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Contratos de Venda/Locação:
Tela da Visão de Cobrança: Selecionar a cobrança e editar. Principal tela na qual os Analistas de atendimento irão trabalhar. Sobre informações do Cliente. Nome do cliente : encontra-se em azul o nome , pois ao clicar sobre o nome já vai direto para tela de Cliente / Forncedor ou cilcar em Cliente / Fornecedor da aba Esquerda da tela. Celular : Caso cliente tenha por exemplo Skype e servidor configurado já irá fazer a integração com o número do cliente. E-mail : Se estiver configurado , já abrirá automaticamente por exemplo ou Outlook. Sobre Informações do Cobrança. Informa o Lançamento mais antigo vencido Sobre Informações sobre Lançamentos. Informa lançamentos em atraso no contrato. Sobre informações do Contrato. Contrato : Pode entrar direto no contrato do cliente ao clicar no número na cor azul , ou do lado esquerdo da tela em Contrato | Contratos de Vendas Empreendimento: Entra no cadastro do Empreendimento Sobre Informações de Acordo. Exemplo desta opção : Cliente tem 7 parcelas em atraso , esta querendo quitar todas parcelas , neste caso o usuário seleciona todas parcelas acima e em seguida , basta clicar em Calcular. Imediatamente são bloqueados os lançamentos - Cliente pode voltar atrás antes de GERAR BOLETO e por exemplo , querer pagar apenas 4 parcelas e não mais as 7 Parcelas .. Neste exemplo , basta clicar em LIMPAR como na imagem. Gerando boleto para 4 parcelas - Abre o processo para geração de Boletos. Ou o cliente pode fazer um Acordo. Neste caso , selecionar as parcelas que deseja efetuar o Acordo - Em seguida , Calcular e ( Fazer Acordo ). Informações |
Acordo: cliente deve por exemplo , 4 Parcelas como mostra o Print acima e quer pagar em 2 boletos, Neste caso pode ser utilizado o Acordo, caso não queira incluir CM e nem Juros novamente. Ao selecionar o Aditivo : Utilizado caso queira incluir IGPM - INCC por exemplo . Se quer incluir qualquer índice de contrato IGPM ou Juros Price novamente para calucular , o cliente obrigatóriamente tem que entrar em ADITIVO e fazer a negociação normal por ele como é mostrado no Print abaixo: Clicar em Aditivo e em seguida : Novo. Mais sobre ACORDO FINANCEIRO : CLIQUE AQUI ! Parametro para utilzar Acordo no TCGI Verificar os Parâmetros Financeiro do TCGI - Vincular o código do Componente para ser gerado o Acordo ( Lembrando que tem que ser somente Principal ) Exemplo do Componente. Exemplo de Tipo de Parcela. Card |
Cobrança| Gerar Cobrança O processo de cobrança percorre a base de dados em busca de lançamentos vencidos, que não estejam bloqueados por distrato ou aditivos e que não sejam parcelas da MVMC (Minhas Casa Minha Vida), ao identificar os registros em atraso será feito a criação de uma nova cobrança para o cliente/fornecedor, essa cobrança é criada por contrato e origem(Venda ou Aluguel), caso já exista uma cobrança para o contrato e for identificado um novo lançamento em atraso essa cobrança é atualizada. O cliente/fornecedor pode possuir mais de uma cobrança, caso ele possua lançamentos em contratos distintos. Quando todos os lançamentos da cobrança são quitados ou renegociados caso exista um atendimento em aberto para essa cobrança o mesmo é encerrado automaticamente quando o processo de Gerar Cobrança for executado. Neste momento o Status da cobrança é alterado para concluída e mesma é desassociada na carteira, em caso de futuros atraso o processo de Gerar Cobrança irá reabrir a cobrança inserindo a mesma em uma carteira respeitando os filtros estabelecidos no cadastro de Carteira de Cobrança.
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Gerar cobrança é o coração do processo de Cobrança - Faz tudo!
