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Módulo As funcionalidades de cobrança , tem o como objetivo de oferecer aos clientes que trabalham com gestão de imóveis um sistema que ajude a reduzir a inadimplência através de um melhor controle e acompanhamento de suas cobranças.
Image Removedas incorporadoras que utilizam o gestão de imóveis  à automação do controle de recebivéis, possibilitando a cobrança proativa reduzindo inadimplencia, assim como a cobrança direta da inadimplência.

Na tela do TCGI em Cobrança cobrança é informada toda todas as funcionalidade para utlizar o módulode Cobrança e do utilizar a cobrança e o TOTVS Aprovações e Atendimento.



Deck of Cardsinfo
idtitle0Importante:
  • O módulo de cobrança deve ser gerenciado na coligada centralizadora dos atendimentos, ou seja, não pode abrir atendimento em uma coligada diferente da coligada centralizadora.

  • Para atualizar o status da cobrança , o cliente sempre tem que rodar o processo de gerar cobrança após o retorno bancário ou qualquer baixa manual que ele faça. Sugerimos realizar o agendamento deste processo diariamente após o retorno bancário.

  • Obrigatório definir o calendário da filial para o cálculo dos dias em atraso com base no calendário da região



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Para envio de SMS : 

Para a ação de envio de SMS, será possível definir o texto do SMS com auxílio de mnemônicos (utilizar os existentes no assistente de cobrança).

Deck of Cards
id0

As ações para cobranças , são as seguintes:

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No tipo de ação Envio de E-mail deverá ser parametrizado as informações:

Para a ação de envio de Email, será possível definir o Assunto, informar um relatório para o corpo do E-mail e enviar o boleto(Para que o boleto seja enviado, o lançamento em atraso precisa possuir um boleto gerado e o convênio utilizado precisa de um relatório de boleto associado).

Assunto: Define o texto que será incluído no campo Assunto. Será o mesmo texto para todos os e-mails.
Relatório do Corpo: Deverá ser informado um relatório(global) que será utilizado para a criação do corpo do e-mail. Para orientações de como criar um relatório, acesse: RM Reports.
Nome do Remetente: Nome que irá ser exibido como o Remetente que está enviando o e-mail.
E-mail do Remetente: Endereço de e-mail que irá ser exibido como do Remetente que está enviando o e-mail.
Enviar Boleto: Flag que indica ser será enviado ou não o boleto em anexo no e-mail da cobrança. Somente lançamentos com boleto gerado e com o CNABSTATUS igual a Registrado ou Registro On-line, terão o boleto enviado no e-mail.

OBS: Na mesma régua pode ser criado mais de uma ação do tipo envio de e-mail, sendo assim as informações acima poderão ser diferentes para cada ação, como por exemplo o relatório do corpo do e-mail.

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Configuração de Uso - Ação de Cobrança  - E-MAIL

Relatório

Em anexo no documento o Modelo de Relatório de Cobrança : Modelo de Relatório de Cobrança

Importar Estrutura do Relatório : Gestão | RM Reports | 

Processos / Importar Estrutura de Relatório

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Configurar E-mail

Exemplo para conta Google.

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Parametros Globais | Envio de E-mails

Ativar : Acesso ao APP menos seguro no google : https://myaccount.google.com/security?rapt=AEjHL4M-3JcogSiI1sX7wa_Yip2m_CE4SnPD02VTWrpJOWvjs-nRmP2WL_ejcfab4bPGPFD2Ixe7M7cwaGGfNvlXvT7AVd8NEQ

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Card
id1
labelAções de Cobrança |

HTML Include
urlhttps://tdn.totvs.com/plugins/viewsource/viewpagesrc.action?pageId=780780832

Card
id1
labelAções de Cobrança |

Ações de Cobrança

As ações serão utilizadas para realizar a comunicação com o Cliente/Fornecedor, será possível  cadastrar vários tipos de ações de cobrança. 

Deck of Cards
idAs ações de cobranças.
Card
labelEnvio de e-mail |
Informações
titleImportante!

Importante
Esta tela possui parâmetros da coligada atual (define as configurações que serão utilizadas na coligada que o usuário está logado no momento) e da coligada global (define as configurações que serão usadas pela coligada global). Geralmente configuramos as mesmas informações para a coligada global e a atual, dependendo da necessidade da empresa estes dados poderão ser separados.

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Mais sobre configuração de E-mail : Envio de email - LINHA RM

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Testando envio de E-mail , Clicar no : Image Removed

Inserir E-mail destino e em seguida : Enviar.

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Sistema avisa do envio da mensagem de teste.

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E-mail enviado com sucesso.

Gerando Ação Manual de Cobrança ( SEM BOLETO ) !

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Gerando ação manual de cobrança:

Igual do Assistente , usuário não vai gerenciar o assistente para quem será enviada a cobrança, usuário que define para quem será enviada a cobrança - muito parecido com do Assistente de cobrança que já existe no sistema Image Removed

Filtro é definido pelo usuário, Pegando lançamentos já vencidos ou por vencer.

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Neste exemplo vou pegar um lançamento específico = Ref : 13829

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Após filtrar o(s) lançamento(s) desejado(s) - Executar.

OBS: Image Removed Cadastro do Cli/For tem que estar com campo E-mail preenchido.

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Executado o processo - Ação Manual de Cobrança.

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E-mail enviado para o Cliente.

Gerando Ação Manual de Cobrança ( COM BOLETO ) !

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Status Remessa : Registrado

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Filtro para buscar o Lançamento com Boleto gerado e Registrado - Executar

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E-mail enviado com Boleto em anexo.

