Objetivo

Configurar CGO que será utilizado em recebimentos de notas para entrada de mercadorias, inclusive devoluções de venda.

Caminho

acrux global > Cadastros > Código Geral de Operação – WEBCAD023

Pré-Requisitos e Restrições

Atualizar o sistema para a versão 21.01 ou versão superior.

Passo a Passo

Na aplicação Código Geral de Operação, clique em Adicionar C.G.O.

Imagem 1 – Adicionar C.G.O

Será exibida a tela Adicionar Código Geral de Operação.

Nos campos:

  • Código: Código numérico de identificação. Alguns são padrões, criados na implementação do sistema, porém o cadastro fica a critério do cliente;
  • Descrição: Descrição de identificação do C.G.O., geralmente expressando a operação a que se destina. Será exibida nas demais aplicações;
  • Aplicação: Explicação da finalidade para qual se aplica o C.G.O.;
  • Tipo de Uso: Selecione a opção Recebimento;
  • Status: Informa se o CGO está ativo ou inativo. O CGO só pode ser utilizado quando ativo. Se depois de utilizado em uma operação, a empresa optar por não utilizá-lo mais, deve-se inativá-lo. Um CGO inativo não poderá mais ser utilizado, portanto, se foi criado e já utilizado, nunca poderá ser excluído e sim inativado. Selecione entre as opções Ativo ou Inativo;
  • Tipo Documento (usado em CGOs dos Tipos de Uso Recebimento e Emissão NF): Indica como a operação realizada deve figurar, segundo o seu tipo de documento. Ex: Compra, Venda, Devolução, Transferência etc.

Imagem 2 – Adicionar Código Geral de Operação

Clique em Continuar.

Será exibida a guia Estoque. Informe os seguintes campos:

  • Gera Alteração no Estoque: Indica se a operação que utilizar o CGO causará alteração no estoque gerencial dos produtos, entrada ou saída;
    • Gera Alteração no Estoque Fiscal: Indica se a operação que utilizar o CGO causará alteração no estoque fiscal dos produtos, entrada ou saída. O sistema pode trabalhar com dois estoques: fiscal e gerencial. Quando a empresa utiliza este conceito, deve parametrizar neste campo se a informação vai ter impacto ou não no estoque fiscal da empresa;

Notas:

      • Esse indicador é marcado automaticamente ao marcar o indicador Gera Alteração no Estoque.
      • Caso marque o indicador Gera Alteração no Estoque Fiscal e não marque o Gera Alteração no Estoque, será exibido o campo Justificativa Diferença Estoque Físico e Fiscal, para informar uma justificativa para que o estoque físico fique diferente do estoque fiscal.

Imagem 3 – Justificativa Diferença Estoque Físico e Fiscal

    • Reserva Fixa Entrada: Indica que a quantidade recebida em operações com este CGO, será lançada em uma reserva fixa de entrada, até que a nota fiscal de recebimento seja administrada no Gerenciador de Preços. É necessário selecionar o indicador Gera Alteração no Estoque;
    • Solicita Local de Saída/Entrada: Indica se o sistema solicitará ao usuário qual o local para baixa ou entrada no estoque, nas aplicações que possuem o recurso;
      • Integra Movimento de Estoque de Terceiros: Indica se a operação envolve movimentações de estoque em poder de terceiros, ou estoque de terceiros em poder próprio. É necessário selecionar os indicadores Gera Alteração no EstoqueGera Alteração no Estoque Fiscal Solicita Local de Saída/Entrada;
    • Local: Recurso para definir o local padrão de Saída ou de Entrada, por Empresa, quando se utilizar esse CGO;

Notas:

      • Ao clicar em Local, será exibida a tela Local Padrão de Saída por Empresa. Em Adicionar Local, selecione a Empresa, o Local e clique em Adicionar. Será exibida a Empresa e o Local selecionado. Clique em Salvar.

Imagem 4 – Local Padrão de Saída por Empresa

Para gerenciar as informações exibidas, clique em Gerenciador de colunas e selecione as colunas que deseja que sejam exibidas as informações.

Imagem 5 – Gerenciador de colunas

Caso deseja deletar a Empresa e o Local adicionado, clique em Excluir.

Imagem 6 – Excluir

  • Gera Rendimento Automático no Recebimento: Em recebimento de mercadoria com este CGO, quando for produto componente de um Rendimento, previamente cadastrado, indica que será feita a produção automática. Depende de outras configurações para o processo.

