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Chave

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  • A formatação mudou.

...

Índice

Visão

...

geral do

...

programa

Este programa tem por objetivo, parametrizar quais são as contas contábeis x eventos que serão utilizados na contabilização dos valores dos eventos dos cálculos de custo operacional e participação (fator moderador).

...

Caso não exista este cadastro será utilizado o cadastro de eventos x tipos de planos.

Os programas que utilizam este cadastro são:

Image Removed

Image Removed

Image Removed

Image Removed

...

Objetivo da tela:

...

Parametrizar os eventos x contas contábeis onde serão lançados os valores dos eventos de custo operacional e participação.

Outras Ações/Ações Relacionadas:

...

Ação:

...

Descrição:

...

Consulta

...

Consulta dados do registro.

...

Inclui

...

Inclui dados do registro.

...

Modifica

...

Altera dados do registro.

...

Elimina

...

Elimina dados do registro.

...

Relatório

...

Possibilita imprimir dados do registro.

...

Lista

...

Lista dados do registro.

...

Saída

...

Sai da funcionalidade.

...

F6-para Cópias

...

Copia uma estrutura de evento para outra estrutura de evento.

...

F7-Contas Contábeis

...

Função que permite cadastrar as contas contábeis relacionadas ao evento x tipo de plano x forma de pagamento.


Ações relacionadas:

Ação:

Descrição

AdicionarIncluir um novo registro.
ExportarExportar os dados de um ou mais registros para uma planilha.
PesquisarPesquisar por registros através de parâmetros.
Busca avançadaPesquisar por registros através de filtros específicos.
Gerenciador de colunasMarcar ou desmarcar as colunas conforme necessidade de exibição.
Carregar mais resultadosPermite expandir os resultados de busca, apresentando mais registros se possível.


Pesquisas

É possível encontrar registros informando parâmetros na caixa de pesquisa. A pesquisa poderá ser realizada através do código da modalidade, código do plano, código do tipo de plano, código da forma de pagamento, código do evento, código do módulo, código do grupo do prestador, código do grupo de procedimento, código do tipo de insumo, código do procedimento e código do insumo.


A busca avançada permite encontrar registros através de parâmetros específicos.


Principais campos:

Campo:

Descrição

Modalidade inicial/finalInformar o código inicial e/ou final da modalidade.
Plano inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do plano.
Tipo de plano inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do tipo de plano.
Forma de pagamento

Forma de pagamento dos registros que devem ser pesquisados. Possui as opções:


Evento inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do evento.
Módulo inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do módulo.
Grupo do prestador inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do grupo do prestador.
Tipo de movimento

Tipo de movimento dos registros que devem ser pesquisados. Possui as opções:


Grupo de procedimento/Tipo de insumo inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do grupo de procedimento ou tipo de insumo.
Procedimento/Insumo inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do procedimento ou insumo.
CancelarCancelar a busca por registros.
Aplicar filtrosAplicar os filtros de busca e iniciar a pesquisa.


Adicionar

Adicionar permite incluir novos registros no sistema. Para acessar a função Adicionar basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.


Tela de opções da função Adicionar:


Principais ações:

Ação:Descrição
CancelarCancelar a inclusão do registro.
SalvarSalvar as informações registradas.


Editar

Editar permite alterar as informações do registro. Para acessar a função Editar basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.


Tela de opções da função Editar:


Principais ações:

Ação:

Descrição

CancelarCancelar a edição do registro e manter as informações anteriores.
SalvarSalvar as novas informações registradas.


Detalhar

Detalhar permite visualizar, editar e remover informações do registro. Para acessar a função Detalhar basta clicar na opção destacada na imagem abaixo.


Tela de opções da função Detalhar:


Principais ações:

Ação:

Descrição

VoltarRetornar para a tela inicial do programa.
Remover

Excluir o registro. 

EditarEditar informações do registro.


