Árvore de páginas

Liquidar Título com Cheque Recebido - ACR726AA

Visão Geral do Programa

A liquidação de títulos com cheque é mais uma opção para ajudar no controle de títulos a receber.

O principal objetivo deste programa é efetuar a liquidação de títulos com cheques (normalmente pré-datados) recebidos, sendo que os títulos liquidados são baixados e os cheques inseridos são registrados automaticamente.

O recebimento de pagamento com cheques, sejam eles pré-datados ou não, é comum no dia a dia do departamento de Contas a Receber de qualquer empresa. Desta forma, é necessário um total controle destes cheques recebidos.

Este programa possibilita inclusive que sejam registrados cheques de terceiro na liquidação de títulos, sendo que são efetuadas validações em relação ao usuário que está efetuando o registro dos cheques de terceiro. No programa Manutenção Usuário Cheque Terceiro são definidos limites de valores recebidos com cheques de terceiro, por usuário.

Neste programa, pode-se efetuar:

  • Liquidação de Título relacionando apenas um Cheque.

  • Liquidação de Título relacionando vários Cheques.

  • Liquidação de vários Títulos relacionando apenas um Cheque.

Importante:

É necessário entender o conceito de Valor Vinculado de cheque, utilizado neste Módulo nas liquidações com Cheques. Desta forma, é apresentado a seguir o conceito e exemplos relacionados.

Caso o valor informado como vinculado seja idêntico ao total do cheque, é automaticamente gerado novo título do tipo Cheque Recebido no valor vinculado. Caso o valor vinculado seja inferior ao valor total do cheque, o título Cheque Recebido não é gerado neste momento. Desta forma, os títulos do tipo Cheque somente são gerados quando o valor do Cheque está totalmente vinculado aos títulos.

Exemplos:

Nos exemplos a seguir estão listados algumas possíveis situações de liquidação com cheque, no intuito de reforçar o entendimento do conceito de Valor Vinculado.

Exemplo 1:

Na liquidação do título 321/1, no valor de $ 7.000,00, foi utilizado cheque  477.315, no valor de $ 7.000,00, sendo informado o valor vinculado de $ 7.000,00. Este título de $ 7.000,00 sofre uma liquidação total, ficando com saldo de $ 0,00. É também gerado neste momento, um título do tipo Cheque Recebido, no valor vinculado de $ 7.000,00, a ser liquidado quando do depósito deste.

Exemplo 2:

Na liquidação do título 123/1, no valor de $ 5.000,00, foi utilizado o cheque  223.645, no valor de $ 6.500,00, sendo informado o valor vinculado de $ 2.000,00. Este título de $ 5.000,00 sofre uma liquidação parcial no valor de $ 2.000,00, ficando com saldo de $ 3.000,00 em aberto. Neste momento não é gerado o título do tipo Cheque Recebido no valor de $ 2.000,00, visto que este somente é gerado quando o valor total do cheque é igual ao vinculado. O valor restante do cheque deve ser utilizado para liquidar outro título.

Exemplo 3:

Na liquidação do título 594/1, no valor de $ 8.000,00, foram utilizados os seguintes cheques:

Número

Valor $

Valor Vinculado

328.657

1.100,00

1.100,00

223.645

6.500,00

4.500,00

473.658

5.000,00

2.400,00

Desta forma, o título é liquidado totalmente, ficando com saldo de $ 0,00. Visto que este cliente é o mesmo do exemplo 2, são gerados os seguintes títulos do tipo Cheque Recebido:

Espécie

Número Título

Número Cheque

Valor $

CH

2

328.657

1.100,00

CH

3

223.645

6.500,00

Neste momento foram criados estes dois cheques, visto que o valor total destes estão totalmente vinculados. Lembrando que para o Cheque 223.645 já havia sido vinculado o valor de $ 2.000,00 no exemplo 2, mas sua geração acontece apenas neste momento. O cheque de número 473.658 não foi gerado, visto que seu valor total de $ 5.000,00 ainda não ter sido totalmente vinculado.

Importante:

O código da espécie utilizada para gerar o título Cheque é determinado no programa Manutenção Espécie Financeira ACR, onde é informada a espécie de Cheque a ser relacionada a uma espécie do tipo Normal.

O código para o título Cheque Recebido gerado é determinado automaticamente pelo sistema, utilizando sempre o número do cheque informado, variando o número da parcela, caso existam no sistema mais de um cheque com o mesmo número.

É possível efetuar a atualização de lotes de liquidação, via on-line ou via RPW, sendo esse um processo que não se propõe a efetuar qualquer alteração nos lotes existentes. Possibilita somente que sejam consultados e atualizados. Veja mais informações na descrição Atualização Lotes de Liquidação (ACR781AA).

