Árvore de páginas

PCREQ-140 - VAR282 - RATEIO

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus®

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

SIGATMS - Gestão de Transportes

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

TMSA200

Cálculo do Frete

TMSXFUNAFunção Genérica
TMSXFUNBFunção Genérica
TMSXFUNCFunção Genérica
TMSA310Fechamento da Viagem
TMSA170Lote Entrada Nf
TMSA340Encerramento da Viagem
TMSA460Solicitação de Coleta
TMSA360Registro de Ocorrências
TMSA200ACálculo do Frete
TMSA030Componentes Frete
TMSA130Configuração Tabela de Frete
TMSA010ATabela de Frete
TECA250Contrato de Cliente

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

 TMSA500

Manutenção de Documentos

 TMSA050

Entrada Dc.Cliente
TMSA040Cotações de Frete
TMSA960Simulado
TMSAI70CRT
Requisito (ISSUE):

PCREQ-140

LOGTMS01-1377

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

  • AAM - Contrato de Cliente.
  • DDA - Serviços Negociação do Cliente.
  • DDC - Negociações por Cliente.
  • DT3 - Componentes de Frete.
  • DJE - Componentes Herdados.
  • DT5 - Solicitação de Coleta.
  • DUM - Itens de Solicitações de Coleta.
  • DT6 - Documentos de Transporte.
  • DTC - Doc. Cliente para Transporte.
  • DT8 - Composição de Frete.
  • DUA - Registro de Ocorrências.
  • DDP - Percent. Rateio Fixo Pag. Frete.
  • DTP - Lote de Entrada Notas Fiscais.
  • DTQ - Viagem.
  • DJI - Histórico Componente de Frete.

Sistema(s) Operacional(is):

Windows® / Linux®

Descrição

Neste requisito serão implementadas as seguintes melhorias:

  • Funcionalidades do Rateio de Frete a Receber existentes no Contrato do Cliente (Tabela DUX - DT VAR429 Rateio - RÉPLICA) para o novo modelo de Contrato do Cliente por Serviço de Negociação (DDA/DDC).
  • Valorização da Coleta (sem e com critérios de rateio).
  • Novos Critérios de Rateio.
  • Inclusão de novos componentes do tipo 'Herda Valor' e 'Taxa por devedor por lote'.
  • Incorporação dos valores calculados (Herda Valor) nas Solicitações de Coleta pelos Documentos de Transporte (CT-e, NFST, entre outros) independente do serviço de transporte (2-Transporte ou 3-Entrega).

Definição da Regra de Negócio 

1 - Contrato

No contrato do cliente com o Serviço de Negociação de Cliente, a configuração do Rateio de Frete será baseada primeiramente na Tabela DDA – Serviços de Negociação do Cliente e posteriormente na Tabela DDC – Negociação do Cliente. Ou seja, quando a base de critério de rateio do Serviço de Negociação (DDA) estiver configurada como ‘Não Utiliza’, o sistema irá buscar o critério de rateio da Negociação do Cliente (DDC). 

Para o campo "Taxa Adicional por Documento" (Alias_ADIDOC), o sistema irá considerar o valor no Serviço de Negociação (DDA_ADIDOC), porém se estiver zerado, irá considerar o valor na Negociação (DDC_ADIDOC).


 

2 - Valorização da Coleta sem Critérios de Rateio

 

No Contrato do Cliente, será criado um campo “Alias_VALCOL” que definirá se será executada a valorização da coleta não realizada, podendo ser configurado por Negociação e/ou Serviço (Alias: DDA, DDC). Este campo será habilitado somente se o Serviço for ‘Coleta’. Consideramos uma coleta “não realizada”, quando existe um registro de Tipo Retorna Documento (DT2_TIPOCO=’4’) e/ou Cancelamento de Coleta (DT2_TIPOCO=’12’).