Quando é o momento de Rodar o Gerar Cobrança ? Sempre após o Retorno Bancário.Exemplo , se um retorno bancário todo dia é executado todo dia 8 horas da manhã , por poder ocorrer um atraso , Agenda para rodar em 3 camadas todos os dias o processo de Gerar cobrança automaticamente , caso o cliente não tenha efetuado o pagamento , a cobrança seria realizada para o mesmo , ou via Atendimento , SMS ou E-mail. Como configurar ambiente 3 camadas : Clique aqui !
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Cobrança| Visão de AtendimentosPROCESSO DE CONFIGURAÇÃO DE ATENDIMENTO. Nesta visão o atendente irá visualizar os atendimentos que estão sobre sua responsabilidade. Os atendimentos são tarefas que seguem um determinado fluxo com várias etapas, com instruções sobre cada etapa, até sua conclusão. As regras para criação/gerenciamento do atendimento seguirão os padrões que devem primeiro ser definidos no TOTVS Aprovações e Atendimento. Consulte a documentação abaixo para maiores detalhes da rotina de acordo:
Ao editar um atendimento será feito a abertura da tela de cobrança, será possível visualizar todos os dados da cobrança que está vinculada ao atendimento e através do menu atendimento será possível atualizar o atendimento. Atendimento:
Exemplo de uso do tipo de Atendimento. Criada uma Ação de cobrança de : Abertura de Atendimento - neste exemplo será usado para Carteira de Cobrança acima de 60 dias, como no nosso exemplo tempos carteira Junior menor ou igual 60 e Senior acima de 60 dias , tem que se criar para ambas carteiras. Neste exemplo será criado um para Acima dos 60 dias. Se tiver 5 carteiras, tem que ter 5 tipos de antendimentos. Grupo de atendimento : Sempre pode ser o mesmo para todos atendimentos , neste exemplo ( Cobrança ) Tipo de Atendimento : Utilizado separado , no exemplo um para Acima de 60 dias e outro para menor ou igual 60 dias. Parametros do TAA no TCGI Apontamento automático , caso queira que o atendente gere apontamento de horas durante o atendimento , ai se define neste parametro a atividade. Cadastros.GRUPOS ATENDIMENTOCadastro Simples TIPOS ATENDIMENTOSEditar o tipo de atendimento desejado. Primeiro cadastro: do Tipo de Atendimento: ETAPA Criando etapas do tipo de atentimnto - Inciando até finalizar Neste exemplo , cadastrada primeira etapa - Em cobrança ( Ordem 1 ) e será repassado no caso para um determinado Grupo de atendentes Segunda Etapa : Neste exemplo , criada uma ( Concluir cobrança ) - Ordem 2 - e Tipo de repasse de etapa , neste caso é : Manter com atendente atual , não alterar o atendente que deu abertura. E uma ação para este caso é : Concluído confirmado. Terceira Etapa : Neste exemplo , criando uma nova etapa que é ( Cancelar cobrança ) Ordem 3 - Tipo de Repasse de etapa , Manter o atendente atual e em Ação a ser realizada nesta etapa : Cancelar Atendimento. Segundo cadastro: do Tipo de Atendimento: Fluxo das Etapas Exemplo , Etapa 1 avançando para Etapa 2. Etapa 1 para Etapa 3 . ( Tipo que um fluxograma ). Cadastrando Primeiro Fluxo , Informo a Etapa Origem e Destino. Sobre o Motivo de Repasse : Tipo de Motivo : Tem sempre que ser ( FLUXO DE TAREFAS ) Segundo Fluxo de Etapa cadastrada , que é da Etapa em Cobrança para Cancelar etapa e lembrando que foi feito o cadastro do Motivo de Repasse Excluir e do Tipo de Motivo ( Fluxo de Tarefas ). Visualizar os Fluxos de uma outra forma : Anexo : Fluxo Visual Mostrando que de : Em cobrança pode concluir ou Cancelar. PESSOASCadastro de Pessoa. Obrigatório