Clique em Continuar.

Imagem 7 – Guia Estoque

Será exibida a guia Comercial. Informe os seguintes campos:

  • Acumula Compras: Indica se a operação de entrada realizada deve figurar comercialmente como uma Compra, em aplicações gerenciais e emissão de notas de estorno de impostos ou ressarcimentos. Selecione entre as opções NãoSim ou Sim (Venda Bruta);
  • Considerado fixo na Análise ABC Movimentação: Indica se o CGO em questão será selecionado automaticamente, no filtro de movimentações da aplicação Análise ABC de Movimentação;
  • Controla Verba Sell In: Indica se a operação controla e atualiza saldo médio de Verbas Sell In. Depende de outras configurações;
  • Permite Utilização de Produto Inativo: Indica se é possível realizar as operações com produtos que possuem status inativo, sendo status de compra para operações de entrada e status de venda para operações de saída;
  • Permite Utilização de Produto Suspenso: Indica se é possível realizar as operações de entrada com produtos que possuem status de compra suspenso;
  • Considera Frete Fora NF Custo: Indica se o valor lançado de frete fora da nota de recebimento será considerado no cálculo do custo dos produtos;
  • Gera Comissão: Indica se na operação será feito lançamento de Comissão de Representante;
  • Gera Comissão para Supervisor: Indica se na operação será feito lançamento de Comissão de Supervisor;
  • Usa Valor Indenização: Indica se a operação considera saldo da Conta Corrente de Indenização do cliente. Indenização é um conceito, que pode ser usado no momento de uma devolução de venda, em que não é gerado um título a pagar para o cliente e abatido no título de direito da empresa, mas é gerado um lançamento de conta corrente de indenização, e nas próximas notas de vendas ao mesmo cliente, esse saldo vai sendo deduzido no valor do boleto.
  • Atualiza Saldo de Custo Médio do Produto: Indica se a operação atualiza o custo médio do produto, conforme as demais configurações de atualização de custo;
  • Exige Notas Dependentes: Indica se para a realização de uma operação de entrada de nota fiscal, obrigatoriamente uma outra nota fiscal dependente deve ser lançada, por exemplo, em operações em que se tenha uma nota fiscal de conhecimento de frete anexada à nota principal. O sistema faz o vínculo dessas informações, não liberando o recebimento enquanto não forem inclusas todas as notas dependentes;
  • Estorna verba de bonificação: Indica que será estornado valor de verba de bonificação utilizada na saída;
  • Apura Contrato Fidelidade: Indica se a operação é utilizada no cálculo de descontos e apuração de contratos de fidelidade;
  • Averba Seguro para Carga de Recebimento: Indica que a nota fiscal dessa operação será considerada na averbação de seguro, ou seja, no processo de integração à companhia seguradora, informa os dados referentes às notas fiscais e as características das mercadorias para transporte;
  • Restrito a Fornecedores: Indica se a operação em questão pode ser restringida somente a fornecedores configurados, que poderão utilizar esse CGO de entrada;
  • Exige Notas de Serviço: Indica que a operação exige nota de serviço vinculada. Utilizado em processos de industrialização por terceiros.

Imagem 8 – Guia Comercial

Clique em Continuar.

Será exibida a guia Financeiro. Informe os seguintes campos:

  • Gera Título no Financeiro: Define se a operação impacta no módulo Financeiro, integrando informações sobre a operação realizada ou não, por exemplo, gerando um título;
    • Tipo Geração: Ao gerar informações financeiras referentes às operações, indica a forma segundo a qual estas devem ser geradas, Título ou Conta-Corrente. Selecione entre as opções TítuloConta Corrente ou Conta Corrente (Entidade);
    • Empresa Financeiro: Indica a empresa de geração das informações financeiras. Se for a mesma empresa da operação, não há necessidade de preenchimento deste campo;
    • Espécie Financeira: Ao gerar informações financeiras referentes às operações, indica a Espécie Financeira na qual elas devem ser geradas;
    • Espécie Desconto: Espécie de Título Financeiro exclusiva para valor de desconto especial na operação;
    • Empresa Desconto Reservado: Empresa que será considerada para geração do título financeiro referente ao desconto especial;
  • Desconsidera Impostos de Acréscimo dos Itens Bonificados ao Gerar Título: Indica que na geração do título financeiro, referente ao recebimento de notas de bonificação ou itens bonificados, os valores de impostos de acréscimo são desconsiderados, ou seja, o valor do título se baseia apenas no valor dos produtos.