As opções deste campo “_VALCOL” serão:

  • 0 - Não Utiliza: O sistema irá verificar primeiramente o conteúdo do campo do Serviço da Negociação (DDA) e estando configurado como ‘Não Utiliza’, irá buscar o conteúdo do campo da Negociação (DDC).
  • 1 - Sim: Indica que será executada a valorização das coletas realizadas e não realizadas. Caso haja divergências na valorização, exemplo Tabela de Frete Zerada, o sistema não irá permitir o Fechamento da Viagem e/ou Encerramento da Viagem.
  • 2 - Não: Indica que será valorizada somente as coletas realizadas.
  • A valorização será processada pela rotina de Cálculo de Frete (TMSA200), considerando apenas as Solicitações de Coleta que possuem Negociação e/ou Serviço (DT5_CODNEG e ou DT5_SERVIC) que valoriza coleta, ou seja, serviço de negociação vinculado a uma tabela de frete, e será executada em três momentos sendo:


Fechamento  da Viagem de Coleta

No fechamento da viagem, consideramos como cálculo PREVISTO onde a base de cálculo será nas informações das tabelas DT5 e DUM (Peso, PesoM3, Metro3, Volume, Valor). O sistema irá gerar um único lote e gravar o número do lote gerado nas solicitações de coleta da viagem que valorizam coleta.

No processo do cálculo do frete, após a gravação dos componentes de frete (DT8), será gerada a cópia da valorização dos componentes na Tabela de Histórico (DJI), onde será identificado como tipo de cálculo “Previsto” (DJI_TIPCAL=’1’) e o status como ‘Calculado’ (DJI_STATUS = ‘1’).

Ao efetuar o Estorno do Fechamento (Coleta e/ou de Entrega com Serviço Adicional de Coleta),  caso a valorização tenha sido executada, será efetuado também o estorno do cálculo do frete e a respectiva atualização na Tabela de Historico da Composição do Frete (Tabela DJI) identificando os registros com um status de “Cancelado” (DJI_STATUS = ‘2’). O número do lote nas solicitações de coleta será removido e o lote será excluído.

 

Alteração da Viagem de Coleta em Transito

Se por acaso em uma Viagem com status “Em Trânsito”, for inserida uma Solicitação de Coleta configurada para uma Negociação e/ou Serviço de Coleta que valoriza coleta, essa Solicitação de Coleta será incluída em lote já existente ou em um novo lote e valorizada conforme regras utilizadas no Fechamento da Viagem. Consideramos também como um cálculo PREVISTO.

No processo do cálculo do frete, os registros da Tabela de Histórico (DJI) que se referem ao Cálculo Previsto (calculados no Fechamento da Viagem) terão o seu status alterado para ‘Cancelado’ (DJI_STATUS = ‘2’). Após a nova valorização dos componentes de frete (DT8), será gerada a cópia destes novos valores na Tabela de Histórico (DJI), onde será identificado como tipo de calculo “Previsto” (DJI_TIPCAL=’1’) e o status como ‘Calculado’ (DJI_STATUS = ‘1’).

 

Encerramento da Viagem Coleta

No Encerramento da viagem, consideramos como cálculo REALIZADO, onde a base de cálculo será nas informações das tabelas DT5, DUA e DTC. Ou seja, quando a Solicitação de Coleta estiver vinculada a uma ou varias Notas Fiscais (DTC_NUMSOL), o conteúdo dos campos referente a Peso, PesoM3, Metro3, Volumes e Valor Mercadoria, serão com base na tabela DTC (Nota Fiscal), caso contrário será baseado na tabela DUA (Ocorrências).

Ao efetuar o Estorno do Encerramento da Viagem (Coleta e ou Entrega com Serviço Adicional de Coleta), também será efetuado o estorno do cálculo do frete e a respectiva atualização na Tabela de Histórico da Composição do Frete (Tabela DJI) identificando os registros com um status de “Cancelado” (DJI_STATUS = ‘2’). Em seguida, o valor “PREVISTO” calculado no Fechamento da Viagem  e/ou Alteraçao da Viagem em Trânsito (Tabela DJI - Historico) com status ‘Calculado’ (DJI_STATUS = ‘1’), serão restaurados para a tabela Composição de Frete (Tabela DT8).

Importante:

Nas viagens de entrega com serviço adicional de coleta, serão valorizadas apenas as Solicitações de Coleta. 

Sendo a valorização por meio da rotina Cálculo do Frete (TMSA200), vale lembrar que a rotina servirá apenas para calcular o valor do frete (sem imposto – DT8_VALPAS) e atualizar os valores no registro da tabela DT6 referente a Solicitação de coleta e gerar os componentes de frete na tabela DT8, portanto abaixo os itens que serão desconsiderados:  

Configurações referente ao Contrato e Perfil do Cliente, ou seja, não será gerado novos registros na tabela DT6  Documentos de Frete.

Solicitação de coleta vinculada a uma cotação (DT5_NUMCOT diferente de 0).

Livros Fiscais (Valores dos componentes serão calculados sem impostos e não haverá TES configurada).

Cálculo de impostos.