 

No caso de um título ter sido liquidado e haver a necessidade de estornar essa liquidação, é necessário primeiramente estornar o título de cheque. Caso esse título de cheque já tenha sido liquidado, é necessário efetuar o estorno da liquidação do cheque,e, posteriormente, estornar o cheque e o título que gerou o cheque.

Considerações referentes ao IVA – Imposto de Valor Agregado na Liquidação de Títulos.


A liberação da comissão da duplicata apenas ocorre após a liquidação do cheque, utilizado para a liquidação desta duplicata.

Manutenção Lotes Liquidação ACR

Objetivo da tela:

Permitir liquidar títulos pagos com cheques, sendo que os títulos são baixados e gerados novos do tipo Cheque Recebido.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui Lote

Quando acionado, é possível incluir um novo lote de liquidação de títulos. Veja mais informações na descrição da tela Inclui Lote Liquidação ACR. 

Movimentos

Quando acionado, é possível incluir títulos a serem liquidados no lote. Veja mais informações na descrição da tela Itens Lote Liquidação ACR

Configura RPC

Quando acionado, é apresentada a opção de executar este programa via RPC. Ver mais informações na descrição do Manual de Referência do Módulo Básico – Utilização RPC.

Totais

Quando acionado, é apresentada tela com os valores totais das movimentações de liquidações do lote. 

Opções Avançadas

Quando acionado, é apresentada tela onde é possível efetuar alterações nas datas de geração, liquidação e crédito de todos títulos do lote ao mesmo tempo.

Atualiza

Quando acionado, é possível confirmar a liquidação dos títulos incluídos no lote.

Inclui Lote Liquidação ACR

Objetivo da tela:

Permitir incluir um novo lote de liquidação de títulos.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Estabelecimento

Inserir o estabelecimento relacionado ao lote de liquidação que está sendo gerado. 

Referência

Inserir a referência que tem como finalidade controlar os registros de lotes efetuados. O sistema exibe uma referência sugerida, sendo que pode ser alterada. A referência sugerida possui o seguinte formato:

Ano + Mês + Dia + X + XXX (aleatório).

Exemplo:
990112Tdhd onde

99 = Ano

01 = Mês

12 = Dia

T = Letra de sugestão da movimentação.

dhd = Sequência aleatória de letras sugerida pelo sistema.

Nota:

A referência é única no sistema, ou seja, não pode ser informada mais de uma vez. 

Data Geração

Inserir a data de geração a ser considerada para o lote de liquidação que está sendo implementado. Esta data é sugerida como data crédito na inclusão de cada título para liquidação.

Total Movimento

Inserir o valor total dos movimentos de liquidação a serem efetuados neste lote.

Somente é possível atualizar o lote de liquidação, quando o valor deste campo é idêntico ao valor do campo Total Movimento da tela base.

Nota:

Caso seja informado o valor 0,00 (zero) neste campo, não é efetuada validação na atualização do lote de liquidações. 

Tipo Liquidação

Selecionar a opção que determina o tipo de liquidação a ser utilizada. As opções disponíveis são:

Lote: quando esta opção é selecionada, é determinado que se pretende efetuar liquidações de títulos em um lote de liquidações, sendo necessário inserir cada título a ser liquidado. Esta opção é explicada neste programa.

Automática: quando esta opção é selecionada, é possível selecionar faixas de dados que determinam títulos a serem automaticamente liquidados. Esta opção é explicada na Liquidação Automática com Cheques (ACR726AA).

Perdas Dedutíveis: esta opção é selecionada quando da necessidade de liquidar títulos por perdas dedutíveis, sendo explicada no programa Liquidar Títulos por Perdas Dedutíveis (ACR726AA).

Importante:

Alguns dos campos desta tela de Inclui lote de liquidação não são diretamente utilizados para liquidação de títulos com Cheque, mas podem ser visualizados no programa Liquidar Título (ACR726AA).

Itens Lote Liquidação ACR

Objetivo da tela:

Permitir incluir títulos a serem liquidados no lote.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui

Veja mais informações na descrição da tela Inclui Item Lote Liquidação ACR.

Inclui Item Lote Liquidação ACR

Objetivo da tela:

Permitir a inclusão de Item Lote Liquidação ACR. Esta tela é apresentada automaticamente, quando não existir títulos no lote e acionar o botão Movimentos, localizado na tela Manutenção Lotes Liquidação ACR.

