Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Índice

Índice
maxLevel5
outlinetrue
indent8.1.1
exclude.*ndice
stylenone

Objetivo

Permitir a cobrança (ressarcimento) de valores na forma de uma indenização decorrente do mau uso de um ou mais equipamentos que foram alocados a um cliente. Essa funcionalidade realizará a associação dos custos das ordens de serviços vindas dos módulos de Gestão de Serviços e ou da Manutenção de Ativos ou ainda originadas das movimentações de equipamentos. Nessa rotina o usuário irá realizar o cadastramento do respectivo processo, onde irão constar as informações necessárias para realizar tal solicitação de ressarcimento financeiro.
Um processo de indenização sempre estará vinculado a um contrato de prestação de serviços e a um local de atendimento do respectivo contrato.

 

Informações
titleNota

Somente é possível o cadastramento de um processo de indenização que possua, em sua configuração, um contrato de locação de equipamento e a um local de atendimento do respectivo contrato.

Importante:  A partir da versão 11/12/2019, é possível realizar um processo de indenização de Contratos de Gestão de Serviços, independente do mesmo possuir um equipamento de locação

Informações
titleNota

É importante considerar que as informações para realizar a indenização dependem de pré-condições cadastras nas seguintes rotinas:

  • Gestão dos Contratos.

  • Separação de Equipamentos.
  • Ordens de Serviços do módulo SIGATEC.

    Informações
    titleNota

    Para que a Ordem de Serviço do módulo SIGATEC seja gerada também é necessário que o campo AA3_MANPRE  da Base de Atendimento esteja preenchido como valor 1 - SIM.

  • Ordens de Serviços do módulo SIGAMNT.

    Informações
    titleNota

    Para que a Ordem de Serviço do módulo SIGAMNT seja gerada e integrada com o módulo é necessário que o campo AA3_MANPRE  da Base de Atendimento esteja preenchido como valor 1 - SIM. e o AA3_CODBEM esteja preenchido com o código de um Bem.

  • Separação de Equipamentos.

  • Movimentos dos Equipamentos de Locação.

Informações
titleNota

Para que a Ordem de Serviço do módulo SIGATEC seja gerada no momento do retorno da locação (Status = Devolvido e em Manutenção), é necessário que o parâmetro MV_GSLOCOC tenha em seu conteúdo o código de uma ocorrência padrão cadastrada pela rotina Ocorrências (TECA010). 

 Já para a Ordem de Serviço do módulo SIGAMNT seja gerada no momento do retorno da locação (Status = Devolvido e em Manutenção), necessário que o parâmetro MV_GSSVMNT tenha em seu conteúdo o código de um serviço cadastrado pela rotina Serviços (MNTA040).

Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 


Informações
titleNota

Todos os valores mencionados nas respectivas abas (O.S SIGATEC, O.S. SIGAMNT e Movimentos Equipamentos), irão compor o valor total do processo de indenização que será, posteriormente, faturado contra o cliente.

Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelIncluir

Permite a inclusão de informações que definem o processo de indenização.

Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok.

Exemplo:

Para incluirmos uma indenização, devemos preencher os principais campos do cabeçalho da rotina.

Em seguida, preencher uma das abas (O.S. SIGATEC, O.S.SIGAMNT ou Movim. Equip.) para realizar a associação do custo de indenização.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id2
labelAlterar

Permite a alteração de informações do processo de indenização.

As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos .

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
id3
labelPesquisar

 Permite a pesquisa de informações com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada.

Selecione o botão Outras Ações e clique em Pesquisar.

 Exemplo:

  • filial+código.
  • filial+contrato+LocalAtend.
Card
id4
labelVisualizar

Permite a visualização os dados cadastrados em um processo de indenização.

Selecione o processo e clique em Visualizar.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
id5
labelExcluir

Permite a exclusão de um de um processo de indenização. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Excluir.

Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar.

Card
id6
labelFaturar

Permite a geração do pedido de venda com os valores da indenização posteriormente faturado contra o cliente.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Faturar.

Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar.

Card
id7
labelEstornar Faturamento

Possibilita a exclusão do pedido de venda, se o mesmo é gerado pela opção “Faturar”, a fim de possibilitar que um pedido de venda gerado erroneamente referente ao respectivo processo de indenização seja faturado contra o cliente.

