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Cadastro de Pedido de Venda - mpd.html.pd4000

Visão Geral do Programa

O PD4000 desenvolvido em HTML traz uma interface mais amigável e moderna, além de otimizar o processo de implantação de pedidos de venda. Por meio desse programa é possível incluir novos pedidos, acompanhar os pedidos já cadastrados, calcular, cancelar, suspender e imprimir um pedido de venda, podendo ainda incluir os representantes responsáveis pelo pedido. Também é possível realizar manutenção dos itens do pedido, avaliação e aprovação dos pedidos liberados no Portal de Vendas, gerenciar as condições de pagamento negociadas com o cliente, antecipações, alocações, entre outras ações.

Os campos exibidos em tela são configuráveis, é possível definir quais campos serão exibidos e a posição deles em tela no programa Configuração de Campos do Pedido.

É possível cadastrar pedidos para emissão de notas fiscais de remessa para beneficiamento/consignação. No entanto, não é possível cadastrar pedidos para as notas fiscais de retorno de industrialização/beneficiamento ou devolução de consignação. Quando a operação envolve itens com política configurados ou compostos, é possível movimentar o saldo em poder de terceiros apenas quando o item pai baixa o estoque. Quando os itens filhos baixam o estoque, o sistema não movimenta saldo em poder de terceiros.

Nota

Pedidos em fase de cotação liberados no Portal de Vendas pelo representante possuem um fluxo diferenciado para aprovação, a avaliação e aprovação desses pedidos devem ser efetuadas por meio desse programa.


Inclusão de pedido - Tela Selecione um Modelo:

A inclusão de pedido inicia pela tela Selecione um Modelo.

No modelo é possível definir a informação que determinado campo terá por default, assim, ao selecionar o modelo, na inclusão de pedidos esses campos serão carregados preenchidos com as informações pré-definidas, ganhando em tempo e assertividade.

O modelo é definido por perfil de usuário no programa Configuração de Campos do Pedido.

Campo/Ação:

Descrição:

ClienteInformar o código do cliente do pedido de venda.
Nr Pedido Cliente

Número sequencial do pedido de venda.

Importante:

Esse número poderá ser alterado sempre que o usuário possuir permissão, a qual deve ser previamente cadastrada por intermédio do programa Manutenção de Permissões para Usuários - CD0821. Quando da alteração, é possível utilizar caracteres alfanuméricos.

A sequência sugerida pelo sistema é gerada ao carregar a tela do PD4000 HTML, ou quando acionado o botão "Adicionar Novo Pedido", a qual soma 1 ao número do pedido anterior, mesmo que esse número não tenha sido utilizado (cancelado ou eliminado). 

Obs.: 12 é o número máximo de caracteres possível de inserir.

Botão +Adicionar PedidoAo acionar o botão +Adicionar Pedido será direcionado para a tela de Cabeçalho do Pedido, iniciando um novo pedido. 
Botão Pesquisar PedidosAo acionar o botão Pesquisar Pedidos será aberta a tela Carteira de Pedidos.
Pesquisar ModelosQuando houverem modelos definidos para o perfil do usuário logado, serão carregados em tela, nesse campo é possível fazer o filtro pelo modelo desejado.

Botão *Modelos Favoritos

Tendo modelos marcados como favoritos, ao clicar nesse botão irá mostrar todos os modelos, ou apenas os modelos marcados como favoritos.
Botão +Utilizar ModeloAo clicar nesse botão estará selecionando o modelo para o pedido e iniciará a inclusão do pedido.
Botão *FavoritoAo clicar nesse botão estará marcando o modelo como favorito. Ação indicada para os modelos mais utilizados.


Inclusão de pedido - Tela Pedido - Cabeçalho:

Nessa tela são exibidas as principais informações do pedido de venda. A quantidade e posição dos campos em tela são configuráveis e organizados por grupo de informações para uma melhor visualização, e possuem as mesmas regras de negócio do PD4000.

Os botões e os campos podem estar habilitados conforme a regra de negócio, ficar habilitados conforme o cadastro de usuário comercial CD0821.

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Salvar

Ao clicar nesse botão salvará o cabeçalho do pedido direcionando para o corpo do pedido.


Inclusão de pedido - Cabeçalho - Grupo Informações Básicas:

Campo:

Descrição:

EstabelecimentoCódigo do estabelecimento padrão, conforme parametrização do módulo, determinado na Manutenção de Parâmetros de Pedidos de Venda - PD0301. Essa informação pode ser alterada no momento de implantação de cada pedido de venda ou na edição do pedido. 
Espécie de Pedido

Espécie do pedido de venda padrão, conforme parametrização do cliente. Ver detalhes no campo "Esp Padrão Ped Venda", pasta "Informações Gerais", função Atualização Clientes - CD1510.

Essa informação é fornecida como padrão do cliente e pode ser alterada, no momento de implantação de cada pedido de venda.

Para habilitar este campo, deve estar ativado o campo "Espécie Pedido", pasta "Principal", função Manutenção de Permissões dos Usuários Comerciais - CD0821. As opções disponíveis são:

  1. "Pedido Simples" (antigo pedido de venda de espécie Fechado): Veja o conceito "Espécie de Pedido de Venda de Pedido Simples".
  • Exige a informação de um representante.
  • Sofre avaliação de crédito conforme parametrizada no sistema.
  • Pode ser faturado no ato, ou seja, não necessita de um complemento posterior.

2.   "Programação de Entrega" (antigo pedido de venda de espécie Aberto):

  • Exclusivo para pedidos de venda com programação de entrega.

  • Não é necessário informar um representante para o pedido de venda, não havendo, neste caso, nenhuma comissão a ser paga.

  • O pedido de venda não sofrerá avaliação de crédito.

  • Utiliza a rotina de programação de entregas para complementar o pedido de venda.

Importante:

Os pedidos de venda de espécie "Programação de Entrega" podem ser atualizados e completados com a quantidade do item igual a zero, essa funcionalidade está descrita no conceito Item com Quantidade Zero na Programação de Entrega


3.  "Contrato de Fornecimento":

  • Não é necessário informar um representante para o pedido de venda, não havendo, neste caso, nenhuma comissão a ser paga.
  • O pedido de venda não sofrerá avaliação de crédito.

Importante:

Os pedidos de venda de espécie "Contrato de Fornecimento" serão faturados somente via preparação de embarques, onde é verificada na inclusão do pedido de venda que a natureza de operação não pode ser de cálculo automático.

Ver detalhes na pasta "Atualizações", função Manutenção de Naturezas de Operação - CD0606.

Nr Pedido Origem

Campo destinado a informar o número do pedido de bonificação que está dando origem ao presente pedido, portanto, deverá ser inserido o número do pedido que deu origem a bonificação.

Esse campo está diretamente vinculado a utilização de uma natureza de operação definida como “bonificação”. 

Natureza de Operação

Natureza de operação padrão, conforme parametrização do cliente, cadastrada na função Atualização de Clientes - CD1510. Essa informação pode ser alterada no momento de implantação de cada pedido de venda.

Importante:

A natureza de operação, informada, será utilizada como padrão para os itens do pedido, a qual poderá ser alterada diretamente no item.

Quando da manutenção da natureza de operação de um pedido já cadastrado, o sistema poderá ou não exportar a alteração para os itens do pedido, conforme parametrização efetuada nos Parâmetros, a qual é acessada por intermédio do botão Parâmetros em Outras Ações.

Se a empresa trabalhar com canal de vendas, o sistema informará a natureza cadastrada para o canal de vendas informado.

A partir da natureza de operação informada, o sistema determina se a venda é interna (dentro do estado) ou externa (fora do estado).

Se a venda for interna, o sistema bloqueará a implantação do pedido de venda, caso o primeiro caracter do campo CFOP da natureza de operação seja diferente de 5.

Para vendas interestaduais, haverá bloqueio se o primeiro caracter for diferente de 6.

Já no caso de uma exportação, o sistema só permitirá utilizar uma natureza com CFOP que inicia com 7 quando se tratar de um pedido de venda para cliente estrangeiro ou trading.

Para as naturezas que não geram faturamento, o sistema não solicitará condição de pagamento, e também não efetuará avaliação de crédito (a não ser que a natureza esteja parametrizada para remessa em consignação). Por intermédio da natureza informada no cabeçalho, o pedido de venda assumirá o código da mensagem associada a esta natureza.

Canal de Venda

Canal de vendas padrão, conforme parametrização do cliente, cadastrado na Atualização Clientes - CD1510. Essa informação pode ser alterada no momento de implantação de cada pedido de venda.

Ver detalhes na função Manutenção de Canais de Venda - CD1517 e Atualização Clientes - CD1510.

Importante:

Essa não é uma informação obrigatória no pedido de venda. No entanto, quando a empresa trabalha com canal de vendas, o mesmo é cadastrado nas funções Manutenção de Naturezas de Operação - CD0606 e Manutenção de Clientes - CD0704, e é informado, automaticamente, no momento do cadastro do pedido de venda.

Data de ImplantaçãoExibe como data de implantação do pedido de venda a data corrente.
Data de EmissãoExibe como data de emissão do pedido de venda a data corrente.
ContatoNome do contato do cliente do pedido de venda CD0704B.  
E-mailE-mail do cliente.
Cliente operação triangularNome do cliente para o qual a mercadoria será enviada a título de remessa triangular.
Destino da Mercadoria

Define o destino da mercadoria. Selecionar uma das opções:

  • Comércio/Indústria: Quando for selecionado Comércio/Indústria, a base de cálculo de ICMS será somente os valores da mercadoria.
  • Consumo próprio/Ativo: Para Consumo Próprio/Ativo, a base será o total da nota fiscal, ou seja, o valor mercadoria acrescido do IPI. 
Tipo PedidoTipo de pedido de venda. Este é um campo livre para classificação/indicação própria do usuário. 
Prioridade

Prioridade do pedido de venda.

A prioridade pode variar de 0 a 99 sendo que, ao ser implantado o pedido de venda, assume a prioridade de menor importância que é 99.

Com este atributo, o usuário pode estabelecer quais pedidos de venda devem ser alocados primeiro no estoque, nos casos em que haja insuficiência de saldo, para atender a todas as ordens.

Já no Pré-Faturamento e no cálculo de notas, a opção “digita” dos programas possibilitará a verificação dos pedidos de venda segundo a prioridade cadastrada, porém, o usuário não é obrigado a seguir a sequência de faturamento apresentado pelo programa. 

Campanha CRMQuando o módulo de CRM estiver habilitado, será possível inserir a informação da Campanha do CRM no pedido.
Oportunidade CRMQuando o módulo de CRM estiver habilitado, será possível inserir a informação da Oportunidade do CRM no pedido.
Tipo de Operação de Venda

Tipo de operação de venda que será utilizado para a sugestão automática da natureza de operação.

Importante:

Essa opção só estará disponível se habilitar a funcionalidade "Sugestão Automática da Natureza de Operação" no PD0301.


Inclusão de pedido - Cabeçalho - Grupo Preço:

Campo:

Descrição:

Tipo de Preço

Opções que define o tipo de preço a ser considerado no pedido de venda implementado. As opções disponíveis são:

  • Informado: Se for atribuído o preço informado, o programa habilitará o usuário a informar o preço original para a sequência que está sendo implantada. É importante saber que, neste caso, o preço não será corrigido caso haja uma alteração de preço para o item informado no pedido de venda.
  • Dia da Implantação: Deve-se informar uma tabela de preços já cadastrada. Os preços não serão corrigidos caso haja alteração na tabela de preços, após a implantação do pedido de venda.
  • Dia do Faturamento: Caso o usuário tenha informado uma tabela de preços, os preços dos itens estarão sujeitos à alteração sempre que a tabela aplicada for alterada, e, neste caso, no momento do faturamento, serão atualizados, pela nova tabela, apenas os itens dos pedidos de venda em aberto e os pedidos de venda parcialmente atendidos, desde que os campos "Corrige Preço Pedido Aberto" e "Corrige Preço Pedido Parcial" estejam parametrizados na Manutenção de Parâmetros de Pedidos de Venda - PD0301.