Também pode ser acessada, ao acionar o botão Inclui, localizado na tela Itens Lote Liquidação ACR.

Importante:

Quando informado o Tipo de Liquidação Lote na tela Inclui Lote Liquidação ACR para efetuar liquidações de títulos com cheque, deve-se acionar o botão Cheques nesta tela.

Considerações referentes ao IVA – Imposto de Valor Agregado na Inclusão Itens Lote de Liquidação.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Chave Alternativa de Acesso

Quando acionado, é possível inserir um título, conhecendo-se apenas as informações bancárias.

Cheques Pré-datados

Quando acionado, é possível liquidar títulos com cheque. Veja mais informações na descrição Cheques ACR.

Importante:

Este botão é habilitado quando inserido código de portador do tipo Caixa na tela Lote Liquidação ACR.

O botão Cheques Pré-datados está localizado ao lado do campo Total Cheques. 

Histórico

Quando acionado, é possível incluir um histórico para a liquidação do título. 

Rateio Valor

Quando acionado, é possível acessar a tela Inclui Apropriação Contab Pend ACR. Veja mais informações na descrição da tela Manutenção Rateio Valores.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Estab

Neste campo deve ser inserido o código do estabelecimento relacionado ao título a ser incluído na liquidação. 

Espécie

Inserir neste campo o código da espécie do título a ser liquidado. 

Série

O código da série do título a ser liquidado deve ser inserido neste campo. 

Título

Neste campo deve ser inserido o número ou código do título no qual deseja-se efetuar a liquidação.

Importante:

Quando acionado o botão Pesquisa, é apresentada a janela de faixa de documentos para seleção. 

Tit Banco

O número de registro bancário relacionado ao título inserido é exibido neste campo, não sendo possível editá-lo. 

Cliente

Neste campo são exibidos o código e a descrição do cliente relacionado ao título inserido para liquidação. 

Vencto

O vencimento do título inserido para liquidação é exibido neste campo para visualização. 

Moeda

O código da moeda relacionada ao título inserido para liquidação é exibido neste campo. 

Portador

Neste campo é exibido para visualização o código do portador relacionado ao título inserido para liquidação. 

Saldo

O valor do saldo do título é exibido neste campo. 

Tipo Liq

Deve-se selecionar o tipo a ser considerado para a liquidação sendo que, para esta opção de liquidar títulos com cheque, deve-se utilizar a opção Pagamento.

Estorna Comissão

Este campo é somente habilitado quando o tipo de liquidação selecionado for Devolução, e determina se deve ser estornado ou não a comissão relacionada ao título liquidado nesta situação.

Moeda

Deve ser inserido neste campo o código da moeda a ser utilizada na liquidação que está sendo efetuada.

Portador

Na liquidação de título com Cheque, deve-se inserir neste campo o código de portador obrigatoriamente do tipo Caixa.

Crédito

É sugerido neste campo a data de geração do lote. Esta data pode ser aqui alterada, sendo que representa o dia da entrada de numerário, e é também utilizada para calcular a data de liquidação. Esta data de Crédito é utilizada na contabilização da movimentação de liquidação.

Exemplo:
Determinado Cliente efetuou pagamento do título 321/1 no banco, no dia 07/02, sendo que o valor somente teve entrada na conta do cedente no dia 09/02. Desta forma:

07/02 é a data de liquidação.

09/02 é a data de crédito, contábil e também utilizada como data de transação. 

Liquidação

Neste campo é sugerida data de liquidação, sendo esta calculada, pela data crédito inserida menos (–) a quantidade de dias de Float, determinada na Manutenção Portador Banco utilizado. Esta data determina o dia em que foi efetivamente pago o título, sendo utilizada para cálculos de juros e estatística do cliente.

Exemplo:
Determinado Cliente efetuou pagamento do título 321/1 no banco, no dia 07/02, sendo que o valor somente teve entrada na conta do cedente no dia 09/02. Desta forma:

07/02 é a data de liquidação.

09/02 é a data de crédito, contábil e também utilizada como data de transação. 

Tip Cal Jur

Selecionar, entre as opções disponíveis, a opção de cálculo de juros do aviso de débito, gerado na atualização do arquivo. As opções são:

Simples: ao selecionar essa opção, não ocorrem mudanças no cálculo dos juros.

Fórmula: saldo do título X percentual de juros X número de dias em atraso / 100;

Composto: ao selecionar essa opção, haverá mudanças no cálculo dos juros. Esse cálculo será feito da seguinte forma: o valor dos juros calculados para o primeiro dia, será acrescido do valor do título para calcular o valor dos juros do segundo dia e assim sucessivamente.

