforme especificado no contrato da empresa correntista com a instituição financeira. O titulo de contas a receber incluso no sistema ao ser transferido para este tipo de situação, terá sua situação alterada para "cobrança caucionada" (E1_SITUACA = 3). O campo portador neste momento é preenchido. (E1_PORTADO = o código do banco)
    4 - Cobrança Vinculada (utiliza banco para sua transferência) Este tipo de operação pode ser utilizada de 2 formas, descontada e caucionada, porém a diferença do tipo de cobrança vinculada para as demais é que os valores recebidos serão creditados á empresa correntista no momento da quitação (pagamento do título pelo credor à instituição financeira), porém sem garantia oferecida para o banco. O titulo de contas a receber incluso no sistema ao ser transferido para este tipo de situação, terá sua situação alterada para "cobrança vinculada" (E1_SITUACA = 4). O campo portador neste momento é preenchido. (E1_PORTADO = o código do banco)
    5 - Cobrança com Advogado (utiliza banco para sua transferência) Procedimento realizado por meio de advogado ou escritório jurídico para auxiliar o credor no intuito de intervir extrajudicialmente o pagamento pelo devedor de um crédito devido, ou seja, é uma espécie de recuperação do crédito por meio da via extrajudicial. O titulo de contas a receber incluso no sistema ao ser transferido para este tipo de situação, terá sua situação alterada para "cobrança com advogado" (E1_SITUACA = 5). O campo portador neste momento é preenchido. (E1_PORTADO = o código do banco)
    6 - Cobrança Judicial (utiliza banco para sua transferência) Procedimento realizado por meio do Poder Judiciário acionado pelo credor com o intuito de intervir judicialmente o pagamento pelo devedor de um crédito devido, ou seja, é uma espécie de recuperação do crédito por meio da via judiciária. O titulo de contas a receber incluso no sistema ao ser transferido para este tipo de situação, terá sua situação alterada para "cobrança judicial" (E1_SITUACA = 6) O campo portador neste momento é preenchido. (E1_PORTADO = o código do banco).
    7 - Cobrança Caução Descontada (utiliza banco para sua transferência) Este tipo de operação pode ser utilizado como garantia de operação financeira sendo o crédito realizado no momento da transferência dos títulos para o banco. Quem é responsável pela cobrança do título é a instituição financeira, caso esta não obtenha êxito será exigido da empresa a substituição da garantia. O titulo de contas a receber incluso no sistema ao ser transferido para este tipo de situação, terá sua situação alterada para "cobrança caução descontada" (E1_SITUACA = 7). No momento da transferência deve-se informar a taxa de desconto e a taxa de IOF aplicada pela instituição financeira. O crédito do valor, já descontado, é efetuado na conta corrente da empresa. Este crédito poderá ser realizado por baixa no momento da transferência ou em baixa posterior. O campo portador neste momento é preenchido. (E1_PORTADO = o código do banco)
    F - Carteira Protesto (não utiliza banco para sua transferência) Procedimento realizado por meio de notificação extrajudicial (cartório protesto de títulos e documentos) acionado pelo credor com o intuito de realizar o pagamento pelo devedor de um crédito devido, ou seja, é uma espécie de recuperação do crédito por meio da via extrajudicial. O título é retirado do banco para realização do protesto. O título de contas a receber incluso no sistema, ao ser transferido para esta opção, terá sua situação alterada para o tipo "Cobrança Protesto" (E1_SITUACA = F) e o campo portador fica vazio (E1_PORTADO = retirando o código do banco) caso esteja preenchido.
    G - Carteira Acordo (não utiliza banco para sua transferência Procedimento de negociação via acordo com o devedor para recebimento dos valores devidos, sem vínculo judicial, cartorário ou bancário, ou seja, acordo direto entre as partes. O título de contas a receber incluso no sistema, ao ser transferido para esta opção, terá sua situação alterada para o tipo "Cobrança Acordo" (E1_SITUACA = G) e o campo portador fica vazio (E1_PORTADO = retirando o código do banco) caso esteja preenchido.
    H - Cobrança Cartório (utiliza banco para sua transferência) Procedimento realizado por meio de notificação extrajudicial (cartório protesto de títulos e documentos) acionado pelo credor com o intuito de realizar o pagamento pelo devedor de um crédito devido, ou seja, é uma espécie de recuperação do crédito por meio da via extrajudicial. O título continua vinculado ao banco para realização da cobrança. O título de contas a receber incluso no sistema, ao ser transferido para esta opção, terá sua situação alterada para o tipo "Cobrança Cartório" (E1_SITUACA = H) O campo portador neste momento é preenchido. (E1_PORTADO = o Código do banco)

    Notas:

    • A transferência do título de contas a receber para cobrança descontada (seja a situação 2 ou a situação 7) pode ou não efetivar a sua baixa, visando a pergunta "Baixar Tit. Descont. ?". As demais situações de cobrança não resultam na baixa do título.
    • Títulos do tipo RA e NCC não podem ser transferidos para as situações de cobranças acima, visando que o conceito dos mesmos é abater outros títulos recebidos.
    • Títulos de abatimentos (de impostos ou AB-) são transferidos à partir do título pai.