A tabela de preços informada não pode estar com o prazo de validade vencido; deve estar ativa e ter pelo menos um item do pedido de venda ligado à tabela. 

Importante:

Para pedido de Programação de Entrega e com Tipo de Preço diferente de Informado, não será permitida a inclusão de itens compostos e configurados.

Tabela de PreçoNúmero da tabela de preços utilizada para a sequência de item. Esta tabela é informada na tela principal do pedido de venda e pode ser modificada para o item do pedido. 
MoedaEste atributo do pedido de venda especifica em qual Moeda serão informados os preços dos pedidos de venda. Assim, se forem informados valores no pedido de venda em outra moeda, no momento do cálculo da nota fiscal, o programa converterá estes valores para a moeda de faturamento. No caso da avaliação de crédito, o sistema converterá os valores do pedido de venda para a moeda utilizada, para avaliação de crédito. A Moeda do pedido de venda somente pode ser alterada quando não for informada nenhuma Tabela de Preços, caso contrário, a moeda da tabela informada será assumida como moeda padrão. 
Usa Tabela de Desconto

Quando assinalado, indica que a tabela de descontos definida para a relação item x cliente será utilizada para a definição do desconto a ser aplicado ao total do pedido de venda.

Importante:

Funciona como padrão para os itens da nota, evitando assim que o usuário tenha que informar a cada item se usará a tabela de descontos e qual o desconto efetivamente cedido.
% Desconto Tabela de PreçoPercentual de descontos definido para a tabela de preços informada no pedido de venda. Este percentual é definido na Tabela Preço - CD1508, no campo Desconto. Ver descrição do conceito "Descontos Aplicados ao Total do Pedido de Vendas" no Manual de Descontos e Bonificações. 
% Desconto InformadoPercentuais de descontos a serem aplicados ao total do pedido de venda.
Desconto ClientePercentual de descontos definido para o cliente na Atualização de Clientes - CD1510


Inclusão de pedido - Cabeçalho - Grupo Informações de Entrega:

Campo:

Descrição:

Data de Entrega

Data corrente como data de entrega do item do pedido de venda, podendo esta ser alterada.

Importante:

Além de definir a data de entrega do item, essa informação é utilizada para a busca dos impostos.

Data de Entrega OriginalData de entrega original do pedido de venda. O sistema sugere a data corrente, porém esta pode ser alterada. 
Código Local Entrega
Local de entrega para o pedido em questão, definido no cabeçalho do pedido de venda, a informação default é definida no CD1510. Esta informação pode ser alterada para o item.


Importante:

Além de definir o endereço de entrega para o item, essa informação é utilizada para a busca dos impostos.

Local Entrega

Dados correspondentes ao endereço de entrega do cliente selecionado. 

Endereço CompletoComplemento, caso necessário, do local de entrega do cliente, para facilitar a sua localização. 
BairroBairro correspondente ao local de entrega do cliente. 
CidadeCidade do local de entrega. 
EstadoUnidade de federação correspondente ao endereço de entrega do cliente. 
PaísPaís correspondente ao endereço de entrega do cliente. 
Rota

Rota a ser utilizada na entrega dos itens constantes do pedido de venda implantado.

Importante:

A rota exibida é a rota implementada no endereço de entrega do cliente. Caso não exista endereço de entrega, o sistema assume a rota implementada no relacionamento estabelecimento x cliente.

Transportador

Nome do transportador padrão do cliente. Esta informação pode ser alterada. 

Nota:

O sistema respeita a seguinte ordem para preencher o campo de transportadora na inclusão do pedido:

  1. Relacionamento emitente x Estabelecimento (mpd/relatissuerestab). Transportadora do local de entrega definida nessa rotina.
  2. Local de entrega (CD0705) – pasta Inf Locais – campo Transportador.
  3. Relacionamento Canal Cliente X Estabelecimento (mpd/relatcustomerchannelestab). Transportadora definida nessa rotina.
  4. Canal do cliente (CD1521) – campo Transportador.
  5. Estabelecimento cliente (PD0507) – campo Transportador.
  6. Cliente (CD1510/CD0704) – campo Transportadora e Transportador Padrão.
PlacaNúmero da placa do veículo de transporte das mercadorias. 
UF PlacaCódigo da unidade de federação do veículo de transporte das mercadorias. 
Transportador de Redespacho

Nome da transportadora de redespacho padrão do cliente, implementado na Atualização Clientes - CD1510, pasta Inf Gerais. Esta informação pode ser alterada.

Cidade CIF

Nome da cidade até a qual a empresa responsabiliza-se pelo frete. Na impressão de notas fiscais, o sistema imprime o frete, que é de responsabilidade do destinatário se não houver informações neste atributo. Tal informação será verificada para sugerir o preço de tabela CIF ou FOB, e utilizada nos cálculos somente quando a nota fiscal for de exportação.

Importante:

Nas notas fiscais de exportação, quando for informada a Cidade CIF, o programa sempre irá deduzir o valor das despesas informadas do valor da mercadoria. Caso não seja informada a Cidade CIF, o programa não realizará tal tratamento.

Se houver necessidade de informar a Cidade CIF após a geração da nota fiscal, isto poderá ser feito por intermédio da Manutenção de Notas Fiscais - FT0502.

Esta informação também é utilizada para determinar a junção de pedidos de venda na rotina de Pré-Faturamento. Ver detalhes no tópico Resumos do Embarque, processo Pré-Faturamento, Manual de Referência de Faturamento.

Modalidade de Frete

Modalidade de frete prevista para NF-e e SPED.


Inclusão de pedido - Cabeçalho - Grupo Informações de Atendimento:

Campo:

Descrição:

Moeda FaturamentoMoeda utilizada para a conversão dos valores informados no pedido de venda no momento do faturamento. 
Dt de Início Vigência

Faixa de datas para o período de vigência para o atendimento do pedido de venda. O sistema sugere a data corrente como data inicial e o último dia do mês como data final, porém estas informações podem ser alteradas.

Importante:

Este campo é documental e utilizado somente para pedidos de venda de espécie de Programação de Entrega, ou seja, que utilizam contrato de fornecimento.

Dt de Término Vigência

Faixa de datas para o período de vigência para o atendimento do pedido de venda. O sistema sugere a data corrente como data inicial e o último dia do mês como data final, porém estas informações podem ser alteradas.

Importante:

Este campo é documental e utilizado somente para pedidos de venda de espécie de Programação de Entrega, ou seja, que utilizam contrato de fornecimento.

Dt Mínima de Atendimento

Faixa de datas para o período de atendimento do pedido de venda. O sistema sugere a data corrente como data inicial e o último dia do mês como data final, porém estas informações podem ser alteradas.

Importante:

Nesse atributo, se não informado uma data, indica que é para o sistema desconsiderar esta data. Caso seja informada uma data, causará bloqueio no cálculo de notas (caso não haja Pré-Faturamento) ou na geração de embarque para o pedido de venda (Pré-Faturamento) se a data de faturamento previsto estiver fora da faixa parametrizada.

Dt Limite de Atendimento
Faixa de datas para o período de atendimento do pedido de venda. O sistema sugere a data corrente como data inicial e o último dia do mês como data final, porém estas informações podem ser alteradas.


Importante:

Nesse atributo, se não informado uma data, indica que é para o sistema desconsiderar esta data. Caso seja informada uma data, causará bloqueio no cálculo de notas (caso não haja Pré-Faturamento) ou na geração de embarque para o pedido de venda (Pré-Faturamento) se a data de faturamento previsto estiver fora da faixa parametrizada.

Estabelecimento CentralQuando a Central de Vendas estiver habilitada na Manutenção Parâmetros de Pedidos - PD0301, será apresentado o código do Estabelecimento no qual o Pedido de Venda foi digitado. 
Libera Nota Fiscal

Quando assinalado, este campo permite identificar se para o pedido de venda em questão haverá liberação do cálculo de nota fiscal, caso não haja saldo suficiente em estoque para atender o pedido de venda.

Importante:

Somente será possível identificar este campo caso o parâmetro “Libera Nota sem Saldo Estoque” do PD0301 esteja identificado para considerar este parâmetro.

Faturamento ParcialQuando assinalado, identifica se o pedido de venda poderá ou não ser faturado parcialmente.
% Máx Cancel Saldo

Percentual máximo do total do pedido de venda permitido para cancelamento do saldo do mesmo.

O percentual informado é proveniente da Atualização de Clientes - CD1510.

OC Cliente Estendida

Número da ordem de compra estendida do cliente. Esta informação será utilizada na impressão do remito e da fatura.

Tipo Fatura

Inserir o tipo de fatura do pedido de venda. As opções são:

  • 0101 Venda Interna;
  • 0102 Exportação;
  • 0103 Não Domiciliados;
  • 0104 Venda Interna - Antecipações;
  • 0105 Venda Itinerante;
  • 0106 Fatura Guia;
  • 0107 Venda Arroz Pilado;
  • 0108 Fatura - Comprovante de Percepção;
  • 0110 Fatura - Guia remetente;
  • 0111 Fatura - Guia transportador.


Inclusão de pedido - Cabeçalho - Grupo Informações Complementares:

Campo:

Descrição:

MensagemCódigo de mensagem que será posteriormente impressa na nota fiscal. 
Portador/Modalidade

Código do portador padrão e modalidade de cobrança do cliente, implementados na Atualização Clientes - CD0704, pasta Financeiro. Caso o usuário deseje, pode alterá-los para o pedido de venda em questão, tanto pelo módulo de Pedidos de Venda quanto pelo de Faturamento.

Importante:

Esta informação é importante para agilizar o processo Contas a Receber.

Tipo de Cobrança Despesa

Tipo de cobrança de despesas. Esse parâmetro indica como os valores de despesas e de impostos serão rateados entre as duplicatas, inclusive nos casos onde a condição de pagamento especial (campo Condição de Pagamento vazio no cabeçalho).

Quando a condição do pedido for especial, será necessário observar também que, o campo “Cobrança Desp”, modifica os valores informados para as duplicatas, se o tipo de “Cobrança Desp” for diferente de “Rateio entre Todas”.

  • Primeira Duplicata: quando selecionada, determina que os valores totais de despesas são inseridos apenas na primeira duplicata.
  • Rateio entre todas: quando selecionada, determina que o total das despesas é dividido igualmente pela quantidade de duplicatas da nota fiscal.
  • Rateio entre todas e IPI na 1ª: quando selecionada, determina que os valores de despesas são divididos igualmente entre as duplicatas da nota, mas o valor do IPI é incluído apenas na primeira duplicata.
  • Apenas IPI na 1ª e rateio entre as demais: quando selecionada, determina que somente o valor de IPI fica inserido da primeira duplicata e que os valores de despesas são divididos igualmente entre as outras duplicatas que não a primeira.

Nota:

Vale ressaltar que esse parâmetro interfere apenas nos cálculos dos valores das duplicatas:

Exemplo:
Se um pedido de venda possui uma condição de pagamento de 5 parcelas, sendo todas elas iguais, cada parcela terá 20% do valor do pagamento.

