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Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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(Obrigatório)
Informações Gerais
Especificação Identificação do tipo de documento a ser emitido | |||
Produto | Protheus | Módulo | SIGATMS |
Segmento Executor |
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Projeto1 | PDRDL | IRM1 | PCREQ-147 |
Requisito1 | PCREQ-2524 | Subtarefa1 |
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Chamado2 |
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Release de Entrega Planejada |
| Réplica |
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País | ( X ) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. | ||
Outros | <Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>. |
Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos).
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Objetivo
Permitir a identificação
(Obrigatório)
Objetivo
Identificação automática do tipo de documento , (Nota Fiscal de Serviço de Transporte ou Conhecimento de Transporte), a ser gerado no calculo cálculo do frete . E e retirada da obrigatoriedade do campo de tipo de documento no cadastro de serviço de negociação.
<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.
(Obrigatório)
Definição da Regra de Negócio
Atualmente, na entrada da nota fiscal do cliente, vinculamos o documento do cliente a um serviço de negociação (DTC_SERVIC), e este serviço determina o tipo de documento que será geradogerada, Nota Fiscal de Serviço de Transporte ou Conhecimento de Transporte. Desta forma, fica a critério do usuário determinar qual o tipo de documento será gerado, porém, temos condições de uso para cada um destes documentos. Nota Fiscal de serviço de Transporte deve ser gerado gerada quando a prestação de serviço for dentro do mesmo município , e Conhecimento de Transporte, quando a prestação for intermunicipal. Desta forma, o usuário poderá escolher incorretamente o serviço, gerando um tipo de documento incorreto e criando impactos nos impostos gerados.
Esta melhoria tem o objetivo de verificar qual a origem e destino da prestação do documento do clienteserviço, e determinar qual o tipo de documento será gerado automaticamente CTRC / CTE ou NFST, evitando assim possíveis falhas de geração de documentos. Juntamente Com esta implementação iremos retirar a obrigatoriedade do campo "Doc. Transp" (DC5_DOCTMS) na configuração do serviço de negociação, permitindo ao cliente configurar apenas um único serviço de negociação .
para a geração dos documentos de transportes do tipo 2 (CTRC) e 5 (NFST). Para os demais tipos de documentos como por exemplo documento "Docto de Apoio", ainda será necessário informar o tipo do documento na configuração do Serviço de Negociação e na digitação do serviço será realizado o gatilho para o novo campo DTC_DOCTMS.
Será E será criado o campo DOCTMS nas rotinas de:
- Cotação de Frete (TMSA040).
- Entrada Documento Cliente
- CRT – Conhecimento Internacional
- (TMSA050).
- Agendamento (TMSAF05).
Uma vez informado um serviço de negociação configurado com o tipo de documento em branco, na digitação da nota fiscal do cliente ou
umana cotação de frete ou
na geração de CRTagendamento, ao informar a região de origem e de cálculo, será verificado se existe o tipo de documento 2 ou 5 configurados para a filial na tabela de
“Configuração“Configuração de
Documentos”Documentos” (DUI) e de acordo com as regiões informadas será
sugeridosugerida a geração de um CTE ou de uma
NFNFST.
Assim, será gatilhado no novo campo DOCTMS o tipo de documento a ser emitido, estes novos campos serão
abertos para edição, caso o usuário defina que o tipo de documento sugerido pelo sistema não deva ser utilizado ele poderá alterar por um outro a sua escolha, desde que este tipo de documento esteja configurado na tabela DUI para a filial.fechados para edição.
1 - Entrada Documento Cliente (TMSA050)
Para a região de origem o sistema irá verificar o campo "Selec.Origem" na digitação da nota fiscal.
São possíveis três opções:
- Transportadora: O sistema irá considerar como região de origem o parâmetro MV_CDRORI da filial que está conectada.
- Cliente Remetente: O sistema irá considerar o campo A1_CDRDES que está no cadastro do cliente remetente da nota fiscal.
- Local de Coleta: Se existir uma solicitação de coletas vinculada à nota, o sistema irá localizar o local de coletas vinculado a esta solicitação, e considerar o campo DUE_CDRSOL (Quando não existir endereço de coleta), ou DUL_CDRDES (Quando existir endereço de coleta).