Para isto, selecione o item desejado com status "Indenização faturada" e clique em Outras Ações / Estornar Faturamento.

Confira as informações disponíveis da indenização a ser estornada e clique em Confirmar.

Card
id8
labelEncerrar

Permite o cancelamento do processo de indenização contra o cliente, mantendo os valores mencionados no respectivo processo de indenização apenas como um histórico.

Para isto, basta selecionar o item desejado com status "Indenização em aberto" e clicar em Outras Ações / Encerrar.


Informações
titleNota

Somente é possível encerrar um processo de indenização que esteja com status aberto.


Card
id9
labelConhecimento

Permite associar documentos a cada processo de indenização através do banco de conhecimento.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Conhecimento.

Card
id10
labelConsulta de Indenização

Permite a opção de acesso ao relatório Consulta de Indenização (TECR060), dentro da rotina de Indenização.

Para isto, basta clicar em Outras Ações / Consulta de indenização.

As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos .

Card
id11
labelVisualizar Pedido

Permite exibir as informações do pedido de venda gerado com os valores da indenização a ser faturado contra o cliente.

 Para isto, basta selecionar o item desejado com status "Indenização faturada" e clicar em Visualizar. Em seguida clicar em Outras Ações / Visualizar Pedido.

Opção disponível dentro de Outras Ações das opções de menu Incluir, Alterar e Visualizar.

Informações
titleNota

De acordo com as informações cadastradas nas pré-condições, os Principais Campos podem ser preenchidos por meio da utilização da consulta padrão (tecla F3).

Principais Campos 
Âncora
principaiscampos
principaiscampos

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
accessKeyCabeçalho
id1
labelCabeçalho

Campo:

Descrição

Código

Determina o código de identificação da indenização. Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema ou ser alterado de forma manual.

Exemplo:

00001

Contrato

Número do contrato associado com a indenização.Selecione o código do contrato.

Exemplo:

00001

Local Atend.

Informe o local de atendimento que pertence ao contrato mencionado para o qual se deseja criar o processo de indenização.

Exemplo:

00001

Descr. Local

Descrição do local de atendimento que pertence ao contrato mencionado para o qual se deseja criar o processo de indenização.Preenchido automaticamente.

Exemplo:

Laboratório

Cliente Fat.

Informe o código do cliente para cobrar a indenização.

Exemplo:

CLI01

Loja

Informe o código que identifica a loja do fornecedor.

Exemplo:

01

Nome ClienteNome do cliente para cobrar a indenização. Preenchido automaticamente.

Exemplo:

 

Brasil Medicamentos S.A.

Agrup. Itens?

Determina a forma para realizar o faturamento de um processo de indenização. Apresenta as opções:

 2 - Não (Cada item/equipamento mencionado nas abas disponíveis da rotina é considerado como um item do pedido de venda, levando-se o código do produto (mencionado em cada uma das abas - O.S. SIGATEC, O.S. SIGAMNT e Mov./Equip.) como um produto do respectivo pedido de venda gerado e cada valor de cobrança mencionado, será considerado para cada produto).

1 - Sim (A rotina exigirá que as informações de “Produto Agrupador” e “TES Agrupadora” existentes na tela principal de manutenção da rotina estejam preenchidas, o pedido de venda a ser gerado pela efetivação da solicitação do faturamento do processo de indenização irá conter apenas um produto com uma TES, e o seu valor será a somatória de todos os valores do respectivo processo de indenização que fora solicitado tal faturamento).

Prod. Agrup.

Informe o produto a ser utilizado no item do pedido de venda quando decidido por agrupar a cobrança da indenização (Agrup.Itens = Sim), em um único item.

Exemplo:

PROD001

TES

Informe o tipo de entrada e saída para ser utilizado no item do pedido de venda quando decidido pelo agrupamento. (Agrup.Itens = Sim).

Exemplo:

501

Cond. Pg.

Informe a condição de pagamento para utilizar no pedido de venda de cobrança da indenização.

Exemplo:

001 - À vista

Nat. Pedido

Informe a natureza financeira para associação com o pedido de venda.