As parcelas serão realmente iguais somente quando as despesas forem rateadas de modo igual também. Nesse caso, quando utilizado a opção “Rateio entre Todas”.

Caso o IPI for calculado na primeira, poderá ser verificado que o valor da primeira parcela será maior do que as demais. 

Unidade de Negócio

O código da unidade de negócio somente é habilitado quando os parâmetros “Unidade de Negócio” localizado nos Parâmetros de Distribuição - CD2000 e "Unidade Negócio" localizado na manutenção de Permissões para Usuários - CD0821 estiverem selecionados.

Não é obrigatório o preenchimento da unidade de negócio no pedido de venda, servindo somente como default para os itens do pedido, quando informado.

Quando informada a unidade de negócio, ao confirmar a inclusão do pedido, o sistema efetua as seguintes validações:

  • Se o grupo do usuário logado possui permissão de movimentação na unidade de negócio informada.
  • Se o estabelecimento do pedido de venda possui acesso à unidade de negócio informada, de acordo com as datas de validade deste relacionamento.
  • Se o centro de custo da conta contábil do item do pedido possui acesso à unidade de negócio informada.
Condição de Pagamento

Código da condição de pagamento padrão, conforme parametrização do cliente, cadastrado na Atualização de Clientes - CD1510. Essa informação pode ser alterada no momento de implantação de cada pedido de venda.

Importante:

Se a empresa trabalhar com canal de vendas, o sistema informa a condição de pagamento cadastrada para o canal de vendas, informado no pedido de venda. Portanto, quando se cadastra um cliente, é importante saber qual é a condição de pagamento mais utilizada por ele, ou seja, qual a condição de sua preferência.

Por intermédio da tabela de condições de pagamento, o sistema permite que se cadastre várias formas de pagamento, especificando, entre outras coisas, o número de parcelas, e o percentual de cada parcela. Assim, no momento da implantação do pedido de venda, o usuário poderá optar por qualquer uma das condições que foram previamente cadastradas. Caso nenhuma das condições existentes satisfaça a necessidade do cliente no momento, o usuário poderá informar uma condição de pagamento especial. Para isto, o código da condição deverá ficar vazio. Ao deixar o campo vazio, permitirá que o usuário informe uma condição especial, informando datas e percentuais (ou valores) específicos para o pedido de venda em questão na aba Pagamento.

Tabela de Financiamento

Tabela de financiamento/juros a ser aplicada ao pedido. Com essa informação o sistema adiciona a taxa de financiamento escolhida e gera o preço original no momento em que se implanta a sequência do pedido de venda. Inicialmente o sistema apresenta a tabela de financiamento da condição de pagamento informada.

Importante:

Quando o tipo de preço for Preço Informado não é aplicada a taxa para a obtenção do preço original, sendo que o mesmo deverá ser informado manualmente.

Quando a condição de pagamento for uma condição especial (campo Condição de Pagamento vazio no cabeçalho), esse campo apresenta a tabela de financiamento padrão, a qual é definida na Manutenção Parâmetros Pedidos - PD0301.

Sequência do índice de Financiamento

Sequência do índice de financiamento/juros da tabela de financiamento informada. Esse número determina qual o índice que deve ser aplicado para a correção dos preços dos itens do pedido de venda. Inicialmente esse campo apresenta a sequência do índice ou percentual de juros de financiamento de acordo com o prazo médio da condição de pagamento informada para o pedido.

Importante:

Caso a empresa não faça uso de correção de preços nas vendas a prazo, deve deixar vazio esse campo. Dessa forma, o programa não corrigirá os preços dos produtos.

Quando a condição de pagamento for uma condição especial (campo Condição de Pagamento vazio no cabeçalho), esse campo apresenta índice padrão, o qual é definido na Manutenção Parâmetros Pedidos - PD0301.

Representante Principal

Representante que efetuou a venda propriamente dita. Este representante é identificado como representante direto ou representante principal.

Na implantação do pedido de venda, o representante direto é aquele que está associado ao cliente do pedido de venda. Caso a empresa utilize canal de vendas, o representante informado é aquele cadastrado para o canal de vendas indicado no pedido de venda.

A partir do representante direto, automaticamente, serão registrados, no pedido de venda, os representantes indiretos.

O registro dos representantes indiretos é feito do seguinte modo:

Quando se registra o representante principal, o programa acessa a tabela dos representantes, checa a existência do mesmo e verifica qual é o representante indireto associado a este. Ao localizar o representante indireto, o sistema busca o mesmo na tabela de representantes e verifica qual é o representante indireto associado ao mesmo. 

Nr Pedido RepresentanteNúmero do pedido do representante quando este possuir controle diferente da numeração sugerida pelo sistema. 
Possui Antecipação

Quando assinalado, define se o cliente possui ou não antecipação.

Importante:

Caso o cliente já tenha efetuado um pagamento antecipado à empresa, o sistema permite que se informe o valor que foi antecipado. Com esta informação, o faturamento, no momento de gerar as duplicatas que darão origem aos títulos no contas a receber, utilizará o código de antecipado para a duplicata. Assim, quando for gerado o título, já se saberá que o mesmo possui uma antecipação no contas a receber, cabendo ao usuário do módulo proceder a atualização manual do título e da antecipação correspondente. Quando se fatura parcialmente um pedido de venda cujo valor da nota seja inferior ao antecipado, o sistema gera a duplicata com código de antecipado e altera o valor antecipado no pedido de venda deixando apenas o saldo não utilizado. Como o faturamento prevê a possibilidade de junção de pedido de venda, mas não possui histórico para informar de quais pedidos de venda foram adquiridos os valores de antecipação, no caso de haver cancelamento de uma nota com antecipação, o valor antecipado não será reincorporado no pedido de venda, sendo que tal procedimento deve ser realizado manualmente.

Ver detalhes no conceito "Antecipações", processo Geração de Faturas das Notas Fiscais, Manual de Referência de Faturamento.


Inclusão de pedido - Cabeçalho - Grupo Vendor:

A definição dos dados de Vendor somente é possível quando:

  • O módulo de Vendor estiver implantado CD0101.
  • A condição de pagamento informada no pedido for igual a “À Vista” CD0404.
  • A modalidade do portador informado no pedido for igual a “Vendor” CD0901. 

Campo:

Descrição:

Taxa do ClientePercentual da taxa de juros mensal. Essa taxa será cobrada do cliente pelo banco que está financiando a compra. 
Condição de Pagamento VendorCódigo da condição de pagamento do cliente para com o banco, a qual será utilizada para o título no fechamento do módulo de Vendor. 
CarênciaNúmero de dias de carência para o cálculo da data base. Essa informação indica a quantidade de dias, a partir da data de transação, necessários para o fechamento da negociação. 
Dt Base

Data base para o fechamento da negociação. Essa data é calculada com a data de transação mais a quantidade de dias de carência informada.

Exemplo:
Data de transação: 01/03/23.
Dias Carência: 5.
Data Base: 06/03/23.


Inclusão de pedido - Cabeçalho - Grupo Observações:

Campo:

Descrição:

ObservaçõesTexto de observação para o pedido quando necessário. 
Condições de RedespachoTexto referente às condições de Redespacho das mercadorias do pedido de venda, quando houver. 
Condições EspeciaisTexto referente às condições especiais do pedido de venda quando houver.



Inclusão de pedido - Pedido - Tela Principal:

Mostra os campos identificadores do pedido, Nr Pedido, status, Nr Pedido Cliente, Nome Abreviado do Cliente, valor total e pesos, assim como os botões das principais ações. A quantidade e posição dos campos e botões em tela são configuráveis.

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

CalcularCalcula o valor total e pesos do pedido.
Imprimir

Abrirá a modal/tela com as opções para definir a impressão do relatório com os principais dados do pedido.

CancelarCancela o pedido. Abrirá a tela para informar o motivo do cancelamento. 
CopiarGera novos pedidos baseado no pedido que foi selecionado.
Adicionar Novo PedidoInclui um novo pedido.
Selecionar Outro PedidoPermite pesquisar e selecionar outro pedido para edição.
Converter Cotação

Converte um pedido que está em fase de cotação para um pedido em análise.

Nota

Essa ação está disponível somente para pedidos em fase de cotação já liberados pelo representante no Portal de Vendas.

Pedidos em cotação são implantados pelo representante no Portal de Vendas, e na implantação a fase de cotação é exclusiva para leads.

Os pedidos em cotação já liberados pelo representante no portal devem ser avaliados internamente e antes de aprovar é necessário converter esse pedido que está em cotação. Caso o lead informado para o pedido de venda em questão já tenha sido convertido em cliente, essa conversão será simples, ao acionar esse botão a conversão será efetuada, no entanto, se o lead informado no pedido ainda não tiver sido convertido em cliente, ao acionar esse botão será solicitado uma ação de conversão do lead em cliente, nesse caso o usuário será direcionado ao programa de Manutenção de Contas do CRM, com o lead já posicionado em modo de conversão. Após convertido o lead, a ação de conversão da cotação será realizada.

Completar

Quando acionado, é possível completar o pedido para efetuar a efetivação do pedido de venda. Dessa forma o sistema verifica se o pedido possui itens, realiza a avaliação de crédito do cliente, dentre outras consistências e funções, calcula valores dos itens do pedido, assim como disponibiliza o pedido ou não para faturamento.

Nota:

Quando optado pela Alocação On-Line é nesse momento que serão realizadas as alocações do pedido. 

Importante:

Quando o cliente for estrangeiro ou trading e no Parâmetros de Exportação - EX0180 estiver assinalado para gerar o processo de exportação automaticamente, é no momento do acionamento desse botão que será gerado o processo de exportação. Caso o controle de numeração do processo de exportação seja manual, será apresentada a janela Exportação, na qual será solicitado o número do processo. Caso o controle esteja parametrizado como automático, o processo receberá o número subsequente do último processo, não sendo apresentada essa janela. Para a geração do processo de processo de exportação, são utilizadas as informações previamente definidas na Informações de Exportação - EX0270. As despesas previstas também serão consideradas para a geração do processo de exportação.

Quando o cliente for estrangeiro ou trading e na Informações de Exportação - EX0270, forem informadas despesas para o pedido de venda, essas serão rateadas para os itens do pedido quando do acionamento desse botão. Informações referentes ao rateio das despesas estão descritas na Consulta Despesas Exportação - EX0401.

RemoverRemove o pedido.
SuspenderQuando acionado, é possibilitada a suspensão do pedido de venda. Abrirá a tela para informar o motivo da suspensão do pedido.
ReativarQuando acionado, é possibilitada a reativação do pedido de venda. Abrirá a tela para informar o motivo da reativação do pedido.
Parâmetros

Abrirá a tela para escolher as opções de alteração a serem consideradas para o pedido.

Ao acessar a função Implantação de Pedidos, inicialmente deverá ser acionado o botão Parâmetros. Isso faz-se necessário quando da alteração de pedidos, porque os itens serão alterados, automaticamente, conforme parametrização efetuada, não sendo apresentada mensagem durante a atualização.

Simulação de Frete

Realiza a simulação de frete do pedido e apresenta as rotas possíveis para a entrega do pedido. Disponível depois do cálculo do pedido, e somente quando a Integração com o Totvs GFE está habilitada via API REST. 

Parametrização da Simulação de Fretes:

A parametrização para a simulação de fretes deve ser feita no programa CD0089 - Parâmetros de Integração GFE, preenchendo o grupo de campos API REST TOTVS. Para mais detalhes da configuração, consultar a página Parâmetros_de_Integração_-_CD0089.


