Árvore de páginas


Falando de customização...


Essa página oferece opções para personalizar a aparência do contexto através da alteração do logo exibido no menu de topo e a inclusão de campos customizados no perfil dos usuários cadastrados. Para desenvolvedores, são disponibilizados métodos na API REST do TOTVS Identity para criar, atualizar e consultar campos customizados.



Alterar logo da empresa


 Assista ao vídeo


01. Acionar o ícone Configurações  no canto superior direito.

02. Selecionar a opção Customização.

03. Acionar Nova imagem para escolher o logo da empresa.

04. Na tela aberta, incluir a imagem que contém o logo desejado.

É possível incluir a imagem arrastando e soltando o arquivo na área indicada, ou então buscando o arquivo por meio do botão Carregar imagem. Assim que a imagem for apresentada em tela, é possível configurar a visualização dela no Identity (aumentar ou diminuir o tamanho, girar, espelhar horizontal ou verticalmente). 

05. Acionar Concluir para alterar o logo.

O logo da empresa substitui o logo padrão do Identity no menu de topo. Caso a imagem selecionada seja excluída, retorna automaticamente para esse logo padrão.


Criar campos customizados


Veja a imagem


01. Acionar o ícone Configurações  no canto superior direito.

02. Selecionar a opção Customização.

03. Acionar Adicionar campo para incluir um campo customizado no perfil dos usuários.

04. Informar o nome do novo campo.

O nome representa a descrição do conteúdo do campo nas páginas onde o perfil do usuário é exibido e não pode ser alterado após a criação.

05. Configurar o tipo do campo.

As opções disponíveis são:

Tipo de campo

  • Texto: qualquer tipo de texto
  • Número: números decimais
  • Data: datas do calendário
  • Lista de Seleção: será necessário informar as opções disponíveis para seleção.

Tornar este campo obrigatório para o cadastro de usuários.
Define se o preenchimento do campo será obrigatório.

Tornar este campo visível apenas através da API REST. Não irá ser exibido na interface do usuário.
Define a visibilidade do campo. Ao assinalar esta opção, o campo não será exibido em tela durante o cadastro do usuário, nem no perfil. O campo poderá ser preenchido ou consultado apenas através da API REST.

06. Configurar a privacidade do campo, caso a informação solicitada seja um dado pessoal.

Mais detalhes sobre a configuração de privacidade do campo customizado pode ser conferida no item Configurar privacidade.

07. Acionar Adicionar.

Os campos customizados serão exibidos nas páginas de gerenciamentos dos usuários e durante a criação de novos perfis.


Configurar privacidade do campo customizado 


O item Privacidade se dá devido a implementação da regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD ou LGPDP) na organização.

Para maiores informações e esclarecimentos de como a organização irá atuar mediante a conduta LGPD, acesse aqui.

Se o dado inserido nos campos customizados for um dado pessoal ou sensível, é recomendável configurar o item Privacidade, assegurando assim o sigilo da informação e a proteção de acesso a dados pessoais de forma não autorizada, seja acidentalmente ou de forma ilícita.

Com essa configuração o campo é adicionado à listagem de dados pessoais do Identity. Para isso, siga os passos abaixo:

01. Acionar o botão Adicionar dado pessoal.

Será aberta a tela para inclusão das informações, já preenchida com o nome definido para o campo customizado. Esse nome não pode ser alterado.

02. Preencher as informações solicitadas.

As informações solicitadas são:

Tipo
Permite selecionar um tipo de dado que será marcado como sensível ou oculto.
Os tipos disponíveis são: Nome, E-mail, CPF, RG, Carteira de habilitação, Carteira de trabalho, Título de eleitor, Passaporte ou outros, dependendo do tipo de componente para o qual a privacidade está sendo configurada.

Este dado é sensível? 
Quando marcada esta opção, o dado será considerado sensível.

Indica que o dado é classificado como sensível e que ele será informado no relatório de dados do usuário (Exportação de Dados).

É considerado sensível todo dado de origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente a saúde ou a vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

Classificação e justificativa
Especifica para que o dados está sendo solicitado e para quais fins será utilizado.

Classificação: A classificação permite selecionar qual dos motivos gerou a necessidade de configuração da privacidade dos dados.
Os tipos de classificação disponíveis são: Execução de contrato, Obrigação Legal, Consentimento, Execução de políticas públicas, Estudo por órgão de pesquisa, Exercício regular de direito, Para a proteção da vida, Para tutela de saúde, Interesse legítimo e Proteção de crédito.

Justificativa: Permite incluir uma justificativa por extenso, do motivo pelo qual o dado é solicitado e para que ele é utilizado.

Para inserir numa nova classificação e sua justificativa, acione o botão Adicionar, localizado ao lado do menu de Classificação e justificativa.

Para remover, acione o ícone Lixeira, localizado ao lado direito da respectiva classificação e justificativa.

03. Acionar Adicionar.


Alterar a privacidade do campo customizado 


Para alterar a privacidade do campo customizado, siga os passos abaixo:

01. Acionar o ícone Alterar localizado ao lado do campo adicionado.

02. Alterar as informações necessárias.

Dentre as opções para edição estão:

  • Tipo do campo;
  • Este dado é sensível?
  • Adicionar mais uma classificação ou justificativa

03. Acionar Adicionar para salvar as alterações.


Excluir informações de privacidade do campo customizado 


Para excluir a privacidade configurada para o campo customizado, siga os passos abaixo:

01. Acionar o ícone Removerlocalizado ao lado do campo adicionado.

As configurações de privacidade informadas para o campo customizado serão removidas. Ao excluir esse dado, ele deixará de ser considerado pessoal e não será mais monitorado. Porém, todos os registros existentes sobre ele serão mantidos como histórico para auditoria.


Visualizar campos customizados com configuração de privacidade


Ao definir os campos customizados com dados pessoais ou sensíveis, é possível visualizá-los por meio da tela Dados pessoais, na aba Segurança.