Principais campos e parâmetros para Adicionar, Editar e DetalharPrincipais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição
Modalidade
Informar o código

Código da modalidade do plano de saúde do beneficiário,

o qual

que será associado ao evento para o cálculo do faturamento.

O código

da modalidade deve

deverá estar cadastrado na Manutenção Modalidade

(PR0110A). A descrição está disponível no cadastro Manutenção Modalidade

hpr.modality.

Plano
Informar o código

Código do plano de saúde do beneficiário,

o qual

que será associado ao evento para o cálculo do faturamento.

O código

do plano deve

deverá estar cadastrado na Manutenção Planos de Saúde

(PR0110B). A descrição está disponível no cadastro Manutenção Planos Saúde

- hpr.healthInsurance.

Tipo
Plano
de plano

Código

Informar o código

do tipo do plano de saúde do beneficiário,

o qual

que será associado ao evento para o cálculo do faturamento.

O código

do tipo do plano deve

deverá estar cadastrado na Manutenção Tipos Planos Saúde

(

- PR0110C

)

.

A descrição está disponível no cadastro Manutenção Tipos Planos Saúde.

Forma
Pagto.Informar o código
de pagamento

Código da forma de pagamento que consta no contrato do plano de saúde do beneficiário,

o qual

que será associado ao evento para o cálculo do faturamento,

onde

Possui as opções:

  • 1
= pré
  • - Pré-pagamento
, 2 = custo operacional e 3 = mista
  • ;
  • 2 - Custo operacional;
  • 3 - Mista.
Evento
Informar o código

Código do evento do cadastro de eventos, que indicará

de

a qual valor se refere a cobrança (custo operacional, coparticipação).

O código

do evento deve

deverá estar cadastrado na Manutenção Eventos Faturamento

(FP0310B). A descrição está disponível no cadastro Manutenção Eventos Faturamento

- hfp.billingEvents.

Módulo
Informar o código

Código do módulo da cobertura do contrato do plano de saúde do beneficiário,

o qual

que será associado ao evento para o cálculo do faturamento.

O código do módulo deve estar cadastrado na Manutenção Módulos Cobertura (PR010D). A descrição está disponível no cadastro Manutenção Módulos Cobertura. Também poderá ser informado zeros, indicando que o cadastro

Se informado zero ou marcada a opção "Todos", será considerado para todos os módulos de cobertura.

Gr. Prest.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Módulos de Cobertura - hpr.coverageModule.

Grupo do prestador

Código do

Informar o

grupo do prestador executante,

do qual

de onde serão lidos os movimentos de custo operacional para aplicar a conta contábil.

O código

do grupo do prestador deve

deverá estar cadastrado na Manutenção

Grupos

Grupo de Prestadores

(CG0110G). A descrição está disponível no cadastro Manutenção Grupos de Prestadores.

Tp. Movto

Informar se a conta será cadastrada para procedimento, insumo, pacote ou todos movimentos. A opção todos movimentos será o cadastro mais abrangente, considerada quando não forem encontrados cadastros mais específicos.

Gr. Proced.

Caso no campo “Tp.Movto” for informado um Procedimento, este campo se refere ao grupo do procedimento do cadastro de procedimentos. Informar o grupo do procedimento que poderá ser zeros, indicando que vale para todos os grupos de procedimentos. Caso não seja zeros o código deverá estar cadastrado na Manutenção Grupos Procedimentos (PR0110Z). A descrição está disponível no cadastro Manutenção Grupos Procedimentos.

Proced.

Caso no campo “Tp.Movto” for informado um Procedimento, este campo se refere ao código do procedimento do cadastro de procedimentos. Informar o código do procedimento que se informado um código diferente de zeros deverá estar cadastrado na Manutenção Procedimentos (PR0110H).  A descrição está disponível no cadastro Manutenção Procedimentos. Caso seja informado zeros, indica que vale para todos os procedimentos. Caso o campo do grupo do procedimento tenha sido preenchido com zeros, este campo será obrigatoriamente zeros, também.