Outras Ações/Ações Relacionadas - Imprimir Pedidos:

Campo/Ação:

Descrição:

Imprimir Narrativa do ItemQuando selecionado irá imprimir a narrativa do item se houver.
Imprimir EntregasAo marcar essa opção, irá imprimir as entregas do item do pedido. Se o pedido for de Programação de Entrega ou Contrato de Fornecimento, gerará um bloco com as informações das entregas.
Imprimir Itens Compostos com filhosQuando selecionado irá imprimir um bloco com os filhos/componentes e suas respectivas quantidades.
Unidade de Medida

Optar por qual unidade de medida o relatório deverá imprimir. As opções são:

  • Unidade de medida do Item
  • Unidade de medida do Faturamento.
Recalcular Pedido antes de imprimir

Irá recalcular o pedido antes da impressão. Caso o pedido tenha sido alterado após efetuar o cálculo, se não recalcular, imprimirá os valores anteriores.

O botão só ficará disponível se houver item no pedido e o default é vir marcado.

Botão ImprimirGerará o relatório com as principais informações do pedido. O layout pode ser customizado/personalizado.
Botão FecharFecha a tela sem realizar a impressão.


Outras Ações/Ações Relacionadas - Copiar Pedidos:

Campo/Ação:

Descrição:

Botão Nova Cópia

Ao clicar nesse botão carregará os campos com as informações do pedido original e o campo Cliente, para informar o cliente do novo pedido.

Para mais de uma cópia, basta pressionar o botão novamente.

Botão ItensAbrirá a tela com os itens do pedido original, no qual é possível selecionar quais itens serão copiados, e alterar a quantidade do itens.
Botão Parâmetros

Abrirá a tela com as opções a serem consideradas na cópia.

  • Situação dos pedidos: Abertos ou Suspensos
  • Natureza de Operação: Pedido ou Cliente
  • Exporta Data de Entrega
  • Unidade de Medida da Quantidade: Item ou Item do Cliente
Botão Copiar Pedidos

Quando acionado, é possibilitada a cópia dos pedidos. 

Nota:

Somente será possível efetuar a cópia de pedidos de espécie Simples, quando da cópia de pedidos, será levada em consideração as quantidades, valores e datas do pedido original. 

Botão RemoverRemove a cópia do pedido.


Outras Ações/Ações Relacionadas - Parâmetros:

Campo/Ação:

Descrição:

Informar Quantidade na Unidade de Medida do Cliente

Quando assinalado, indica que as quantidades informadas para o pedido de venda, serão mostradas na unidade de medida do cliente, desde que o item esteja parametrizado para assumir a unidade de medida do cliente CD0504. Essa informação pode ser parametrizada no programa Manutenção de Permissões do Usuário - CD0821, e será levada de forma automática para o Pedido de Venda.

Mostrar saldo disponível em estoque do item

Quando assinalado, define se o programa, quando informado um item para o pedido, deverá exibir o saldo em estoque no campo e coluna Qtde Disponível. 

Arredondar quantidade item para múltipla do lote

Quando assinalado, indica que o sistema irá arredondar de forma automática (mostrando uma mensagem em tela) as quantidades informadas no pedido de venda para a quantidade múltipla do item quando o mesmo estiver parametrizado para utilizar Lote Múltiplo Venda no programa Manutenção de Itens para Faturamento - CD0903. Essa informação pode ser parametrizada no programa Manutenção de Permissões do Usuário - CD0821 para que seja trazida como padrão (default) para os parâmetros do Pedido de Venda - PD4000B.

Nota:

A quantidade será arredondada mesmo que o usuário (CD0821) tenha permissão para cadastrar quantidades diferentes do lote múltiplo.

Manter referência na inclusão de Itens

Quando assinalado, indica que na inclusão dos Itens que forem controlados por referência nos Pedidos de Venda, a última referência informada será trazida de forma automática para o item do pedido com o objetivo de agilizar o processo de implantação. 

Manter item na inclusão de Itens

Quando assinalado, indica que na inclusão dos Itens, a último item informado será trazido de forma automática para o pedido com o objetivo de agilizar o processo de implantação. 

Multiplicar qtde componente pela qtde Composto

Quando assinalado, define que se deve multiplicar a quantidade do componente (itens filhos da estrutura), pela quantidade informada para o produto configurado/composto. Essa informação pode ser parametrizada no programa Manutenção de Permissões do Usuário - CD0821, e será levada de forma automática para o Pedido de Venda - PD4000.

Atribuir preço total dos componentes ao Composto

Quando assinalado, define que o preço total dos componentes será atribuído ao preço do produto composto.

Atualizar Itens/Entregas atendidos parcialmente

Quando assinalado, indica que os itens atendidos parcialmente serão atualizados. Toda alteração no cabeçalho do Pedido de Venda (exemplo: data de entrega), que seja exportada para os itens do pedido e afete a tabela de preços, os itens atendidos parcialmente serão ou não recalculados, de acordo com a parametrização deste campo. 

Reabrir Cotação ao Cancelar Pedidos

Quando assinalado, indica que a cotação de vendas será reaberta se o pedido de venda for cancelado.

Atualização de Naturezas de Operação

As opções disponíveis são:

  • Não Atualizar Itens: Quando assinalado, indica que quando a natureza de operação do pedido de venda for alterada, esta não será atualizada nos itens do pedido.
  • Atualizar Itens com a mesma Natureza: Quando assinalado, indica que quando a natureza de operação for alterada, todos os itens do pedido de venda que possuírem natureza de operação igual a natureza original do pedido de venda serão atualizados.
  • Atualizar todos os Itens: Quando assinalado, indica que quando a natureza de operação for alterada, todos os itens do pedido serão atualizados com a nova natureza. 

Atualizar Código de Mensagem

Quando assinalado, o código da mensagem será atualizado quando alterada a natureza de operação. O código da mensagem está cadastrado no programa Manutenção da Natureza de Operação - CD0606.

Atualizar Consumidor Final

Quando assinalado, este campo servirá para o tratamento do campo “Destino da Mercadoria”, ou seja, será mantido ou não seu conteúdo (consumidor final ou industrialização/comércio).

Se assinalado, o campo acima especificado irá apresentar o conteúdo segundo a nova natureza de operação. Se não assinalado, independentemente de haver alteração na natureza de operação, o conteúdo do campo “Destino da Mercadoria” será mantido conforme inserido anteriormente. 

Gerar Despesas Automaticamente

Quando assinalado, indica que as despesas do pedido serão geradas de forma automática, buscando-as no relacionamento despesa x cliente.

Importante:

Esse campo somente é habilitando quando o país de imposto usuário for Estados Unidos.

Campo Atualização Local de Entrega

As opções disponíveis são:

  • Não atualizar Itens: Quando assinalado, indica que os Itens do Pedido não sofrerão alteração se o Local de Entrega do Pedido de Venda for alterado.
  • Atualizar Itens com mesmo Local: Quando assinalado, indica que ao alterar o local de entrega do cabeçalho do Pedido de Venda, os itens que possuírem local de entrega igual ao local de entrega original do pedido de venda serão atualizados.
  • Atualizar todos os Itens: Quando assinalado, indica que em caso de alteração do local de entrega do cabeçalho do Pedido de Venda, todos os itens do pedido serão atualizados. 

Campo Atualização Data de Entrega

As opções disponíveis são:

  • Não atualizar Itens: Quando assinalado, indica que se a data de entrega do pedido de venda for alterada, esta não será atualizada nos itens do pedido.
  • Atualizar Itens com a mesma data: Quando assinalado, indica que se a data de entrega for alterada no cabeçalho do pedido de venda, todos os itens do pedido com data de entrega original do pedido de venda serão alterados para a nova data informada.
  • Atualizar todos os Itens: Quando assinalado, indica que se a data de entrega for alterada no cabeçalho do pedido de venda, todos os itens do pedido serão atualizados com a nova data. 

Campo Atualização Tabela de Preços

As opções disponíveis são:

  • Não atualizar Itens: Quando assinalado, indica que independentemente do tipo de preço do pedido, qualquer alteração na tabela de preço do cabeçalho do pedido não influenciará os itens do mesmo. Apenas a tabela de preço do cabeçalho do pedido será alterada.
  • Atualizar itens com a mesma tabela: Quando assinalado, indica que independentemente do tipo de preço, apenas os itens que possuem a mesma tabela de preço original do cabeçalho do pedido serão alterados. Se o pedido tiver o tipo de preço "informado", apenas a tabela de preço do item será alterada, caso contrário, tabela de preço e o preço original dos itens serão alterados. Essa regra vale também para o parâmetro "Atualizar todos os itens".

    Nota:

    Na alteração da tabela de preço do cabeçalho do pedido, se for informada uma tabela de preço que não possua todos os itens do pedido, será emitida a seguinte mensagem para cada item: "5285 - Item não cadastrado na Tabela de Preço". Essa mensagem só aparecerá se o tipo de preço for diferente de "informado". Essa regra vale também para o parâmetro "Atualizar todos os itens".
  • Atualizar todos os itens: Quando assinalado, indica que independente do tipo de preço, todos os itens serão alterados, mesmo aqueles que não possuírem tabela de preço.

Atualizar Desconto Tab Preços

Quando assinalado, indica que independentemente do tipo de preço do cabeçalho do pedido, na atualização da tabela de preço, o valor do campo "Desconto Tab Preços" deverá ser alterado conforme a nova tabela informada.

Apenas se a opção "Não atualizar itens" estiver marcada, esse campo fica desabilitado. 

Utiliza relação Item x ClienteIndica se será utilizada a relação de item e cliente definida no CD0504.

Geração do Item X Cliente

  • Gerar Automaticamente: Quando selecionada, indica que se não houver a relação item x cliente já implementada, esta será efetuada automaticamente na implantação do pedido de venda.
  • Não Gerar: Quando selecionada, indica que se não houver a relação Item x Cliente já implementada, esta não será gerada no momento da implantação do pedido de venda. Neste caso o usuário deve efetuar a implementação deste relacionamento posteriormente por intermédio da Atualização Itens Cliente - CD0504. Essa informação pode ser parametrizada no programa Manutenção de Permissões do Usuário - CD0821, e será levada de forma automática para o Pedido de Venda.

Atualização Unidade Negócio

As opções disponíveis são:

  • Não atualizar Itens: Quando assinalado, indica que se a unidade de negócio for alterada no cabeçalho do pedido de venda, esta não será atualizada nos itens do pedido.
  • Atualizar Itens com a mesma unidade negócio: Quando assinalado, indica que se a unidade de negócio for alterada no cabeçalho do pedido de venda, todos os itens do pedido com a unidade de negócio original do pedido de venda serão alterados para a nova unidade de negócio informada.
  • Atualizar todos os Itens: Quando assinalado, indica que se a unidade de negócio for alterada no cabeçalho do pedido de venda, todos os itens do pedido serão atualizados com a nova unidade de negócio.
Botão SalvarIrá salvar nas preferências do usuário e manterá as alterações na inclusão de pedidos até nova alteração.


Inclusão de pedido - Pedido - Tela Principal:

Campo/Ação:

Descrição:

Nr Pedido ClienteExibe o número do pedido do cliente, que pode ser alterado na tela de Selecione Um Modelo.
ClienteNome abreviado do cliente.
Valor Total Pedido Mostra o valor total calculado para o pedido.
Peso Estimado TotalPeso total estimado de todos os itens do pedido.
Peso Est AtendidoPeso estimado dos itens atendidos.
Peso Est Em Aberto

Peso estimado em aberto. 