Imagem 9 – Guia Financeiro

Clique em Continuar.

Será exibida a guia Documentos Fiscais. Informe os seguintes campos:

  • CFOP Operação Interna (Dentro da UF): Código Fiscal da Operação a utilizar no recebimento ou emissão de uma Nota Fiscal em que a origem e o destino são do mesmo estado. É possível configurar um código geral para todas as operações, ou específico por código de tributação, ou ainda por UF de origem ou UF destino e regime de tributação, em cada código de tributação;
  • CFOP Interestadual (Fora da UF): Código Fiscal da Operação a utilizar no recebimento ou emissão de uma Nota Fiscal em que a origem e o destino são de estados diferentes. É possível configurar um código geral para todas as operações, ou específico por código de tributação, ou ainda por UF de origem ou UF destino e regime de tributação, em cada código de tributação;
  • CFOP Exterior: Código Fiscal da Operação a utilizar no recebimento ou emissão de uma Nota Fiscal em que a origem ou o destino seja de outro país. É possível configurar um código geral para todas as operações, ou específico por código de tributação, ou ainda por UF de origem ou UF destino e regime de tributação, em cada código de tributação; 

Nota: Clique em Selecionar para pesquisar os CFOPs cadastrados no módulo Fiscal.

Imagem 10 – Selecionar CFOP Operação Interna (Dentro da UF)

Será exibida a tela referente ao CFOP que deseja informar. Informe a Descrição do CFOP e selecione o registro desejado. Clique em Aplicar.

Imagem 11 – Aplicar CFOP

  • Por Tributação: Para utilizar a CFOP por tributação, clique em Por Tributação

Imagem 12 – Por Tributação

Será exibida a tela CFOP por Tributação. Informe os campos CFOP. Estado, CFOP. F/ EstadoCFOP. ExteriorNro. Tribut.Desc. Tributação Contri. ICMS.

Clique em + Adicionar. O CFOP adicionado será exibido na tabela.

Clique em Salvar.

Imagem 13 – CFOP por Tributação

  • Modelo de NF: Define o modelo do documento fiscal para os devidos tratamentos no ERP;
  • Natureza da Operação: Indica a natureza da operação, somente quando se usa Integração Tributária, a partir de contratos com empresas de inteligência fiscal;
  • Finalidade Aquisição: Indica a finalidade de aquisição, em operações de entrada, somente quando se usa Integração Tributária, a partir de contratos com empresas de inteligência fiscal.
  • Perfil Origem: Armazenar os códigos tributário para o perfil de origem.
  • Perfil Destino: Armazenar os códigos tributário para o perfil de destino.

                       

Imagem 14 – Documentos Fiscais

Clique em Continuar.

Será exibida a guia Uso Operacional. Informe os seguintes campos:

  • Utiliza NF Referência: Indica se para a operação é necessária uma nota fiscal de referência, isto é, se seus dados devem se basear nos dados de outra nota. Selecione entre as opções NãoObrigatório ou Sim;
    • Exige NF Referência para Remessa: Indica se para a operação de Remessa é necessária uma nota fiscal de referência. Esse indicador ficará habilitado apenas se o Utiliza NF Referência estiver com a opção Não marcada;
  • Complemento de Valores/Impostos: Indica se a operação tem a finalidade de emitir ou receber uma nota fiscal de complemento de valores ou impostos, de outro documento fiscal;
    • Exige NF Referência para Complemento: Indica se para a operação de Complemento é necessária uma nota fiscal de referência;
  • NF-e de Ajuste: Indica se a operação tem a finalidade de emitir uma nota fiscal eletrônica para fins de ajuste na escrituração;
  • Calcula Funrural: Utilizado para emissão ou recebimento de nota fiscal de compra de produtor rural. Indica que a operação calcula valor de desconto Funrural, sobre o valor do item, caso exista configuração de percentual de Funrural no cadastro do fornecedor ou no próprio CGO. O cálculo é feito, considerando o percentual de Funrural definido para o fornecedor, primeiramente, e se não existir, considera o percentual definido no CGO. Se também não existir configuração do percentual, o valor de Funrural é zero. Informe o % para Funrural;
    • Desmembramento: Quando marcado o campo Calcula Funrural, é possível desmembrar os valores  em Previdência Social, RAT e Senar. Lembrando que a soma dos valores deve ser exatamente iguais ao que foi informado na tela inicial.

