Criando uma database PostgreSQL
É necessário preparar a instância para poder criar uma database. Para isso será utilizado o aplicativo pgAdmin, que é instalado junto com o produto.
Localize o aplicativo e execute-o:
A interface da aplicação web será esta, ou similar a esta:
Criando um usuário
O usuário será o dono (owner) da database e todos os objetos criados dentro dela, como tabelas, stored procedures, views, etc, serão associados a ele. É através deste usuário que será feito o acesso à database. No momento em que se cria um usuário, é necessário definir uma senha também; somente com este conjunto de informações será possível acessar a instância PostgreSQL e gerenciar a database.
Uma tablespace é uma unidade lógica associada à um local físico no disco. Esta é a forma como o PostgreSQL gerencia o armazenamento dos dados que compõem uma database. Podemos criar várias tablespaces e associar cada uma delas à um usuário diferente.
Boas práticas
É importante ter em mente que um usuário criado dentro da instância pode ser dono de uma ou mais databases. Considere ideal ter um usuário diferente para cada nova database que você precisar criar. Também é aconselhável utilizar uma tablespace diferente para cada database. Assim, sua instância estará organizada e a manutenção se tornará mais simples.
Expanda o ícone de Servers, e clique em PostgreSQL 12. Este número pode variar conforme a versão do banco de dados instalado.
Digite a senha definida para o usuário postgres para se conectar ao servidor:
Clique com o botão direito em Login/Group roles, selecione Create > Login/Group Role...
A janela para criação de login será similar a esta:
Defina um nome para a conexão. Na aba Definition, defina a senha da nova conexão. Lembre-se de salvar esta senha em um local seguro.
Na aba Privileges, marque as opções:
- Can login = Yes
- Super User = Yes
- Create roles = Yes
- Create databases = Yes
- Inherit rights from the parent roles = Yes
Os privilégios do usuário serão fundamentais para que o acesso e uso da instância ocorram normalmente. Após realizar as definições, clique em Save para criar o usuário.
Para mais informações sobre os itens da tela de criação de Login/Group Role, confira a documentação do pgAdmin.
Criando uma Tablespace
Agora é preciso definir o local onde os arquivos de dados serão armazenados. Para isso teremos que criar uma tablespace. Clique com o botão direito no item Tablespaces. No menu suspenso selecione Create > Tablespace. Surgirá uma nova janela:
Na aba General, defina um nome para a sua tablespace e selecione o usuário criado anteriormente para o owner.
Na aba Definition, defina o local (pasta/diretório) de armazenamento dos arquivos da database.
Dica
Crie uma estrutura de pastas para receber os arquivos. É útil configurar um local padrão para suas databases. O local onde os arquivos serão armazenados deve estar com direitos de leitura e gravação (read/write) para o usuário que está ativo no computador. Se ocorrerem problemas com a criação da tablespace, certifique-se de ter estes direitos configurados para os usuários corretos.
Após realizar as definições clique em Save para criar a tablespace.
Para mais informações sobre os itens da tela de criação de tablespace, confira a documentação do pgAdmin.
Criando a database
Clique com o botão direito do mouse sobre Databases. No menu suspenso selecione Create > Database. Surgirá uma nova janela:
Na aba General, preencha o nome da database e defina o owner como o usuário recém-criado:
Na aba Definition, selecione o Encoding WIN1252, o Template template0, a tablespace criada, a collation C, e o character type C.
Clique em Save para criar a database. Clique com o botão direito do mouse no item Databases, e clique em Refresh. Verifique se sua database está relacionada no item Databases.
Selecione os valores definidos neste manual para criar a database. Outros valores e parâmetros podem interferir no funcionamento do Protheus.
Para mais informações sobre os itens da tela de criação de Database, confira a documentação do pgAdmin.