Tp Insumo

Caso no campo “Tp.Movto” for informado um Insumo, este campo se refere ao tipo do insumo do cadastro de insumos. Informar o tipo do insumo que poderá ser zeros, indicando que vale para todos os tipos de insumos. Caso não seja zeros, deverá estar cadastrado na Manutenção Tipos Insumo (RC0110A). A descrição está disponível no cadastro Manutenção Tipos Insumo.

Insumo

Caso no campo “Tp.Movto” for informado um Insumo, este campo se refere ao código do insumo do cadastro de insumos. Informar o código do insumo que poderá ser zeros, indicando que vale para todos os insumos. Caso não seja zeros, deverá estar cadastrado na Manutenção Insumos (RC0110C). A descrição está disponível no cadastro Manutenção Insumos. Caso o campo do tipo de insumo tenha sido preenchido com zeros, este campo será obrigatoriamente zeros, também.

PacoteCaso no campo “Tp.Movto” for informado um pacote, este campo se refere ao código de

- hcg.providerGroup.

Tipo de movimento

Tipo de movimento para o qual será a conta será cadastrada. Possui as opções:

  • Procedimento - habilita os campos Grupo de procedimento e Procedimento para preenchimento;
  • Insumo - habilita os campos Tipo de insumo e Insumo para preenchimento;
  • Ambos - habilita os campos Grupo de procedimento, Procedimento, Unidade do prestador e Prestador, automaticamente preenchendo-os com zero, considerando esta parametrização para todos os registros dessas estruturas.
Grupo de procedimento

Código do grupo de procedimento.

Se preenchido com zero ou marcada a opção "Todos", será considerado para todos os grupos do procedimento; o campo Procedimento será automaticamente também preenchido com zero, valendo para todos os procedimentos.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Grupos Procedimentos - hpr.procedureGroup.

Procedimento

Código do procedimento.

Se preenchido com zero ou marcada a opção "Todos", será considerado para todos os procedimentos.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Procedimentos - PR0110H.

Tipo de insumo

Código do tipo de insumo.

Se preenchido com zero ou marcada a opção "Todos", será considerado para todos os tipos de insumo; o campo Insumo será automaticamente também preenchido com zero, valendo para todos os insumos.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Tipos Insumo - hpr.supplyType.

Insumo

Código do insumo.

Se preenchido com zero ou marcada a opção "Todos", será considerado para todos os insumos.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Insumos - RC0110C.

Pacote

Caso o código de um pacote seja informado no campo Tipo de movimento, este código será referente a um pacote do cadastro de pacotes ou um pacote de intercâmbio.

Informar o código do pacote que poderá ser zeros, indicando que vale

Se preenchido com zero ou marcada a opção "Todos", será considerado para todos os pacotes.

Caso não seja zeros,

Também poderá ser informado um pacote cadastrado através do

programa Manutenção

programa Manutenção Pacotes Procedimentos e Insumos (RC0110H),

caso

mas se o

valor

código informado não

seja

for de um pacote cadastrado, o sistema irá considerá-lo como

um pacote de intercâmbio. A descrição está disponível no cadastro Manutenção Pacotes Procedimentos e Insumos caso o mesmo não seja

um pacote de intercâmbio.

Validade
Informar

Indica se as contas estão ativas ou não, através de sua validade.

Informar

Deverá ser informado até que ano

/

e mês as contas estarão ativas para este evento x tipo de plano x forma de pagamento x prestador x tipo de movimento.

Conta
Contábil e DescriçãoInformar a
contábil

Código da conta onde o valor deste evento deverá ser contabilizado

: quando 

.

Quando realizado provisionamento da receita, será contabilizado o valor provisionado

,

e após a geração do faturamento, a diferença entre o valor provisionado e

o valor cobrado (faturamento de planos), caso seja

à

menor.

Deve

O código deverá estar cadastrada no plano de contas do EMS, ativo no período de validade acima descrito.