  • Importações / Exportações: Indica que a finalidade da operação é entrada por importação;
    • Consiste o Valor do Título com o Total da Nota/Produto: Define se serão geradas inconsistências ou não, quando o valor do título é diferente do valor da nota fiscal, em recebimentos de importação;
  • Regime de Tributação Especial: Define um Regime Especial de Tributação fixo, a ser utilizado na operação, para busca de informações na Tributação por UF. Selecione entre as opções NormalRegime Atacadista MGSimples Nacional ou Transferência;
    • Caso deseje que o Regime de Tributação seja por empresa, clique em Por Empresa.

Imagem 15 – Por Empresa

Na tela Regime de Tributação Especial por Empresa, selecione a empresa e o regime tributação.

Clique em Adicionar e, em seguida, em Salvar.

Imagem 16 – Regime de Tributação Especial por Empresa

  • CGO Padrão de Devolução: Define o CGO padrão a ser utilizado em devolução automática, a partir de um recebimento com divergências, ou para devoluções de remessas.

Clique em Continuar.

Imagem 17 – Guia Uso Operacional

Será exibida a guia Documentos Eletrônicos. Informe os seguintes campos:

  • Modelo de NF-e: Define o modelo de Nota Fiscal eletrônica, para os devidos tratamentos no ERP;
  • Modelo de CT-e: Define o modelo de Conhecimento de Transporte Eletrônico, quando o CGO é usado em Conhecimentos de Transporte (módulo Transportadora);
  • Entrada Transferência / Coligada (Não obriga canhoto eletrônico): Indica que é uma operação de entrada de transferência ou venda entre empresas coligadas, e não realiza consistência de canhoto eletrônico.

Imagem 18 – Guia Documentos Eletrônicos

Clique em Continuar.

Será exibida a guia Recebimento. Informe os seguintes campos:

  • Exige Pedido de Compra: Indica se para as operações realizadas de entrada, deve ser exigida a informação de um pedido de compra, previamente negociado, sem o qual a operação é barrada por meio das aplicações referentes ao processo;
  • Tipo do Pedido de Compra: Ao se trabalhar com a exigência de um pedido de compra prévio, para a operação, indica o tipo do pedido a ser considerado para vínculo ao recebimento de nota, podendo ser de Compra de fato, de Bonificação, de Troca ou Outros, por exemplo. Compra: para pedidos de Compra Normal. Bonificação de Compra: para pedidos de bonificação de compra (entra produto e abaixa custo). Bonificação de Estoque: para pedidos de bonificação de estoque (entra produto e não altera custo). Transferência: para pedidos do tipo transferência. Outras opções: Bonificação Venda, Troca de Produtos, Brinde, Compra – Brinde. Ao escolher uma das opções de Bonificação, os campos Tipo de Cálculo de Custo de Bonificação Tipo de Cálculo de Custo Fiscal de Bonificação ficarão habilitados; 
    • Tipo de Cálculo de Custo de Bonificação: Habilitado quando o Tipo do Pedido de Compra é igual a Bonificação Compra, Bonificação Estoque ou Bonificação Venda. Define o tipo de cálculo de custo, em operações de recebimento de bonificação. Bonificação Normal: procede a entrada do produto com o rebaixe de custo normal, ou seja, o lançamento de estoque ocorre com custo igual a zero. Conforme Estoque: só rebaixa o custo (valor zero) quando há estoque inicial da mercadoria no dia, para evitar que o custo do produto seja zerado. Se o estoque inicial é zero, o lançamento ocorre como uma entra normal, para realizar o cálculo normal de custo. Entrada Normal: procede com o recebimento normal do produto, sem o lançamento de estoque com valor zero. 
      • Tipo de Cálculo de Custo Fiscal de Bonificação: Habilitado quando o Tipo do Pedido de Compra é igual a Bonificação CompraBonificação Estoque ou Bonificação Venda. Define o tipo de cálculo de custo fiscal, em operações de recebimento de bonificação. Dessa forma, o cálculo de custo fiscal para bonificações pode ficar diferente do custo gerencial. Bonificação Normal: procede a entrada do produto com o rebaixe de custo normal, ou seja, o lançamento de estoque ocorre com custo igual a zero. Conforme Estoque: só rebaixa o custo (valor zero) quando há estoque inicial da mercadoria no dia, para evitar que o custo do produto seja zerado. Se o estoque inicial é zero, o lançamento ocorre como uma entra normal, para realizar o cálculo normal de custo. Entrada Normal: procede com o recebimento normal do produto, sem o lançamento de estoque com valor zero.
  • Gera Carga de Conferência Automática: Indica se nas operações de recebimento, uma carga, que é a unidade de trabalho operacional das mercadorias envolvidas, deve ser gerada automaticamente, ou em caso contrário, manualmente pelo usuário, por meio de aplicação para tal finalidade, que o sistema possui. É possível realizar esta configuração de forma diferente para cada empresa existente;
    • Libera Carga de Conferência Automática: Habilitado quando o indicador Gera Carga de Conferência Automática está selecionado. Indica se nas operações de recebimento, uma carga gerada automaticamente, deve também ser liberada automaticamente, ou em caso contrário, manualmente pelo usuário, por meio de aplicação para tal finalidade, que o sistema possui. É possível realizar esta configuração de forma diferente para cada empresa existente. Importante: Não há funcionamento dessa opção em empresas que utilizam integração ao Produto WMS.