cadastro de usuário para que possa efetuar o login no processo. Cadastro da Pessoa Chefe que irá receber as notificações. Cadastros realizados de Pessoas. ATENDENTESNo cadastro do Atendente é informada a pessoa cadastrada acima. Buscar pela Pessoa e inciar o cadastro do Atendente. Exemplo acima , o Atendente : Astoni Teste Cobrança tem Chefe e dentro da Hierarquia é informado o nome do Chefe como mostra o print abaixo. Neste campo : Código de Atendente chefe é feito o vínculo do Chefe com o atendente. Outro parâmetro importante no cadastro de Atendente é ( Autoriza repasse para qualquer atendente ) Esse é marcado para Chefe e podendo até mesmo ser marcado para Não chefe em caso de Férias do Chefe , mas isso vai de parametrização e desejo do Cliente , esse Atendente que ficará responsável é informado abaixo do Parâmetro. Neste exemplo de Repasse: O Chefe Astoni Teste Cobrança em férias colocou o Sub Chefe Teste Cobrança como Responsável em seu lugar. Mais sobre Atendentes : Clique Aqui. GRUPOS ATENDENTESCadastro d Grupo de Atendentes tem que seguir o mesmo fluxo da Carteira - Neste caso é feito um Grupo para lançamentos em Atraço com Mais de 60 Dias e no caso deverá cadastrar um outro Grupo para os abaixo de 60 Dias em atraso. Ao ter mais de um atendente no Grupo é feito um rodízio entre atendentes , neste exemplo foi selecionada esta opção. Atendente inserido no novo grupo.. Lembrando que ai informando apenas o Atendente ( Astoni Teste Cobrança ) não os chefes , pois se informar os chefes ai , eles iriam receber atendimento também.
Mais sobre Grupo Atendentes: Clique Aqui.
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Concluindo o Atendimento! Cliente pagou todas parcelas em atraso e como será realizada a conclusão do Atendimento? Atendente abre o atendimento , seleciona todas parcelas em Atraso e baixa. Parcelas não ficam mais no Atendimento. Entrar em Visão de Cobrança - Selecionar a cobrança que gerou o Atendimento e executar o processo ( Gerar Cobrança ). Atendimento passando a ficar com status : Concluído Confirmado. Histórico passa a mostrar: ( Solução e motivo dela ). Na parte superior do Atendimento mostra o dia e inicio do Atendimento , quantos agendamentos foram realizados no atendimento e quando foi finalizado. |
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label | | Indicadores |
Com os indicadores é possível um melhor gerenciamento da cobrança, através de cubos e gráficos será possível realizar uma tomada de decisão precisa.
Informações | ||
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Os indicadores possuem os seguinte parâmetros que são utilizados em sua geração:
- O valor informado como '-1' indica que ira retornar todos os registros, por exemplo, Coligada = -1(Todas as Coligadas)
- Caso seja preciso filtrar apenas um registro de determinado campo é necessário informar o mesmo, por exemplo, Coligada = 2(Apenas registros da coligada 2)
- Caso seja preciso filtrar registros específicos é necessário informar o valores separados por virgula, por exemplo, Coligada = 2,4,5(Retorna registros das coligada 2, 4 e 5)
- Caso deseje que seja calculado o Valor liquido, o parâmetro CALCULAR_VALOR_LIQUIDO deve ser preenchido com:
- Valor 1: o sistema irá calcular o reajuste, juros e multa de atraso, de todas as parcelas em atraso e a performance será degradada;
- Valor -1: o sistema irá buscar o valor da posição atual da base , sem multa e juros de atraso (Usar sempre essa opção para melhor performance).