Para a região de destino, o sistema irá considerar o campo DTC_CDRCAL (região de cálculo da Nota Fiscal). Este campo já contempla o endereço de entrega, caso ele esteja indicado na nota fiscal.
Em seguida, serão analisados os campos DUY_EST + DUY_CODMUN (UF da região + código do município da região), das regiões de origem e cálculo descritas acima. Sendo iguais, o sistema irá sugerir a geração de um documento do tipo Nota Fiscal de Serviço de Transporte. Sendo diferentes, o sistema irá sugerir a geração de um Conhecimento de Transporte.
Irá existir uma validação que não permita salvar a digitação do documento caso o tipo de documento não exista na tabela DUI (Configuração de documentos).
Quando informado um serviço de negociação qual o DOCTMS esteja vazio e no campo DTC_TIPNFC seja informada a opção 1 = Devolução, será realizado o gatilho para o campo DTC_DOCTMS igual a 6 - Devolução.
Ao selecionar uma cotação de frete na digitação do documento do cliente, será realizado o gatilho do DOCTMS da cotação de frete.
Os ajustes deverão ser realizados nas funções:
- A050FrtInf
- TMSA050TudOK
- SeleItCF
- TMSA050Vld
- TMSA050Ser
- A050PesCub
- A050WhTpNf
- TM050GerAg
2 - Cotação de Frete (TMSA040)
Para a rotina de cotação de frete, se aplica o mesmo conceito da rotina de entrada de documento do cliente quanto a região de origem.
Para a região de destino será considerado o campo DT4_CDRDES. Na sequência será realizada a mesma verificação da entrada de documento do cliente avaliando os campos DUY_EST+DUY_CODMUN para a sugestão do tipo de documento a ser gerado.
Quando informado um serviço de negociação qual o DOCTMS esteja vazio e no campo DT4_TIPNFC seja informada a opção 1 = Devolução, será realizado o gatilho para o campo DT4_DOCTMS igual a 6 - Devolução.
As alterações deverão ser realizadas nas funções:
- TmsA040Atz
- TMSA040Vld
- TmsA040Frt
- TmsPesCub
- TMSA040Whe
3 - Cálculo de Frete (TMSA200)
O tipo de documento a ser gerado na rotina Cálculo de Frete será baseado no informado (sugerido) na digitação do documento do cliente, por meio do novo campo DTC_DOCTMS. Assim sendo, não será avaliado o campo DC5_DOCTMS do serviço para a geração do documento de frete.
As alterações deverão ser realizadas nas funções:
- TMSA200Prc
- TMSA200NfC
- TMSA200Ctr
- TmsA200Agr
- TmsA200Grv
4 - Contrato de Carreteiro (TMSA250)
Devido a retirada da obrigatoriedade do campo DC5_DOCTMS do cadastro de serviço, faz-se necessário realizar o ajuste na função TMA250Oper, na montagem do XML da operadora de frotas REPOM. Devido ao envio do tipo do documento, atualmente a pesquisa é realizado na tabela DC5.
5 - Encerramento de Viagem (TMSA340)
Devido a retirada da obrigatoriedade do campo DC5_DOCTMS do cadastro de serviço, faz-se necessário realizar ajuste na função TMA340Oper, no encerramento da viagem quando existe a integração com a operadora de frota REPOM. Devido ao envio do tipo do documento no XML para baixa do controle de viagem, atualmente a pesquisa é realizado na tabela DC5.
6 - Fatura automática (TMSA491)
Ajustar as funções TMSA491Doc e TMSA491VlrC, na passagem de parâmetro de pesquisa para gravação do documento de transporte (DT6).
7 - Agendamento (TMSAF05 )
Ajustar a função TMSAF05Vld com a criação do novo campo DF1_DOCTMS para posicionamento na configuração de documentos para obter a série do documento por meio da tabela DUI.
8 - Serviços x Tarefas (WMSA070)
Ajustar a função WMA70TudOk, para permitir gravar um serviço de negociação com o campo DC5_DOCTMS vazio.
