• Identificação: Nesta pasta, serão informados os dados que identificarão a Venda/Aluguel cadastrada. Campos a serem preenchidos:
    • Tipo Contrato: Nesta opção o usuário irá selecionar se contrato será uma Venda ou um Aluguel.

    • Situação: Este campo é controlado pelo sistema e informa a situação que a venda está naquele momento. As situações podem ser: 
    • Em Preparação: 1ª situação da venda;
    • Efetivada: como o próprio nome diz, quando a venda já foi efetivada;
    • Quitada: situação alterada automaticamente quando a última parcela do plano de financiamento é quitada;
    • Cancelada: quando a venda foi distratada por um dos seguintes motivos: Cancelada / Distrato Bilateral / Distrato Unilateral / Outros / Inadimplência / Desistência.Bloqueada: esta é a única situação que o sistema não controla, ou seja, o usuário coloca uma venda como bloqueada e automaticamente a sub-unidade também fica bloqueada. 
    • Núm Venda: Informe o Número da venda cadastrada. 
O número da venda será sequencial ou não, dependendo da parametrização do sistema. Caso o parâmetro "Venda Sequencial" Menu Opções | Parâmetros | RMSGI | Contrato | Venda/Aluguel, esteja marcado, ao criar a venda, o sistema incluirá um número de venda, caso o parâmetro esteja desmarcado, o usuário deverá informar um número de venda;
    • Núm. do Contrato: Após a efetivação da venda e a geração do contrato neste campo aparece o número referente ao contrato.
Este campo não pode ser editado. Ele somente irá mostrar o número do contrato depois que ele for gerado.
    • Cód. Cliente: Informe o código do cliente que está no cadastro de Clientes. Neste campo, não será apresentado uma lista dos códigos dos clientes.
Este campo é preenchido automaticamente após preencher o campo Nome Cliente.
    • Empreendimento: Selecione o empreendimento da venda/aluguel.
    • Cód Vendedor Pessoa Jurídica: Informe o Código ou Nome do vendedor Jurídico da venda. Na lista de opções serão apresentados todos os vendedores cadastrados através do Menu Cadastro | Vendedores | Pessoa Jurídica;
    • Cód Vendedor Pessoa Física: Informe o Código ou Nome do vendedor Físico da venda. Na lista de opções serão apresentados todos os vendedores cadastrados através do Menu Cadastro | Vendedores | Pessoa Física;
    • Cód Modalidade: Selecione a Modalidade que será utilizada na venda. Na lista de opções serão apresentadas todas as modalidades cadastradas através do Menu Cadastro | Condições da Venda | Modalidade Venda;

Ao incluir ou editar um contrato de locação o usuário possa optar por preencher ou não o campo "Modelo de Contrato";
A edição apenas é permitida para contratos com Situação igual a "Elaboração";
Se o parâmetro "Não associar modalidades a Empreendimento", através do Menu Opções | Parâmetros | RM SGI | Contratos | Empreendimentos, estiver desmarcado, só ira ser apresentado na lista de opções as modalidades que foram associadas ao Empreendimento através do Menu Cadastro | Empreendimento, na aba Associação de Modalidade.

