Módulo As funcionalidades de cobrança com o tem como objetivo de oferecer aos clientes que trabalham com gestão de imóveis um sistema que ajude a reduzir a inadimplência através de um melhor controle e acompanhamento de suas cobranças.as incorporadoras que utilizam o gestão de imóveis à automação do controle de recebivéis, possibilitando a cobrança proativa reduzindo inadimplencia, assim como a cobrança direta da inadimplência.
Na tela do TCGI em cobrança é informada todas as funcionalidade para utilizar a cobrança e o TOTVS Aprovações e Atendimento.
Informações
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Importante:
O módulo de cobrança deve ser gerenciado na coligada centralizadora dos atendimentos, ou seja, não pode abrir atendimento em uma coligada diferente da coligada centralizadora.
Para atualizar o status da cobrança , o cliente sempre tem que rodar o processo de gerar cobrança após o retorno bancário ou qualquer baixa manual que ele faça. Sugerimos realizar o agendamento deste processo diariamente após o retorno bancário.
Obrigatório definir o calendário da filial para o cálculo dos dias em atraso com base no calendário da região
Para a ação de envio de SMS, será possível definir o texto do SMS com auxílio de mnemônicos (utilizar os existentes no assistente de cobrança).
Para a ação de envio de Email, será possível definir o Assunto, informar um relatório para o corpo do E-mail e enviar o boleto(Para que o boleto seja enviado, o lançamento em atraso precisa possuir um boleto gerado e o convênio utilizado precisa de um relatório de boleto associado).
Para a ação de abertura de atendimento é preciso informar os parâmetros do atendimento(Coligada do Atendimento, Grupo de Atendimento e Tipo de Atendimento).
Processos
Gerar Ação Manual da Cobrança:
É possível executar manualmente as ações de cobranças cadastradas, ao selecionar a ação e executar o processo será apresentado uma tela para seleção de lançamentos, os lançamentos que serão listados na visão não estão necessariamente vinculados a uma cobrança, com isso é possível realizar uma campanha informando sobre as parcelas vincendas.
Na tela de seleção de lançamentos, o usuário irá definir o filtro a ser usado para buscar os lançamentos desejados. Os lançamentos que estiverem de acordo com o filtro selecionado serão exibidos na tela. Será enviado e-mail, SMS ou realizado a abertura do atendimento para o Cliente/Fornecedor de cada lançamento retornado pelo filtro. Não será realizado nenhuma forma de agrupamento de e-mails, SMSs ou lançamentos, sendo processado individualmente cada lançamento.
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Régua de Cobrança |
Cobrança| Régua de CobrançaImage Removed
A Régua de Cobrança permite uma automação da cobrança. Neste cadastro são vinculados as ações de cobrança e é definido os dias para cada ação e a partir disso o sistema consegue de forma automática realizar alguma ação na cobrança, por exemplo, enviar SMS.
Durante o cadastro da Régua de Cobrança será apresentado um menu Anexo para que seja possível realizar a vinculação da Régua de Cobrança com as ações. Nesta associação será definido os dias em atraso, ao definir os dias em atraso o sistema irá sempre considerar o vencimento do lançamento, por exemplo, ao cadastrar a régua é informando que após 3 dias será enviado um SMS, o lançamento venceu em no dia a régua esta apta a enviar o SMS.
Para cada uma das ações de cobrança, será definido o número de dias de atraso de pagamento para a execução da determinada ação.
Para a ação de envio de e-mail, será possível possível definir o assunto e o relatório a ser anexado no corpo do e-mail . ( GLOBAL – Coligada 0 apenas ).
Para cada régua de cobrança serão definidas várias ações de envio de e-mail ou SMS. Porém só poderá ser definida uma ação de abertura de atendimento.
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Carteira de Cobrança |
Cobrança| Carteira de Cobrança
Com a carteira de cobrança será possível criar perfis de cobrança. O perfil é criado considerando a régua definida e o filtro utilizado.
A régua será utilizada para automação da carteira de cobrança, caso a carteira não seja automatizada o campo deve ficar sem preenchimento.