Informações de Peso do Pedido:

Apresenta o peso total estimado dos itens atendidos e peso total estimado de todos os itens do pedido. Para realizar o cálculo do peso, são utilizadas informações provenientes do cadastro de Itens do Faturamento - CD0903, o peso calculado será o peso bruto dos itens.
Para atualizar o total de peso do pedido, o usuário deverá realizar o cálculo do pedido.
Itens com situação cancelado, não serão considerados no cálculo do peso.
O peso de itens com situação igual a atendido ou atendido parcial serão considerados na informação “Peso Estimado Atendido”, os demais itens serão considerados na informação “Peso Estimado Total”.
Quando o item estiver com situação atendido parcial, o cálculo da informação "Peso Estimado Atendido" considera apenas a quantidade atendida do item.
As informações de peso são definidas como “estimada”, pois não consideram o peso de embalagens, este peso já é considerado no embarque do pedido.

Botão Expandir/RetrairAo acionar o botão irá ocultar/mostrar algumas informações em tela, ganhando espaço para visualizar melhor as informações dos itens. 



Inclusão de pedido - Pedido - Aba Itens:

Nessa aba mostrará todos os itens do pedido para consulta e alterações. 

Campo/Ação:

Descrição:

Botão +AdicionarAo acionar esse botão irá abrir a tela de inclusão completa de itens, com os todos os campos, que são configuráveis.
Botão Inclusão RápidaAo acionar esse botão irá abrir uma janela com apenas campos básicos para inclusão de itens no pedido e mais alguns que podem ser configurados.
Botão Adicionar Item Filho

Este botão, somente funciona quando um item pai estiver selecionado na grade de itens, irá abrir a tela de inclusão de item filho, que é igual a tela de inclusão de item tradicional, mas apenas com os campos necessários para o item filho como: Item, Referência, Quantidade e Unidade de medida no faturamento, sequência, quantidade e unidade de medida do estoque e valor unitário.

Botão Editar

Abre a mesma tela de inclusão de item, no modo de edição, esse botão só está habilitado quando houver um item selecionado na grade. No modo edição, os campos sequência, item e referência ficam desabilitados.

Botão Edição na Grade

Ao clicar nessa opção, a grade passa a ter algumas colunas editáveis e os botões Salvar Alterações e Cancelar alterações são mostrados.

Ao efetuar um duplo clique na grade, também ativada a edição na grade.

Botão Salvar Alterações

Esse botão que só estará ativo quando o usuário ativar a edição na grade, irá enviar ao pedido os itens que foram alterados para serem salvos, ao salvar com sucesso irá desativar a edição na grade.

Botão Descartar Alterações

Esse botão que só estará ativo quanto o usuário ativar a edição na grade, irá descartar todas as alterações que o usuário fez nos itens desde que ativou a edição na grade.

Botão Remover

Esse botão ficará habilitado somente se houver 1 ou mais itens selecionados na grade de itens, ao clicar solicita uma confirmação ao usuário para eliminar os itens selecionados do pedido.

Botão Cancelar

Esse botão ficará habilitado somente se houver 1 ou mais itens selecionados na grade de itens, ao clicar solicita um código e um motivo de cancelamento ao usuário e os itens serão cancelados no pedido.

Mostrar Itens FilhosIndica se os itens filhos de produtos compostos/configurados devem ser mostrados na lista de itens do pedido. Quando marcado mostra os itens filhos.


Inclusão de pedido - Pedido - Tela de inclusão/alteração Completa de Itens:

A quantidade e posição dos campos em tela são configuráveis e organizados por grupo de informações para uma melhor visualização.


Inclusão de pedido - Pedido - Tela de inclusão/alteração Completa de Itens - Grupo Identificação do Item:

Campo/Ação:

Descrição:

SequênciaNúmero de sequência de implantação do item no pedido de venda. Este campo pode ser modificado se o usuário possuir permissão CD0821. 

Código do item para implantação do pedido de venda.

Importante:

Para pedidos de remessa para beneficiamento/consignação, é possível informar itens configurados/compostos (componentes do item-pai) para o pedido. Nesse caso, somente o item pai efetua a baixa de estoque e movimenta saldo em poder de terceiros. Quando os itens filhos baixam estoque, o sistema não movimenta saldo de operações com terceiros. Os pré-requisitos para a digitação do item configurado/composto são:
  • Natureza de Operação: deve efetuar movimento com saldo em poder de terceiros, baixar estoque e ser do tipo remessa de beneficiamento/consignação CD0606;

  • Item-Pai: deve estar parametrizado para baixar estoque CD0903. 

Referência

Referência do item implantado no pedido de venda.

Importante:

Este campo somente estará disponível para itens que são controlados por referência.

Sequência BonificaçãoNúmero da sequência do item do pedido de bonificação.


Inclusão de pedido - Pedido - Tela de inclusão/alteração Completa de Itens - Grupo Quantidade:

Campo/Ação:

Descrição:

Quantidade UM FaturamentoQuantidade desejada do item e a unidade de medida desta solicitação. 
Quantidade PedidaQuantidade na unidade de medida do item no estoque (interna). Quando a unidade de medida da quantidade (UM do Faturamento) for diferente da unidade de medida do estoque, é feita a conversão para esta UM, a qual é mostrada neste campo. É esta quantidade que será utilizada internamente para alocações e baixa de estoque. O fator de conversão para converter da unidade do cliente para a unidade de estoque será inicialmente buscado do relacionamento item x cliente x um - CD0504 e posteriormente do relacionamento entre item e unidade de medida - CD0247.
UM do faturamentoUnidade de medida na qual será emitida a nota fiscal. Pode ser informada uma UM diferente do estoque para atender determinados clientes (CD0504).
Unidade de MedidaUnidade de medida do estoque do item.
UM por EmbMostra a informação de unidade de medida da família comercial CD0206.
Qtd por Emb

Mostra a informação de quantidade por embalagem na unidade da família comercial.

Importante:

O valor da quantidade por embalagem vem do cálculo "ttOrderItemSearch.qt-por-emb = ITEM.ft-conv-fmcoml / exp(10, ITEM.dec-conv-fmcoml)." CD0903 campos: Ft Conv Família Coml e número de decimais do fator de conversão da família comercial.

Quantidade Disponível

Quantidade disponível do item no estoque.

Importante:

Esta informação somente será apresentada para os depósitos de produto acabado, e, se o campo Mostrar saldo disponível em estoque do Item, da pasta " Parâmetros" estiver assinalado. Ver detalhes no campo Verifica Saldo Estoque, Manutenção de Permissões para Usuários - CD0821.

Quantidade Disponível em Cotas

Quantidade do item disponível no módulo de Administração de Cotas.

Importante:

Exibe a cota disponível sempre na unidade de medida do item do pedido, e não na unidade de medida controlada em Administração de Cotas.

Quantidade a Alocar

Quantidade alocada (física ou lógica) para o item quando do processo de implantação/alteração do pedido de venda.

Nota:

Caso exista a necessidade de alocar o item antes de confirmar o pedido é necessário que o campo Libera Estoque sem Avaliação, localizado no programa Informações de Créditos de Clientes - CM0102 esteja selecionado, mas a alocação definitiva será feita somente após a confirmação do pedido de venda.

Para alocar itens de forma manual, quando da implantação/alteração do pedido, é necessário que o usuário tenha permissão cadastrada no programa Manutenção de Permissões para Usuários - CD0821 e que os parâmetros do programa Manutenção de Parâmetros de Pedidos de Venda - PD0301 estejam selecionados: On-line, Manual. Nesse caso é possível visualizar a quantidade alocada, somente após alocar manualmente os itens no cabeçalho do pedido de venda.
Para alocar itens de forma automática, quando da implantação/alteração do pedido, é necessário que os parâmetros do programa Manutenção de Parâmetros de Pedidos de Venda (PD0301) estejam selecionados como: On-line, Automática. Nesse caso, após confirmar o item, é possível visualizar a quantidade alocada. 


Inclusão de pedido - Pedido - Tela de inclusão/alteração Completa de Itens - Grupo Preços:

Campo/Ação:

Descrição:

Preço Original

Preço original do item, quando o tipo de preço dos itens do pedido seja “Informado”. Caso o tipo de preço do pedido de vendas seja “Dia da Implantação” ou “Dia do Faturamento”, esse campo não é habilitado, passando a apresentar o preço conforme a tabela de vendas selecionada.

Importante:

O preço original, quando informado, deve conter os acréscimos financeiros e ICMS incluso se a empresa possui seus preços com o valor do ICMS.
Caso o Módulo de Administração do Valor Configurado esteja implantado, o preço informado do item é atualizado pelo mesmo. Essa valorização está descrita no conceito Valorização do Item Configurado pelo Módulo Administração do Valor Configurado.

Preço Original UM FaturamentoPreço do item na unidade de medida conforme UM informada no campo "UM do faturamento", quando informada UM diferente do estoque, é convertido para o preço da unidade de medida do cliente. 
Preço da TabelaPreço da tabela de preço.
Preço LíquidoPreço líquido do item, exibido na edição do item após a inclusão do item.
Tabela de PreçoNúmero da tabela de preços utilizada para a sequência de item. Esta tabela é informada na tela principal do pedido de venda e pode ser modificada para o item do pedido. 
% Desconto Tabela de PreçoPercentual de desconto por quantidade vendida do item, definido na função CD1508.
Usa tabela de descontoQuando assinalado, indica que será utilizada a tabela de descontos para a pesquisa dos descontos a serem aplicados ao valor total do item. Ver detalhes na descrição do conceito Descontos Aplicados ao Pedido de Venda Utilizando a Tabela de Descontos, no Manual de Referência de Descontos e Bonificações CD1558
Valor Desconto InformadoValor de desconto a ser aplicado ao item do pedido de venda.
% Desconto InformadoPercentuais de descontos para o item. Pode-se informar mais de um percentual de desconto concatenados pelo sinal algébrico de adição. Ver detalhes na descrição do conceito Descontos Aplicados ao Item do Pedido de Venda, no Manual de Referência de Descontos e Bonificações e na função Manutenção de Tabelas de Descontos - CD1558.


Inclusão de pedido - Pedido - Tela de inclusão/alteração Completa de Itens - Grupo Dados Fiscais:

Campo/Ação:

Descrição:

Natureza de Operação

Natureza de operação do item. O sistema permite modificar a natureza de operação informada e possibilita também a emissão de Notas Fiscais com mais de uma Natureza de Operação. Para o campo natureza de operação dos itens do pedido de venda, o sistema traz, automaticamente, a natureza informada no cabeçalho do pedido de venda, permitindo, contudo, que seja informada uma natureza diferente para aquele item ou para aquela sequência informada.

Importante:

Ao informar uma natureza de operação que efetue movimentação com o saldo em poder de terceiros, tipo remessa de beneficiamento/consignação e o item-pai estiver parametrizado para baixar estoque, é possível informar um item configurado/composto para o pedido.

Classificação Fiscal

Classificação fiscal definida para o item. Ver detalhes no campo Classificação Fiscal, Manutenção de Itens para Faturamento - CD0903.

Importante:

A classificação fiscal do item somente é trazida para o item do pedido quando o item for de Débito Direto ou quando o item possuir IPI diferenciado. Essa informação pode ser alterada no pedido.

Retém ICMS na Fonte

Quando assinalado, indica se haverá ou não cálculo do ICMS retido para o item constante no pedido de venda.

Ver detalhes na descrição do conceito Cálculo dos Impostos, Manual de Referência de Faturamento.

