A alocação de membros de uma determinada equipe à uma determinada tarefa, se dará através do anexo na planilha de atividades: "Timesheet - Alocação de Recursos". Para que esse anexo esteja disponível o Parâmetro de Projeto  "Utilizar Alocação de Membros de Equipes nas Tarefas de Timesheet" deverá estar marcado. Nesse novo anexo, será possível informar o membro e a quantidade de horas alocadas para o respectivo membro. Os membros disponíveis serão os mesmos relacionados aos insumos da tarefa. Sempre que um nova linha for inserida nesse anexo a quantidade padrão deverá ser o saldo da quantidade programada para o insumo menos a quantidade já alocada para o mesmo.


Exemplo:







Quantidade

Total

Tarefa: 001.01.01 - Compatibilização de Projetos










100

100 


Recurso:














Composição:















Insumo: ISM001 - ENGENHEIRO



1,00

100






Insumo: ISM002 - ESTAGIÁRIO



0,50

50

Insumo

Membro

Quantidade

ISM002 - ESTAGIÁRIO

MARIA APARECIDA

50

ISM001 - ENGENHEIRO

JOSÉ DA SILVA

60

ISM001 - ENGENHEIRO

JOÃO DE SOUZA

40


A quantidade de horas dos insumos da tarefa não deve, necessariamente, corresponder ao total de horas da tarefa. No exemplo acima pode ser observado que o total de horas dos recursos ultrapassa as horas da tarefa. Para uma tarefa de 100 horas, são necessárias 150 horas de ENGENHEIRO e de ESTAGIÁRIO.
Conforme demonstrado acima, ao incluir o membro JOÃO DE SOUZA, a quantidade apresentada será de 40 horas, pois, o total necessário é de 100 horas, porém a quantidade já alocada para o membro JOSÉ DA SILVA é de 60 horas estando disponível apenas as 40 horas para a alocação.
As informações de alocação são armazenadas nas mesmas tabelas de dados da alocação de recursos padrão do sistema presente nos anexos da planilha de atividades, e a quantidade alocada é distribuída entre os períodos nos quais a tarefa faz parte.


Algumas consistências devem ser consideradas:

 Somente atividades do tipo serviço e do tipo timesheet poderão receber alocações, um alerta deverá ser exibido caso a alocação seja feita pra etapas ou obras; • A alocação só será realizada se existirem insumos associados à tarefa pois os membros são filtrados a partir desta associação; • Apenas responsáveis por equipes podem alocar membros em tarefas; • Não será possível salvar alocações com quantidade igual a 0 (zero); • Não será possível alterar as alocações de tarefas que estejam em execução; • A tarefa deve ter as datas inicial e final definidas; • É necessário existir períodos de cronograma para realizar a alocação; • A quantidade total alocada para os membros não pode ultrapassar a necessidade do insumo na tarefa; • Deverá ser criado um controle de segurança, sendo item da planilha de atividades para o anexo de alocação.


Importante
Se o anexo de alocação não for utilizado, de acordo com o parâmetro, a alocação a ser considerada levará em conta a associação do insumo à tarefa, assim como os apontamentos, execução de tarefas e acompanhamento de projetos, porém a existência de membros de equipes associados aos insumos é necessário para que os apontamentos possam ser registrados pois é através destes que se conhece o usuário. Portanto existem duas formas de alocação: através da relação Membro de Equipe/Insumo/Tarefa e através da Alocação de Membros, sendo que serão norteados pelo parâmetro de "Utilizar Alocação de Membros de Equipes nas Tarefas de Timesheet". 


Informações Complementares


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Como Fazer



 
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