Ao criar o filtro deve ser utilizado as tabelas FCFO ou XCOBRANCA e os respectivos campos, por exemplo: XCOBRANCA.CODCOLIGADA IN (1,2,3) AND XCOBRANCA.TIPOORIGEMCOBRANCA(0,1)
Informações
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XCOBRANCA.TIPOORIGEMCOBRANCA
0 → Venda 1 → Aluguel
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Visão de Cobrança |
Cobrança| Visão de Cobrança
A Visão de cobrança apresenta as cobranças existentes para cada cliente/fornecedor, é possível visualizar informações simplificadas da cobrança(Data de Abertura, Contrato, Origem da Cobrança e etc). Essa visão também contempla o Anexo Lançamentos da Cobrança, que apresenta informações do lançamento(s) que está associado a cobrança, além de possuir uma opção para visualizar as ações de cobrança que foram aplicadas no(s) lançamento(s) e Log para acompanhar todo o histórico no lançamento nesta cobrança.
Menu Processos
Gerar Cobrança: Será possível executar a geração de cobrança diretamente da visão de Cobrança.
Alteração da Carteira de Cobrança: Será possível alterar a carteira de uma ou varias cobranças, será necessário selecionar a(s) cobrança(s) e executar a rotina informando a nova carteira.
Gerar Ação Manual de Cobrança: Será possível manualmente executar as ações de cobrança que já estão cadastradas. É necessário selecionar uma ou mais cobranças e executar a rotina informando qual será a ação aplicada.
Tela de Cobrança
Para visualizar os dados consolidados de um cobrança é necessário abrir uma cobrança na visão de cobrança, posicione o cursor do mouse sobre a cobrança que deseja visualizar e de um duplo click, após essa ação será feito a abertura da tela de cobrança.
A tela de cobrança irá apresentar de forma organizada todas as informações da cobrança, como dados do cliente, informações do contrato(Venda e Aluguel), lançamentos que pertencem a cobrança.
Identificação:
Dados do Cliente: Será apresentado informações para contato do cliente em forma de hiperlink, que possibilita um rápido acesso ao cadastro do cliente.
Dados do Contrato: Apresentado informações básicas do contrato(Venda ou Aluguel), e com acesso rápido para o contrato de venda/aluguel ou empreendimento/imóvel através de hiperlink.
Lançamentos em Atraso: ♦ Lançamentos: Apresenta todos os lançamentos que compõem a cobrança. ♦ Valores: Ao selecionar os lançamentos e utilizar a opção Calcular será retornado o valor liquido do lançamento considerando a Data do Liquido informado, os lançamentos ficam desabilitados até que seja utilizado a opção 'Limpar'. ♦ Boleto: Após calcular o valor, será possível incluir o boleto para os lançamentos que foram selecionados.
Atendimento:
Apresenta os dados do cliente/fornecedor, dados da cobrança, dados do contrato e as informações do atendimento. Caso já exista um atendimento em aberto para essa cobrança será possível atualizar o atendimento.
Historio de Cobrança:
Ao se gerar uma Ação Manual de Cobrança , a mesma ficará guardada no Histórico de cobrança .
Anexos | Histórido de Cobrança
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Histórico Financeiro:
Retorna todo o histórico financeiro do cliente/financeiro que está vinculado a cobrança. Ao acessar a visão, é exibido na tela do cockpit um resumo de informações referentes à:
Cadastro do cliente/fornecedor
Saldo devedor Atual
Gráfico de quitação do contrato
Solicitações de atendimento
Últimos Vencimentos
Quantidade de contratos
Quantidade de parcelas atrasadas
As vendas do cliente
Cliente/Fornecedor:
Cliente/Fornecedor: Apresenta o cliente/fornecedor da cobrança, sendo possível atualizar o seu cadastro.
Contratos de Venda/Locação:
Contrato: Apresenta o contrato da cobrança.
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Gerar Cobrança |
Cobrança| Gerar Cobrança
O processo de cobrança percorre a base de dados em busca de lançamentos vencidos, ao identificar os registros em atraso será feito a criação de uma nova cobrança para o cliente/fornecedor, essa cobrança é criada por contrato e origem(Venda ou Aluguel), caso já exista uma cobrança para o contrato e for identificado um novo lançamento em atraso essa cobrança é atualizada. O cliente/fornecedor pode possuir mais de uma cobrança, caso ele possua lançamentos em contratos distintos.