Após os recursos estarem alocados nas tarefas, e as respectivas equipes criadas, os usuários (pessoas membros de equipe), poderão iniciar os apontamentos nas tarefas.

O apontamento poderá ser realizado de três formas distintas: através da Visão de Apontamentos em Tarefas , através da Execução da própria tarefa ou pelo processo de apontamentos por período.Em ambas as possibilidades, deverão ser considerados alguns parâmetros e regras de consistência do apontamento.

Cada apontamento terá uma classificação em relação à sua origem, podendo ser "Avulso" que são originários do cadastro a partir da visão de apontamentos ou do processo de inclusão por período ou "Padrão" que são incluídos através da execução de tarefas.

Parâmetros de Apontamentos

Em Parâmetros Gerais é possível parametrizar os apontamentos dos recursos, a fim de limitar a inclusão, ou alteração desses apontamentos.

Na visão de apontamentos (Menu Controle | Timesheet | Apontamento em Tarefas) são exibidas as tarefas onde os membros (pessoas) estão alocados e seus respectivos apontamentos. E nesta visão, o usuário pode incluir, editar e excluir os apontamentos. A tela de apontamentos é exclusiva para lançamentos de apontamentos de usuários alocados em tarefas de timesheet, tanto para responsáveis por equipes que gerenciam os membros, quanto para os próprios membros. Usuários responsáveis por equipes podem lançar apontamentos para outros usuários que são membro da equipe.

As colunas padrões da visão do anexo (a exibição das mesmas pode ser editada pelo usuário), são as seguintes:

 
A tela de edição de apontamentos deverá considerar as seguintes regras:

Ex.:     
Tarefa: 001.01.01 – Configurar Ambiente Integração – Total (Horas): 100 horas

JOSÉ DA SILVA:  60 horas alocadas

JOÃO DE SOUZA:  40 horas alocadas

Apontamento JOSÉ DA SILVA: 25% de completude

Apontamento JOÃO DE SOUZA: 30% de completude

Percentual Concluído da Tarefa:

JOSÉ DA SILVA: 25% * 60 = 15 horas

JOÃO DE SOUZA: 30% * 40 = 12 horas

Total: 27 horas concluídas => 27% da Tarefa concluída

Importante:
A disponibilidade e impacto do percentual de completude da tela de edição do apontamento nas tarefas deverá seguir as seguintes regras:

Ao excluir um apontamento, o percentual concluído da tarefa não deverá ser alterado pois o impacto é apenas em relação ao andamento da tarefa no que diz respeito ao percentual de completude dos apontamentos, e quando um apontamento é excluído, não deve representar o retrocesso da tarefa.

Apontamentos com 100% de completude jamais poderão ser excluídos.

Tais apontamentos poderão ter seu percentual alterado, apenas pelo responsável da equipe e não pelo seus respectivos membros, porém os demais apontamentos relacionados com a mesma tarefa, não poderá ser editados, uma mensagem na tela de edição deverá ser exibida: "O apontamento não poderá ser editado pois a atuação na tarefa atingiu 100% de completude.".

Se o parâmetro de "Utilizar Alocação de Membros de Equipes nas Tarefas de Timesheet" não estiver marcado, somente será possível apontar 100% se não existir mais nenhum usuário executando a mesma tarefa.

Apontamentos retroativos não terão interferência sobre o percentual concluído da tarefa, isto é, o percentual considerado será o da data mais recente. No exemplo abaixo, os apontamentos A3 e A6 que deverão ser considerados, mesmo que os apontamentos A2 e A5 tenham sido lançados posteriormente.

Exemplo:

Tarefa: 001.01.01 - Configurar Ambiente Integração





Apontamentos





Recurso

Data

Data de Inclusão

Percentual

#

JOSÉ DA SILVA

01/01/2014

01/01/2014

10%

A1


02/01/2014

04/01/2014

20%

A2


03/01/2014

03/01/2014

25%

A3

JOÃO DE SOUZA

01/01/2014

01/01/2014

15%

A4


02/01/2014

04/01/2014

25%

A5


03/01/2014

03/01/2014

30%

A6

Execução de Tarefas

Esse processo permite 'Executar/Parar' tarefas do tipo Timesheet. A execução só será permitida para apenas uma tarefa por vez, e no caso de já existir alguma em execução, somente será possível pará-la para poder iniciar uma outra.

Para parar a tarefa não será necessário selecioná-la pois existe apenas uma em execução.

Ao parar a tarefa, a tela de apontamento será exibida para que o percentual de completude seja informado.
 
A execução das tarefas pode ser realizada de duas maneiras, através de um processo na planilha de atividades ou através do ícone do sistema que encontra-se na barra de ferramentas (tray icon). Tarefas em execução não poderão ser alteradas.

Importante:

No caso de o projeto estar parametrizado para não utilizar a alocação de membro nas atividades, o mesmo deverá ser calculado para que as tarefas estejam disponíveis para execução através do menu de notificação, pois é o cálculo do projeto que organiza as informações da relação Tarefa-Insumo.

Agora também é possível fazer apontamento em tarefas online via Fluig. Todas as informações de Equipe de Timesheet, Alocação de Recurso são feitas normalmente no RM e apontamento e execução de tarefas feitas no fluig, permanecendo as mesmas regras de negocio. A única função ainda não disponível para a versão online são os apontamentos por período  



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