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Visão geral do programa

Este programa tem por objetivo cadastrar os INSS recolhidos pelo prestador, para que, ao realizar o cálculo do INSS, os valores já pagos sejam levados em conta e evitar que o prestador contribua para previdência, além do salário de contribuição mensal máximo.

    • Caso o indicador de retenção única (campo “Retentora Unica”), do cadastro de Manutenção Prestadores (CG0210Y), estiver como SIM, não poderá cadastrar dados neste cadastro.
    • Caso o indicador de retenção única (campo “Retentora Unica”), do cadastro de Manutenção Prestadores (CG0210Y), estiver como NÃO, é permitido cadastrar as outras fontes pagadoras do INSS deste cadastro.
    • É permitido apenas para prestadores que não sejam cooperados e sejam pessoas físicas.
    • Os valores da base do INSS, já retido na fonte, serão descontados da base acumulada, no cálculo do pagamento, e o cálculo do INSS será conforme a nova base.
    • O programa de cálculo do pagamento de prestador (PP0410O), irá verificar a base informada no cadastro de salários de contribuição (Manutenção Salário Contribuição Prestadores (PP0410S), e irá diminuir a base informada neste cadastro Manutenção Comprovantes Retenção INSS Prestadores (PP0410R) e irá diminuir a base de títulos já existentes no pagamento de prestador, do GPS, para este mesmo prestador, resultando na base final de cálculo.
    • OBS: o programa não permite que seja incluído mais de um registro para o mesmo prestador no mesmo mês com o mesmo CNPJ/CPF de fonte pagadora e com a mesma categoria do trabalhador no eSocial, visto que tal situação pode causar inconsistências na geração do arquivo S-1200 do eSocial.



Ação:

Descrição

AdicionarIncluir um novo registro.

Exportar

Exportar os dados de um ou mais registros para um planilha.
PesquisarPesquisar por registros através de parâmetros.
Busca avançadaPesquisar por registros através de filtros específicos .
Gerenciador de colunasMarcar ou desmarcar as colunas conforme necessidade de exibição.
Carregar mais resultadosPermite expandir os resultados de busca, apresentando mais registros se possível.

Pesquisas

É possível encontrar registros informando parâmetros na caixa de pesquisa. Se informados números, a pesquisa será realizada através do código da unidade, código do prestador, mês de contribuição, ano de contribuição, número de sequência do documento ou número do cnpj da empresa.

A busca avançada permite encontrar registros através de parâmetros específicos.

Principais campos:

CampoDescrição
Unidade do prestador inicial/finalInformar unidade do prestador inicial/final.
Prestador inicial/finalInformar prestador inicial/final

Mês inicial/final

Informar Mês inicial/final

Ano inicial/final

Informar Ano inicial/final
Comprovantes a listar

Selecionar o comprovante a listar.

Possui as opções:

  • Todos
  • Excluídos
  • Ativos

Adicionar

Adicionar permite incluir novos registros no sistema. Para acessar a função Adicionar basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.

Tela de opções do Adicionar


Principais ações:

AçãoDescrição
CancelarCancela a inclusão de registro.
SalvarSalvar as informações registradas.

Editar

Editar permite alterar as informações do registro. Para acessar a função Editar basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.

Tela de opções da função Editar:

Detalhar

Detalhar permite visualizar, editar e remover informações do registro. Para acessar a função Detalhar basta clicar na opção destacada na imagem abaixo.

Tela de opções da função Detalhar:

Principais ações:

AçãoDescrição
Voltar

Retorna para a tela inicial do programa.

Remover

Excluir registro.

EditarEditar informações do registro.


Principais campos e parâmetros para Adicionar, Editar e Detalhar:

Unidade do prestador

Informar o código da unidade do prestador que apresentou o comprovante de retenção do INSS. Este código deve estar cadastrado no cadastro Manutenção Cadastro Unidades - hcg.healthinsurancecompany. A descrição da unidade está disponível no hcg.healthInsuranceCompany.

Prestador

Informar o código do prestador que apresentou o comprovante de retenção do INSS. Este código deve estar cadastrado no cadastro Manutenção Prestadores CG0210Y. O nome do prestador está disponível no CG0210Y.

Tipo de pessoaInformar o tipo de pessoa recolhedora do INSS. Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

CNPJ/CPF

Informar o CNPJ ou CPF da fonte que recolheu o INSS para este prestador.

Mês/Ano

Informar o Mês/Ano do recolhimento do INSS, na outra fonte pagadora.

Sequência do documento

Indica número sequencial, pois pode haver mais de um recolhimento para o mesmo prestador e fonte pagadora no período. Este número é apresentado automaticamente pelo programa.

Nome da empresa

Informar o nome da empresa que recolheu o INSS. Apenas informativo.

Base INSS (R$)

Informar o valor base para o cálculo do INSS já retido em outra fonte pagadora.

INSS Retido (R$)

Informar o valor do INSS retido na outra fonte pagadora.

Documento

Informar o Tipo de documento do recolhimento do INSS. Apenas informativo.