Ajustar a função TMSValField.
9 - TMSXFUNB
Ajustar as funções:
- TMSPesqServ
- TmsRetServ
10 - TMSXFUNC
Criar a nova função TMSTipDoc que irá identificar qual o tipo de documento deverá ser gerado, de acordo com as regiões de origem e cálculo. Esta função deverá receber dois parâmetros, sendo as regiões de origem e cálculo e seu retorno deverá ser o tipo de documento 2 (CTRC) ou 5 (NFST).
Ajustar a função TMSCalcRat, para realizar o posicione da variável cDocTMS por meio do novo campo DTC_DOCTMS.
11 - Manutenção de Documentos (TMSA500)
Ajustar a função TmsA500Tot.
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
TMSA040 | Alteração | Atualizações -> SAC -> Cotação de Frete | - |
TMSA050 | Alteração | Atualizações -> Recebimento -> Entrada Documento Cliente | - |
TMSA200 | Alteração | Atualizações -> Recebimento -> Calculo de Frete | - |
TMSA250 | Alteração | Atualizações -> Terceiros -> Contrato de Carreteiro | |
TMSA340 | Alteração | Atualizações -> Viagens -> Encerramento | |
TMSA491 | Alteração | Atualizações -> Financeiro -> Faturas Automáticas | |
TMSA500 | Alteração | Atualizações -> Transportes -> Manutenção de Documentos | |
TMSAF05 | Alteração | Atualizações -> SAC -> Agendamento | |
TMSAI70 | Alteração | Atualizações -> Internacional -> CRT -> CRT | |
TMSXFUNAWMSA070 | AlteraçãoFunção Genérica | Atualizações -> Serviços -> Serviços x Tarefas | |
TMSXFUNB | Alteração | Função Genérica | |
TMSXFUNC | Alteração | Função Genérica |
Exemplo de Aplicação:
- Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
- Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
- Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
- O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.
Tabelas Utilizadas
- SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
- FI9 – Controle de Emissão de DARF>.
Opcional
Protótipo de Tela
<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.
Protótipo 01
Opcional
Fluxo do Processo
<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>.
- a configuração do documento a ser emitido para a filial na rotina "Configuração de Documentos" tabela DUI, necessário criar pelo menos a configuração dos documentos 2 (CTRC) e 5 (NFST).
- Por meio da rotina "Serviços x Tarefas", incluir um serviço de negociação sem informar o campo "Docto.Transp".
- Criar o campo "Tipo de Documento" (DTC_DOCTMS), onde será gatilhado automaticamente o tipo de documento 2 (CTRC) ou 5 (NFST), de acordo com as regiões de origem e cálculo informados na digitação da nota fiscal do cliente, desde que informado um serviço no qual esteja configurado com o campo "Docto.Transp" vazio.
- Ao realizar o cálculo do frete, o sistema irá identificar o tipo do documento identificado na digitação da NF.
Tabelas Utilizadas
- DC5 - Serviços x Tarefas.
- DT4 - Cotação de Frete.
- DTC - Entrada Dc. Cliente.
- DF1 - Itens de agendamento.
Protótipo de Tela
Campo Documento Transporte que será criado na rotina Digitação de Documentos do Cliente (TMSA050).
Dicionário de Dados
Opcional
Dicionário de Dados
Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/
Índice | Chave |
01 | <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS> |
02 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF> |
03 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO> |
DTC – Doc Cliente para Transporte
Campo | DTC_DOCTMS |
Tipo | C |
Tamanho | 1 |
Valor Inicial | |
Campo | <AAA_PERESP> |
Tipo | <N> |
Tamanho | <6> |
Valor Inicial | <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. |
Mandatório | Sim ( ) Não ( ) |
Descrição<Referência Mínima para Cálculo> | Documento de Transporte |
Título | <RefDocto.Calc.>Transp |
Picture | <@E999.99> |
Help de Campo | <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação> |
(Opcional)
Grupo de Perguntas
<Informações utilizadas na linha Protheus>.
