Objetivo

Otimizar o acompanhamento e agilizar a execução do gerenciamento das atividades relacionadas a pedidos.

Os processos de pedidos de venda, de modo geral, são extensos e possuem muitas etapas. O OMS (Sistema de Gerenciamento de Pedidos) é um painel de operações onde é possível ter uma visão macro dos pedidos em todas as suas fases, desde a sua criação até a entrega ao cliente. Além do usuário conseguir visualizar tais pedidos, o mesmo poderá, dependendo do seu status, interagir com eles.

As etapas do pedido são:  

  • Análise antifraude (facultativo): o pedido do consumidor é aberto no painel e é feita uma checagem de informações: se o consumidor é cadastrado (CPF), os dados de compras anteriores, se o cartão é o mesmo, se já teve compra negada ou se é a primeira compra;
  • Separação: é início da operação interna. Um sistema inteligente divide a atividade de separação do pedido por tipo de produto. O separador coloca os produtos na embalagem e gera de alerta de ruptura (nesse caso, com essa informação, é feito o contato com o consumidor para possível substituição do produto em falta). 
  • Conferência: o operador faz a conferência dos produtos separados. É feita a etiquetagem e identificação com código de barras e fechamento da embalagem.
  • Nota fiscal (DANFE): o pedido é considerado disponível para a roteirização no painel do Consinco OMS, com emissão de DANFE (Nota Fiscal). 
  • Gestão de Rota: pedidos que estão prontos são roteirizados para a entrega, com ordem sequencial e mapa de geolocalização (Google Maps). O sistema gera a ordem de carregamento de veículos.   
  • Checklist: o painel faz a vinculação de cada entrega com o malote (documentos, folders promocionais e brindes) e os materiais de apoio (maquininha de cartões, paletes, bolsas térmicas) que acompanham o pedido. 
  • Double Check: o motorista é informado pelo Consinco OMS sobre a rota, malote e material de apoio. Com um leitor de código de barras, ele realiza uma nova checagem das caixas de entrega.
  • Expedição:
    • Entrega: motorista com (Google Maps ou Waze) segue roteiro de viagens. No local da entrega, bipa, com o leitor de código de barras, todos os volumes que estão sendo entregues. Também, verifica os malotes/materiais que acompanham o pedido do consumidor. É finalizada a entrega para o consumidor. 
    • Fechamento: o motorista faz o retorno de malote e materiais de apoio para o fechamento do pedido.  
    • Retira: o cliente opta, no momento da compra, por retirar a mercadoria em uma das lojas físicas do grupo.  
  • Monitoramento: todas as etapas do fluxo são monitoradas no painel do Consinco OMS, que trabalha com dados parametrizados (previsão de tempo para as etapas). Recursos visuais são utilizados no sistema com cores indicativas para gerar alertas. 

Caminho

Módulo Web > SM > OMS > Gerenciamento de Pedidos – SMOMS00002.

Pré-Requisitos e Restrições

São necessárias algumas configurações para ser possível utilizar as funcionalidades do OMS. Clique aqui e consulte a documentação.

Ter atualizado o sistema para a versão em que foi liberada a iniciativa 211398 ou superior.

Passo a Passo

Na aplicação Gerenciamento de Pedidos, clique em Pesquisar.

Imagem 1 – Gerenciamento de Pedidos

Será exibida a tela Filtro.

É possível realizar a busca através dos seguintes filtros:

  • Empresa;
  • Tipos de Expedição (Todos, Entrega, Retira);
  • Status dos Pedidos (Todos, Análise, Liberado, Separação Total, Cancelado, Faturados, Roteirização, Trânsito, Digitação);
  • Data Inclusão;
  • Habilite as opções: Somente pedidos com separação emitido e/ou Somente pedidos do E-commerce.

Informe os campos obrigatórios Empresa  e Data Inclusão e clique em Filtrar.

Nota: os demais filtros são opcionais.

Imagem 2 – Gerenciamento de Pedidos

Os Pedidos, de acordo com o que foi informado nos filtros, aparecerão.

Imagem 3 – Gerenciamento de Pedidos

Clique no Pedido para verificar mais informações.

Imagem 4 – Pedido

No Menu de Status é possível acompanhar o status dos pedidos.

Imagem 5 – Gerenciamento de Pedidos

Clique no status que deseja visualizar os pedidos.

Imagem 6 – Gerenciamento de Pedidos

Notas:

1. Dentro de cada status é possível realizar a busca de algum pedido utilizando o campo Pesquisar.

Imagem 7 – Gerenciamento de Pedidos

2. É possível acompanhar os pedidos atrasados através do campo Atrasados, onde será exibido o percentual dos pedidos que se possuem esse status.

Imagem 8 – Gerenciamento de Pedidos

Há a possibilidade de configurar um Temporizador para realizar o refresh na página e atualizar os status dos pedidos, bem como identificar os novos que estão sendo gerados e incluí-los na lista.

Clique em Temporizador.

Imagem 9 – Gerenciamento de Pedidos

Selecione o tempo de acordo com desejado.

Imagem 10 – Gerenciamento de Pedidos

Vídeo

Acesse nosso vídeo e confira os detalhes na prática.

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