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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação Identificação do tipo de documento a ser emitido

Produto

Protheus

Módulo

SIGATMS

Segmento Executor

 

Projeto1

PDRDL

IRM1

PCREQ-147

Requisito1

PCREQ-2524

Subtarefa1

 

Chamado2

 

Release de Entrega Planejada

 

Réplica

 

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

 

  

Objetivo

Permitir a identificação

(Obrigatório)

Objetivo

Identificação automática do tipo de documento , (Nota Fiscal de Serviço de Transporte ou Conhecimento de Transporte), a ser gerado no calculo cálculo do frete . E e retirada da obrigatoriedade do campo de tipo de documento no cadastro de serviço de negociação. 

 

<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 Image Removed

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

Definição da Regra de Negócio

Atualmente, na entrada da nota fiscal do cliente, vinculamos o documento do cliente a um serviço de negociação (DTC_SERVIC), este serviço determina o tipo de documento que será gerada, Nota Fiscal de Serviço de Transporte ou Conhecimento de Transporte. Desta forma, fica a critério do usuário determinar qual o tipo de documento será gerado, porém, temos condições de uso para cada um destes documentos. Nota Fiscal de serviço de Transporte deve ser gerada quando a prestação de serviço for dentro do mesmo município e Conhecimento de Transporte, quando a prestação for intermunicipal. Desta forma, o usuário poderá escolher incorretamente o serviço, gerando um tipo de documento incorreto e criando impactos nos impostos gerados.

Esta melhoria tem o objetivo de verificar qual a origem e destino da prestação do serviço, e determinar qual o tipo de documento será gerado automaticamente CTRC / CTE ou NFST, evitando assim possíveis falhas de geração de documentos. Com esta implementação iremos retirar a obrigatoriedade do campo "Doc. Transp" (DC5_DOCTMS) na configuração do serviço de negociação, permitindo ao cliente configurar apenas um único serviço de negociação para a geração dos documentos de transportes do tipo 2 (CTRC) e 5 (NFST). Para os demais tipos de documentos como por exemplo documento "Docto de Apoio", ainda será necessário informar o tipo do documento na configuração do Serviço de Negociação e na digitação do serviço será realizado o gatilho para o novo campo DTC_DOCTMS

Será criado o campo DOCTMS nas rotinas:

  • Cotação de Frete (TMSA040).
  • Entrada Documento Cliente (TMSA050).
  • Agendamento (TMSAF05).

Uma vez informado um serviço de negociação configurado com o tipo de documento em branco, na digitação da nota fiscal do cliente ou na cotação de frete ou agendamento, ao informar a região de origem e de cálculo, será verificado se existe o tipo de documento 2 ou 5 configurados para a filial na tabela de “Configuração de Documentos” (DUI) e de acordo com as regiões informadas será sugerida a geração de um CTE ou de uma NFST.

Assim, será gatilhado no novo campo DOCTMS o tipo de documento a ser emitido, estes novos campos serão fechados para edição. 

1 - Entrada Documento Cliente (TMSA050) 

Para a região de origem o sistema irá verificar o campo "Selec.Origem" na digitação da nota fiscal.

São possíveis três opções: 

  • Transportadora: O sistema irá considerar como região de origem o parâmetro MV_CDRORI da filial que está conectada.
  • Cliente Remetente: O sistema irá considerar o campo A1_CDRDES que está no cadastro do cliente remetente da nota fiscal.
  • Local de Coleta: Se existir uma solicitação de coletas vinculada à nota, o sistema irá localizar o local de coletas vinculado a esta solicitação, e considerar o campo DUE_CDRSOL (Quando não existir endereço de coleta), ou DUL_CDRDES (Quando existir endereço de coleta).

Para a região de destino, o sistema irá considerar o campo DTC_CDRCAL (região de cálculo da Nota Fiscal). Este campo já contempla o endereço de entrega, caso ele esteja indicado na nota fiscal.

Em seguida, serão analisados os campos DUY_EST + DUY_CODMUN (UF da região + código do município da região), das regiões de origem e cálculo descritas acima. Sendo iguais, o sistema irá sugerir a geração de um documento do tipo Nota Fiscal de Serviço de Transporte. Sendo diferentes, o sistema irá sugerir a geração de um Conhecimento de Transporte. 

Irá existir uma validação que não permita salvar a digitação do documento caso o tipo de documento não exista na tabela DUI (Configuração de documentos). 