A descrição está disponível no cadastro de contas do EMS.

Centro
Custo e DescriçãoInformar o
de custo

Código do centro de custo (caso exista no plano de contas/dentro de custo) onde o valor deste evento deverá ser contabilizado.

Deve estar cadastrado no plano de contas do EMS, ativo no período de validade acima descrito. A descrição está disponível no cadastro de centro de custo do EMS. A

A conta juntamente com o centro de custo, formam a conta contábil

a ser

que será contabilizada no faturamento de planos de saúde.

Ct Contáb Glosa e Descrição

O código deverá estar cadastrado no plano de contas do EMS e ativo no período de validade acima descrito. 

Conta contábil Glosa

Código da

Informar a

conta onde o valor da diferença entre o valor do provisionamento da receita e o

 valor

valor cobrado (faturamento de planos), quando for

à

maior, deverá ser contabilizado.

Deve estar cadastrada no plano de contas do EMS, ativo no período de validade acima descrito. A descrição está disponível no cadastro de contas do EMS.

O preenchimento desta conta somente será obrigatório quando houver evento de Custo Operacional, Taxa Administrativa ou Fator Moderador.

Centro Custo Glosa e DescriçãoInformar o

O código deverá estar cadastrado no plano de contas do EMS e ativo no período de validade acima descrito.

Centro de custo Glosa

Código do centro de custo (caso exista no plano de contas/dentro de custo) onde o valor da diferença entre o valor do provisionamento da receita e o

 valor

valor cobrado (faturamento de planos), quando for

à

maior, deverá ser contabilizado.

Deve estar cadastrado no plano de contas do EMS, ativo no período de validade acima descrito. A descrição está disponível no cadastro de centro de custo do EMS. A

A conta juntamente com o centro de custo, formam a conta contábil a ser contabilizada no faturamento de planos de saúde

.

.

O código deverá estar cadastrado no plano de contas do EMS e ativo no período de validade acima descrito.

Conta contábil Diferença
Ct Contáb Dif
(+)
e Descrição
Informar a

Código da conta onde o valor da diferença

deve

deverá ser cobrado.

Esse valor ocorre quando houver uma diferença entre o valor cobrado (faturamento de planos)

,

e o valor pago (valor pago no pagamento de prestador após rodar o cálculo do pagamento), quando esse valor for

à

maior, sendo assim deverá ser contabilizada.

Essa conta deve estar cadastrada no plano de contas do EMS, ativo no período de validade acima descrito. A descrição está disponível no cadastro de contas do EMS.

Esta conta somente será solicitada

, quando

quando o campo “Contab.difer.vl.cob.x pagto.” for igual a SIM. na Manutenção Parâmetros Faturamento (FP0310A) e na Manutenção Tipos Planos de Saúde (PR0110C)

, no campo “Contab.difer.vl.cob.x pagto.” for igual a SIM.

.

Centro de custo Diferença
Cent Custo Dif
(+)
e Descrição
Informar o

Código do centro de custo (caso exista no plano de contas/dentro de custo) onde o valor da diferença deve ser cobrado.

Esse valor ocorre quando houver uma diferença entre o valor cobrado (faturamento de planos), e o valor pago (valor pago no pagamento de prestador após rodar o cálculo do pagamento), quando esse valor for à maior, sendo assim deverá ser contabilizada.

Essa conta deve estar cadastrado no plano de contas do EMS, ativo no período de validade acima descrito. A descrição está disponível no cadastro de centro de custo do EMS.

A conta juntamente com o centro de custo, formam a conta contábil a ser contabilizada no faturamento de planos de saúde.

Este

O centro de custo

,

somente será solicitado quando o campo “Contab.difer.vl.cob.xpagto.” for igual a SIM na Manutenção Parâmetros Faturamento (FP0310A) e na Manutenção Tipos Planos de Saúde (PR0110C)

, no campo “Contab.difer.vl.cob.xpagto.” for igual a SIM.