% Desconto de ICMSPercentual de desconto de ICMS do item, definido na Natureza de Operação informada para o item. Ver detalhes no campo % Desc. ICMS, função Manutenção de Naturezas de Operação - CD0606.
Alíquota IPI

Alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), incidente nas operações comerciais do item implantado, conforme a Legislação Tributária em vigor.

Importante:

Este campo só estará habilitado para o usuário, se o item possuir IPI diferenciado.

Alíquota de ISSAlíquota do ISS do item do pedido de venda. 
Código Serviço ISSCódigo do serviço a ser relacionado com o item do pedido de venda, para que a busca do percentual de retenção do ISS retido seja efetuada no momento do cálculo da nota.
Destino Mercadoria

Destino da mercadoria (Comércio/Indústria ou Consumo próprio/Ativo) por item no pedido de venda. É possível alterar a informação do destino da mercadoria, deixando diferente do cabeçalho.

Importante:

Para poder alterar essa informação, o sistema deverá estar devidamente configurado. No PD0301 ativar o parâmetro na aba Geral - Destino da Mercadoria por Item. No CD0821 na aba Itens - Destino Mercadoria Item, é possível dar permissão de alteração ou não ao usuário no campo Destino da Mercadoria por Item no pedido.

Se o usuário não tiver permissão de alteração mas a funcionalidade estiver ativa, a informação do destino da mercadoria se alterará conforme informação da natureza de operação se ela for alterada na inclusão do item, se a natureza não for alterada na inclusão do item assumirá o destino da mercadoria do cabeçalho.


Inclusão de pedido - Pedido - Tela de inclusão/alteração Completa de Itens - Grupo Informações de Atendimento:

Campo/Ação:

Descrição:

Tipo de Atendimento

Tipo de atendimento do item do pedido de venda, que pode ser:

  • Total.
  • Parcial.
  • Parcial com cancelamento de saldo.
Código Local Entrega

Local de entrega para o pedido em questão, definido no cabeçalho do pedido de venda. Esta informação pode ser alterada para o item.

Importante:

Além de definir o endereço de entrega para o item, essa informação é utilizada para a busca dos impostos.

Unidade de Faturamento

Definir qual unidade de faturamento será utilizada na emissão da nota fiscal para o item.

As opções são:

  • Unidade do Item
  • Unidade da Família
  • Unidade do Faturamento
Dt Mínima de AtendimentoData mínima permitida para faturamento.
Dt Limite de AtendimentoData máxima permitida para faturamento.
% Mín Faturamento ParcialPercentual mínimo permitido para faturar o pedido de venda parcial, definido pelo cliente. Ver detalhes na função Atualização de Clientes (CD1510), no Manual de Referência de Cadastros Gerais.
Primeira Dt Ent

Data corrente como data de entrega do item do pedido de venda, podendo esta ser alterada.

Importante:

Além de definir a data de entrega do item, essa informação é utilizada para a busca dos impostos.

Dt Entrega OrigemData corrente como data de entrega original do item do pedido de venda. 


Inclusão de pedido - Pedido - Tela de inclusão/alteração Completa de Itens - Grupo Outras Informações:

Campo/Ação:

Descrição:

Ordem de Compra do ClienteNúmero da ordem de compra do cliente.
ParcelaNúmero da parcela da ordem de compra do cliente.
Unidade de Negócio

Unidade de negócio para o item do pedido de venda.

Nota:

O código da unidade de negócio somente é habilitado quando os parâmetros “Unidade de Negócio” localizado nos Parâmetros de Distribuição - CD2000 e "Unidade Negócio" localizado na manutenção de Permissões para Usuários - CD0821 estiverem selecionados.

Inicialmente é sugerida neste campo a unidade de negócio proveniente do relacionamento do estabelecimento com o item do pedido de venda.

Quando parametrizado a utilização de unidade de negócio é obrigatório o preenchimento desse campo.

Quando informada a unidade de negócio, ao confirmar a inclusão do pedido, o sistema efetua as seguintes validações:

  • Se o grupo do usuário logado possui permissão de movimentação na unidade de negócio informada.
  • Se o estabelecimento do pedido de venda possui acesso à unidade de negócio informada, de acordo com as datas de validade deste relacionamento.
  • Se o centro de custo da conta contábil do item do pedido possui acesso à unidade de negócio informada.
Campanha CRMQuando o módulo de CRM estiver habilitado, será possível inserir a informação da Campanha do CRM no pedido.
Estabelecimento de AtendimentoEste campo será habilitado somente quando a Central de Vendas estiver habilitada na Manutenção Parâmetros de Pedidos - PD0301. Será sugerido o Estabelecimento de Atendimento parametrizado no Cadastro Relacionamentos do Estabelecimento de Atendimento - CD2018. Caso o usuário tenha permissão no Manutenção de Permissões para Usuários - CD0821, o estabelecimento de atendimento poderá ser alterado.
Conta ContábilConta contábil de custo para os itens de débito direto. Ver detalhes conceito itens débito direto no campo "Tipo Controle", função Itens para Estoque, processo Preparação das Informações, Manual de Referência de Estoque.
Centro de CustoCentro de custo para os itens de débito direto. Ver detalhes conceito itens débito direto no campo "Tipo Controle", função Itens para Estoque, processo Preparação das Informações, Manual de Referência de Estoque.
Custo ContábilValor do custo contábil do item de débito direto.
ObservaçõesObservações para o item do pedido de venda.


Inclusão de pedido - Pedido - Tela de inclusão/alteração Completa de Itens - Grupo Descontos:

Os descontos apresentados nesta tela referem-se ao total dos descontos calculados, pesquisados na matriz cadastrada na função Manutenção de Tabelas de Descontos - CD1558 quando o módulo Descontos e Bonificações estiver implantado, ou na função Manutenção de Tabelas de Preços - CD1518 quando o módulo não estiver implantado. As descrições dos Descontos 1 a 5 são assumidas conforme ficou definido nos Parâmetros de Descontos e Bonificações - BN0301, e se esse módulo não estiver implantado, as descrições permanecem como apresentadas na tela abaixo.

Na efetivação do pedido de venda, quando o módulo Descontos Bonificações estiver implantado, verificar o parâmetro Validar descontos da política de descontos (Parâmetros de Descontos e Bonificações - BN0301). Se o campo estiver marcado, o percentual total dos descontos do pedido de venda deverá ser validado contra o campo % máximo de desconto do usuário. Se o campo estiver desmarcado, deverá ser calculado o % total dos descontos desconsiderando os descontos do módulo Descontos e Bonificações que nesta pasta são: Desconto 1, Desconto 2, Desconto 3, Desconto 4, Desconto 5, Percentual de desconto referente ao prazo de pagamento, Percentual de desconto referente ao período controlado.


Campo/Ação:

Descrição:

% Desconto Período

Percentual de desconto do período.

Importante:

Esse desconto só está disponível para aplicação quando o módulo de Descontos e Bonificações estiver implantado e devidamente parametrizado para conceder descontos por período.

% Desconto Prazo

Percentual de desconto por prazo médio de pagamento.

Importante:

Esse desconto só está disponível para aplicação quando o módulo de Descontos e Bonificações estiver implantado e devidamente parametrizado para conceder descontos por prazo de pagamento.

Este desconto está parametrizado na condição de pagamento CD0404.

Concede Bonif QtdQuando assinalado, indica que será concedida bonificação por quantidade. 
Desconto 1

Percentual ou valor encontrado na pesquisa do melhor desconto da tabela de descontos, a ser aplicado para o primeiro desconto, definido em Manutenção de Tabela de Descontos - CD1558.

Importante:

O nome do campo (exemplo Desconto (1)) é apresentado conforme definido em Manutenção de Parâmetros de Descontos e Bonificações - BN0301, quando o módulo Descontos e Bonificações estiver implantado.

Desconto 2

Percentual ou valor encontrado na pesquisa do melhor desconto da tabela de descontos, a ser aplicado para o segundo desconto, definido em Manutenção de Tabela de Descontos - CD1558.

Importante:

O nome do campo (exemplo Desconto (2)) é apresentado conforme definido em Manutenção de Parâmetros de Descontos e Bonificações - BN0301, quando o módulo Descontos e Bonificações estiver implantado.

Desconto 3

Percentual ou valor encontrado na pesquisa do melhor desconto da tabela de descontos, a ser aplicado para o terceiro desconto, definido em Manutenção de Tabela de Descontos - CD1558.

Importante:

O nome do campo (exemplo Desconto (3)) é apresentado conforme definido em Manutenção de Parâmetros de Descontos e Bonificações - BN0301, quando o módulo Descontos e Bonificações estiver implantado.

Desconto 4

Percentual ou valor encontrado na pesquisa do melhor desconto da tabela de descontos, a ser aplicado para o quarto desconto, definido em Manutenção de Tabela de Descontos - CD1558.

Importante:

O nome do campo (exemplo Desconto (4)) é apresentado conforme definido em Manutenção de Parâmetros de Descontos e Bonificações - BN0301, quando o módulo Descontos e Bonificações estiver implantado.

Desconto 5

Percentual ou valor encontrado na pesquisa do melhor desconto da tabela de descontos, a ser aplicado para o quinto desconto, definido em Manutenção de Tabela de Descontos - CD1558.

Importante:

O nome do campo (exemplo Desconto (5)) é apresentado conforme definido em Manutenção de Parâmetros de Descontos e Bonificações - BN0301, quando o módulo Descontos e Bonificações estiver implantado.

Botão Carregar DescontosQuando acionado, permite efetuar a atualização dos descontos para o item do pedido baseando-se no Manutenção de Tabelas de Descontos - CD1558.
Botão Aplicar DescontosAo alterar os desconto no Grid e acionar esse botão, irá aplicar os descontos do grid ao item do pedido.
Grid com os descontosExibe os descontos conforme definição do Manutenção de Tabelas de Descontos - CD1558. É possível alterar os descontos para aplicar ao item do pedido. 
Botão Salvar e novoAo acionar esse botão irá salvar o registro atual e reiniciará a inclusão do próximo.
Botão SalvarAo acionar esse botão irá salvar o registro atual e fechar a tela.
Botão FecharFecha a tela sem salvar alterações se houver.



Inclusão de pedido - Pedido - Aba Pesquisa de Produtos:

Nessa aba é possível fazer pesquisa rápida por itens e inclusão de vários itens ao mesmo tempo. Mostra uma pesquisa de produtos para incluir itens rapidamente no pedido de venda, possui um campo para informar um termo de pesquisa, o botão para incluir os itens no pedido e uma grade onde são mostrados os resultados da pesquisa e onde o usuário pode informar alguns campos para incluir o item no pedido.

Algumas colunas são editáveis, quantidade, unidade de medida e desconto informado. As colunas que aparecem na grade são configuráveis, e podem ser incluídas outras colunas do item para ser informado na inclusão.


Inclusão de pedido - Pedido - Aba Pesquisa de Produtos - Parâmetros:

Nessa tela é possível definir algumas regras a serem consideradas na pesquisa de produtos.