id | Indicadores |
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Com o Cubo Inadimplência Financeira será possível acompanhar a inadimplência de seus clientes, com informações das parcelas vencidas que compõem a cobrança. O cubo possui 5 cenários(Layouts) que são eles Visão Padrão - Analítico, Cliente, Empreendimento, Coligada e Por Mês. É importante ressaltar que o cubo possibilita a criação de novos cenários(Layouts) ou adequação dos cenários já existentes. O cubo possui colunas que irão facilitar a consolidação dos dados, para isso é necessário pegar a coluna e arrastar ela para a o "local" desejado, a seguir um exemplo: Primeiramente deve ser selecionado o Cenário(Layout): Em seguida o campo que deseja adicionar na visão: O campo deve ser arrastado para o local desejado: |
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Será possível visualizar todo o recebimento(Pagamentos, Inadimplência e Vincendas) do Empreendimento/Coligada. Este indicador conta com o cubo Recebimentos X Inadimplência Financeira e o gráfico Análise dos Recebimentos por Empreendimento/Coligada. O cubo ira retornar uma visão detalhada com todos registros que retornam no filtro e o gráfico irá retornar uma informação consolidada(Percentual e Valor). |
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Será possível acompanhar através do cubo Recebimentos X Inadimplência Financeira - Módulo Cobrança ou do gráfico Recebimentos Previstos x Realizados uma visualização conforme o filtro aplicados os valores que foram recebidos x os valores em atraso. |
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Com este gráfico será possível realizar um acompanhamento da inadimplência em um período de dias ( 15 a mais de 90 dias) considerando os filtro(Parâmetro) aplicado. |
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O Gráfico disponibiliza uma visão da inadimplência mensal do Empreendimento/Imóvel. |
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O Gráfico demonstra todos os atendimentos que foram abertos e os concluídos. |
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label | | Cubo de Produtividade por Atendente |
Com o Cubo de Produtividade por Atendente será possível acompanhar a produtividade dos atendentes, com informações das cobranças que estão atuando e os valores que foram recuperados.
O cubo possui 3 cenários(Layouts) que são eles Padrão - Por Período e Por Atendente. É importante ressaltar que o cubo possibilita a criação de novos cenários(Layouts) ou adequação dos cenários já existentes.
O cubo possui colunas que irão facilitar a consolidação dos dados, para isso é necessário pegar a coluna e arrastar ela para a o "local" desejado, conforme exemplo ilustrado no Cubo Inadimplência Financeira.
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Os lançamentos da cobrança que são envolvidos no processo de Acordo não serão considerados pelo Cubo. |
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label | | Indicadores |
Com os indicadores é possível um melhor gerenciamento da cobrança, através de cubos e gráficos será possível realizar uma tomada de decisão precisa.
Informações | ||
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Os indicadores possuem os seguinte parâmetros que são utilizados em sua geração:
- O valor informado como '-1' indica que ira retornar todos os registros, por exemplo, Coligada = -1(Todas as Coligadas)
- Caso seja preciso filtrar apenas um registro de determinado campo é necessário informar o mesmo, por exemplo, Coligada = 2(Apenas registros da coligada 2)
- Caso seja preciso filtrar registros específicos é necessário informar o valores separados por virgula, por exemplo, Coligada = 2,4,5(Retorna registros das coligada 2, 4 e 5)
- Caso deseje que seja calculado o Valor liquido, o parâmetro CALCULAR_VALOR_LIQUIDO deve ser preenchido com:
- Valor 1: o sistema irá calcular o reajuste, juros e multa de atraso, de todas as parcelas em atraso e a performance será degradada;
- Valor -1: o sistema irá buscar o valor da posição atual da base , sem multa e juros de atraso (Usar sempre essa opção para melhor performance).
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label | | Filtros para organização e segurança | |
Com os filtros por usuário e filtros por perfil é possível gerenciar permissões para cada perfil ou usuário onde apenas as cobranças que entram no filtro irão aparecer para os usuários.
Acessando os usuário de Serviços Globais, em anexo você encontra a função Filtro por Usuário
No cadastro nesse anexo você deve selecionar XCOBRANCA no campo Tabela e clicando no botão Novo você cria o filtro.
Para acessar o Filtro por Perfil será o mesmo processo que o Filtro por Usuário mas na tela de Perfil de Serviço Globais.