CONTEÚDO
- Visão Geral
- Marcando e Desmarcando uma operação de Ativo Problemático
- Consultando uma operação marcada como Ativo Problemático
- Transferência Automática com 90 dias de Atraso
- Arrasto de Operações quando marcado Ativo Problemático
- Descontinuidade do Uso do ATRASO60
- Parametrizações Relacionadas
- Tabelas Relacionadas e Alteradas
01. VISÃO GERAL
Segundo as regras do IFRS 9, as operações se caracterizam como ativo financeiro com problema de recuperação de crédito (ativo problemático) quando ocorrer os cenários abaixo:
- Atraso superior a 90 (noventa) dias no pagamento de principal ou de encargos; ou
- Indicativo de que a respectiva obrigação não será integralmente honrada nas condições pactuadas, sem que seja necessário recorrer a garantias ou a colaterais. Indicativos inclui-se:
- Constatação de que a contraparte não tem mais capacidade financeira de honrar a obrigação nas condições pactuadas;
- Reestruturação do ativo financeiro associado à obrigação;
- Falência decretada, recuperação judicial ou extrajudicial ou atos similares pedidos em relação à contraparte;
- Medida judicial que limite, atrase ou impeça o cumprimento das obrigações nas condições pactuadas;
- Diminuição significativa da liquidez do ativo financeiro associado à obrigação, devido à redução da capacidade financeira da contraparte de honrar suas obrigações nas condições pactuadas;
- Descumprimento de cláusulas contratuais relevantes pela contraparte;
- Negociação de instrumentos financeiros de emissão da contraparte com desconto significativo que reflita perdas incorridas associadas ao risco de crédito.
A partir de agora, no Credimaster, as operações poderão ser marcadas e desmarcadas (manualmente ou automaticamente) como Ativo Problemático, e também, arrastadas por outra operação que foi marcada. Uma operação, quando marcada como ativo problemático, será transferida de grupo contábil (carteira) e (se devidamente configurada) passará a não contabilizar juros no fechamento (stop accrual).
Mais detalhes sobre a marcação e transferência da operação nos assuntos adiante.
02. MARCANDO E DESMARCANDO UMA OPERAÇÃO DE ATIVO PROBLEMÁTICO
Para realizar a marcação manual, no sistema Credimaster, de uma operação como Ativo Problemático, há duas formas, através de tela e através de serviço. Ambas as opções criam um registro de lote de movimento para efetivação (processamento).
Seguindo o padrão do sistema de créditos, para alterarmos uma informação em uma operação em andamento (ativa), precisamos fazer uma "solicitação" de alteração através lote e este pode ser feitos em duas etapas: criação do lote e efetivação de lote (processamento). Na criação do lote, lista-se as operações que deseja-se alterar, registra essas informações na base e executa-se a efetivação (processamento) dessas informações realizando a passagem do ajuste para a operação. Somente na efetivação a operação será alterada.
Fluxo conforme ilustrado na imagem abaixo:
Por serviço utilizar o payload abaixo:
{
"codigoEmpresa": 12,
"codigoUnidade": 1,
"dataMovimento": "2024-03-05",
"situacaoLote": {"name": "FECHADO"},
"quantidade": 1,
"dataProcessamentoEfetivo": "2024-03-05",
"ativosProblematicos": [ {
"codigoCliente": 10002069,
"siglaModalidade": "EMPKGPJ",
"numeroContrato": 1234,
"numeroAdlib": 0,
"codigoEstagio": 1,
"codigoMotivoAlocacao": 1,
"indicadorAtivoProblematico": true
} ]
}
API endpoint: <servidor>/tfs-credito-service/rest/operacao/lote/ativo-problematico
Por tela, acessar o módulo Movimentações de Crédito > Contratos, Movimentação > Ativo Problemático. Ao entrar na tela, clicar em Novo.
- Na tela de detalhe temos a capa do lote, onde já é possível realizar algumas configurações.
- Agendar: Permite informar uma outra data para que o lote seja efetivado. Clicar nessa opção, libera o campo "Processamento" (ao lado) para que seja selecionado a data desejada. Caso essa opção seja utilizada, o lote não irá aparecer para efetivação (processamento) até que o sistema chegue no dia agendado.