Nota: Para gerar a carga de conferência automática por empresa, clique em por Empresa.

Imagem 19 – Por Empresa

Na tela Gera Carga de Conferência Automática por Empresa, selecione a Empresa e configure os campos Gera Carga AutoLibera Carga Auto Status. Clique em Adicionar e, em seguida, em Salvar.

Imagem 20 – Gera Carga de Conferência Automática por Empresa

  • Gera Contra Nota de NF de Produtor Rural: Indica se gera nota fiscal de Emissão / Entrada, automaticamente, ao receber uma Nota Fiscal de Produtor Rural, com CGO de Recebimento;
  • Usa Desconto Fixo / Despesa Fixa no Recebimento: Define se calcula valores de desconto ou despesa no recebimento, conforme percentuais fixos, definidos em produtos ou fornecedor;
  • Utiliza Faixa Tolerância Divergência Carga Recebimento: Indica se a operação considera as faixas de tolerância de divergência de valor ou quantidade, na conferência de carga de recebimento. Se a divergência de recebimento for maior que o limite de tolerância configurado, é emitida a nota de devolução automática. Se a divergência de recebimento está dentro do tolerável, não é gerada nota de devolução, mas são lançadas movimentações internas para ajuste do estoque. O recurso depende de outras configurações, como o cadastro das faixas em aplicação específica, indicador no cadastro de produto e parâmetro dinâmico;
  • Calcula Desconto Suframa: Indica que a operação realiza cálculo de desconto Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), com base nas configurações de tributação, que trata de benefícios de impostos para a região geográfica específica. Opções: Não Utiliza, Somente ICMS e Todos;
  • Gera NF Saída: Ao utilizar esta configuração, é obrigatório definir CGO Padrão da NF de Saída e Pessoa da NF de Saída. Indica se gera uma nota fiscal de saída, de forma automática ou programada, ao finalizar o recebimento de mercadorias com esta operação. É possível realizar toda configuração para emissão de nota de saída, para cada empresa existente, em um mesmo CGO de entrada;

Nota: Para gerar NF Saída por empresa, clique em por Empresa.

Imagem 21 – Por Empresa

Na tela exibida, selecione a Empresa, o Status.

Clique em Pessoa para pesquisar um registro.

Clique em Adicionar e, em seguida, em Salvar.