Notas Fiscais de saída (SF2/SD2).

Registro a Receber (SE1).

Pedido de Compra.

No Serviço de Negociação do Cliente (Contrato do Cliente), será criado um campo para definir o tipo de operação quando a Negociação/Serviço for do tipo Coleta (DDA_TIPOPE, DDC_TIPOPE). Este campo será utilizado para indicar qual a Origem e Destino de Cálculo na valorização da viagem de coleta.  

Quando a opção for ‘1-Somente Coleta’, o sistema irá considerar como Origem de Cálculo a Origem do Cliente Remetente e/ou Solicitante, dependendo da configuração do campo ‘Local de Origem da Coleta’ (DT5_CDRORI) e como Destino de Cálculo a Filial logada (MV_CDRORI). Se a opção for ‘2-Coleta com Entrega’, o sistema irá considerar como Origem de Cálculo a Origem do Cliente Remetente e/ou Solicitante, dependendo da configuração do campo ‘Local de Origem da Coleta’ (DT5_CDRORI) e como Destino de Cálculo o Destino do Cliente Destinatário (DT5_CDRDCA).

Todas as Solicitações de Coleta da viagem serão valorizadas, portanto:

  • Para as solicitações de coleta da viagem que receberam a ocorrência do Tipo Retorna Documento (DT2_TIPOCO=’4’) e/ou Cancelamento de Coleta (DT2_TIPOCO=’12’), a base para cálculo de frete será na tabela DT5 e DUM.
  • Para as solicitações de coleta da viagem que receberam a ocorrência do Tipo ‘Encerra Processo’, a base para cálculo do frete será na tabela DUA.
  • Para as solicitações de coleta da viagem vinculada a uma nota (DTC_NUMSOL), a base para cálculo do frete será na tabela DTC.

 

3. Rateio (Servicos de Coleta, Entrega e Transferência) 

Para simplificar esta documentação, seguem algumas definições: 

Sempre que for citada uma “Viagem de Coleta” (*), deve-se assumir que o assunto também se refere a uma “Viagem de entrega com serviço adicional de coleta”.

Sempre que se falar de um documento de transporte (CT-e, NFST) estamos considerando que o serviço de transporte poderá ser 2-Transporte ou 3-Entrega.

Será possível iniciar a inclusão de uma viagem sem preencher o campo da rota e nesta situação, o sistema utilizará o conceito de roteiros que possibilita a obtenção automática de uma ou mais rotas que atendam aos documentos da viagem. Este processo está sendo tratado no documento de “Viagem de Coleta”.

Quando a viagem for iniciada com o campo da rota preenchido, o sistema verificará se ela utiliza roteiros ou então zonas, setores e pontos por setor. Se for baseada em Zonas, setores e pontos por setor, o sistema utilizará os critérios de validação documento a documento, contudo o sistema verificará se algum dos documentos possui critérios de rateio baseados em origem/destino e em caso afirmativo, o sistema também direcionará para a utilização de rotas com roteiros. Se a rota informada na viagem for baseada em roteiro, o sistema não efetuará a validação documento a documento e prosseguirá com a inclusão da viagem analisando os possíveis roteiros que atendem aquela viagem. Este processo está sendo tratado no documento de “Viagem de Coleta”.

Na inclusão de uma viagem com conceito Express a rota será obrigatória e deve ser do tipo zonas, setores e pontos por setor e portanto não poderão ser utilizadas negociações e/ou serviços baseados em critérios de rateio Origem/Destino/Vge.

 

Segue detalhamento das novas funcionalidades:

3.1- Componentes de Frete 

Em Componentes de Frete serão feitas as seguintes implementações: 

1.1) O campo “Calc Sobre” (DT3_TIPFAI) passará a ter uma nova opção chamada 16-Herda Valor. Um componente de frete criado com esta configuração, no momento do cálculo do frete a receber, herdará o valor de outros componentes. Estes “outros componentes”, serão gravados na nova tabela que se chamará “DJE - Componentes Relacionados.” 

A rotina “Componentes de Frete” deverá ser atualizada de forma que, ao se efetuar algum tipo de manutenção (inclusão, alteração, exclusão ou visualização) em um componente do tipo “16-Herda Valor”, o sistema habilite o preenchimento da nova tabela “DJE - Componentes Relacionados”, onde será possível relacionar no mínimo um componente a receber e não poderão ser relacionados componentes que também tenham o campo “Calc Sobre” preenchido com “16-Herda Valor” e nem aqueles que são considerados como componentes específicos para tabelas de frete a pagar. 