Fórmula: juros = juros + ((valor título + juros) X %juros / 100). 

Cotação R$

Inserir a cotação da moeda a ser utilizada.

Cotação R$

Inserir a cotação inversa da moeda a ser utilizada no registro do titulo, determinando que o sistema irá inverter o cálculo da conversão.

Exemplo:

Para a cotação Real – Ufir = 0,8977

Ao inserir a cotação Inversa, o sistema efetua o cálculo, ficando: Ufir – Real (1/0,8977 = 1,1140).

Vl Liquidação

É exibido neste campo o valor saldo do título que está sendo liquidado, sendo que é possível alterar este valor, assinalando o campo fixo e inserindo novo valor neste campo.

Vl Recebido

Neste campo é exibido o valor total recebido pela liquidação do título. Caso o campo Fixa não estiver assinalado, representa que o valor exibido foi automaticamente calculado pela somatória dos valores de campos acima deste.

Já quando o campo Fixa está assinalado, determina que o valor deste campo foi informado.

Importante:

Caso esta soma dos valores da liquidação não for idêntica ao valor Total Recebido informado, este é apresentado em vermelho. Neste caso, desmarcando a opção Fixa ao lado do Total Recebido, o sistema calcula automaticamente o total recebido correto. 

Total Cheques

O valor apresentado neste campo representa a liquidação do título pelo pagamento com cheques. Veja mais informações na descrição da tela Cheques ACR.

Nota:

Os demais campos desta tela não estão diretamente relacionados ao objetivo deste programa, que é apresentar a liquidação de títulos pelo pagamento com cheques. Desta forma, os campos não apresentados neste programa são melhor explicados na descrição Liquidar Título (ACR726AA).

Faixa Contas a Receber

Objetivo da tela:

Permitir determinar faixas de títulos a serem apresentadas na tela Inclui Item Lote Liquidação.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Data

Neste campo devem ser inseridos as datas inicial e final, determinando desta forma, uma faixa de títulos a serem apresentados na tela Inclui Item Lote Liquidação. 

Estabelecimento

Neste campo devem ser inseridos os códigos de estabelecimento inicial e final, determinando desta forma, uma faixa de títulos a serem apresentados na tela Inclui Item Lote Liquidação. 

Espécie

Neste campo devem ser inseridos os códigos de espécie de títulos inicial e final, determinando desta forma, uma faixa de títulos a serem apresentados na tela Inclui Item Lote Liquidação. 

Série

Neste campo devem ser inseridos as séries inicial e final, determinando desta forma, uma faixa de títulos a serem apresentados na tela Inclui Item Lote Liquidação. 

Título

Neste campo devem ser inseridos os títulos inicial e final, determinando desta forma, uma faixa de títulos a serem apresentados na tela Inclui Item Lote Liquidação. 

Parcela

Neste campo devem ser inseridos os códigos de clientes inicial e final, determinando desta forma, uma faixa de títulos a serem apresentados na tela Inclui Item Lote Liquidação. 

Cliente

Neste campo devem ser inseridos os códigos de clientes inicial e final, determinando desta forma, uma uma faixa de títulos a serem apresentados na tela Inclui Item Lote Liquidação. 

Processo Exportação

Neste campo devem ser inseridos os processos de exportação inicial e final, determinando desta forma, uma faixa de títulos a serem apresentados na tela Inclui Item Lote Liquidação.

Cheques ACR

Objetivo da tela:

Permitir liquidar títulos com cheque.

Nota:

Quando ainda não existir cheques relacionados na liquidação do título no lote, é apresentada automaticamente a tela Inclui / Vincula Cheque ACR.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui

Veja mais informações na descrição da tela Inclui / Vincula Cheque ACR

Faixa

Quando acionado, é possível visualizar apenas alguns dos cheques inseridos. 

Filtro

Quando acionado, é apresentada tela onde são exibidas as opções disponíveis para filtrar os cheques a serem apresentados.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Referência

Exibe a referência do lote de liquidação. 

Sequência

Exibe o número de sequência do título que está sendo liquidado com cheque no lote de liquidação. 

Cliente

Exibe o código e a descrição do cliente relacionado ao título que está sendo liquidado com Cheque.

Espécie

Exibe o código da espécie do título que está sendo liquidado. 

Série

Exibe a série do título que está sendo liquidado com cheque.

Título

Exibe o número do título no qual está sendo efetuada a liquidação com cheque.

Total Informado

Exibe o valor total vinculado de cheques relacionados à liquidação do título.