Quando informado um serviço de negociação qual o DOCTMS esteja vazio e no campo DTC_TIPNFC seja informada a opção 1 = Devolução, será realizado o gatilho para o campo DTC_DOCTMS igual a 6 - Devolução.  

Ao selecionar uma cotação de frete na digitação do documento do cliente, será realizado o gatilho do DOCTMS da cotação de frete. 

Os ajustes deverão ser realizados nas funções: 

  • A050FrtInf
  • TMSA050TudOK
  • SeleItCF
  • TMSA050Vld
  • TMSA050Ser
  • A050PesCub
  • A050WhTpNf    
  • TM050GerAg

2 - Cotação de Frete (TMSA040) 

Para a rotina de cotação de frete, se aplica o mesmo conceito da rotina de entrada de documento do cliente quanto a região de origem.

Para a região de destino será considerado o campo DT4_CDRDES. Na sequência será realizada a mesma verificação da entrada de documento do cliente avaliando os campos DUY_EST+DUY_CODMUN para a sugestão do tipo de documento a ser gerado. 

Quando informado um serviço de negociação qual o DOCTMS esteja vazio e no campo DT4_TIPNFC seja informada a opção 1 = Devolução, será realizado o gatilho para o campo DT4_DOCTMS igual a 6 - Devolução.  

As alterações deverão ser realizadas nas funções:

  • TmsA040Atz 
  • TMSA040Vld
  • TmsA040Frt 
  • TmsPesCub
  • TMSA040Whe

3 - Cálculo de Frete (TMSA200)

O tipo de documento a ser gerado na rotina Cálculo de Frete será baseado no informado (sugerido) na digitação do documento do cliente, por meio do novo campo DTC_DOCTMS. Assim sendo, não será avaliado o campo DC5_DOCTMS do serviço para a geração do documento de frete. 

As alterações deverão ser realizadas nas funções: 

  • TMSA200Prc
  • TMSA200NfC
  • TMSA200Ctr
  • TmsA200Agr
  • TmsA200Grv

4 - Contrato de Carreteiro (TMSA250)

Devido a retirada da obrigatoriedade do campo DC5_DOCTMS do cadastro de serviço, faz-se necessário realizar o ajuste na função TMA250Oper, na montagem do XML da operadora de frotas REPOM. Devido ao envio do tipo do documento, atualmente a pesquisa é realizado na tabela DC5.

5 - Encerramento de Viagem (TMSA340)

Devido a retirada da obrigatoriedade do campo DC5_DOCTMS do cadastro de serviço, faz-se necessário realizar ajuste na função TMA340Oper, no encerramento da viagem quando existe a integração com a operadora de frota REPOM. Devido ao envio do tipo do documento no XML para baixa do controle de viagem, atualmente a pesquisa é realizado na tabela DC5.

6 - Fatura automática (TMSA491) 

Ajustar as funções TMSA491Doc e TMSA491VlrC, na passagem de parâmetro de pesquisa para gravação do documento de transporte (DT6). 

7 - Agendamento (TMSAF05 )

Ajustar a função TMSAF05Vld com a criação do novo campo DF1_DOCTMS para posicionamento na configuração de documentos para obter a série do documento por meio da tabela DUI. 

8 - Serviços x Tarefas (WMSA070) 

Ajustar a função WMA70TudOk, para permitir gravar um serviço de negociação com o campo DC5_DOCTMS vazio. 

Ajustar a função TMSValField.

9 - TMSXFUNB

Ajustar as funções: 

  • TMSPesqServ
  • TmsRetServ

10 - TMSXFUNC

Criar a nova função TMSTipDoc que irá identificar qual o tipo de documento deverá ser gerado, de acordo com as regiões de origem e cálculo. Esta função deverá receber dois parâmetros, sendo as regiões de origem e cálculo e seu retorno deverá ser o tipo de documento 2 (CTRC) ou 5 (NFST). 

Ajustar a função TMSCalcRat, para realizar o posicione da variável cDocTMS por meio do novo campo DTC_DOCTMS.  