Não será necessário efetuar validações na Configuração da Tabela de Frete (tabela entrega/transferência), pois os valores dos componentes herdados existirão somente na tabela de coleta. 

1.2) O campo “Calc Sobre” (DT3_TIPFAI) passará a ter uma nova opção chamada “17-Taxa por Devedor por Lote”. Um componente de frete criado com esta configuração, no momento do cálculo do frete a receber, verificará quantos documentos de transporte serão gerados em um único lote para o mesmo pagador e cobrará a respectiva taxa, somente no primeiro documento de transporte gerado no respectivo lote. Será permitido criar subfaixas para este tipo de componente. 

O conceito deste componente visa atender às transportadoras que trabalham com componentes conhecidos como “Bandeirada” (um único valor por devedor por lote). 

1.3) Especificamente para o componente que calcula sobre “09-Praça de pedágio”, deverá ser acrescentada a seguinte regra no cálculo do frete: Se o componente calcula sobre “Praça de Pedágio” e o cálculo que está sendo feito é de coleta ou entrega/transferência e o lote que está sendo calculado está configurado com critérios de rateio especificamente para os casos onde “Criterio Calc Ra” esteja preenchido com “Orig/Dest/Vge”, o sistema deverá obter a rota do roteiro vinculado ao respectivo lote e não mais pela rota da viagem.

 

3.2- Configuração de Tabela de Frete

Nesta rotina será implementada uma validação para que não seja permitido configurar um componente que “calcula sobre” Herda Valor como “Rateio = sim”. Esta validação é necessária pois, para um rateio na entrega, o custo de uma coleta não deve ser rateado em outras coletas que porventura nem sejam do mesmo cliente.

         

 3.3- Tabela de Frete

Nesta rotina será implementada uma validação para que os componentes que calcula sobre “17-Taxa por Devedor por Lote”, só possua uma faixa fixa com conteúdo 99.999.999.999,99 não alterável e a fração não seja apresentada.

 

 3.4- Contrato de Cliente

Para valorizar a coleta, é necessário configurar campos no Contrato do Cliente:

Tipo de operação de um Serviço de coleta (DDC_TIPOPE/DDA_TIPOPE): Será a partir do conteúdo deste campo, que o sistema identificará a região de origem e de cálculo para a valorização de uma coleta.

Importante:

Como exceção a esta regra, o sistema obterá as regiões de origem e cálculo do “roteiro do pagador” nas situações onde a “Rota automática” (**) esteja configurada e o “Crit.Calc.Rat” esteja preenchido com “Orig/Dest Vge”.

Este novo campo poderá ser preenchido com as seguintes opções: 

  • Não utiliza: Para serviços diferentes de Coleta.
  • Somente Coleta: Para as operações onde o percurso será do local de coleta até a filial emitente da solicitação de coleta.
  • Coleta com Entrega: Para as operações onde o percurso será do local de coleta até o local de entrega.
  • Valoriza coleta não realizada (DDC/DDA): A partir deste campo, o sistema controlará se o cliente pagador efetua ou não pagamento para coletas não realizadas. Será possível preencher com 0=não utiliza (DDA), 1=Sim (DDA/DDC), 2=Não (DDA/DDC).
    No Fechamento da Viagem, este campo não será levado em consideração e serão valorizadas todas as coletas que possuam um Serviço de Negociação de Coleta. No Encerramento da Viagem, o sistema considerará o conteúdo deste campo para a valorização final de cada uma das solicitações de coleta. Se o cálculo do frete envolver Rateio, o sistema deve valorizar a viagem considerando todas as solicitações de coleta independente da ocorrência recebida e, na proporcionalização dos valores, o sistema deve efetuar o tratamento, conforme o conteúdo deste novo campo. 

Neste requisito serão criados os seguintes novos campos nas tabelas DDC/DDA.

Devedor Faltante no Rateio por % Fixo (DDC/DDA_CRDVFA): Para os casos onde o “Critério Rateio” (DDC/DDA_PRORAT) estiver preenchido com a opção “A=%Fixo”, será necessário identificar a forma de proporcionalizar o percentual de um cliente que porventura não faça parte da viagem e esta situação poderá ocorrer tanto na validação dos documentos de coleta quanto nos documentos de transporte (*).