Inclui / Vincula Cheque ACR

Objetivo da tela:

Permitir incluir/vincular cheque ACR. Esta tela é acessada automaticamente, ao acionar o botão Cheques Pré-datados e não existirem cheques relacionados na liquidação do título. Também é acessada, ao acionar o botão Inclui na tela Cheques ACR.

Importante:

Neste momento será verificado se a empresa está parametrizada para permitir que um cheque possa liquidar títulos de clientes diferentes, de acordo com a parametrização na Manutenção Parâmetro Empresa ACR (ACR008TA).


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Utiliza Leitora Ótica

Quando assinalado, habilita o campo ao lado para que o código de barras seja informado, ou capturado por uma leitura de códigos de barra.

Importante:

Nesse caso, os campos Banco, Agência, Conta Banco e Número ficarão desabilitados.

O código de barras informado ou capturado atualizará as informações do cheque da seguinte forma: 
Banco             = Posição 02 a 04 
Agência          = Posição 05 a 08 
Conta Banco = Posição 14 a 19 
Número         = Posição 23 a 32 

Banco

Inserir o código que identifica a entidade financeira Banco do Cheque que está sendo emitido. 

Agência

Inserir o número da agência do banco relacionado ao cheque.

Conta Banco

Inserir o número da conta corrente do emissor do Cheque. 

Número

Inserir o número do cheque recebido para pagamento do título que está sendo liquidado.

Moeda

Exibe o código da moeda relacionada ao título que está sendo liquidado.

Valor

Inserir o Valor Total do Cheque, independente do valor que está sendo liquidado para o título. 

Vinculado

Exibe o valor inserido para o cheque, podendo este ser aqui alterado. O conteúdo deste campo representa qual o valor do cheque que deve ser utilizado para liquidar o título.

Exemplo:
Foi recebido um cheque de $ 5.000,00 para pagar cinco títulos diferentes, sendo cada um de $ 1.000,00. Quando efetuada a inclusão do cheque para cada título, deve-se inserir no campo Valor, a quantia total do cheque $ 5.000,00, e neste campo Vinculado, deve-se informar o valor de $ 1.000,00. 

Dt Emissão

Inserir a data de emissão do cheque que está sendo incluído. 

Prev Apres

Inserir a data prevista para apresentação do cheque que está sendo incluído. 

Prevs Cr

Inserir a data prevista de crédito para o cheque. Esta deve ser a data em que o valor do cheque estará liberado em dinheiro para utilização. Esta data também é utilizada como previsão da Entrada no Fluxo Financeiro para o Módulo de Fluxo de Caixa.

Cheque Terceiro

Quando este campo é assinalado, determina-se que o cheque não foi emitido pelo cliente do título relacionado, sendo obrigatório à identificação do emissor do cheque. 

Física / Jurídica

Deve-se assinalar uma das opções, determinando a origem da pessoa emissora do cheque.

Nota:

Estes campos somente são habilitados quando assinalada a opção Cheque Terceiro. 

Pessoa

Inserir o código da pessoa física ou jurídica que emitiu o cheque.

Nota:

Este campo é somente habilitado quando assinalada a opção Cheque Terceiro. 

ID Federal

Exibe o código de identificação (CNPJ ou CPF) da pessoa inserida, que emitiu o cheque que está sendo incluído.

País

O código que identifica o país da pessoa inserida para o cheque que está sendo incluído é exibido neste campo. 

Nome

Exibe a descrição do nome da pessoa inserida para o cheque. 

Cidade

A descrição da cidade relacionada a pessoa inserida para o cheque é exibida neste campo. 

Usuário

Exibe o código e a descrição do usuário que está incluindo o cheque, podendo este ser aqui alterado. A informação deste campo determina o usuário responsável pelo cheque que está sendo implementado.

Importante:

É efetuada validação do valor do cheque com os parâmetros do usuário inserido. Veja detalhes no processo Cadastros – Manutenção Usuário Cheques Terceiros (ACR000AA).

Destino

Selecionar uma das opções, determinando o destino para o cheque que está sendo incluído. Esta informação é documentacional e serve apenas para identificar o possível destino do cheque. As opções disponíveis são:

Depósito: quando selecionada esta opção, determina que o cheque deve ser utilizado para depósito na conta bancária do cedente.

Pagamento: quando selecionada esta opção, determina que o cheque deve ser utilizado para pagamento de títulos.

Caução: quando selecionada esta opção, determina que o cheque deve ser utilizado como garantia de operações financeiras ficando este caucionado.

Desconto: quando selecionada esta opção, determina que o cheque deve ser descontado em uma entidade financeira. Entende-se por descontado, a sua troca antecipada por dinheiro, com algum encargo pago a entidade financeira.