- Processamento: Data em que o lote ficará disponível para ser processado.
- Selecionar (botão): Permitir selecionar as operações que deseja-se marcar/desmarcar como Ativo Problemático.
- Na tela de detalhe temos a capa do lote, onde já é possível realizar algumas configurações.
- Clicando no botão Selecionar no canto superior direito da tela, abrirá uma pop-up para escolha das operações.
- Ao retornar com as operações selecionadas, a tela irá carregar todas as operações para configuração final antes da criação do lote.
- Em Opções de movimentação é possível selecionar a ação desejada.
- Indicativo de Ativo Problemático: marcar essa opção significa que a operação será marcada como Ativo Problemático após a conclusão desse lote. Assim como desmarcar, significa que irá retirar de Ativo Problemático (cura).
- Estágio - Anexo 41/42: escolher o estágio que a operação deverá ficar após a marcação como ativo problemático. Para manter a operação no estágio atual, basta deixar esse campo em branco.
- Motivo da Alocação do Estágio - Anexo 42: escolher o motivo da mudança do estágio que a operação deverá ficar após a marcação como ativo problemático.
Observação 1: Essa seleção irá se refletir para todas as operações que aparecem na tela, caso precise alterar alguma das informações de uma operações individualmente basta alterá-la nos campos juntos à operação desejada.
Observação 2: Os campo "Estágio da Operação - Anexo 41" e "Motivo da Alocação do Estágio - Anexo 41/42" são alimentados para parametrização de Anexos SCR, maiores detalhes no item 04 da página Estágios da Operação.
Observação 3: A seleção do motivo da troca de estágio é opcional e somente será obrigatória a partir de 2026.
- Após a escolha das opções, clicar em Confirmar
- Nesse momento o registro de lote está gravado e pronto para efetivar.
Por fim, acessar o módulo Efetivações de Crédito > Processamento > Efetivação de Movimento.
Clicar em Novo, selecionar o tipo de lote e o lote que desejar para efetivação e clicar em Efetivação Seleção.
Observação 1: Se o parâmetro "Efetivar lote de ativo problemático" nos Parâmetros Globais estiver marcado, a efetivação do lote ocorrerá de forma automática logo após a criação do Lote (passos anteriores) e esses dois últimos passos não serão necessários.
Observação 2: Para instruções de configuração e uso do módulo Efetivações de Crédito, detalhes na página Efetivações de Crédito
a. CONSULTANDO OPERAÇÃO MARCADA COMO ATIVO PROBLEMÁTICO
É possível visualizar as informações de uma operação marcada como ativo problemático e estágio da operação através da tela Consulta Contrato no módulo BackOffice de Crédito e através do serviço criado para listar as operações marcadas.
Por tela: Acessando a tela no módulo BackOffice de Crédito > Consultar > Contrato.
Adicionado os campos "Indicador Ativo Problemático" e "Data de Transferência para Ativo Problemático" na aba Contrato.
Adicionado os campos "Estágio e Motivo da Alocação - Anexo 42" na aba Complemento Contrato.
Por serviço:
- Alterado o serviço Buscar Contrato para trazer as informações relacionadas à marcação:
Endpoint: /tfs-credito-service/rest/backoffice/buscarcontrato/
- Codigo da Característico Especial Complemento
- Indicador de Ativo Problemático
- Data de transferência para ativo problemático
- Codigo do Estagio da Operação
- Motivo da Alocação do Estágio
- Criado o serviço Listar Operações Marcadas como Ativo Problemático exclusivo para listagem das operações marcadas.
Endpoint: /tfs-credito-service/operacao/ativo-problematico/listarOperacaoMarcada
- Mais informações na página Serviços Relacionados - REST.
03. TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA COM 90 DIAS DE ATRASO
As operações que estiverem com atraso superior a 90 (noventa) dias serão classificadas automaticamente como ativo problemático pela sistema. Junto essa marcação, o sistema irá também alterar o estágio da operação para o estágio 03 e gravar um histórico da alocação do estágio com o motivo 02 (Atraso superior a 90 dias) conforme regras do BACEN apresentadas no leiaute 3040. Detalhes sobre estágios da operação podem ser encontrados na página Estágios da Operação.