Card
labelEnvio de SMS |
Informações
titleAtenção!

Para utilizar esta funcionalidade é necessário contratar um plano de serviço de SMS. Para maiores informações, acesse SMS Corporativo Via Mashup.

Deck of Cards
idEnvio de SMS - Configurações.
Card
labelUtilizando Mashups |

Processo de Envio de SMS via Mashups.

Importante teste incialmente no Mashups para verificar se o Serviço de SMS encontra-se ativo e configurado corretamente com usuário / senha por exemplo.

-- Teste no Mashups com Usuário / Senha configurados no RM :  http://mashups.totvs.com.br/TotvsSOAWebClient/WebClient.LoginScreen.aspx

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Logando no Mashups com Uusario Mashups e senha do Usuário Mashups.

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TOTVS - Envio de SMS

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Informando o Usuario e Senha do Serviço SMS -  Informado nos Parâmetros Gerais do RM.

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SMS enviado com sucesso para o Celular do Cliente.

Card
labelConfiguração RM para uso de SMS |

Configurações no RM para uso do SMS.

No tipo de ação Envio de SMS deve ser definido o texto padrão que será enviado referente a cobrança.

  • Efetuar a parametrização de Usuário / Senha ( mashups ) Serviço de Envio de SMS no RM.

Parâmetros Globais 

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Informar Usuario / Senha do usuario que possui credenciais para envio de SMS.

  • Configurar Servidor de Mashups no cadastro da Coligada RM

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Cadastro de Coligada | Processos | Mashups | Gerenciar 

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Clicar para inserir servidor Mashups.

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Servidor mashup.totvs.com.br

Usuário : Usuário de acesso ao Servidor Mashups

Senha : Senha do Usuário do Servidor Mashups

Card
labelEnvio de SMS no RM

Processo de envio de SMS no RM.

  • Configurar o Processo de Ação de Cobrança de SMS no RM primeiramente.

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Cobrança | Ações de Cobrança.

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Incluídos os Mnemônicos para envio do SMS

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Configuração necesária para envio do SMS para o Cliente.

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Selecionar a Ação Cadastrada | Gerar Ação Manual de Cobrança

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Selecionar a Parcela para Ação da Cobrança.

OBS : Verificar o cadastro do Cliente / Fornecedor se tem Telefone cadastrado.

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FCFO.TELEX - SMS busca o Numero de Telefone - Tem que estar preenchido corretamente com DDD mais Número de Telefone.

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Depois de conferir dados do Cliente , selecionar a Parcela - EXECUTAR 

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SMS enviado para o Celular do Cliente.

Card
labelAbertura de Atendimento de Cobrança para contato com Cliente

No tipo de ação abertura de atendimento deverá ser parametrizado as seguintes informações:

Para a ação de abertura de atendimento é preciso informar os parâmetros do atendimento(Coligada do Atendimento, Grupo de Atendimento e Tipo de Atendimento).

Coligada do Atendimento: Coligada de origem onde o atendimento será criado.
Grupo de Atendimento: Grupo de atendimento para qual o atendimento será enviado. O grupo é utilizado para facilitar a abertura e gerenciamento dos atendimentos.
Tipo de Atendimento: O tipo de atendimento é utilizado para classificar o atendimento.

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Importante

As informações acima deverão estar cadastradas previamente no Totvs Aprovações e Atendimento.

Gerar Ação Manual da Cobrança: 

É possível executar manualmente as ações de cobranças cadastradas, ao selecionar a ação e executar o processo será apresentado uma tela para seleção de lançamentos, os lançamentos que serão listados na visão não estão necessariamente vinculados a uma cobrança, com isso é possível realizar uma campanha informando sobre as parcelas vincendas.

Na tela de seleção de lançamentos, o usuário  irá definir o filtro a ser usado para buscar os lançamentos desejados. Os lançamentos que estiverem de acordo com o filtro selecionado serão exibidos na tela.
Será enviado e-mail,  SMS ou realizado a abertura do atendimento para o Cliente/Fornecedor de cada lançamento retornado pelo filtro. Não será realizado nenhuma forma de agrupamento de e-mails, SMSs ou lançamentos, sendo processado individualmente cada lançamento.

Cobrança| Régua de Cobrança

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A Régua de Cobrança permite uma automação da cobrança. Neste cadastro são vinculados as ações de cobrança e é definido os dias para cada ação e a partir disso o sistema consegue de forma automática realizar alguma ação na cobrança, por exemplo, enviar SMS. 

Durante o cadastro da Régua de Cobrança será apresentado um menu Anexo para que seja possível realizar a vinculação da Régua de Cobrança com as ações. Nesta associação será definido os dias em atraso, ao definir os dias em atraso o sistema irá sempre considerar o vencimento do lançamento, por exemplo, ao cadastrar a régua é informando que após 3 dias será enviado um SMS, o lançamento venceu em   no dia  a régua esta apta a enviar o SMS. 
  • Para cada uma das ações de cobrança,  será definido o número de dias de atraso de pagamento para a execução da determinada ação.
  • Para a ação de envio de e-mail, será possível  possível definir o assunto e o relatório a ser anexado no corpo do e-mail . ( GLOBAL – Coligada 0 apenas ).
  • Para cada régua de cobrança serão definidas várias ações de envio de e-mail ou SMS. Porém só poderá ser definida uma ação de abertura de atendimento.
  • Cada ação que é executada com sucesso irá gerar efeito apenas 1 vez no dia.

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Cadastro da Régua de Cobrança no TCGI.