Manutenção Rateio Valores

Objetivo da tela:

Permitir acessar a tela Inclui Apropriação Contab Pend ACR, onde é possível efetuar o rateio de tipo de fluxo e unidade de negócio para a liquidação por cheque.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui

Quando acionado, é possível efetuar a implementação do rateio de tipos de fluxo e unidades de negócio. Veja mais informações na descrição Inclui Apropriação Contab Pend ACR

Rec/Desp

Veja mais informações na descrição da tela Rateio Receita/Despesa.

Inclui Apropriação Contab Pend ACR

Objetivo da tela:

Permitir a inclusão de Apropriação Contab Pend ACR.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Tipo Fluxo

Inserir o código ou número que identifique o tipo de fluxo a receber o valor do rateio. 

Unid Negócio

Inserir o nome ou código que identifique a unidade de negócio a ser relacionada com o valor rateado.

Valor Aprop Ctbl

Inserir o valor a ser relacionado com o tipo de fluxo e unidade de negócio.

Saldo a Ratear

Exibe o valor já rateado do aviso de débito gerado na renegociação.

Total Rateio

Exibe o valor total do aviso de débito que está sendo rateado.

Rateio Receita/Despesa

Objetivo da tela:

Permitir o rateio receita/despesa.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Rateio de Valores

 

Opção Abatimento – Veja mais informações na descrição da tela Rateio de Abatimento.

Opção Desconto – Veja mais informações na descrição da tela Rateio de Desconto.

Opção Juros – Veja mais informações na descrição da tela Rateio de Juros.

Opção Multa – Veja mais informações na descrição da tela Rateio de Multa.

Opção Desp Bcia – Veja mais informações na descrição da tela Rateio de Desp Bcia.

Opção Correc Monet – Veja mais informações na descrição da tela Rateio de Correc Monet.

Rateio de Abatimento

Objetivo da tela:

Permitir o rateio de abatimento.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui

Veja mais informações na descrição da tela Inclui Apropriação Rateio de Abatimento.

Inclui Apropriação Rateio de Abatimento

Objetivo da tela:

Permitir a inclusão de apropriação de rateio de abatimento.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Tipo Fluxo

Inserir o código ou número que identifique o tipo de fluxo a receber o valor do rateio. 

Tp Abatim

Inserir neste campo o tipo de abatimento. 

Plano Contas

Inserir neste campo o nome ou código que identifique o Plano de Contas.

nota

Quando informado o Tipo de Abatimento este campo será apresentado, de acordo com o cadastro do tipo de abatimento, e após desabilitado. 

Conta Contábil

Inserir neste campo o nome ou código que identifique a conta contábil para o rateio.

Nota:

Quando informado o Tipo de Abatimento este campo será apresentado, de acordo com o cadastro do tipo de abatimento, e após desabilitado. 

Unid Negócio

Inserir o nome ou código que identifique a unidade de negócio a ser relacionada com o valor rateado.

Perc Rateio

Inserir o percentual a ser rateado. 

Valor Aprop Ctbl

Inserir o valor a ser relacionado com o tipo de fluxo e unidade de negócio.

Importante:

Somente podem ser informadas Unidades de Negócio e Tipo de Fluxo que já foram informados no rateio de implantação do título.

É permitido informar apenas a Unidade de Negócio e não informar o Tipo de Fluxo. Quando isto ocorrer, será gerado o rateio de acordo com as Unidades de Negócio do Título.

Exemplo:

Título rateado na Unidade de Negócio A, Tipo de Fluxo 2.1 e 2.2. Caso seja informada apenas a Unidade de Negócio A, será gerado automaticamente o rateio para a unidade A, Tipo de Fluxo 2.1 e 2.2.

Rateio de Desconto

Objetivo da tela:

Permitir o rateio de desconto.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui

Veja mais informações na descrição da tela Inclui Apropriação Rateio de Desconto.

Inclui Apropriação Rateio de Desconto

Objetivo da tela:

Permitir a inclusão de apropriação de rateio de desconto.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Tipo Fluxo

Inserir o oódigo ou número que identifique o tipo de fluxo a receber o valor do rateio. 

Tp Abatim

Campo desabilitado. 

Plano Contas

Inserir neste campo o nome ou código que identifique o Plano de Contas. 

Conta Contábil

Inserir neste campo o nome ou código que identifique a conta contábil para o rateio. 

Unid Negócio

Inserir o nome ou código que identifique a unidade de negócio a ser relacionada com o valor rateado. 