  • Carnê contribuinte individual
  • Contra-cheque
  • Declaração
  • RPA
  • Outros

Tipo de renda

Informar o Tipo de renda, referente ao recolhimento da outra fonte pagadora: Fixa ou Variável.

Categoria do trabalhador no eSocialInformar categoria de trabalhador eSocial. Este campo é obrigatório.
Tipo de contribuiçãoInformar o tipo da contribuição previdenciária do trabalhador a qual refere-se o registro. Apenas informativo para envio no S-1200 do eSocial.
AnexoPermite anexar um arquivo comprovante de recolhimento de INSS de outras fontes Não é obrigatório.

Remover

Remover permite excluir o registro. Para acessar a função Remover basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.

Tela de opções do Remover:

Principais ações:

AçãoDescrição
CancelarCancelar a exclusão do registro.
ConfirmarConfirmar a exclusão do registro.

Gerenciador de colunas

Possibilita selecionar quais colunas devem ser mostradas na tela.


Exportar

Permite gerar um arquivo em formato ".CSV" contendo dados dos registros pesquisados.



Principais ações:

Ação:

Descrição

Exportação de DadosPermite selecionar quais colunas devem aparecer na planilha e organizar a ordem em que serão mostradas.
CancelarCancelar a geração do arquivo de dados.
ExportarConfirmar o download do arquivo de dados.

Atualização em massa

Atualização em massa permite realizar operações de inclusão, edição e exclusão em grande volume. Documento de referência da ferramenta: Atualização em massa.

Para acessar essa função, basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.

Campos da função Atualização em massa específicos para este programa:

Principais campos e parâmetros:

Campo:

Descrição

Unidade do prestador inicial/finalInformar o código inicial e/ou final da unidade do prestador.
Prestador inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do prestador.
Mês inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do mês.
Ano inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do ano.
Comprovantes a listar

Informar o código dos comprovantes a listar.

Opções:

  • Todos
  • Excluídos
  • Ativos


Informações sobre as colunas a serem preenchidas no arquivo CSV


Principais campos e parâmetros:

Campo:

Descrição

Ação (INCLUIR/ALTERAR/EXCLUIR)Ação que irá ser executada, somente as opções INCLUIR, ALTERAR e EXCLUIR serão aceitas, caso esteja diferente a linha em questão será desconsiderada.

Unidade do prestador

Informar o código da unidade do prestador que apresentou o comprovante de retenção do INSS. Este código deve estar cadastrado no cadastro Manutenção Cadastro Unidades - hcg.healthinsurancecompany. A descrição da unidade está disponível no hcg.healthInsuranceCompany.

Prestador

Informar o código do prestador que apresentou o comprovante de retenção do INSS. Este código deve estar cadastrado no cadastro Manutenção Prestadores CG0210Y. O nome do prestador está disponível no CG0210Y.

Tipo de pessoaInformar o tipo de pessoa recolhedora do INSS. Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

CNPJ/CPF

Informar o CNPJ ou CPF da fonte que recolheu o INSS para este prestador.

Importante

Se um CNPJ for fornecido, a célula que armazena o valor deve ser formatada como texto, e não como formato numérico, garantindo a preservação do valor, evitando qualquer formatação que possa ocorrer em modo numérico.

Mês/Ano

Informar o Mês/Ano do recolhimento do INSS, na outra fonte pagadora.

Sequência do documento

Indica número sequencial, pois pode haver mais de um recolhimento para o mesmo prestador e fonte pagadora no período. Este número é apresentado automaticamente pelo programa.

Nome da empresa

Informar o nome da empresa que recolheu o INSS. Apenas informativo.

Base INSS (R$)

Informar o valor base para o cálculo do INSS já retido em outra fonte pagadora.

INSS Retido (R$)

Informar o valor do INSS retido na outra fonte pagadora.

Documento

Informar o Tipo de documento do recolhimento do INSS. Apenas informativo.

  • Carnê contribuinte individual
  • Contra-cheque
  • Declaração
  • RPA
  • Outros

Tipo de renda

Informar o Tipo de renda, referente ao recolhimento da outra fonte pagadora: Fixa ou Variável.

Categoria do trabalhador no eSocialInformar categoria de trabalhador eSocial. Este campo é obrigatório.
Tipo de contribuiçãoInformar o tipo da contribuição previdenciária do trabalhador a qual refere-se o registro. Apenas informativo para envio no S-1200 do eSocial.
Tipo de pessoaInformar se o tipo de pessoa deve ser Física ou Jurídica.
Excluído

Informa se o registro foi excluído ou não. 

Importante

Informação preenchida pelo sistema.

Data de exclusão

Informa a data de exclusão do registro.

Importante

Informação preenchida pelo sistema.

Hora de exclusão

Informa a hora de exclusão do registro.

Importante

Informação preenchida pelo sistema.

Excluído por

Informa o usuário que realizou a exclusão do registro.

Importante

Informação preenchida pelo sistema.

JustificativaInformar a justificativa da exclusão do registro (caso se deseje realizar uma exclusão).



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