.

O código deverá estar cadastrado no plano de contas do EMS e ativo no período de validade acima descrito.

Conta contábil Diferença (-)

Código da

Ct Contáb Dif (-) e Descrição

Informar a

conta onde o valor da diferença

deve

deverá ser cobrado.

Esse valor ocorre quando houver uma diferença entre o valor cobrado (faturamento de planos), e o valor pago (valor pago no pagamento de prestador após rodar o cálculo do pagamento), quando esse valor for à menor, sendo assim deverá ser contabilizada.

Essa conta deve estar cadastrada no plano de contas do EMS, ativo no período de validade acima descrito. A descrição está disponível no cadastro de contas do EMS.

Esta conta somente será solicitada, quando o campo “Contab.difer.vl.cob.x pagto.” for igual a SIM. na Manutenção Parâmetros Faturamento (FP0310A) e na Manutenção Tipos Planos de Saúde (PR0110C)

, no campo “Contab.difer.vl.cob.x pagto.” for igual a SIM.

.

O código deverá estar cadastrado no plano de contas do EMS e ativo no período de validade acima descrito.

Centro de custo Diferença (-)

Código do

Cent Custo Dif (-) e Descrição

Informar o

centro de custo (caso exista no plano de contas/dentro de custo) onde o valor da diferença deve ser cobrado.

Esse valor ocorre quando houver uma diferença entre o valor cobrado (faturamento de planos), e o valor pago (valor pago no pagamento de prestador após rodar o cálculo do pagamento), quando esse valor for à menor, sendo assim deverá ser contabilizada.

Essa conta deve estar cadastrado no plano de contas do EMS, ativo no período de validade acima descrito. A descrição está disponível no cadastro de centro de custo do EMS. A conta +

A conta juntamente com o centro de custo, formam a conta contábil a ser contabilizada no faturamento de planos de saúde.

Este

O centro de custo

,

somente será solicitado quando o campo “Contab.difer.vl.cob.xpagto.” for igual a SIM na Manutenção Parâmetros Faturamento (FP0310A) e na Manutenção Tipos Planos de Saúde (PR0110C)

, no campo “Contab.difer.vl.cob.xpagto.” for igual a SIM

.

O código deverá estar cadastrado no plano de contas do EMS e ativo no período de validade acima descrito.

Conta Tipo Contratação

Possibilita informar as contas e contas de glosa por tipo de contratação (plano assistencial, medicina ocupacional, etc.), o qual consta no contrato do beneficiário, permitindo fazer a abertura dos valores dos eventos por tipo de contratação.

Informar

Indicar o ano

/

e mês de validade das contas por tipo de contratação, ou seja, até qual o ano/mês este evento será contabilizado pelo tipo de contratação do contrato. É possível informar a conta e centro de custo dos tipos de contratação 1, 3, 4, 5 e 6 conforme constam no contrato do beneficiário.

Atualização

Data

de atualização do registro de contas contábeis do evento.

Conteúdos Relacionados:

da última atualização do registro; preenchido automaticamente pelo sistema.

UsuárioUsuário da última atualização do registro; preenchido automaticamente pelo sistema.


Remover

Remover permite excluir o registro. Para acessar a função Remover basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.


Tela de opções da função Remover:


Principais ações:

Ação:

Descrição

Cancelar

Cancelar a exclusão do registro.
Confirmar

Confirmar a exclusão do registro.


Gerenciador de colunas

Possibilita selecionar quais colunas devem ser mostradas na tela.



Exportar

Permite gerar um arquivo em formato ".CSV" contendo dados dos registros pesquisados.


Principais ações:

Ação:

Descrição

Exportação de DadosPermite selecionar quais colunas devem aparecer na planilha e organizar a ordem em que serão mostradas.
CancelarCancelar a geração do arquivo de dados.
ExportarConfirmar o download do arquivo de dados.



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