Árvore de páginas

Pedido Recebido Integralmente Permanece com Saldo Maior Que Zero

Produto:

RMS

Versões:

568.1

Ocorrência:

Ao consultar um pedido no programa VGCMCPED, percebemos que o mesmo apresenta saldo de 0.17, mesmo constatando pelo detalhe do pedido que todas os itens foram recebidos integralmente.

O que pode ter gerado esse saldo e como deve ser tratado esta situação?

Passo a passo:

Quando um pedido é recebido, parcialmente ou integralmente, o recebimento realiza um procedimento de baixa deste pedido na carteira de pedido, visando marcar o pedido como parcialmente recebido ou, no caso de recebimento total deste pedido, zerar seu saldo e fechá-lo.

Esta baixa é feita através do somatório individual dos itens do pedido considerando todos os valores envolvidos (incluindo impostos). Assim, durante todo o processo existem alguns arredondamentos feitos devido a precisão dos valores nas tabelas, o que pode em determinadas situações ocorrer alguma divergência de algum valor fracionado.

Considerando pedidos com muitos itens, estes arredondamentos sucessivos podem acarretar na perda de valores pequenos, assim tanto o recebimento quanto a carteira de pedidos trabalham com uma margem de 0.1 para considerar o pedido como recebido integralmente.

Nos raros casos em que esta diferença ultrapassa o valor de 0.1, pode ser feito o fechamento manual deste pedido, assim para o sistema o pedido ficará na mesma situação como se estivesse sido recebido integralmente.