Card
id2
labelRégua de Cobrança |

HTML Include
urlhttps://tdn.totvs.com/plugins/viewsource/viewpagesrc.action?pageId=780787426

Cobrança| Carteira de Cobrança

Com a carteira de cobrança será possível criar perfis de cobrança. O perfil é criado considerando a régua definida e o filtro utilizado.

  • A régua será utilizada para automação da carteira de cobrança, caso a carteira não seja automatizada o campo deve ficar sem preenchimento. 
Criando o Filtro:

Para criar um novo filtro é necessário inserir/editar uma carteira, é clicar na opção Selecionar o Filtro da carteira(...), neste momento o sistema irá abrir uma visão de Filtro de Carteira, primeiramente será necessário criar/selecionar o filtro no menu superior da visão, após selecionar o filtro e executar é necessário clicar na opção Selecionar Filtro no rodapé da visão. Em seguida basta salvar a carteira que o filtro está aplicado.

  • Será possível criar os filtros utilizando campos das tabelas FCFO ou XCOBRANCA.

  • Ao utilizar mais de 1 carteira é importante que os filtros estejam alinhados para que a cobrança seja gerada na carteira correta, por exemplo, na carteira 2 existe um filtro CODCFO = "A123", na carteira 1 deve ter um filtro CODCFO <> "A123". Caso não exista essa combinação ao executar o processo de gerar a cobrança a carteira 1 irá gerar a cobrança para o cliente/fornecedor "A123".
  • Para validar o retorno dos filtros criados é preciso possuir registros na tabela XCOBRANCA, sendo assim pode ser executado o processo de Gerar Cobrança para que as cobranças sejam criadas, com isso ao criar e executar o filtro será possível ver exatamente quais registros o filtro irá contemplar, ao concluir a criação dos filtros basta ir na Visão de Cobrança e executar o processo de Alterar a Carteira de Cobrança. Após isso as novas cobranças serão automaticamente criadas para a carteira correta.Image Removed
  • É possível criar filtros usando consulta SQL:

    O exemplo a seguir retorna os contratos de Venda vinculados ao Empreendimento com o código 2007.

    SELECT XCOBRANCA.CONTRATO FROM XCOBRANCA
    JOIN XVENDA ON XCOBRANCA.CONTRATO = XVENDA.NUM_VENDA
    AND XCOBRANCA.CODCOLIGADA = XVENDA.CODCOLIGADA
    WHERE XVENDA.COD_PESS_EMPR = 2007
    AND XVENDA.CODCOLIGADA = 1

    Link com maiores informações sobre o procedimento: Melhorando Performance de filtro com SQL

    Mais sobre Carteira de cobrança 

    Sobre a C.C , esta funcionalidade vai dizer qual regua de cobrança será utilizada e qual automação  - Não é obrigatória -  pois pode-se fazer tudo manual , não necessáriamente é preciso ter uma régua de cobrança. Mas ela vai ajudar a disparar as ações da cobrança . Essa Carteira de Cobrança é um Agrupador.

    Exemplo:

    Cliente quer trabalhar com 2 Perfis diferentes para Carteira de cobrança.

    Perfil de Analista de Atendimento Junior e um outro Perfil de Analista Senior.

    Como pode separar ambos perfis ?

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    Analista de Atendimento Junior :  Exemplo - serão feitas cobranças de até 60 dias de atraso.

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    Criar um Filtro - Basta clicar no Image Removed

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    Neste filtro , foi criado para Analista Junior com até 60 dias de atraso.

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    Foi encontrado um lançamento com até 60 dias de atraso.

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    Ao clicar em Visão de Cobrança - Cód da Carteira encontra-se em Branco , para preencher o campo Cód da Carteira - Processos | Gerar Cobrança.

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    Em visão de Cobrança foi preenchido o Código da Carteira com a Carteira criada com o Filtro ( Analista Junior até 60 dias ) Corretamente.

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    Analista de Atendimento Senior :  Exemplo - serão feitas cobranças acima de 60 dias.

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    Filtro criado para pegar lançamentos acima de 60 dias em atraso.

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    Filtro aplicado e sistema mostra neste exemplo os lançamentos acima dos 60 dias para o Filtro de Analista Senior.

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    Filtro criado com código Carteira = 4

    Dias em atraso : Como pegar esse número 305 dias de atraso por exemplo ?

    É o lançamento mais antigo em atraso deste contrato em especifico. O Lançamento mais antigo em atraso do contrato 2567 por exemplo , encontra-se com 305 dias em atraso.

    Gerar cobrança em seguida.

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    Preenchido o código da Carteira na vsião de cobrança com o a Carteira criada para o Perfil ( Analista Senior ) Acima dos 60 dias de atraso.

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    Campo : Contrato Externo - É o numero do contrato cadastrado em Venda / Aluguel.

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    Ao informar a Régua de Cobrança na Carteira, passa ser automatizada a cobrança , seguindo os passos da Régua de cobrança , e deixando em branco esse campo , se torna manual.

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    Exemplo com Régua inserida dentro da Carteira de Cobrança:

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    Na tela de Visão de atendimento , é informado o número de dias de atraso, neste exemplo tem o lançamento com ( 122 ) dias em atraso.

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    Cadastro da Régua de Cobrança - Primeiro Nível , observe que o envio de SMS encontra-se cadastrado para ser enviado quando chegar em 122 dias de atraso.

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    No cadastro da Carteira , inserido o código da Régua.

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    Visão da Cobrança - Gerar cobrança.

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    Processo executado com sucesso 

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    SMS enviado para o celular do Cliente.

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    Histórico informa todos processos de cobrança na visão deste cliente , erros e sucessso ao enviar.

    Card
    Card
    id3
    labelCarteira de Cobrança |
    Informações
    titleRégua de Cobrança na Carteira.