Exemplo:

FIN1000001- RECEITA.


Num. Pedido

Determina número do pedido de venda gerado para a cobrança da indenização.

Informações
titleNota

O número do pedido é gerado somente após a indenização for Faturada.

Dt. Finaliz.

Determina a data de finalização da indenização.

Informações
titleNota

A data é gerada somente após a indenização for Faturada.

Card
defaulttrue
id2
labelO.S. SIGATEC

Campo:

Descrição

Num. O.S. 

Informe o número da ordem de serviço do módulo Gestão de Serviços que terá a indenização cobrada.

Exemplo:

00001

Informações
titleNota

O sistema só irá validar a Ordens de Serviço com status igual a encerrada ou atendida.

It. O.S.Informe o item da ordem de serviço do módulo Gestão de Serviços para utilizar na indenização.

Exemplo:

01

Custo

Mostra o custo sugerido para utilizar na indenização,  tendo como base de cálculo o apontamento dos itens de atendimento da O.S. e das movimentações internas do produto no estoque. Preenchido automaticamente quando o item da ordem de serviço possuir essa informação vinculada, sendo o campo bloqueado para edição.

Exemplo:

2.050,00

Equipamento

Número de série do equipamento relacionado ao número da ordem de serviço do módulo Gestão de Serviços, que terá a indenização cobrada.Preenchido automaticamente a partir da seleção do campo anterior.

Exemplo:

BETONEIRA_00001

Vlr. Cobrança

Informe o valor que será cobrado de indenização pelo item.

Exemplo:

1.000,00

Produto

Informe o produto a ser utilizado no item do pedido de venda quando a indenização estiver configurada para gerar todos os itens, como itens no pedido de venda (Agrup.Itens = Não).

Exemplo:

PROD01

TES

Informe o tipo de entrada e saída para ser utilizado no item do pedido de venda quando todos os itens forem levados ao pedido. (Agrup.Itens = Não).

Exemplo:

501

Bloq. Eqto?Determina se o equipamento deverá ser bloqueado para uso quando a indenização for encerrada.

Dispõe das opções:

  • Sim
  • Não (Padrão)

Exemplo:

Não.

Observação

Campo para descrição de eventuais informações que precisem estar associadas com o item da indenização.

Exemplo:

Produto XPTO com mau uso.

Card
defaulttrue
id3
labelO.S. SIGAMNT

Campo:

Descrição

Num. O.S. 

Informe o número da ordem de serviço do módulo Manutenção de Ativos que terá a indenização cobrada.

Exemplo:

00001

Equipamento

Número de série do equipamento relacionado ao número da ordem de serviço do módulo Manutenção de Ativos, que terá a indenização cobrada.Preenchido automaticamente a partir da seleção do campo anterior.

Exemplo:

GUINDASTE_00001

Custo

Mostra o custo sugerido para utilizar na indenização,  tendo como base de cálculo a somatória de custos como mão de obra, materiais de troca e valor do custo de terceiros utilizados

na execução da Ordem de Serviço. Preenchido automaticamente quando o item da ordem de serviço possuir essas informações vinculadas, sendo o campo bloqueado para edição.

Exemplo:

50,00

Vlr. Cobrança

Informe o valor que será cobrado de indenização pelo item.

Exemplo:

1.000,00

Produto

Informe o produto a ser utilizado no item do pedido de venda quando a indenização estiver configurada para gerar todos os itens, como itens no pedido de venda (Agrup.Itens = Não).

Exemplo:

PROD01

TES

Informe o tipo de entrada e saída para ser utilizado no item do pedido de venda quando todos os itens forem levados ao pedido. (Agrup.Itens = Não).

Exemplo:

501

Bloq. Eqto?Determina se o equipamento deverá ser bloqueado para uso quando a indenização for encerrada.

Dispõe das opções:

  • Sim
  • Não (Padrão)

Exemplo:

Não.

Observação

Campo para descrição de eventuais informações que precisem estar associadas com o item da indenização.

Exemplo:

Produto XPTO com mau uso.

Card
defaulttrue
id4
labelMovim./Equip.

Campo:

Descrição

It. Loc. 

Informe o número do produto (item da locação do equipamento), que terá a indenização cobrada.