    Ao acessar o botão "Transferências", é exibida uma janela para que sejam consideradas informações da transferência como: cliente, título, situação, contrato, portador, agência, conta, situação, descrição e número do portador.

    Após o preenchimento das informações, confirme.

    Permite a pesquisa de informações para o título selecionado com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada.

    Exemplo:

    • filial+prefixo+nro título+parcela+tipo.

    Ao acionar esta opção, eleja a filial desejada e preencha as informações que devem ser filtradas para considerar o cancelamento do borderô, como por exemplo, seu número, lançamento contábil e aglutinação de lançamentos. Em seguida, confirme o procedimento.

    Se no momento do cancelamento do borderô de carteira descontada e com baixa do titulo, se o lançamento padrão "527" estiver configurado e o movimento de inclusão do borderô foi contabilizado, a rotina irá executar o LP "527" mesmo que a opção de "Contabilizar Transferência" estiver como "Não" (tecla F12).

    Se no momento do cancelamento do borderô de carteira descontada, a tela de "Dados do Estorno" terá habilitada para edição somente o campo "Histórico", sendo que os demais campos ficaram desabilitados para edição. O ponto de entrada "F060NDes" não será mais utilizado neste movimento.

    Data de cancelamento

    Não é possível efetuar o cancelamento de um borderô com data anterior à sua geração.

    Por exemplo, se o borderô estiver data de geração em 26/08/2022, só será possível efetuar o cancelamento com data igual ou maior a 26/08/2022.

    Esta opção indica, por meio de cores, os tipos de títulos disponíveis.

    Links importantes para utilização da execauto da FINA060:

    FIN0084 - DT Rotina automática FINA060 - Inclusão de borderô

    FIN0083 - DT Rotina automática FINA060 - Transferência

    FIN0085 - DT Rotina automática FINA060 - Cancelamento de borderô


    Importante - Perguntas da Rotina (Botão F12)

    Não é possível a manipulação das perguntas da rotina Transferências (tabela SX1) via execução automática. A execução automática irá respeitar a configuração das perguntas do usuário.

    Nota

    É possível efetuar o cálculo do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas transferências de título para uma situação de Cobrança descontada.


    Cálculo do IOF 


    Movimentações para situação de cobrança com opção de "descontadas" o cálculo do IOF se houver, será baseado no valor líquido, ou seja, valor após ao cálculo do desconto.

    Exemplo:

    Título no valor de R$ 10.000,00
    Percentual de desconto = 10%
    Percentual de IOF = 10%
    R$ 10.000,00 – 10% (Desconto) = R$ 9.000,00
    R$ 9.000,00 – 10% (IOF) = R$ 8.100,00


    Decreto n° 6.306, de 14 de dezembro de 2007 – Regulamento do IOF

    Contabilização 

      Lançamentos padronizados

      • 540 - Transferência para Carteira
      • 541 - Transferência para Cobrança Simples
      • 542 - Transferência para Cobrança Descontada
      • 543 - Transferência para Cobrança Caucionada
      • 544 - Transferência para Cobrança Vinculada
      • 545 - Transferência para Cobrança Advogado
      • 546 - Transferência para Cobrança Judicial
      • 547 - Borderô para Carteira
      • 548 - Borderô para Cobrança Simples
      • 549 - Borderô para Cobrança Descontada
      • 550 - Borderô para Cobrança Caucionada
      • 551 - Borderô para Cobrança Vinculada
      • 552 - Borderô para Cobrança Advogado
      • 553 - Borderô para Cobrança Judicial
      • 554 - Cancelamento de Borderô
      • 555 - Transferência para Cobrança Caucionada Descontada
      • 556 - Borderô para Cobrança Caucionada Descontada

      As variáveis para a contabilização disponíveis são:

      Variável Descrição
      STRLCTPAD   Disponibiliza a situação anterior para ser utilizada no LP
      VALOR Para contabilizar o total descontado
      VALOR2 Saldo dos titulo para contabilização da diferença
      IOF Valor da taxa IOF calculada
      VAR_IXB Portador anterior
      ABATIMENTO Valor total dos abatimentos

      Tabelas utilizadas

      • SE1 - Arquivo de Contas a Receber.
      • SA1 - Arquivo de Clientes.
      • SA6 - Arquivo de Bancos.
      • SE5 - Arquivo de Movimentação Bancária.
      • SE8 - Arquivo de Saldos Bancários.
      • SEA - Arquivo de Títulos Enviados ao Banco.
      • SI1 - Arquivo de Plano de Contas.
      • SI2 - Arquivo de Lançamentos Contábeis.
      • SI5 - Arquivo de Lançamentos Padronizados.
      • SI6 - Arquivo de Totais de Lote.
      • SM2 - Arquivo de Moedas do Sistema.
      • FK1 - Baixas a Receber
      • FK3 - Impostos calculados
      • FK4 - Impostos Retidos
      • FK5 - Movimentos Bancários
      • FK6 - Valores acessórios
      • FKA - Rastreio de movimento

      Conteúdos Relacionados