11 - Manutenção de Documentos (TMSA500)

Ajustar a função TmsA500Tot. 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

TMSA040

Alteração

Atualizações -> SAC -> Cotação de Frete

-

TMSA050

Alteração

Atualizações -> Recebimento -> Entrada Documento Cliente

-

TMSA200

Alteração

Atualizações -> Recebimento -> Calculo de Frete

-

TMSA250AlteraçãoAtualizações -> Terceiros -> Contrato de Carreteiro 
TMSA340AlteraçãoAtualizações -> Viagens -> Encerramento 
TMSA491AlteraçãoAtualizações -> Financeiro -> Faturas Automáticas 
TMSA500AlteraçãoAtualizações -> Transportes -> Manutenção de Documentos 
TMSAF05AlteraçãoAtualizações -> SAC -> Agendamento 
TMSAI70AlteraçãoAtualizações -> Internacional -> CRT -> CRT 
WMSA070AlteraçãoAtualizações -> Serviços -> Serviços x Tarefas 
TMSXFUNBAlteraçãoFunção Genérica 
TMSXFUNCAlteraçãoFunção Genérica 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar a configuração do documento a ser emitido para a filial na rotina "Configuração de Documentos" tabela DUI, necessário criar pelo menos a configuração dos documentos 2 (CTRC) e 5 (NFST).
  • Por meio da rotina "Serviços x Tarefas", incluir um serviço de negociação sem informar o campo "Docto.Transp".
  • Criar o campo "Tipo de Documento" (DTC_DOCTMS), onde será gatilhado automaticamente o tipo de documento 2 (CTRC) ou 5 (NFST), de acordo com as regiões de origem e cálculo informados na digitação da nota fiscal do cliente, desde que informado um serviço no qual esteja configurado com o campo "Docto.Transp" vazio. 
  • Ao realizar o cálculo do frete, o sistema irá identificar o tipo do documento identificado na digitação da NF.

Tabelas Utilizadas

  • DC5 - Serviços x Tarefas.
  • DT4 - Cotação de Frete.
  • DTC - Entrada Dc. Cliente.
  • DF1 - Itens de agendamento.

Protótipo de Tela

Campo Documento Transporte que será criado na rotina Digitação de Documentos do Cliente (TMSA050).

Image Added

Dicionário de Dados

Arquivo ou Código do Script: DTC – Doc Cliente para Transporte 

Campo

DTC_DOCTMS

Tipo

C

Tamanho

1

Valor Inicial

 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

Documento de Transporte  

Título

Docto.Transp

Picture

@!

ContextoReal
PropriedadeVisualizar

Help de Campo

Documento de transporte, cadastrado na configuração de documentos. (Ex: CTRC, Nota Fiscal,etc...)

Campo

DTC_DESDOC

Tipo

C

Tamanho

30

Valor Inicial

 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

Des.Docto.de Transporte  

Título

Desc.Docto. 

Picture

@!

Inic. PadrãoIf(!Inclui,TMSValField("DTC->DTC_DOCTMS",.F.,"DTC_DESDOC"),"") 
ContextoVirtual
PropriedadeVisualizar

Help de Campo

 Descrição do documento de transporte


Arquivo ou Código do Script: DT4 – Cotação de Frete

Campo

DT4_DOCTMS

Tipo

C

Tamanho

1

Valor Inicial

 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

Documento de Transporte  

Título

Docto.Transp

Picture

@!

ContextoReal
PropriedadeVisualizar

Help de Campo

Documento de transporte, cadastrado na configuração de documentos. (Ex: CTRC, Nota Fiscal,etc...)

Campo

DT4_DESDOC

Tipo

C

Tamanho

30

Valor Inicial

 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

Des.Docto.de Transporte  

Título

Desc.Docto. 

Picture

@!

Inic. PadrãoIf(!Inclui,TMSValField("DT4->DT4_DOCTMS",.F.,"DT4_DESDOC"),"") 
ContextoVirtual
PropriedadeVisualizar

Help de Campo

 Descrição do documento de transporte

Campo

DT4_TIPNFC

When

A040WhTpNf()

 

Arquivo ou Código do Script: DF1 - Itens do Agendamento

Campo

DF1_DOCTMS

Tipo

C

Tamanho

1

Valor Inicial

 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

Documento de Transporte  

Título

Docto.Transp

Picture

@!

ContextoReal
PropriedadeVisualizar

Help de Campo

Documento de transporte, cadastrado na configuração de documentos. (Ex: CTRC, Nota Fiscal,etc...)

Campo

DF1_DESDOC

Tipo

C

Tamanho

30

Valor Inicial

 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

Des.Docto.de Transporte  

Título

Desc.Docto. 

Picture

@!

Inic. PadrãoIf(!Inclui,TMSValField("DTC->DF1_DOCTMS",.F.,"DF1_DESDOC"),"") 
ContextoVirtual
PropriedadeVisualizar

Help de Campo

 Descrição do documento de transporte

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 

[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX


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