Exemplo:

00001

Informações
titleNota

O sistema irá validar os itens dos movimentos dos equipamentos de locação através do processo de liberação da locação do equipamento efetuado pela rotina de Movimentos dos Equipamentos de Locação com o status igual a Alocado.

Movim. Loc.Informe o código do movimento da locação e o equipamento relacionado que terá a indenização cobrada.

Exemplo:

0000000065

Equipamento

Número de série do equipamento relacionado ao movimento da locação que terá a indenização cobrada.Preenchido automaticamente a partir da seleção do campo anterior.

Exemplo:

MACROGALPAO_00001

Qtd. Separ. 

Informe a quantidade separada que será cobrada de idenização

Exemplo:

1,00

Vlr. Cobrança

Informe o valor que será cobrado de indenização unitariamente pelo item.

Exemplo:

1.000,00

Produto

Informe o produto a ser utilizado no item do pedido de venda quando a indenização estiver configurada para gerar todos os itens, como itens no pedido de venda (Agrup.Itens = Não).

Exemplo:

PROD01

TES

Informe o tipo de entrada e saída para ser utilizado no item do pedido de venda quando todos os itens forem levados ao pedido. (Agrup.Itens = Não).

Exemplo:

501

Bloq. Eqto?Determina se o equipamento deverá ser bloqueado para uso quando a indenização for encerrada.

Dispõe das opções:

  • Sim
  • Não (Padrão)

Exemplo:

Não.

Observação

Campo para descrição de eventuais informações que precisem estar associadas com o item da indenização.

Exemplo:

Produto XPTO com mau uso.

Card
defaulttrue
id5
labelOutros Lançamentos
Importante: Esta Aba estará disponível somente para  as versões da rotina igual ou ou superior à 06/06/2019


Campo:

Descrição

Produto

Informe o produto a ser utilizado no item do pedido de venda quando a indenização estiver configurada para gerar todos os itens, como itens no pedido de venda (Agrup.Itens = Não).

Exemplo:

PROD01

Quantidade. 

Informe a quantidade separada que será cobrada de idenização

Exemplo:

1,00

Valor Unitário

Informe o valor unitário que será cobrado de indenização do tem.

Exemplo:

1.000,00

TES

Informe o tipo de entrada e saída para ser utilizado no item do pedido de venda quando todos os itens forem levados ao pedido. (Agrup.Itens = Não).

Exemplo:

501

Observação

Campo para descrição de eventuais informações que precisem estar associadas com o item da indenização.

Exemplo:

Produto XPTO com mau uso.

Card
defaulttrue
id6
labelConsulta de Indenização

Campo:

Descrição

Do código ?

Informe o código da indenização a ser considerado no filtro como ponto inicial da seleção de registros.

Até o código ?Informe o código da indenização a ser considerado no filtro como ponto final da seleção de registros.
Status ?

Informe o status da indenização a ser considerado no filtro de seleção dos registros. O preenchimento do campo é definido por meio da seleção entre as opções:

  •   Todas;
  •   Aberta;
  •   Faturada;
  •   Encerrada.
Do contrato ?Informe o código do contrato a ser considerado no filtro como ponto inicial da seleção de registros.
Até o contrato ?Informe o código do contrato a ser considerado no filtro como ponto final da seleção de registros.
Natureza ?Informe a natureza da indenização a ser considerada no filtro de seleção dos registros.
Cliente ?Informe o código do cliente da indenização a ser considerado no filtro de seleção dos registros.
Loja ?Informe a loja do cliente da indenização a ser considerada no filtro de seleção dos registros.
Pedido ?Informe o pedido gerado na indenização a ser considerado no filtro de seleção dos registros.
Data de emissão do pedido ?Informe a data do pedido gerado na indenização a ser considerada no filtro de seleção dos registros.
Da data de finalização ?Informe a data de finalização a ser considerada no filtro como ponto inicial da seleção de registros.
Até a data de finalização ?Informe a data de finalização a ser considerada no filtro como ponto final da seleção de registros.
Filial De ?Selecione a filial inicial a ser considerada no filtro.
Filial Até ?Selecione a filial final a ser considerada no filtro.





Conteúdos Relacionados