Campo/Ação:

Descrição:

Itens do ClienteQuando marcado considerará a informação de itens do cliente no filtro de produtos.
Considera Família ComercialQuando marcado considerará a informação da família comercial, informada no campo "Família Comercial" no filtro de produtos.
Considera Grupo de EstoqueQuando marcado considerará a informação do grupo de estoque, informado no campo "Grupo de Estoque" no filtro de produtos.
Família ComercialInserir qual família comercial deverá ser considerada no filtro de produtos. Se informar uma família e marcar o parâmetro acima "Considera Família Comercial", será filtrado apenas pelos itens dessa família. 
Grupo de EstoqueInserir qual grupo de estoque deverá ser considerado no filtro de produtos. Se informar um grupo de estoque e marcar o parâmetro acima "Considera Grupo de Estoque", será filtrado apenas pelos itens desse grupo de estoque.
Apenas Tabela de Preço do Pedido

Quando marcado considerará apenas a tabela de preço informada no cabeçalho de pedido para fazer a busca dos produtos. Essa informação também será considerada na inclusão completa de itens. Se desmarcado, considerará a tabela de preço que for informada no campo "Tabela de Preço" podendo ser diferente da tabela do cabeçalho.

Quando marcado irá carregar a tabela do cabeçalho no campo "Tabela de preço" e esse campo ficará desabilitado.

Tabela de Preço

Tabela de preço a ser considerada na busca dos produtos. A tabela informada será utilizado para formar preço na inclusão completa de itens.

 Esse campo será habilitado se o parâmetro "Apenas Tabela de Preço do Pedido" estiver desmarcado.

Botão Aplicar e SalvarAo clicar nesse botão irá aplicar e salvar as alterações realizadas em tela, salvando nas preferências do usuário na emissão de novos pedidos.
Botão AplicarAo clicar nesse botão irá aplicar as alterações realizadas em tela, sem salvar nas preferências do usuário para emissão de novos pedidos, valendo apenas para o pedido corrente. 
CancelarAo acionar fechará a tela sem salvar alteração se houver.


Inclusão de pedido - Pedido - Aba Pesquisa de Produtos - Estoque do Item:

Nessa tela é possível consultar os estoques dos produtos. Essa tela é aberta ao clicar no ícone da coluna "Qtde Disponível" e no ícone do campo "Quantidade Disponível" da tela de inclusão completa de itens.

Importante:

O saldo disponível exibido na coluna "Qtde Disponível" e do campo "Quantidade Disponível" considera todo o saldo disponível no sistema, inclusive de depósitos externos. Já as informações exibidas na tela Estoque do Item listará os saldos levando em consideração as configurações salvas na tela de Parâmetros.

Campo/Ação:

Descrição:

Botão Parâmetros

No botão "engrenagem" no canto superior direito é possível definir os parâmetros para a exibição do saldo em estoque. As informações exibidas nos campos abaixo são definidas nessa tela.

As opções são: 

  • Estabelecimento
  • Data de corte (o default será a data corrente)
  • Tipo de depósito (Interno, Externo ou Todos)
  • Depósitos (Selecionar Depósitos e Limpar Depósitos)
  • Considera Depósitos CQ
  • Abate Disponível Qt Pedido
  • Situação dos Pedidos (Considera Pedidos Abertos e Considera Pedidos Atendidos Parcialmente)
  • Parâmetros de Pedidos (Pedidos Não Avaliados, Pedidos Avaliados, Pedidos Aprovados, Pedidos Reprovados e Pedidos Aprovados no WF de Desconto)
ItemExibe o código e descrição do item.
ReferênciaExibe a referência do item (quando item controlado por referência).
Unidade de MedidaExibe a Unidade de medida do item no estoque.
Saldo em EstoqueLista o saldo disponível em estoque para o item no momento.
Quantidade AlocadaExibe a quantidade alocada para o item, o valor é composto por Quantidade Alocação do Item e a alocação realizada nos pedidos (se houver).
Quantidade de SegurançaExibe a quantidade de segurança no estoque para o item se houver.
Saldo InicialSaldo no início conforme configuração, data de corte informada nos Parâmetros. O valor é composto por: Saldo em Estoque descontando os valores de Quantidade de Segurança e Quantidade Alocada, lembrando que a Quantidade Alocada pode ser composta também por alocação realizada nos pedidos.
Botão Exibir Detalhes

Ao clicar nesse botão irá exibir o grid com detalhes dos estoques, que listará as seguintes colunas: Ped Venda, Produção, Reserva, Ped Compra e Disponível. Ao lado da coluna Data é possível expandir e detalhar ainda mais as informações, e verificar as alocações do estoque em Pedidos, Ordem de produção, Reservas e Compras.



Inclusão de pedido - Pedido - Aba Cabeçalho:

Nessa aba mostra um formulário para o usuário alterar os dados do cabeçalho do pedido, possui um botão para Salvar o cabeçalho, que chama o serviço para salvar o pedido, outro para Descartar Alterações, que irá recarregar os dados do pedido sem salvar as alterações.

Os campos do cabeçalho são configuráveis e possuem as mesmas regras de negócio do PD4000.

Os botões e os campos podem estar habilitados somente se o pedido estiver disponível para alterações, os campos seguem a regra de negócio, ficar habilitados conforme o cadastro de usuário comercial CD0821.

Importante:

Os campos dessa tela estão detalhados acima no item: Inclusão de pedido - Tela Pedido - Cabeçalho:


Inclusão de pedido - Pedido - Aba Pagamento:

Essa tela serve para informar a condição de pagamento ou manipular as condições de pagamento especiais, possui o campo para selecionar a condição de pagamento, botões Adicionar e Remover que são habilitados quando houver condição de pagamento especial selecionada, para incluir ou excluir uma parcela da condição de pagamento especial.

A grade é editável quando for uma condição de pagamento especial (campo Condição de Pagamento vazio no cabeçalho), ou apenas mostrará para consulta as parcelas quando for selecionada uma condição de pagamento pré-cadastrada.

Os botões e os campos podem estar habilitados somente se o pedido estiver disponível para alterações, os campos devem seguir a regra de negócio atual ficar habilitados conforme o cadastro de usuário comercial CD0821.

Se o campo de condição de pagamento não estiver disponível na tela Configuração de Campos do Pedido, esta aba não aparecerá para o usuário.

Campo/Ação:

Descrição:

Condição de PagamentoNesse campo é exibida condição de pagamento informada no cabeçalho, podendo ser alterada. Ao alterar ou informar uma condição de pagamento, gerará das duplicatas conforme definição no CD0404.
SequênciaNúmero sequencial para a condição de pagamento. Esta informação pode ser alterada. Essa coluna é exibida para condição de pagamento especial.
Tipo Vencto

Define a condição de vencimento. Selecionar uma das opções:

  • Dias da Data.
  • À vista.
  • Antecipado.
  • Contra entrega.
  • Fora dezena.
  • Fora quinzena.
  • Fora mês.
  • Fora semana.
  • Apresentação.
Data Vencto
Data de vencimento da parcela. 


Nota:

Caso se opte em informar o vencimento por data de vencimento, esse critério deve ser seguido para as demais parcelas do pedido. Ao optar por data de vencimento não deve ser informado Dias Pagto.

Dias Pagto 

Número de dias do vencimento da parcela. 

Nota:

Caso se opte em informar o vencimento por dia do vencimento, esse critério deve ser seguido para as demais parcelas do pedido. Ao optar por dias do vencimento não deve ser informada a Data Vencto.

% PagamentoPercentual a ser aplicado sobre o valor total do pedido para pagamento. 
Vlr ParcelaValor da parcela a ser paga.
ObservaçõesObservação.



Inclusão de pedido - Pedido - Aba Financiamento:

Essa tela serve para informar a tabela de financiamento e selecionar o índice de financiamento, possui o campo para selecionar a tabela de financiamento, e o prazo médio calculado de acordo com a condição de pagamento ou parcelas da condição de pagamento especial.

A grade apresenta os índices de financiamento relacionados à tabela de financiamento, e mostra a coluna com o valor ajustado considerando o valor atual do pedido e o índice de financiamento.

Assim usuário poderá selecionar o melhor índice baseado no prazo médio e visualizar uma prévia do valor do pedido considerando cada índice de financiamento.

Ao trocar uma tabela de financiamento, seleciona automaticamente o índice de financiamento com os dias mais próximo abaixo do prazo médio calculado.

Os botões e os campos podem estar habilitados somente se o pedido estiver disponível para alterações, os campos devem seguir a regra de negócio atual ficar habilitados conforme o cadastro de usuário comercial CD0821.

Se o campo de tabela de financiamento não estiver disponível na tela Configuração de Campos do Pedido, esta aba não aparecerá para o usuário.

Campo/Ação:

Descrição:

Tabela Financiamento

Tabela de financiamento/juros a ser aplicada ao pedido. Com essa informação o sistema adiciona a taxa de financiamento escolhida e gera o preço original no momento em que se implanta a sequência do pedido de venda. Inicialmente o sistema apresenta a tabela de financiamento da condição de pagamento informada.

Importante:

Quando o tipo de preço for Preço Informado não é aplicada a taxa para a obtenção do preço original, sendo que o mesmo deverá ser informado manualmente.

Quando a condição de pagamento for uma condição especial (campo Condição de Pagamento vazio no cabeçalho), esse campo apresenta a tabela de financiamento padrão, a qual é definida na Manutenção Parâmetros Pedidos - PD0301.

Sequência

Sequência do índice de financiamento/juros da tabela de financiamento informada. Esse número determina qual o índice que deve ser aplicado para a correção dos preços dos itens do pedido de venda. Inicialmente esse campo apresenta a sequência do índice ou percentual de juros de financiamento de acordo com o prazo médio da condição de pagamento informada para o pedido.

Importante:

Caso a empresa não faça uso de correção de preços nas vendas a prazo, deve deixar vazio esse campo. Dessa forma, o programa não corrigirá os preços dos produtos.

Quando a condição de pagamento for uma condição especial (campo Condição de Pagamento vazio no cabeçalho), esse campo apresenta índice padrão, o qual é definido na Manutenção Parâmetros Pedidos - PD0301.

Prazo MédioPrazo médio calculado de acordo com a condição de pagamento ou parcelas da condição de pagamento especial.
DiasNúmero de dias a ser utilizado como base para definição do índice.
ÍndiceTaxa ou índice a ser aplicado para a quantidade de dias de financiamento.
Valor AjustadoValor ajustado considerando o valor atual do pedido e o índice de financiamento.



Inclusão de pedido - Pedido - Aba Mais Informações - Antecipações:

A tela de antecipações serve para o usuário informar as datas e valores de antecipações do pedido de venda, assim como a tela de cabeçalho, o usuário altera os dados diretamente e salva os dados de antecipação, ou descarta as alterações desde a última leitura dos dados do pedido de venda.

Os botões e os campos podem estar habilitados somente se o pedido estiver disponível para alterações, os campos devem seguir a regra de negócio atual ficar habilitados conforme o cadastro de usuário comercial CD0821.

É possível inserir até 6 antecipações.

Se os campos de antecipação não estiverem disponíveis na tela Configuração de Campos do Pedido, esta aba não aparecerá para o usuário.

Campo/Ação:

Descrição:

Possui Antecipações

Quando assinalado, define que o pedido possui antecipação.

Importante:

Caso o cliente já tenha efetuado um pagamento antecipado à empresa, o sistema permite que se informe o valor que foi antecipado. Com esta informação, o faturamento, no momento de gerar as duplicatas que darão origem aos títulos no contas a receber, utilizará o código de antecipado para a duplicata. Assim, quando for gerado o título, já se saberá que o mesmo possui uma antecipação no contas a receber, cabendo ao usuário do módulo proceder a atualização manual do título e da antecipação correspondente. Quando se fatura parcialmente um pedido de venda cujo valor da nota seja inferior ao antecipado, o sistema gera a duplicata com código de antecipado e altera o valor antecipado no pedido de venda deixando apenas o saldo não utilizado. Como o faturamento prevê a possibilidade de junção de pedido de venda, mas não possui histórico para informar de quais pedidos de venda foram adquiridos os valores de antecipação, no caso de haver cancelamento de uma nota com antecipação, o valor antecipado não será reincorporado no pedido de venda, sendo que tal procedimento deve ser realizado manualmente.