    HTML Include
    urlhttps://tdn.totvs.com/plugins/viewsource/viewpagesrc.action?pageId=780787568

    4

    Cobrança| Visão de Cobrança

    A Visão de cobrança apresenta as cobranças existentes para cada cliente/fornecedor, é possível visualizar informações simplificadas da cobrança(Data de Abertura, Contrato, Origem da Cobrança e etc). Essa visão também contempla o Anexo Lançamentos da Cobrança, que apresenta informações do lançamento(s) que está associado a cobrança, além de possuir uma opção para visualizar as ações de cobrança que foram aplicadas no(s) lançamento(s) e Log para acompanhar todo o histórico no lançamento nesta cobrança. 

    Menu Processos
    • Gerar Cobrança: Será possível executar a geração de cobrança diretamente da visão de Cobrança.
    • Alteração da Carteira de Cobrança: Será possível alterar a carteira de uma ou varias cobranças, será necessário selecionar a(s) cobrança(s) e executar a rotina informando a nova carteira.
    • Gerar Ação Manual de Cobrança:  Será possível manualmente executar as ações de cobrança que já estão cadastradas. É necessário selecionar uma ou mais cobranças e executar a rotina informando qual será a ação aplicada. 

    Tela de Cobrança

    Para visualizar os dados consolidados de um cobrança é necessário abrir uma cobrança na visão de cobrança, posicione o cursor do mouse sobre a cobrança que deseja visualizar e de um duplo click, após essa ação será feito a abertura da tela de cobrança.

    A tela de cobrança irá apresentar de forma organizada todas as informações da cobrança, como dados do cliente, informações do contrato(Venda e Aluguel), lançamentos que pertencem a cobrança.

    Identificação:

  • Dados do Cliente: Será apresentado informações para contato do cliente em forma de hiperlink, que possibilita um rápido acesso ao cadastro do cliente.
  • Dados do Contrato: Apresentado informações básicas do contrato(Venda ou Aluguel), e com acesso rápido para o contrato de venda/aluguel ou empreendimento/imóvel através de hiperlink.
  • Lançamentos em Atraso:
    Lançamentos: Apresenta todos os lançamentos que compõem a cobrança. Foi incluído no menu Processos a opção Inclusão de Borderô de Negativação, com isso é possível selecionar o lançamento(s) e incluir diretamente ao Borderô para negativação.

    Card
    Card
    id
    labelVisão de Cobrança |
    Informações
    titleImportante:
    • A opção Inclusão de Borderô de Negativação ficará disponível apenas na edição da Cobrança/Atendimento.
    • Link com maiores informações do processo: Negativação / Cobranca Terceirizada
    Valores: Ao selecionar os lançamentos e utilizar a opção Calcular será retornado o valor liquido do lançamento considerando a Data do Liquido informado, os lançamentos ficam desabilitados até que seja utilizado a opção 'Limpar'.
    Boleto: Após calcular o valor, será possível incluir o boleto para os lançamentos que foram selecionados. 

    Atendimento:

    O menu de atendimentos estará disponível apenas ao acessar a tela de cobrança através da visão de atendimentos, com isso o atendente irá visualizar apenas os atendimentos que é responsável.

    Historio de Cobrança:

    Ao se gerar uma Ação Manual de Cobrança , a mesma ficará guardada no Histórico de cobrança .

              Anexos | Histórico de Cobrança

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    Histórico Financeiro:

    Retorna todo o histórico financeiro do cliente/financeiro que está vinculado a cobrança. Ao acessar a visão, é exibido na tela do cockpit um resumo de informações referentes à:

    • Cadastro do cliente/fornecedor
    • Saldo devedor Atual
    • Gráfico de quitação do contrato
    • Solicitações de atendimento
    • Últimos Vencimentos
    • Quantidade de contratos
    • Quantidade de parcelas atrasadas 
    • As vendas do cliente

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    Nesta tela é informado quantos contratos tem o Cliente e caso queira ver todos os contratos , basta clicar em Contrato ( 3 ).

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    Cliente/Fornecedor:

    • Cliente/Fornecedor: Apresenta o cliente/fornecedor da cobrança, sendo possível atualizar o seu cadastro.

    Fiadores/Outros Clientes:
    Nesta visão serão apresentados os fiadores que estiverem associados aos contratos de vendas/locação. Para contratos que possuem mais de um comprador/locatário ativos, esses também serão apresentados nesta tela.

    Os registros desta tela serão apresentados em forma de Card, ao dar um duplo clic será aberto o cadastro do cliente/fornecedor associado ao mesmo.

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    Aviso

    Somente fiadores associados a um cliente/fornecedor serão apresentados nesta tela.

    Contratos de Venda/Locação:

    • Contrato: Apresenta o contrato da cobrança.

    Tela da Visão de Cobrança:

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    Selecionar a cobrança e editar.

    Principal tela na qual os Analistas de atendimento irão trabalhar.

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    Sobre informações do Cliente.

    Nome do cliente : encontra-se em azul o nome , pois ao clicar sobre o nome já vai direto para tela de Cliente / Forncedor ou cilcar em Cliente / Fornecedor da aba Esquerda da tela.

    Celular : Caso cliente tenha por exemplo Skype e servidor configurado já irá fazer a integração com o número do cliente.

    E-mail : Se estiver configurado , já abrirá automaticamente por exemplo ou Outlook.

    Sobre Informações do Cobrança.

    Informa o Lançamento mais antigo vencido 

    Sobre Informações sobre Lançamentos. 

    Informa lançamentos em atraso no contrato.