    • Cód Conta Caixa: Informe qual Conta Caixa será utilizada na venda que fará integração com o RM Fluxus.
  • Datas:
    • Data Venda: Informe a data em que a venda foi criada.
Se o parâmetro "Usar data do sistema para a data da venda", através do Menu Opções | Parâmetros | RM SGI, estiver marcado, ao criar uma venda, este campo será preenchido automaticamente com a data do sistema.
    • Data do Cancelamento: Caso a venda esteja com a situação cancelada, o sistema irá mostrar neste campo a data do cancelamento;
    • Data Base: É a data base que o sistema irá tomar como padrão para efetuar as correções do plano de financiamento.
    • Data da Inclusão: Campo preenchido automaticamente pelo sistema com a data atual do sistema no dia em que foi realizada a inclusão da venda;
    • Data de Entrega das Chaves: Informe a data que o cliente receberá as chaves do seu imóvel.
    • Data da Assinatura: Informe a data de Assinatura desta venda.
    • Data Previsão Entrega: Informe a data de previsão de entrega da subunidade desta venda.
    • Referência de Entrega do para o componente existem quatro opções, são elas:
    • Data da Entrega do Empreendimento: Se marcado, determina que a data de entrega do empreendimento será a referência para as correções.
    • Data do Habite-se: Se marcado, determina que a data do habite-se será a referência para as correções.
    • Data da Entrega da Chave: Se marcado, determina que a data da entrega das chaves será a referência para as correções.
    • Data da Assinatura: Se marcado, determina que a data da Assinatura será a referência para as correções.
  • Valores de Contrato:
    • Valores Negociados Inicialmente:
      • Valor da Venda: Valor do contrato definido no campo Valor do Item no cadastro do item da Venda/Aluguel.
      • Valor do Desconto: Valor do desconto definido no campo Valor Desconto no cadastro do item da Venda/Aluguel, para o caso de ter algum desconto na subunidade.
      • Valor Total Financiado: Este campo mostra a soma dos valores de financiamento do contrato. Estes valores são buscados do Plano de Financiamento.
    • Valores Atualizados:
      • Valor Atualizado: É Valor da Venda atualizado por meio de reajustes e aditivos, Este valor considera o seguinte aspecto em relação às Parcelas Quitadas:
        • O sistema sempre considera o Valor Total pago pelo cliente, portanto, se a parcela foi paga em atraso, os valores de Juros e Multa, calculados pelo módulo Financeiro, serão considerados na composição deste Valor Atualizado.
      • Valor do Desconto: Soma dos valores de desconto atualizados.
      • Total baixado da venda/aluguel: Soma de todos os valores baixados no contrato.
    • Saldo Devedor Atual: Soma de todos os valores em aberto restantes do contrato.
    • Baixado (%): Representação gráfica que mostra a soma de todos os valores baixados no contrato.
  • Item do Contrato: Nesta aba deverá ser cadastrado o Item de Contrato utilizado na Venda/Aluguel. Campos a serem preenchidos:
    • Empreendimento: Traz o código e o nome do empreendimento que foi cadastrado na Venda.
    • Observação: Este campo não poderá ser editado, pois o empreendimento já foi cadastrado na pasta Identificação.
    • Unidade: Informe a Unidade a ser cadastrada.
    • Sub-Unidade: Informe a Sub-Unidade a ser cadastrada.
    • Valor Sub-Unidade: Informe o valor da Sub-Unidade.
    • Observação: Este campo será preenchido automaticamente de acordo com o valor cadastrado para esta sub-unidade. Este campo poderá ser modificado.
    • Desconto Sub-Unidade: Informe o valor do desconto da Sub-Unidade, se houver.
  • Plano de Financiamento: Para gerar o Plano de Financiamento, é necessário entrar no Processo Gerar Plano de Financiamento. Após a geração do Plano de Financiamento, será apresentado os dados nas seguintes abas:
    • Condições de Venda: Serão apresentados os componentes da regra do Plano de Financiamento.
    • Consultar Log: Nesta opção, iremos verificar o histórico das alterações realizadas em cada componente da regra.
    • Consultar Reajustes Mensais: Nesta opção, será apresentado todo o histórico do Contrato por data de alteração, quais foram os valores de Juros e Correção Monetária calculados, descontos concedidos e valores baixados.
    • Plano de Financiamento: Será apresentado o Plano de Financiamento, de acordo com os componente da Condições de Venda. Após a geração do Plano, poderemos realizar as seguintes Alterações:
  • Edição de Parcelas: A opção Edição de Parcelas permite que você altere dados de uma Parcela já existente. Essa edição só é permitida em Vendas 'Em Preparação', que tenha o Plano de Financiamento Gerado e que ainda não tenha realizado a integração com o Financeiro. Este Processo permite funcionalidades como:
    • Inclusão, alteração e exclusão de Componentes na Parcela, atualizando o valor desta parcela consequentemente.
    • Alteração do Valor do Componente e Alteração da Data de Vencimento da Parcela.
    • Permite alterar o Centro de Custo, o Departamento e as Tabelas Opcionais da Parcela.
    • Inserir um comentário em cada componente para descrever a alteração a ser realizada.

O componente gerador da parcela não poderá ser excluído ao editar a parcela;
Não é possível inserir componentes de reajuste na parcela;
Parcela com juros pré-fixados, ao alterar a data de vencimento manualmente, não terá seu recálculo de juros efetuado.