Imagem 22 – Gerar NF Saída por empresa

    • Tipo Geração NF: Habilitado quando o indicador Gera NF Saída está selecionado. Define o tipo de geração da nota fiscal de saída, a partir de um recebimento. Automática (configuração padrão): a geração da nota de saída será automática, sendo realizada no momento da integração da nota de entrada no recebimento. Programada: a geração da nota de saída será programada, podendo ser realizada manualmente ou automaticamente. Se realizada manualmente, a geração da nota poderá ser feita a qualquer momento, através da aplicação Gera NF Saída Recebimento. Se realizada automaticamente, a geração da nota será feita através de configuração de Job, utilizando um objeto de banco de dados, e conforme o dia programado para geração, a partir da configuração do parâmetro dinâmico NRO_DIAS_GERACAO_PROGRAMADA_NF;
    • CGO Padrão da NF de Saída: Define o CGO a ser utilizado na geração da nota fiscal de saída, a partir de um recebimento. Clique em Selecionar para pesquisar um CGO;
    • Pessoa da NF de Saída: Indica a pessoa destinatário a ser utilizado na geração da nota fiscal de saída, a partir de um recebimento;
  • CGO NF Produtor Rural: Define o CGO a ser utilizado na geração automática da contra nota de emissão de entrada, para Produtor Rural.

Imagem 23 – Guia Recebimento

Clique em Continuar.

Será exibida a guia Fiscal/Contábil. Informe os seguintes campos:

  • Gera no Livro Fiscal: Indica se as notas fiscais referentes às operações realizadas devem integrar ao módulo Fiscal e gerar registro nos livros fiscais;
    • Tipo de Geração no Livro Fiscal: Indica como deve ser feita a geração no livro fiscal das notas fiscais referentes às operações realizadas, podendo ser na forma Normal (conforme a nota fiscal), Observação, Outras ou Isentas;
    • Observação Padrão Livro Fiscal: Definição de observação padrão a ser gravada nos livros fiscais, para as notas fiscais geradas a partir dessa operação;
  • Emite Livro Controle de Produção e Estoque: Indica se as operações realizadas devem integrar ao módulo Fiscal e gerar registro no Livro de Controle de Produção e Estoque;
  • Identificador Fiscal (complemento e ajuste): Identificador do tipo Fiscal para notas de complemento ou ajuste;
  • Gera Contabilização: Indica se as operações realizadas devem ser contabilizadas, ou seja, integradas ao módulo Contábil;
  • Motor Contábil: (será habilitado apenas quando no Abaci estiver marcado a opção utiliza Motor Contábil);
    • Gera Movimentação Interna: Indica que a operação será considerada para esse tipo de evento no Motor Contábil;
    • Gera Operação Interna: Indica que a operação será considerada para esse tipo de evento no Motor Contábil;
  • Conta Contábil: Define a conta contábil da operação a ser realizada;

Nota: Clique em Buscar Conta Contábil.

Imagem 24 – Buscar Conta Contábil

Será exibida a tela Plano de Contas.

Realize a busca pelo Número Conta ou Descrição.

Selecione uma conta e clique em Ok.

Imagem 25 – Plano de Contas

  • Centro de Custo: Define o centro de resultado da operação a ser realizada;

Nota: Clique em Buscar Centro de Custo.

Imagem 26- Buscar Centro de Custo

Será exibida a tela Pesquisa Centro de Resultado.

Realize a busca pelo Código ou Descrição.

Selecione um centro e clique em Ok.

Imagem 27 – Pesquisa Centro de Resultado

  • Gera Ressarcimento do ICMS ST: Indica que a operação será usada para cálculo de Ressarcimento de ICMS ST. Depende de outras configurações;
  • Gera Ressarcimento ICMS ST (Produto Insumo): Indica que a operação será usada para cálculo de Ressarcimento de ICMS ST de produtos insumos de produção. Depende de outras configurações;
  • Gera DIPAM (GIA-SP): Indica se a operação deve ser considerada na Declaração para o Índice de Participação dos Municípios (DIPAM), entregue através da GIA (Guia de Informação e Apuração de ICMS) do estado de São Paulo. Informe o Código DIPAM (GIA-SP);
  • Gerar informação no Bloco K: Indica se a operação será informada na geração do Bloco K do SPED;
  • Registro C176 por Empresa: Indica que a operação será considerada no registro C176 da EFD ICMS/IPI, que demonstra informações da última entrada no estabelecimento, de itens que foram lançados nas notas fiscais de baixa de estoque, com CFOP 5927, e que dão direito ao ressarcimento do ICMS, pago anteriormente. Ao clicar neste botão será possível informar as empresas que farão parte do registro. Para uma empresa deixar de gerar o registro, basta clicar no botão de Alterar e o campo Gera C176 EFD ficará como Não.