Essa ação automática é programável na instalação do módulo e, por padrão, ocorrerá durante o dia em que a operação entrará em atraso 90, e se concluirá no fechamento do mesmo dia, e somente se o sistema for parametrizado para isso.
A imagem abaixo ilustra um resumo do fluxo que a automação realizará.
A parametrização da carteira contábil e dos dias que devem ser respeitados para que ocorra a transferência deve ser realizada conforme abaixo:
Adicionando a nova palavra chave no dicionário contábil.
- Acessar o módulo Básico (Parâmetros) > Tabela de Contabilização > Dicionário Contábil e clicar em Novo
- Informar os dados abaixo:
- Interface: CF
- Finalidade: Subcarteira/Grupo Contábil
- Palavra Chave: ATVPRB
- Descrição do conteúdo da Palavra Chave: ATIVO PROBLEMATICO
- Informar os dados abaixo:
-
- Por fim, clicar em Salvar
Parametrizando as carteiras para utilizar o nome contábil adicionado.
- Acessar o módulo BackOffice de Crédito > Configuração Básica > Carteiras, clicar em Novo (ou Alterar alguma carteira que esteja já sendo utilizada).
-
- Clicar em Adicionar e selecionar a palavra chave cadastrada anteriormente.
- Alterar o campo "Transferência Após Dias Atraso" para 90 dias e habilitar a opção "Marcar como Ativo Problemático"
04. ARRASTO DE OPERAÇÕES QUANDO MARCADO ATIVO PROBLEMÁTICO
Quando uma operação for marcada como ativo problemático, ocorre também o que chamamos de contágio de operações, ou seja, outras operações do cliente serão também marcadas como ativo problemático. No Credimaster esse evento ocorrerá em dois momentos:
- Quando uma operação é marcada manualmente como ativo problemático (efetivando um lote de ativo problemático).
- Quando uma operação entra em atraso superior a 90 dias (ou conforme parâmetro), e então passa a ser caracterizada como ativo problemático.
Ao ser arrastada, as operações recebem a característica especial de ativo problemático, e são alocadas no estágio 03, sinalizando em histórico o motivo da alocação 10 (Arrasto) segundo regras do BACEN. Segundo definições, toda operação que for marcada como ativo problemático arrastará consigo também as demais operações do próprio cliente e as operações de outros clientes que pertencerem ao mesmo grupo econômico do primeiro.
O evento de arrasto é uma funcionalidade automática no sistema Credimaster, que será disparada nas situações mencionadas, e que pode ser parametrizada para acontecer ou não acontecer a depender da instituição financeira. Para mais detalhes de como o processo funciona seguir para a página Arrasto de Operações - Ativo Problemático
Regras Aplicadas: As operações que são arrastadas quando houver marcação de ativo problemático não serão desmarcadas (da mesma forma) em caso da operação de origem ser retirada de ativo problemático (desmarcação/cura). Nesses casos, as operações deverão ser retiradas de forma manual através de lote e efetivação.
05. DESCONTINUIDADE DO USO DO ATRASO60
A partir da data de virada do IFRS 9 (quando a resolução entrar em vigor), a palavra chave do dicionário contábil "ATRASO60" deixará de ser utilizada. Quando isso acontecer será necessário a realização de retirada dessa informação das Carteiras (no módulo BackOffice de Crédito) da mesma maneira que é explicado no assunto 02 (transferência automática com 90 dias de atraso) desse documento.
Dentro do sistema Credimaster, diversos tratamentos também foram feitos para assegurar que a palavra chave não passe mais a valer. Juntos aos tratamentos foi criado um parâmetro que define a data de corte do ATRASO60 e nela podemos alterar a data, caso o BACEN venha a postergar a data da resolução.
É possível alterar a data de corte no módulo BackOffice de Crédito > Configuração Básica > Parâmetros Globais > aba Procedimentos de Exceção.
06. PARAMETRIZAÇÕES RELACIONADAS
Instruções de parametrização que afetam as funcionalidades de ativo problemático no sistema.