Este novo campo poderá ser preenchido com as opções:

  • 0 - Não utiliza - Se a Negociação no Contrato estiver ativa: Se o campo da DDA - Serviço de negociação estiver preenchido com 0, indica que o sistema deve buscar a mesma informação na tabela DDC - Negociação. Na tabela DDC - negociação não deve ser possível escolher a opção 0.
  • 1 - Divisão aritmética: Nesta opção, o sistema obtém o percentual do cliente que não pertence à viagem e divide igualmente entre os devedores que fizeram parte da viagem.
  • 2 - Divisão proporcional: Nesta opção, o sistema obtém o percentual do cliente que não pertence à viagem e divide proporcionalmente entre os devedores que fizeram parte da viagem. 

Critério Proporção de um  Valor para Vários documentos de transporte (DDC/DDA_CRDVDC): Indica como o sistema deverá proporcionalizar um valor único obtido por meio de um critério de %FIXO (DDC/DDA_PRORAT=A), entre diversos documentos de transporte do mesmo devedor (cliente e loja) gerados dentro de um lote de rateio sendo possível escolher as seguintes opções: peso real, peso cubado, valor mercadoria, volumes, m3, qtde Doctos. Este campo será de preenchimento obrigatório sempre que o critério de rateio seja baseado em % FIXO. Exemplo: Para os casos onde o critério de rateio (proporcionalização) for baseado em %FIXO e, para o mesmo devedor (cliente e loja), o sistema gere diversos documentos de transporte, o sistema irá proporcionalizar o valor de cada componente com rateio entre os documentos utilizando o critério selecionado. 

Critério Proporção de um  componente que calcula sobre “Herda Valor” para Vários documentos de transporte (DDC/DDA_CRDVHV): Indica como o sistema deverá proporcionalizar o valor de um componente que calcula sobre “Herda Valor” (DT3_TIPFAI=16), entre diversos documentos de transporte gerados dentro de um lote, seja de rateio ou não,  para a mesma Solicitação de Coleta, sendo possível escolher as seguintes opções: peso real, peso cubado, valor mercadoria, volumes, m3, qtde Doctos. Exemplo: Quando uma solicitação de coleta estiver valorizada e no momento da geração dos documentos de transporte, o sistema gere diversos documentos para ela, especificamente para os componentes do tipo “16-Herda Valor”, o sistema irá proporcionalizar o valor da solicitação de coleta entre os diversos documentos de transporte conforme o critério selecionado. 

Componente de Rateio Obrigatorio (DDC/DDA_CMPOBR): Permite configurar a obrigatoriedade de valorização de um componente configurado como rateio igual a ‘Sim’, caso no calculo do frete de um lote de rateio o seu valor fique zerado. 

Por exemplo, se um Documento (NF ou SC) sem o informe da base (exemplo KM) que será utilizada para o rateio, o valor do componente ficar zerado, por meio deste campo será possível decidir se o valor será mantido zerado ou passará a ser obrigatório. 

Também serão disponibilizadas novas opções de configuração para o “Crit. Calc. Ra” e para o “Criterio Rat”, conforme detalhes abaixo: 

 

Campos 

Opções de preenchimento

Detalhes

Base Calc Ra

1-Não utiliza

2-Ponto a ponto

3-Consolidado

Informações adicionais:

Quando a coluna Base Calc Ra estava preenchida com 2-Ponto a Ponto e a coluna Crit Calc Ra estava preenchida com “orig/dest”, o sistema não permitia o preenchimento da coluna “Critério Rateio” (ALIAS_PRORAT). Desta forma, quando selecionada esta opção, o sistema efetua o cálculo conforme configurado, mas não efetua a proporcionalização do valor ALIAS = Tabela DDA / DDC.

Critério Calc.Rat

Entende-se como sendo

“Criterio Calc.Rat” a

configuração que indicará ao SIGATMS como será definido o Critério de Cálculo para Base do Rateio.

 

A-Orig/Dest Vge

 

A opção “Orig/Dest/Vge” estará disponível somente quando “Base Calc Ra” estiver preenchida com 3-Consolidado. Na opção 3-Consolidado, o sistema efetuará o cálculo pela somatória das informações (volume, peso, entre outros) de todos os documentos que fazem parte do mesmo rateio, baseado na origem x destino do roteiro do respectivo pagador (dentro da viagem). O valor obtido será utilizado para efetuar a proporcionalização.