Nome: FINSRF2
X1_ORDEM | 01 |
X1_PERGUNT | Emissão De |
X1_TIPO | D |
X1_TAMANHO | 8 |
X1_GSC | G |
X1_VAR01 | MV_PAR01 |
X1_DEF01 | Comum |
X1_CNT01 | '01/01/08' |
X1_HELP | Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório |
(Opcional)
Consulta Padrão
<Informações utilizadas na linha Protheus>
Consulta: AMB
Descrição | Configurações de Planejamento |
Tipo | Consulta Padrão |
Tabela | “AMB” |
Índice | “Código” |
Campo | “Código”; ”Descrição” |
Retorno | AMB->AMB_CODIGO |
@! | |
Contexto | Real |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Documento de transporte, cadastrado na configuração de documentos. (Ex: CTRC, Nota Fiscal,etc...) |
Campo | DTC_DESDOC |
Tipo | C |
Tamanho | 30 |
Valor Inicial |
|
Mandatório | Sim ( ) Não ( ) |
Descrição | Des.Docto.de Transporte |
Título | Desc.Docto. |
Picture | @! |
Inic. Padrão | If(!Inclui,TMSValField("DTC->DTC_DOCTMS",.F.,"DTC_DESDOC"),"") |
Contexto | Virtual |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Descrição do documento de transporte |
Arquivo ou Código do Script: DT4 – Cotação de Frete
Campo | DT4_DOCTMS |
Tipo | C |
Tamanho | 1 |
Valor Inicial |
|
Mandatório | Sim ( ) Não ( ) |
Descrição | Documento de Transporte |
Título | Docto.Transp |
Picture | @! |
Contexto | Real |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Documento de transporte, cadastrado na configuração de documentos. (Ex: CTRC, Nota Fiscal,etc...) |
Campo | DT4_DESDOC |
Tipo | C |
Tamanho | 30 |
Valor Inicial |
|
Mandatório | Sim ( ) Não ( ) |
Descrição | Des.Docto.de Transporte |
Título | Desc.Docto. |
Picture | @! |
Inic. Padrão | If(!Inclui,TMSValField("DT4->DT4_DOCTMS",.F.,"DT4_DESDOC"),"") |
Contexto | Virtual |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Descrição do documento de transporte |
Campo | DT4_TIPNFC |
When | A040WhTpNf() |
Arquivo ou Código do Script: DF1 - Itens do Agendamento
Campo | DF1_DOCTMS |
Tipo | C |
Tamanho | 1 |
Valor Inicial |
|
Mandatório | Sim ( ) Não ( ) |
Descrição | Documento de Transporte |
Título | Docto.Transp |
Picture | @! |
Contexto | Real |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Documento de transporte, cadastrado na configuração de documentos. (Ex: CTRC, Nota Fiscal,etc...) |
Campo | DF1_DESDOC |
Tipo | C |
Tamanho | 30 |
Valor Inicial |
|
Mandatório | Sim ( ) Não ( ) |
Descrição | Des.Docto.de Transporte |
Título | Desc.Docto. |
Picture | @! |
Inic. Padrão | If(!Inclui,TMSValField("DTC->DF1_DOCTMS",.F.,"DF1_DESDOC"),"") |
Contexto | Virtual |
Propriedade | Visualizar |
Help de Campo | Descrição do documento de transporte |
(Opcional)
Estrutura de Menu
<Informações utilizadas na linha Datasul>.
Procedimentos
Procedimento |
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Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Módulo |
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Programa base |
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Nome Menu | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Release de Liberação |
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Programas
Programa |
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Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Nome Externo |
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Nome Menu/Programa | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Nome Verbalizado[1] | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) |
Procedimento |
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Template | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) |
Tipo[2] | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Categoria[3] |
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Executa via RPC | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Outro Produto | Não | Não | Não |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Query on-line | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Log Exec. | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Rotina (EMS) |
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Sub-Rotina (EMS) |
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Localização dentro da Sub Rotina (EMS) |
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Compact[4] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Home[5] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Posição do Portlet[6] | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right |
Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado |
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Cadastro de Papéis
<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.
<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.
Código Papel | (máx 3 posições) |
Descrição em Português* |
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Descrição em Inglês* |
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[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.
[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante
[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.
[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX
[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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