    Sobre informações do Contrato.

    Contrato : Pode entrar direto no contrato do cliente ao clicar no número na cor azul , ou do lado esquerdo da tela em Contrato | Contratos de Vendas

    Empreendimento: Entra no cadastro do Empreendimento 

    Sobre Informações de Acordo.

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    Exemplo desta opção : Cliente tem 7 parcelas em atraso , esta querendo quitar todas parcelas , neste caso o usuário seleciona todas parcelas acima e em seguida , basta clicar em Calcular.

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    Imediatamnte são bloqueados os lançamentos - Cliente pode voltar atrás antes de GERAR BOLETO e por exemplo , querer pagar apenas 4 parcelas e não mais as 7 Parcelas .. Neste exemplo , basta clicar em LIMPAR como na imagem.

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    Gerando boleto para 4 parcelas - Abre o processo para geração de Boletos.

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    Ou o cliente pode fazer um Acordo.

    Neste caso , selecionar as parcelas que deseja efetuar o Acordo - Em seguida , Calcular e ( Fazer Acordo ).

    Informações
    titleQue momento devo gerar um Acordo ou Aditivo ?

    Acordo: cliente deve por exemplo , 4 Parcelas como mostra o Print acima e quer pagar em 2 boletos, Neste caso pode ser utilizado o Acordo, caso não queira incluir CM e nem Juros novamente.

    Ao selecionar o Aditivo :  Utilizado caso queira incluir IGPM - INCC por exemplo .  Se quer incluir qualquer índice de contrato IGPM ou Juros Price novamente para calucular , o cliente obrigatóriamente tem que entrar em ADITIVO e fazer a negociação normal por ele como é mostrado no Print abaixo:

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    Clicar em Aditivo e em seguida : Novo.

    Mais sobre ACORDO FINANCEIRO : CLIQUE AQUI !

    Parametro para utilzar Acordo no TCGI 

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    Vefificar os Parâmetros Financeiro do TCGI - Vincular o código do Componente para ser gerado o Acordo ( Lembrando que tem que ser somente Principal )

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    Exemplo do Componente.

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    Exemplo de Tipo de Parcela.

    Card
    id5
    labelGerar Cobrança |

    Cobrança| Gerar Cobrança

    O processo de cobrança percorre a base de dados em busca de lançamentos vencidos, ao identificar os registros em atraso será feito a criação de uma nova cobrança para o cliente/fornecedor, essa cobrança é criada por contrato e origem(Venda ou Aluguel), caso já exista uma cobrança para o contrato e for identificado um novo lançamento em atraso essa cobrança é atualizada. O cliente/fornecedor pode possuir mais de uma cobrança, caso ele possua lançamentos em contratos distintos.

    Quando todos os lançamentos da cobrança são quitados ou renegociados caso exista um atendimento em aberto para essa cobrança o mesmo é encerrado automaticamente quando o processo de Gerar Cobrança for executado. Neste momento o Status da cobrança é alterado para concluída e mesma é desassociada na carteira, em caso de futuros atraso o processo de Gerar Cobrança irá reabrir a cobrança inserindo a mesma em uma carteira respeitando os filtros estabelecidos no cadastro de Carteira de Cobrança.

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    Informações
    titleMais sobre Gerar Cobrança!

    Gerar cobrança é o coração do processo de Cobrança - Faz tudo!

    • Cria as cobranças em atraso
    • Finalizar cobrança
    • Abrir atendimento
    • Enviar E-mail
    • Enviar SMS
    • Associa a Carteira

    Quando é o momento de Rodar o Gerar Cobrança ? Sempre após o Retorno Bancário.

    Exemplo , se um retorno bancário todo dia é executado todo dia 8 horas da manhã , por poder ocorrer um atraso , Agenda  para rodar em 3 camadas todos os dias o processo de Gerar cobrança automaticamente , caso o cliente não tenha efetuado o pagamento , a cobrança seria realizada para o mesmo , ou via Atendimento , SMS ou E-mail.

    Como configurar ambiente 3 camadas : Clique aqui !

    Card
    id6
    labelVisão de Atendimentos

    Cobrança| Visão de Atendimentos

    PROCESSO DE CONFIGURAÇÃO DE ATENDIMENTO.

    Nesta visão o atendente irá visualizar os atendimentos que estão sobre sua responsabilidade. Os atendimentos são tarefas que seguem um determinado fluxo com várias etapas, com instruções sobre cada etapa, até sua conclusão.

    As regras para criação/gerenciamento do atendimento seguirão os padrões que devem primeiro ser definidos no TOTVS Aprovações e Atendimento. Consulte a documentação abaixo para maiores detalhes da rotina de acordo:

    • Grupos de Atendimento
    • Tipo de Atendimento
    • Atendentes
    • Grupo de Atendentes - É importante que neste cadastro a opção Tipo de Repasse fique como Por um rodízio entre os atendentes do grupo, com isso o sistema automaticamente faz a distribuição para todos os atendentes deste grupo.
    • Etapas - Sugerimos que seja utilizados 3 etapas(Em Atendimento, Atendimento concluído e Atendimento cancelado), caso exista necessidade podem ser criadas quantas etapas forem necessárias. 
    • Fluxo de Etapas
    • Parâmetros - Apontamento - TOTVS Aprovações e Atendimento>>Ambiente>>Parâmetros>>TOTVS Aprovações e Atendimento.
    • Resultado do Contato -Locao para informar o resultado de cada contado com o cliente dentro de uma lista de resultados pré-definidos. 

    Ao editar um atendimento será feito a abertura da tela de cobrança, será possível visualizar todos os dados da cobrança que está vinculada ao atendimento e através do menu atendimento será possível atualizar o atendimento.