Ver detalhes no conceito "Antecipações", processo Geração de Faturas das Notas Fiscais, Manual de Referência de Faturamento.

Data AntecipaçãoInserir a data da antecipação.
Valor AntecipaçãoInserir o Valor da antecipação.
ObservaçõesInserir a observação se houver.



Inclusão de pedido - Pedido - Aba Mais Informações - Exportação:

Nessa tela é realizado o cadastramento das informações de exportação pertinentes ao pedido de venda. Mesmas informações do programa Informações de Exportação - EX0270. Essa opção só estará disponível para pedido de exportação.

Importante:

Todos os campos ficam disponíveis para alteração, mesmo após a finalização da inclusão de um pedido, inclusive depois da vinculação do pedido ao processo de exportação. Caso queira que as alterações do pedido sejam refletidas no processo de exportação vinculado, é necessário primeiramente desvincular o pedido do processo, ajustar os dados do pedido e, por fim, vincular o pedido ao processo que possua suas características compatíveis aos novos dados do pedido de venda.

Uma vez finalizada a inclusão de um pedido e efetivado, para relacioná-lo ao processo de exportação correto, é necessário utilizar as rotinas do módulo de Exportação: Processo Exportação (EX0185) e Relacionamentos do Processo de Exportação (EX0190).

Importante:

Caso alguma informação das despesas de importação for alterada nessa tela, o pedido passa a apresentar situação de incompleto, sendo necessário efetuar uma nova efetivação do pedido.

Quando o sistema estiver parametrizado para efetuar a geração automática do processo de exportação, as despesas de exportação serão sugeridas conforme descrito no conceito Geração de Despesas e Impostos.

Essa tela é habilitada quando o módulo de Exportação estiver implantado e o cliente, informado para o pedido, seja estrangeiro ou trading.

Por intermédio da Atualização de Parâmetros Globais - CD0101, é permitido habilitar o módulo de Exportação.

Se os campos de exportação não estiverem disponíveis na tela Configuração de Campos do Pedido, esta aba não aparecerá para o usuário.


Inclusão de pedido - Pedido - Aba Mais Informações - Entregas:

Essa tela serve para consultar e manipular as entregas dos itens de pedido da espécie programação de entrega e contrato de fornecimento, permite visualizar as entregas por sequência dos itens, ou por data de entrega.

Também permite modificar as informações das entregas diretamente da grade, os botões acima da grade, incluem um novo registro de entrega do pedido, ou removem um registro.

O botão de Adicionar, apenas será habilitado quando o grid estiver mostrando as entregas por sequência e somente se uma sequência estiver selecionada, o novo registro de entrega será associado à sequência do item que tiver o registro selecionado.

Não será possível alterar os dados de entrega se o pedido for da espécie Simples.

Se os campos de entrega não estiverem disponíveis na tela Configuração de Campos do Pedido, esta aba não aparecerá para o usuário.

Campo/Ação:

Descrição:

Entrega

Numeração sequencial apresentada automaticamente pelo sistema para caracterizar cada entrega do item do pedido.

SituaçãoExibe o status da entrega.
Data EntregaData em que ocorrerá a entrega da quantidade especificada.
Hora EntregaHora (aproximada) em que ocorrerá a entrega da quantidade especificada.
Qt UM Fatur

Quantidade pedida do item informado no campo de mesmo nome na janela Principal dos itens do pedido.

Pode-se confirmar esta quantidade, ou informar uma outra quantidade. Depende exclusivamente do campo Tipo Atendimento.

Qtd AlocarQuantidade a alocar do item nesta entrega.
Tipo Atendimento

Tipo de atendimento da referida entrega. Este tipo pode ser:

  • Parcial.
  • Total.
  • Parcial Cancela Saldo.
Tipo Entrega

Tipo de entrega da referida quantidade. Este tipo pode ser:

  • Firme.
  • Estimado.
  • Atraso.
  • Estima Devolução.
  • Estima Cancelamento.



Inclusão de pedido - Pedido - Aba Mais Informações - Representantes:

Essa tela serve para consultar e manipular os representantes associados aos itens ou ao pedido de venda.

Também permite modificar as informações dos representantes diretamente da grade, os botões acima da grade, incluem um novo registro de representante do pedido ou no item, ou removem um registro de representante do pedido ou dos itens.


Inclusão de pedido - Pedido - Aba Mais Informações - Representantes - Aba Por Item:

Essa aba será exibida quando no programa FT0301, aba Outros, o parâmetro "Por item desde a implantação de Pedido/Nota?" estiver marcado em Cálculo Comissões.

Com essa função ativa o usuário poderá analisar e entender o cálculo das Comissões a serem pagas para os representantes desde o momento da implantação do Pedido e não somente depois da integração das Notas Fiscais no Contas a Receber.

O sistema considera o Cadastro de Comissões PD0509 desde a digitação do Pedido. O Cadastro de Comissões permite parametrizar percentuais de Comissão diferenciados para determinada Região, Representante, Condição de Pagamento, Canal de Venda, Família, Grupo de Cliente, Família Comercial, Item e Referência.

Exibe uma grade com as seguintes colunas: Sequência, Item, Descrição Referência, Preço Líq, Qtd Pedida, UM e Valor Total. Para cada item é possível expandir e visualizar as informações das comissões por item descritas abaixo.

Campo/Ação:

Descrição:

RepresentanteCódigo do representante do pedido de venda.
VL Base Comissão

Valor utilizado para o cálculo das comissões.

Importante:

Considera a fórmula parametrizada no Cadastro do Representante CD0708.

É necessário calcular o pedido para obter esse valor. 

% Comissão

Percentual de comissão do representante. Este percentual pode ser modificado.

Importante:

Esse percentual pode ser alterado. Após a alteração o pedido precisa ser calculado para as alterações surtirem efeito.

VL Comissão EmissãoValor da comissão considerando "VL Base Comissão e % Comissão".
% Comissão Emissão

Percentual da comissão a ser creditado ao representante do pedido de venda, no ato de emissão de título resultante de venda.

Exemplo:
Se para um representante foi especificado 10% de comissão sobre as vendas e, se o percentual da comissão, a ser creditado na emissão, foi de 50%, o direito efetivo do representante, nesse momento, corresponde a 5% sobre o valor do título (isto é: 10% x 50% = 5%), os restantes 50% de comissão serão creditados por ocasião do pagamento do título. Supondo-se que, numa nota de 10.000,00 reais cuja base de cálculo seja 9.400,00, o percentual de comissão 1%, e a comissão na emissão seja 45%, tal representante tem o direito a uma comissão total de 94,00, sendo que, na emissão, o representante receberá 45% desse valor ou seja 42,30.

Importante:

Esse percentual pode ser alterado. Após a alteração o pedido precisa ser calculado para as alterações surtirem efeito.

VL Comissão EmissãoValor da comissão na emissão considerando "VL Comissão Emissão e % Comissão Emissão".


Inclusão de pedido - Pedido - Aba Mais Informações - Representantes - Aba do Pedido:

Essa aba será exibida quando no programa FT0301, aba Outros, o parâmetro "Por item desde a implantação de Pedido/Nota?" estiver marcado em Cálculo Comissões.

Quando esse parâmetro não estiver marcado, carregará apenas o grid com as informações do representante.

Campo/Ação:

Descrição:

Representante PrincipalCampo do representante principal do pedido. Essa informação pode ser alterada.
RepresentanteCódigo do representante direto e indireto do pedido de venda.
VL Base Comissão

Valor utilizado para o cálculo das comissões.

Importante:

Considera a fórmula parametrizada no Cadastro do Representante CD0708.

É necessário calcular o pedido para obter esse valor. 

% Comissão

Percentual de comissão do representante. Este percentual pode ser modificado.

Importante:

Esse percentual pode ser alterado. Após a alteração o pedido precisa ser calculado para as alterações surtirem efeito.

VL ComissãoValor da comissão considerando "VL Base Comissão e % Comissão".
% Comissão Emissão

Percentual da comissão a ser creditado ao representante do pedido de venda, no ato de emissão de título resultante de venda.

Exemplo:
Se para um representante foi especificado 10% de comissão sobre as vendas e, se o percentual da comissão, a ser creditado na emissão, foi de 50%, o direito efetivo do representante, nesse momento, corresponde a 5% sobre o valor do título (isto é: 10% x 50% = 5%), os restantes 50% de comissão serão creditados por ocasião do pagamento do título. Supondo-se que, numa nota de 10.000,00 reais cuja base de cálculo seja 9.400,00, o percentual de comissão 1%, e a comissão na emissão seja 45%, tal representante tem o direito a uma comissão total de 94,00, sendo que, na emissão, o representante receberá 45% desse valor ou seja 42,30.

Importante:

Esse percentual pode ser alterado. Após a alteração o pedido precisa ser calculado para as alterações surtirem efeito.

VL Comissão EmissãoValor da comissão na emissão considerando "VL Comissão Emissão e % Comissão Emissão".
Liberação de PagamentoAs opções são: Padrão, Final do processo de exportação e Após a liquidação do último título.
Tipo de BaseAs opções são: Valor FOB e Valor INCOTERM negociada.
Tipo Comissão AgenteAs opções são: Nenhum, A remeter, Conta gráfica e Faturada.



Inclusão de pedido - Pedido - Aba Mais Informações - Alocação:

Nessa tela o usuário poderá visualizar e manipular as alocações dos itens do pedido, esta aba só será mostrada quando o pedido estiver configurado para precisar de alocação. No PD0301 deve estar configurado para alocação física e manual.

Na grade são 3 níveis de consulta. Cada item do pedido nesta grade, tem um detalhe onde será mostrado outra grade com todas os locais onde o item tem saldo em estoque disponível, e na coluna Qtd Alocada, o usuário irá informar quantas unidades deste item serão alocadas no depósito correspondente.

Acima da grade alocações, existe um campo para pesquisa rápida de depósitos, um check-box para mostrar apenas depósitos com alocação, um botão para salvar as alterações feitas, um botão para descartar as alterações e atualizar os saldos dos depósitos e um botão para limpar todas as alocações.

Importante:

Quando não estiver configurado para alocação física e manual exibirá as seguintes informações em tela:

Alocação física manual não disponível, verifique:

  • Parâmetros do pedido com alocação física, on-line e manual PD0301.
  • Parâmetros do pedido permite alocação física de pedidos com programação de entrega PD0301.
  • Emitente permite liberação do estoque antes da avaliação de crédito CM0102.
  • Usuário possui permissão para fazer alocação física no pedido CD0821.

Após expandir os níveis de consultas, exibirá a grade com as seguintes informações:

Campo/Ação:

Descrição:

Pesquisar DepósitosPesquisa rápida de depósito. É possível pesquisar por um determinado depósito para facilitar a alocação.
Apenas depósitos com alocaçãoAo acionar esse check-box exibirá apenas os depósitos com alocação. Se não houver nenhuma alocação, a grade ficará vazia.
SalvarQuando acionado salvará as alterações realizadas.
AtualizarQuando acionado atualizará os saldos dos depósitos na grade.
Zerar Qtd AlocadaQuando acionado zerará as alocações salvas.
Qtd DisponívelQuantidade disponível nos depósitos no momento em a grade foi carregada ou atualizada (botão Atualizar).
Qtd AlocadaQuantidade alocada no depósito correspondente.


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