  • Alterar Tipo Receita: Esta opção permite alterar ou incluir um novo Tipo de Receita para a parcela selecionada. Ao selecionar o Tipo Receita = 'Nota Promissória', o Sistema mostra a ultima Nota Promissória utilizada no Plano de Financiamento e é habilitado na visão o Campo 'Nota Promissória', onde é informado o número da Nota Promissória da parcela com a opção de alterar este número. Para saber maiores informações sobre Nota Promissória clique aqui.
Ao selecionar o Tipo Receita = 'Bens Diversos', o Sistema habilita o campo 'Bem', onde é permitido associar a parcela os Bens que foram cadastrados no sistema e associados a Subunidade da Venda.
  • Visualizar Lançamentos Filhos: Esta opção permite visualizar as parcelas selecionadas e seus respectivos lançamentos filhos, ou seja, parcelas que foram criadas por ter sido realizado uma baixa parcial no Financeiro. Este processo só será habilitado quando selecionado uma parcela baixada parcialmente.
  • Consultar Log: Nesta opção, iremos verificar o histórico das alterações realizadas em cada Parcela, com uma descrição dos cálculos realizados e os valores de cada componente da parcela.
  • Consultar Reajustes Mensais: Nesta opção, será apresentado todo o histórico do Contrato por data de alteração, quais foram os valores de Juros e Correção Monetária calculados, descontos concedidos e valores baixados.
  • Componentes da Parcela: Será apresentado as parcelas do Plano de Financiamento com os seus componentes de cada parcela, onde poderemos visualizar os seus valores e valores já baixados. Nesta aba teremos as mesmas opções de alterações da aba Plano de Financiamento.
  • Contabilidade: A aba Contabilidade está localizada na edição de Venda/Aluguel, sendo que a mesma possui as seguintes sub-abas:
  • Venda/Aluguel: Nesta aba, o usuário deve informar o evento contábil usado para contabilizar a inclusão de Vendas/Aluguéis.
  • Entrega de chave: Nesta aba, o usuário informa o evento contábil para contabilizar a entrega de chaves e informa também o Valor entrega chave. A contabilização de entrega de chave só é possível após a efetivação da Venda/Aluguel.

  • Eventos no reajuste: Esta aba possibilita a inserção de dois eventos, através dos campos Evento reajuste (Inflação) e Evento reajuste (Deflação).

Novidade

Agora é possível alterar os campos referentes a eventos contábeis de Aditivos e Distrato quando uma venda estiver na situação de Distratada para facilitar a contabilização após a efetivação do distrato da venda. 

A partir da versão 11.40, para visualizar os dados contabilizados, o usuário deverá abrir Anexos | Contabilidade e as opções Consultar Operação Contábil da Venda/Aluguel ou Consultar Operação Contábil da Entrega das Chaves na tela de edição de Vendas/Aluguéis.
A partir da versão 11.40, os processos de Efetivação de Vendas/Aluguéis, Aditivo, Distrato e Reajuste existe a possibilidade de Recontabilização e Estorno Contábil dos lançamentos já integrados. A seguir veja os passos para realizar o estorno em cada um desses processos:

  • Efetivação de Vendas/Aluguéis: Deve-se voltar a situação da Venda/Aluguel, efetivar o mesmo novamente e no momento da efetivação informar os novos dados contábeis. Após a efetivação será criado um lote de estorno contendo os lançamentos da venda ou aluguel em questão.
  • Aditivo: Deve-se acessar o processo de Aditivos em Anexo | Aditivos, em seguida editar o aditivo que deseja recontabilizar, abrindo o processo Recontabilizar. Com isso é preciso informar os novos dados contábeis. Após a recontabilização será criado um lote de estorno contendo os lançamentos do aditivo contabilizado na primeira vez.
  • Distrato: Deve-se acessar o processo de Distrato em Anexo | Distrato Contratual, em seguida editar o distrato que deseja recontabilizar, abrindo o processo Recontabilizar. Com isso é preciso informar os novos dados contábeis. Após a recontabilização será criado um lote de estorno contendo os lançamentos do distrato contabilizado na primeira vez.
  • Reajuste: Para Recontabilizar o processo de Reajuste, deve-se usar o processo de Atualização da Data do Reajuste da Venda, realizar as alterações necessárias na Venda/Aluguel ou alterações de Cotações/alterações de Juros. Em seguida reajustar novamente, com isso será criado o lote de estorno da venda em questão.

Para saber maiores informações sobre Eventos Contábeis no TOTVS Incorporação clique aqui.
Para saber maiores informações sobre a contabilização no Novo Modelo de BackOffice clique aqui.
Para a contabilização do módulo de aluguel, caso o "Evento Contábil" seja configurado para buscar o "Default Contábil" do cadastro do "Modelo do Contrato", e este não esteja definido no contrato a ser contabilizado, será exibida a mensagem "Não houve contabilização para o período 01/01/2016".


  • Campos Complementares: A aba Dados Adicionais teve seus campos convertidos para esta aba de Campos Complementares. Com isso o cadastro de Tabelas Opcionais do TOTVS Incorporação foi excluído. Foram excluídos também os Parâmetros por Coligada referentes aos campos de Data Opcional e Tabela Opcional da Venda / Aluguel. Todos os campos que estão marcados para utilização na parametrização e que estavam na aba Dados Adicionais do cadastro de Venda / Aluguel serão movidos para a aba de Campos Complementares. Para cadastrar novos Campos Complementares para Vendas / Aluguel basta acessar Cadastros | Campos Complementares | Venda. O único campo fixo nessa aba é o campo Observação que estava presente na antiga aba de Dados Adicionais.