    Atendimento:

    • Atendimento:
      Dados do Cliente: Será apresentado informações para contato do cliente em forma de hiperlink, que possibilita um rápido acesso ao cadastro do cliente.
      Dados da Cobrança: Data de abertura da Cobrança e quantidade de dias em atraso do lançamento com maior vencimento.
      Dados do Contrato: Apresenta informações básicas do contrato(Venda ou Aluguel), e com acesso rápido para o contrato de venda/aluguel ou empreendimento/imóvel através de hiperlink.
      Iniciar Atendimento: Informações do atendimento.
      Agendar: Realiza o agendamento do atendimento, para o correto funcionamento é importante verificar o Link a seguir Despertar Atendimento.
      Iniciar/Concluir Apontamento: Irá iniciar e finalizar o apontamento no atendimento. Caso a opção Gerar apontamento automático para este atendente esteja habilitado no cadastro do atendente não será possível inserir uma Descrição sem iniciar o apontamento. Com a opção desmarcada o apontamento não é obrigatório para inserir uma descrição.
      Histórico da Descrição: Apresenta todo o Histórico de descrição do atendimento.
      ♦ Descrição: Ao preencher a descrição desejada a opção de 'Salvar' ficara habilitada. 
    • Apontamento: Será apresentado os apontamentos realizados no atendimento.
    • Arquivos anexos ao atendimento: Exibe os arquivos anexos ao atendimento, na própria visão é possível realizar a inclusão de novos arquivos.
    • Histórico de Status: Demonstra o histórico dos status que o atendimento foi percorrendo. 
    Informações
    titleImportante:

    Caso todos os lançamentos da cobrança sejam quitados ou renegociados o processo de Gerar Cobrança irá finalizar o atendimento.

    Exemplo de uso do tipo de  Atendimento.

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    Criada uma Ação de cobrança de : Abertura de Atendimento - neste exemplo será usado para Carteira de Cobrança acima de 60 dias, como no nosso exemplo tempos carteira Junior menor ou igual 60 e Senior acima de 60 dias , tem que se criar para ambas carteiras. Neste exemplo será criado um para Acima dos 60 dias.

    Se tiver 5 carteiras, tem que ter 5 tipos de antendimentos.

    Grupo de atendimento : Sempre pode ser o mesmo para todos atendimentos , neste exemplo ( Cobrança )

    Tipo de Atendimento : Utilizado separado , no exemplo um para Acima de 60 dias e outro para menor ou igual 60 dias.

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    Parametros do TAA no TCGI 

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    Apontamento automático , caso queira que o atendente gere apontamento de horas durante o atendimento , ai se define neste parametro a atividade.

    Cadastros.

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    GRUPOS ATENDIMENTO

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    Cadastro Simples

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    TIPOS ATENDIMENTOS

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    Editar o tipo de atendimento desejado.

    Primeiro cadastro: do Tipo de Atendimento: ETAPA

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    Criando etapas do tipo de atentimnto - Inciando até finalizar

    Neste exemplo , cadastrada primeira etapa - Em cobrança ( Ordem 1 ) e será repassado no caso para um determinado Grupo de atendentes

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    Segunda Etapa : Neste exemplo , criada uma ( Concluir cobrança ) - Ordem 2 - e Tipo de repasse de etapa , neste caso é : Manter com atendente atual , não alterar o atendente que deu abertura. 

    E uma ação para este caso é : Concluído confirmado.

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    Terceira Etapa : Neste exemplo , criando uma nova etapa que é ( Cancelar cobrança ) Ordem 3 - Tipo de Repasse de etapa , Manter o atendente atual e em Ação a ser realizada nesta etapa : Cancelar Atendimento.

    Segundo cadastro: do Tipo de Atendimento: Fluxo das Etapas

    Exemplo , Etapa 1 avançando para Etapa 2.  Etapa 1 para Etapa 3 . ( Tipo que um fluxograma ).

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    Cadastrando Primeiro Fluxo , Informo a Etapa Origem e Destino.

    Sobre o Motivo de Repasse

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    Tipo de Motivo : Tem sempre que ser (  FLUXO DE TAREFAS  )

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    Segundo Fluxo de Etapa cadastrada , que é da Etapa em Cobrança para Cancelar etapa e lembrando que foi feito o cadastro do Motivo de Repasse Excluir e do Tipo de Motivo ( Fluxo de Tarefas ).

    Visualizar os Fluxos de uma outra forma : Anexo : Fluxo Visual

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    Mostrando que de : Em cobrança pode concluir ou Cancelar.

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    PESSOAS

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    Cadastro de Pessoa.

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    Obrigatório cadastro de usuário para que possa efetuar o login no processo. 

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    Cadastro da Pessoa Chefe que irá receber as notificações.

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    Cadastros realizados de Pessoas.

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    ATENDENTES

    No cadastro do Atendente é informada a pessoa cadastrada acima.

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    Buscar pela Pessoa e inciar o cadastro do Atendente.

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    Exemplo acima , o Atendente : Astoni Teste Cobrança tem Chefe e dentro da Hierarquia é informado o nome do Chefe como mostra o print abaixo.

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    Neste campo : Código de Atendente chefe é feito o vínculo do Chefe com o atendente.

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    Outro parâmetro importante no cadastro de Atendente é ( Autoriza repasse para qualquer atendente ) Esse é marcado para Chefe e podendo até mesmo ser marcado para Não chefe em caso de Férias do Chefe , mas isso vai de parametrização e desejo do Cliente , esse Atendente que ficará responsável é informado abaixo do Parâmetro.