Perc Rateio

Inserir o percentual a ser rateado. 

Valor Aprop Ctbl

Inserir o valor a ser relacionado com o tipo de fluxo e unidade de negócio.

Importante:

Somente podem ser informadas Unidades de Negócio e Tipo de Fluxo que já foram informados no rateio de implantação do título.

É permitido informar apenas a Unidade de Negócio e não informar o Tipo de Fluxo. Quando isto ocorrer, será gerado o rateio de acordo com as Unidades de Negócio do Título.

Exemplo:

Título rateado na Unidade de Negócio A, Tipo de Fluxo 2.1 e 2.2. Caso seja informada apenas a Unidade de Negócio A, será gerado automaticamente o rateio para a unidade A, Tipo de Fluxo 2.1 e 2.2.

Rateio de Juros

Objetivo da tela:

Permitir o rateio de juros.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui

Veja mais informações na descrição da tela Inclui Apropriação Rateio de Juros.

Inclui Apropriação Rateio de Juros

Objetivo da tela:

Permitir a inclusão de apropriação de rateio de juros.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Tipo Fluxo

Inserir o código ou número que identifique o tipo de fluxo a receber o valor do rateio. 

Tp Abatim

Campo desabilitado. 

Plano Contas

Inserir neste campo o nome ou código que identifique o Plano de Contas. 

Conta Contábil

Inserir neste campo o nome ou código que identifique a conta contábil para o rateio. 

Unid Negócio

Inserir o nome ou código que identifique a unidade de negócio a ser relacionada com o valor rateado.

Perc Rateio

Inserir o percentual a ser rateado. 

Valor Aprop Ctbl

Inserir o valor a ser relacionado com o tipo de fluxo e unidade de negócio.

Importante:

Somente podem ser informadas Unidades de Negócio e Tipo de Fluxo que já foram informados no rateio de implantação do título.

É permitido informar apenas a Unidade de Negócio e não informar o Tipo de Fluxo. Quando isto ocorrer, será gerado o rateio de acordo com as Unidades de Negócio do Título.

Exemplo:

Título rateado na Unidade de Negócio A, Tipo de Fluxo 2.1 e 2.2. Caso seja informada apenas a Unidade de Negócio A, será gerado automaticamente o rateio para a unidade A, Tipo de Fluxo 2.1 e 2.2.

Rateio de Multa

Objetivo da tela:

Permitir o rateio de multa.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui

Veja mais informações na descrição da tela Inclui Apropriação Rateio de Multa.

Inclui Apropriação Rateio de Multa

Objetivo da tela:

Permitir a inclusão de apropriação de rateio de multa.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Tipo Fluxo

Inserir o código ou número que identifique o tipo de fluxo a receber o valor do rateio. 

Tp Abatim

Campo desabilitado. 

Plano Contas

Inserir neste campo o nome ou código que identifique o Plano de Contas. 

Conta Contábil

Inserir neste campo o nome ou código que identifique a conta contábil para o rateio. 

Unid Negócio

Inserir o nome ou código que identifique a unidade de negócio a ser relacionada com o valor rateado.

Perc Rateio

Inserir o percentual a ser rateado. 

Valor Aprop Ctbl

Inserir o valor a ser relacionado com o tipo de fluxo e unidade de negócio.

Importante:

Somente podem ser informadas Unidades de Negócio e Tipo de Fluxo que já foram informados no rateio de implantação do título.

É permitido informar apenas a Unidade de Negócio e não informar o Tipo de Fluxo. Quando isto ocorrer, será gerado o rateio de acordo com as Unidades de Negócio do Título.

Exemplo:

Título rateado na Unidade de Negócio A, Tipo de Fluxo 2.1 e 2.2. Caso seja informada apenas a Unidade de Negócio A, será gerado automaticamente o rateio para a unidade A, Tipo de Fluxo 2.1 e 2.2.

Rateio de Desp Bcia

Objetivo da tela:

Permitir o rateio de despesa bancária.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui

Veja mais informações na descrição da tela Inclui Apropriação Rateio de Despesa Bancária.

Inclui Apropriação Rateio de Despesa Bancária

Objetivo da tela:

Permitir a inclusão de apropriação de rateio de despesa bancária.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Tipo Fluxo

Inserir o código ou número que identifique o tipo de fluxo a receber o valor do rateio.

Tp Abatim

Campo desabilitado. 

Plano Contas

Inserir neste campo o nome ou código que identifique o Plano de Contas. 

Conta Contábil

Inserir neste campo o nome ou código que identifique a conta contábil para o rateio. 