    Este recurso foi liberado a partir da release 21.01.033

    • Registro 25 DIME: Indica se a operação é considerada no registro 25, do arquivo magnético DIME (Declaração de Informações do ICMS e Movimento Econômico). Selecione entre as opções Nenhum020 ou 030;
    • Carga Roubada: Utilizado para que, na escrituração da operação, os valores de impostos sejam zerados e o valor de ‘Outros’ receba o valor contábil do item;
    • Movimentação Física: Indicador utilizado em campo do registro C170, da EFD ICMS/IPI, este registro é gerado por modelo de documento.

  • Imagem 28 - Guia Fiscal/Contábil

Clique em Continuar.

Será exibida a guia ICMS. Informe os seguintes campos:

  • Tipo de Cálculo de ICMS: Definição do comportamento do cálculo do ICMS, quando realizada uma operação, sendo possível definir, por meio do botão, o relacionamento de situações tributárias e o modo segundo o qual deve ser efetuado o cálculo, podendo ser Normal, Isento de imposto, ou destacado em Outros, também pode ser definido diretamente no combo, sem o relacionamento da situação tributária;

 Nota: Clique em Configurar.

Imagem 29 – Configurar

Na tela Relacionamento das Situações Tributárias, informe a Sit. Tributária Original Nova Situação Tributária. Clique em Adicionar.

Clique em Salvar.

Imagem 30 – Relacionamento das Situações Tributárias

  • Situação Tributária de ICMS Única na NF: CST de ICMS único, a ser gravado em todos os produtos da nota fiscal, sobrepondo o cadastro de tributação por UF. É habilitado quando a configuração de Tipo de Cálculo de ICMS é diferente de Normal;

  • Soma IPI Base ICMS: Indica se o IPI é somado no cálculo da base de ICMS e a forma de soma. Selecione entre as opções Após Cálculo da Base ou No Valor do Item;
  • Finalidade do Cálculo de Diferencial de Alíquota: Define a finalidade do cálculo de Diferencial de Alíquota, quando há incidência. Utilizado em relatórios do módulo Fiscal. Selecione entre as opções NenhumImobilizadoRevenda ou Uso e Consumo;
  • Crédito do ICMS para Operações com ST: Define a apropriação de crédito (entrada) do ICMS próprio, nas operações com produtos que possuem ICMS ST;

Nota: Clique em Crédito do ICMS para Operações com ST.

Imagem 31 – Crédito do ICMS para Operações com ST

Na tela Configurações de apropriação de débito de ICMS, informe a Empresa, o Tipo Apropriação ST Crédito ICMS Próprio. Clique em Adicionar.

Clique em Salvar.

Imagem 32 – Configurações de apropriação de crédito de ICMS

  • Transferência / Venda de Crédito / Débito de ICMS: Indica que a finalidade da operação é emitir uma nota fiscal de transferência ou venda de crédito ou débito de ICMS, entre empresas do grupo;
    • Tipo de Transferência de ICMS: Define o tipo de transferência ou venda de ICMS, quando o indicador ‘Transferência / Venda de Crédito / Débito de ICMS’ está selecionado.
  • Calcula Diferencial de Alíquota: Indica se será calculado Diferencial de Alíquota na operação de recebimento de notas, para integração ao módulo Fiscal e registros do SPED;
  • Importa os valores de diferencial de alíquota (partilha) no Recebimento de NF-e: Define se serão considerados os valores de Diferencial de Alíquota, presentes no XML da NF-e, recebida de fornecedor;
  • Permite Crédito ICMS do Simples: Define se permite calcular crédito de ICMS no custo, em operações de recebimento de notas, de fornecedores optantes do Simples Nacional;
  • Gera Despesa de ICMS.

Clique em Continuar.

Imagem 33 – Guia ICMS

Será exibida a guia IPI. Informe os seguintes campos:

  • Gera IPI: Indica se a operação realiza cálculo de IPI. Depende de outras configurações;
    • Tipo de Cálculo de IPI: Definição do comportamento do cálculo do IPI, quando realizada uma operação, podendo ser Normal, Isento de imposto, ou destacado em Outros;
  • Credita 50% IPI Fornecedor Não Contribuinte: Define que na operação de recebimento de notas de fornecedor Não Contribuinte, se credita 50% do valor de IPI incidente.

Imagem 34 – Guia IPI

Clique em Continuar.