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    Neste exemplo de Repasse: O Chefe Astoni Teste Cobrança em férias colocou o Sub Chefe Teste Cobrança como Responsável em seu lugar.

    Mais sobre Atendentes : Clique Aqui.

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    GRUPOS ATENDENTES

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    Cadastro d Grupo de Atendentes tem que seguir o mesmo fluxo da Carteira - Neste caso é feito um Grupo para lançamentos em Atraço com Mais de 60 Dias e no caso deverá cadastrar um outro Grupo para os abaixo de 60 Dias em atraso.

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    Ao ter mais de um atendente no Grupo é feito um rodízio entre atendentes , neste exemplo foi selecionada esta opção.

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    Atendente inserido no novo grupo.. Lembrando que ai informando apenas o Atendente ( Astoni Teste Cobrança ) não os chefes , pois se informar os chefes ai , eles iriam receber atendimento também.

    Informações
    titleTipo de Atendimento após cadastro do Grupo Atendente.

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    Após o cadastro do Grupo de Atendente com seu Atendente , voltar ao cadastro do Tipo de Atendimento , Anexo ( Etapas ) Selecionar a etapa e informar o Grupo cadastrado.

    No exemplo das outras etapas , manter etapa com atendente atual ( Apenas exemplo. )

    Mais sobre Grupo Atendentes: Clique Aqui.

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    MOTIVOS ATIVIDADE / INATIVIDADE

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    No Ativo = Marcar o parâmetro ( Aparece como ativo no posto de Trabalho )

    Caso de Inativo = Não marcar esse parâmetro.

    Mais sobre o cadastro de Motivos de Atividade / Inatividade : Clique Aqui.

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    PERÍODO DE TRABALHO  &  POSTO DE TRABALHO

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    Sobre Período de Trabalho : Clique aqui.

    Sobre Postos de trabalho : Clique aqui.

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    ALTERAR STATUS ATENDENTE

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    Em caso de Inativo: Informar o substituto neste local e em caso de Ativo , não é mostrado o campo de Subsitutuo.

    Neste exemplo , Astoni Teste Cobrança encontra-se ( Ativo ).

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    RESULTADOS DO CONTATO

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    Resultado do contato serve para conferência , são cadastros livres que serão visualizados no atendimento e ao gerar um relatório será mostrado por exemplo , quantas vezes o atendente tentou entrar em contato e o cliente atendeu , ou não atendeu e ai gerar indicadores.

    Informações
    titleGerando Cobrança com Opção de Tipo de Atendimento

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    Gerando Cobrança com ação de ( TIPO DE ATENDIMENTO ).Image Removed                                                                                                     

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    Carteira de Cobrança : Retirada a Régua ( Ficando a opção de Manual para se gerar a Cobrança ) 

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    Neste exemplo a ação será Manual.

    Visão de Cobrança | Processos | Gerar Ação Manual de Cobrança

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    Selecionando a Ação cadastrada para Atendimento acima de 60 dias, Tomar muito cuidado com o Cód Carteira , bom filtrar por carteira para gerar  ação incorreta de uma carteira X para outra Y.

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    Ao executar o processo , é aberto o Atendimento.

    HTML Include
    urlhttps://tdn.totvs.com/plugins/viewsource/viewpagesrc.action?pageId=780787693

    Card
    labelGerar Cobrança |

    HTML Include
    urlhttps://tdn.totvs.com/plugins/viewsource/viewpagesrc.action?pageId=780787770

    Card
    labelVisão de Atendimento |

    HTML Include
    urlhttps://tdn.totvs.com/plugins/viewsource/viewpagesrc.action?pageId=780787856

    Card
    labelIndicadores |

    HTML Include
    urlhttps://tdn.totvs.com/plugins/viewsource/viewpagesrc.action?pageId=780787920

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    Após a geração do Tipo de Atendimento , quem passa a assumir no caso é o Usuario do atendimento , onde isso é feito ?

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    Cobrança | Visão de Atendimento

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    Selecionar o  que foi aberto o atendimento, no Atendimento tem os principais campos, no exemplo acima mostra o código da cobrança e ai vem outros importantes como, Carteira , Dias em Atraso, Nome do Cliente , Status do atendimento , entre outros campos importantes para conferência.

    DICA :

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    Importante criar um filtro com status em Andamento para nao ficar muito poluida a tela do usuário com tempo.

    Neste momento o atendente pegou trabalho e passa a atuar no processo de Cobrança.

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    Atendimento passa a aparecer na tela de Visão de Cobrança.

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    Para o atendente ficar por dentro de tudo que aconteceu com esse processo de cobrança , basta entrar em Histórico de cobrança.

    Um exemplo de contato com Cliente:

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    Atendente entrou em contato com Cliente e ele não atendeu, ai basta clicar em Atendimento e inserir o Resultado de contato e Descrição do ocorrido. ( Salvar em seguida ).

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    Exemplo , cliente atendeu a ligação e pediu para retornar ligação dia X e hora Y .. ai no caso o atendente informa o dia e hora que será despertado o atendimento e retornar a ligação.

    Status fica em Agendamento o Atendimento.

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    Historico mostrando que o Cliente Atendeu a Ligação.

    Mais sobre o processo de DESPERTAR ATENDIMENTO : Clique Aqui.

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    Status volta para : Em Andamento quando chega a data agendada com Cliente.

    Card
    labelFiltros para Organização e Segurança

    HTML Include
    urlhttps://tdn.totvs.com/plugins/viewsource/viewpagesrc.action?pageId=780787945

    Informações
    titleConcluindo o Atendimento.

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    Concluindo o Atendimento!

