Fator de Ponderação - MPV
Utilizado para calcular a média ponderada de consumo de estoque. No EMS, caso este fator seja 0 (zero), significa que o período em questão não é considerado para o cálculo da média. Caso ele seja 1 (um), o período é considerado e se este fator for maior do que 1 (um), o período é considerado com um peso maior, correspondente ao fator. Este valor, interfere indiretamente na geração automática, das ordens de compra de materiais de demanda independente.
Para um melhor entendimento de como o sistema procedeu para obter a previsão de vendas, o sistema, para o primeiro período de previsão (01/2000), apenas somou as quantidades da demanda existentes no histórico (base para a geração de vendas, de acordo com o período inicial/final informados no momento da geração da previsão) sendo que na somatória, o valor de cada período foi multiplicado pelo fator de ponderação equivalente, e dividido pela somatória do fator de ponderação equivalente, sendo posteriormente multiplicado pelo índice de consumo previsto, informado no programa Manutenção Famílias (ver detalhes no Manual de Referência do Módulo de Estoque, Processo de Preparação das Informações – Função Manutenção Famílias Índice Consumo Previsto).
Para o segundo período, o sistema desconsiderou o primeiro período do histórico (06/1998 – 25 quantidades e FP = 1), para o terceiro período, passou a desconsiderar para a somatória, também o segundo período do histórico (07/1998 – 10 quantidades e FP = 1), e assim sucessivamente.
Para o cálculo da previsão do último período, o sistema desconsiderou os períodos 06, 07, 08 e 09, com suas respectivas quantidades e fatores de ponderação para o cálculo da somatória.