Parâmetro | Abrangência | Tela de Acesso | Definição |
---|---|---|---|
Permitir arrasto de operações quando ativo problemático | Parâmetro Global | Backoffice de Crédito > Configurações Básicas > Parâmetros Globais > aba Procedimentos de Exceção. | Permite ativar e desativar a ação de arrasto das operações do cliente quando uma operação do mesmo cliente for marcada como ativo problemático. Afeta a efetivação do lote de ativo problemático e a transferência automática dos 90 dias de atraso. |
Permitir arrasto do grupo econômico do cliente quando ativo problemático | Parâmetro Global | Backoffice de Crédito > Configurações Básicas > Parâmetros Globais > aba Procedimentos de Exceção. | Permite ativar e desativar a ação de arrasto das operações dos clientes que pertencem ao mesmo grupo econômico de outro cliente cujo a operação for marcada como ativo problemático. Afeta a efetivação do lote de ativo problemático e a transferência automática dos 90 dias de atraso. |
Não permitir arrasto de operações quando ativo problemático | Cliente | Backoffice de Crédito > Contas > Conta. | Permite colocar o cliente em exceção para arrastos quando ativo problemático. Ativando esse parâmetro, as demais operações do cliente não serão arrastadas, apenas aquela que estiver sendo marcada. Isso afeta o arrasto de operações provenientes de uma marcação manual (lote), automática ou por pertencer ao mesmo grupo econômico de outro cliente que foi marcado. |
Indicador de marcação como Ativo Problemático | Carteira | Backoffice de Crédito > Configurações Básicas > Carteiras. | Determina que a operação, quando transferida para esse grupo contábil, deverá ser marcada como ativo problemático. |
Efetivar lote de ativo problemático | Parâmetro Global | Backoffice de Crédito > Configurações Básicas > Parâmetros Globais > aba Procedimentos de Exceção. | Permite que um lote de ativo problemático criado através da tela ou do serviço seja automaticamente efetivado. Afeta apenas o lote de ativo problemático. A marcação e o arrasto das operações ocorrem imediatamente após a efetivação do lote. |
Data para entrar em vigor funcionalidades de ativo problemático IFRS9 | Parâmetro Global | Backoffice de Crédito > Configurações Básicas > Parâmetros Globais > aba Procedimentos de Exceção. | Determina uma data de segurança para o sistema descontinuar o grupo contábil "ATRASO60". Afeta tratamentos e validações para o nome contábil que estão fixos dentro do sistema. Criado para facilitar mudanças caso a data de vigência da alterações venha a ser postergada pelo BACEN. |
07. TABELAS RELACIONADAS E ALTERADAS
Tabelas que foram alteradas e incluídas durante o projeto IFRS 9, relacionadas à funcionalidade de marcação do ativo problemático e stop accrual.
Tabela | Descrição | Alterações |
---|---|---|
T402CONT | Contrato | Inclusão da coluna "dt_tfr_pbm" para a persistência da Data de Transferência para ativo problemático para controle do stop accrual |
T402CCTR | Complemento de Contrato | Inclusão da coluna "id_atv_prb" para indicar a marcação do ativo problemático. Junto a essa coluna, temos a "cd_crc_esp_cpl" que indica as característica especiais da operação e dentre elas também vai a 19 (Ativo Problemático) para fins do leiaute 3040. |
T402CTGR | Carteiras - Grupo Contábeis | Inclusão da coluna "id_mrc_pbm" para marcação do grupo contábil e possibilitar tratamentos relacionados a ativo problemático durante o fechamento e afins. |
T402MTAP | Movimento Ativo Problematico | Nova tabela para armazenar as operações selecionadas para montagem do lote de ativo problemático. Populada pela tela de criação do Lote e através de serviço. |
T402DEFG | Definições Globais | Inclusão da coluna "id_arr_atv" para indicar arrasto de operações. Inclusão da coluna "id_grp_ecn" para indicar arrasto do grupo econômico do cliente. Inclusão da coluna "id_eft_atv_prb" para indicar efetivação automática para o lote de ativo problemático. Inclusão da coluna "dt_atv_prb" para indicar uma data de virada para descontinuação do nome contábil ATRASO60. |
T402COFI | Conta Financiada | Inclusão da coluna "id_arr_cli" para não permitir arrasto das operações do cliente. |