    Cliente pagou todas parcelas em atraso e como será realizada a conclusão do Atendimento?

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    Atendente abre o atendimento , seleciona todas parcelas em Atraso e baixa.

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    Parcelas não ficam mais no Atendimento.

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    Entrar em Visão de Cobrança - Selecionar a cobrança que gerou o Atendimento e executar o processo ( Gerar Cobrança ).

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    Atendimento passando a ficar com status : Concluído Confirmado.

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    Histórico passa a mostrar: ( Solução e motivo dela ).

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    Na parte superior do Atendimento mostra o dia e inicio do Atendimento , quantos agendamentos foram realizados no atendimento e quando foi finalizado.

    Card
    id7
    label| Indicadores

    Com os indicadores é possível um melhor gerenciamento da cobrança, através de cubos e gráficos será possível realizar uma tomada de decisão precisa. 

    Informações
    titleImportações:
    • Para importar o cubo é necessário acessar o módulo Inteligência de Negócios | Cadastro |Cubo clicar em processo "Importação de Cubos". Após a importação o cubo estará disponível na visão. Para executá-lo selecione o mesmo, clique duas vezes e preencha os parâmetros.
    • Para importar o gráfico é necessário acessar o módulo Inteligência de Negócios | Gestão |Gráfico clicar em processo "Importação de Gráficos". Após a importação o Gráfico estará disponível na visão. Para executá-lo selecione o mesmo, clique duas vezes para alterar o parâmetro(filtro) após abrir o gráfico no cabeçalho da visão clique em Parâmetros.

    Os indicadores possuem os seguinte parâmetros que são utilizados em sua geração:

    Campos:Valor:COLIGADA-1CLIENTE-1CONTRATO-1IMOVEL_EMPREEND-1DATA_INICIO_VENCIMENTO-1DATA_FINAL_VENCIMENTO-1CALCULAR_VALOR_LIQUIDO-1
    • O valor informado como '-1' indica que ira retornar todos os registros, por exemplo,  Coligada = -1(Todas as Coligadas)
    • Caso seja preciso filtrar apenas um registro de determinado campo é necessário informar o mesmo, por exemplo, Coligada = 2(Apenas registros da coligada 2)
    • Caso seja preciso filtrar registros específicos é necessário informar o valores separados por virgula, por exemplo, Coligada = 2,4,5(Retorna registros das coligada 2, 4 e 5)
    • Caso não deseje que seja calculado o Valor liquido o deve ser informada 0 como valor.
    Deck of Cards
    idIndicadores
    Card
    id1
    labelInadimplência Financeira

    Com o Cubo Inadimplência Financeira será possível acompanhar a inadimplência de seus clientes, com informações das parcelas vencidas que compõem a cobrança.

    O cubo possui 5 cenários(Layouts) que são eles Visão Padrão - AnalíticoClienteEmpreendimentoColigadaPor Mês. É importante ressaltar que o cubo possibilita a criação de novos cenários(Layouts) ou adequação dos cenários já existentes. 

    O cubo possui colunas que irão facilitar a consolidação dos dados, para isso é necessário pegar a coluna e arrastar ela para a o "local" desejado, a seguir um exemplo:

    Primeiramente deve ser selecionado o Cenário(Layout):

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    Em seguida o campo que deseja adicionar na visão:

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    O campo deve ser arrastado para o local desejado:

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    Card
    id2
    label| Análise dos recebimentos por Empreendimento/Coligada

    Será possível visualizar todo o recebimento(Pagamentos, Inadimplência e Vincendas) do Empreendimento/Coligada. Este indicador conta com o cubo Recebimentos X Inadimplência Financeira  e o gráfico Análise dos Recebimentos por Empreendimento/Coligada. O cubo ira retornar uma visão detalhada com todos registros que retornam no filtro e o gráfico irá retornar uma informação consolidada(Percentual e Valor).

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    Card
    id3
    label| Recebimentos Previstos x Realizados

    Será possível acompanhar através do cubo Recebimentos X Inadimplência Financeira - Módulo Cobrança ou do gráfico Recebimentos Previstos x Realizados uma visualização conforme o filtro aplicados os valores que foram recebidos x os valores em atraso.

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    Card
    id4
    label| Análise da Inadimplência por Faixa de Atraso

    Com este gráfico será possível realizar um acompanhamento da inadimplência em um período de dias ( 15 a mais de 90 dias) considerando os filtro(Parâmetro) aplicado.

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    Card
    id5
    label| Inadimplência Mensal por Empreendimento ou Imóvel/Coligada

    O Gráfico disponibiliza uma visão da inadimplência mensal do Empreendimento/Imóvel.

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    Card
    id6
    label| Atendimentos Abertos x Concluídos

    O Gráfico demonstra todos os atendimentos que foram abertos e os concluídos. 

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    Card
    id7
    label| Cubo de Produtividade por Atendente

    Com o Cubo de Produtividade por Atendente  será possível acompanhar a produtividade dos atendentes, com informações das cobranças que estão atuando e os valores que foram recuperados.

    O cubo possui 3 cenários(Layouts) que são eles Padrão - Por Período Por Atendente. É importante ressaltar que o cubo possibilita a criação de novos cenários(Layouts) ou adequação dos cenários já existentes. 

    O cubo possui colunas que irão facilitar a consolidação dos dados, para isso é necessário pegar a coluna e arrastar ela para a o "local" desejado, conforme exemplo ilustrado no Cubo Inadimplência Financeira.

    Informações
    titleImportante:

    Os lançamentos da cobrança que são envolvidos no processo de Acordo não serão considerados pelo Cubo.

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