Unid Negócio

Inserir o nome ou código que identifique a unidade de negócio a ser relacionada com o valor rateado.

Perc Rateio

Inserir o percentual a ser rateado. 

Valor Aprop Ctbl

Inserir o valor a ser relacionado com o tipo de fluxo e unidade de negócio.

Importante:

Somente podem ser informadas Unidades de Negócio e Tipo de Fluxo que já foram informados no rateio de implantação do título.

É permitido informar apenas a Unidade de Negócio e não informar o Tipo de Fluxo. Quando isto ocorrer, será gerado o rateio de acordo com as Unidades de Negócio do Título.

Exemplo:

Título rateado na Unidade de Negócio A, Tipo de Fluxo 2.1 e 2.2. Caso seja informada apenas a Unidade de Negócio A, será gerado automaticamente o rateio para a unidade A, Tipo de Fluxo 2.1 e 2.2.

Rateio de Correc Monet

Objetivo da tela:

Permitir o rateio de correção monetária.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui

Veja mais informações na descrição da tela Inclui Apropriação Rateio de Correção Monetária.

Inclui Apropriação Rateio de Correção Monetária

Objetivo da tela:

Permitir a inclusão de apropriação de rateio de correção monetária.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Tipo Fluxo

Inserir o código ou número que identifique o tipo de fluxo a receber o valor do rateio.

Tp Abatim

Campo desabilitado.

Plano Contas

Inserir neste campo o nome ou código que identifique o Plano de Contas.

Conta Contábil

Inserir neste campo o nome ou código que identifique a conta contábil para o rateio.

Unid Negócio

Inserir o nome ou código que identifique a unidade de negócio a ser relacionada com o valor rateado.

Perc Rateio

Inserir o percentual a ser rateado.

Valor Aprop Ctbl

Inserir o valor a ser relacionado com o tipo de fluxo e unidade de negócio.

Importante:

Somente podem ser informadas Unidades de Negócio e Tipo de Fluxo que já foram informados no rateio de implantação do título.

É permitido informar apenas a Unidade de Negócio e não informar o Tipo de Fluxo. Quando isto ocorrer, será gerado o rateio de acordo com as Unidades de Negócio do Título.

Exemplo:

Título rateado na Unidade de Negócio A, Tipo de Fluxo 2.1 e 2.2. Caso seja informada apenas a Unidade de Negócio A, será gerado automaticamente o rateio para a unidade A, Tipo de Fluxo 2.1 e 2.2.


Regras de Negócio

A opção de Liquidar títulos com Cheque possui várias regras importantes, sendo algumas citadas a seguir:

Criação do Cheque

Sempre que efetuada uma liquidação com cheque, este é automaticamente criado com os dados determinados e principalmente com seu valor TOTAL, independente do valor já vinculado.

Criação do Título Cheque Recebido

O título do tipo Cheque Recebido é somente criado, quando o valor vinculado de um cheque é igual ao valor total. Desta forma, é necessário vincular o valor total de um cheque, para que o título ou títulos do tipo cheque recebido sejam criados. Lembrando que um Cheque pode ser utilizado para liquidar vários títulos.

Conferência e Análises de Cheque Recebidos

Visto o cheque sempre ser criado no momento da liquidação, mas o título do tipo Cheque Recebido somente ser criado quando o valor total vinculado é igual ao valor total do cheque, é possível efetuar conferências e análises com estes cheques.

Esta conferência deve ser efetuada com a emissão do Relatório Demonstrativo de Cheques, onde são listados os Cheques criados e seus movimentos relacionados. Caso o valor dos movimentos (vinculações) não seja idêntico ao total do Cheque, este apresenta a situação de Pendente = Sim. Desta forma, indica que os títulos do tipo cheque recebido ainda não foram criados.

Gerar uma Antecipação em uma Liquidação com Cheque

Para esta situação é necessário efetuar a liquidação, fixando o campo Valor Recebido e informando o valor superior ao do campo Valor Liquidação. Na inclusão do Cheque para esta liquidação, o valor Vinculado deve ser o mesmo do valor Recebido.

Nota:

Caso o valor do cheque seja maior do que o valor vinculado, entende-se que este cheque deve ser utilizado em outra liquidação e não na geração automática de antecipação.

 

Conteúdos Relacionados:

Além da implementação dos cadastros básicos descritos no processo Cadastros deste manual, é pré-requisito para a execução deste programa a existência do título a ser liquidado.

Valor Vinculado

Liquidar Título (ACR726AA)

Liquidação Automática com Cheques (ACR726AA)

Relatório Demonstrativo de Cheques (ACR314AA)