Será exibida a guia PIS/Cofins. Informe os seguintes campos:

  • Gera Crédito de PIS e COFINS: Indica se devem ser gerados valores de débito e crédito dos impostos PIS e COFINS, quando realizada uma operação;
    • Tipo de Contribuição: Define o tipo de contribuição de PIS e COFINS, se Cumulativa ou Não Cumulativa, para a operação específica, quando for diferente da empresa;
    • Subtrair ICMS da Base de PIS / COFINS: Indica se o valor de ICMS é subtraído da base de cálculo de PIS e COFINS. É possível definir configuração por empresa. Para isso, clique em por Empresa.

Imagem 35 – Por Empresa

Na tela Subtrair ICMS / Somar ST na Base de PIS/COFINS por Empresa, selecione a Empresa, o Tipo Aprop. ST – Subtrai ICMS NF com STSubtrair ICMS da BASE de PIS/COFINS, e oTipo Aprop. ST – Soma ST na Base. Clique em Adicionar e, em seguida, em Salvar.

Image 36 – Subtrair ICMS / Somar ST na Base de PIS/COFINS por Empresa

  • Inclui IPI Base Cálculo PIS / COFINS: Indica que o IPI da operação será considerado na base de cálculo de PIS e COFINS;
  • Soma ST para Cálculo de PIS / COFINS: Indica que soma o valor de ICMS ST na base de cálculo de PIS e COFINS da operação. Opções: Conforme Parâmetro da Empresa, Não e Sim;
  • Indicador da Natureza do Frete Contratado (EFD – PIS / COFINS);
  • Situação Tributária de PIS: Define o CST padrão de PIS para a operação;
  • Situação Tributária de COFINS: Define o CST padrão de COFINS para a operação;
  • Ajuste Crédito PIS / COFINS: Indica se a operação deve realizar ajuste de crédito ou débito de PIS e COFINS na apuração;
    • Tipo Ajuste Crédito: Indica o tipo de ajuste de PIS e COFINS, da operação realizada, se Redução ou Acréscimo, quando o indicador de Ajuste está selecionado;
    • Descrição do processo de ajuste: Campo descritivo que possibilita personalizar a descrição sobre os processos de ajuste, na Apuração de PIS e COFINS.

Imagem 37 – Guia PIS/Cofins

Clique em Continuar.

Será exibida a guia Processos Específicos. Informe os seguintes campos:

  • Gera Informação no Domini (Patrimonial): Indica se a operação é integrada ao módulo Patrimonial;
  • Gera e-Social: Indica se a operação é considerada para envio de informações ao programa ‘eSocial’;
  • Controla Remessa de Entrega Futura: Indica se a operação participa de processo de Entrega Futura;
  • Controla Temperatura Produto: Indica se consiste a temperatura dos produtos, em operações de recebimento, na conferência de carga. Depende de outras parametrizações;
  • Depósito Fechado: Indica se a operação faz parte do processo de Depósito Fechado;
  • Gera Devolução Automática para Fornecedor: Indica se gera devolução automática para o fornecedor, quando for entrada de retorno de remessa para Depósito Fechado;
  • Define Nota Compra/Remessa: Define se a operação de entrada se refere a uma Compra ou a uma Remessa, utilizado especificamente para o processo Cera Johnson;
  • Tipo NF Compra Futura: Indica o tipo de nota para os documentos fiscais relativos a compras, para recebimento futuro, para os devidos tratamentos na escrituração.

Imagem 38 – Guia Processos Específicos

Clique em Continuar.

Será exibida a guia Permissões.

No agrupamento Usuários/Grupos, em Tipo, selecione UsuárioGrupo ou Todos.

Informe o Usuário/Grupo.

Selecione o registo.

Imagem 39 – Usuários/Grupos

No agrupamento Empresas/Grupos, em Tipo, selecione EmpresaGrupo ou Todos.

Informe a Empresa/Grupo.

Selecione o registo.

Imagem 40 – Empresas/Grupos

Clique em Adicionar.

No agrupamento Permissões, serão exibidos os usuários e as empresas que possuem permissão para o CGO em questão.

Nota: Caso deseje alterar a permissão, clique no ícone destacado na imagem:

Imagem 41 – Alterar

Clique em Alterar.

Imagem 42 – Alterar

Para concluir o cadastro do CGO de Recebimento de Notas, clique em Finalizar.

Imagem 43 – Finalizar

Desta forma, o CGO foi cadastrado.

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