O cálculo do frete baseado nesta opção utilizará os dados de origem, destino e quilometragem conforme o Roteiro do Pagador. A funcionalidade é semelhante a opção 2=Orig/Dest, porém o que difere é que, para os componentes que calculem sobre KM, a base para cálculo deste componente será considerado o KM do roteiro (conteúdo do campo DTP_KM) e não por meio da soma de cada um dos KM dos documentos contidos no lote. Porém, o valor será proporcionalizado conforme KM informado para cada documento (DTC_KM ou DT5_KM).

Exemplo: KM do Roteiro = 170. Supondo que o lote tenha 3 Notas e/ou Solicitações de Coleta, o sistema calculará o valor proporcionalmente a distância de cada uma das Notas e/ou Solicitações de Coleta.

O critério de rateio “A=Orig/Dest Vge”, poderá ser utilizado quando for Painel de Agendamento, Programação de Carregamento, Viagem de Coleta ou Viagem de Entrega com serviço adicional de coleta pois, para este tipo de critério, será utilizado o KM do percurso da rota, e somente nos processos acima teremos a Rota para efetuar o cálculo do frete.

 

 

B-Maior Peso Previsto

 

 

 

 

Conceitualmente temos:

  • Peso Previsto: Peso da Solicitação de Coleta.
  • Maior peso previsto: Maior peso entre o Peso Real (DUM_PESO) e o Peso Cubado (DUM_PESOM3). Deve ser levada em consideração a possibilidade de existirem diversos produtos (DUM) para uma solicitação de coleta (DT5). 

O cálculo do frete baseado nesta opção necessitará que seja obtido o maior peso previsto. Conceitualmente o peso previsto será sempre o da Solicitação de Coleta. Para o frete de entrega/transferência, o sistema deve identificar se o documento (DTC) está vinculado à solicitação de coleta (DTC_NUMSOL) e, em caso positivo obter o peso previsto. Como o peso na solicitação de coleta não é obrigatório, deve-se considerar a possibilidade de que todas as solicitações de coleta estejam com peso zerado e, neste caso, o cálculo do frete não será efetuado para nenhum dos componentes.

 

 

C-Maior Peso Previsto x Realizado

Conceitualmente temos:

  • Peso Previsto: Peso da Solicitação de Coleta.
  • Maior peso previsto: Maior peso entre o Peso Real (DUM_PESO) e o Peso Cubado (DUM_PESOM3). Deve ser levada em consideração a possibilidade de existirem diversos produtos (DUM) para uma solicitação de coleta (DT5). 
  • Peso Realizado da Coleta: Maior peso da Ocorrência (DUA).
  • Maior peso Realizado Coleta: Maior peso da Ocorrência (DUA), sendo que a comparação deve ser feita entre os campos “Peso Ocorre” (DUA_PESOCO) e o “Pes.Cub.Ocor” (DUA_PM3OCO). Para garantir que existam informações na DUA, a viagem de coleta deverá estar encerrada. 
  • Peso Realizado da Entrega: Maior peso do Documento do Cliente (DTC).
  • Maior peso Realizado Entrega: Maior peso entre o Peso Real (DTC_PESO) e o Peso Cubado (DTC_PESOM3). Deve ser levada em consideração a possibilidade de existirem diversos produtos para o mesmo documento do cliente (DTC).

Neste critério de cálculo, para  cada documento o sistema buscará o maior “Peso Previsto” (comparação entre o “Peso Real” e o “Peso cubado”), o maior “Peso Realizado” (comparação entre o “Peso Real” e o “Peso cubado”) e, em seguida, será identificado o maior peso entre os maiores pesos “Previsto” e o “Realizado”. Uma vez analisados todos os documentos pertencentes ao rateio, cada um deles terá o seu maior peso e o sistema utilizará o maior deles para efetuar o cálculo. No exemplo abaixo o maior peso é 18 que é o Previsto da Solicitação de coleta 30.

Campos 

Opções de preenchimento

Detalhes

Critério Rateio

Detalhes conforme Alias_PRORAT

Entende-se como sendo “Critério Rateio”, a configuração que indicará ao SIGATMS como será calculado o proporcionamento (rateio) do valor base para cada um dos documentos da  do lote ou da viagem.

 

 

A - % Fixo

 

Esta opção só estará disponível quando a “Base Calc.Rat” estiver preenchida com consolidado.

Este critério de proporcionalização definirá uma % de frete para cada devedor. Só será permitido escolher esta opção se a abrangência do contrato do cliente for “por cliente”.

Uma vez selecionada esta opção, o sistema abrirá uma nova tela (conforme modelo abaixo) para que sejam preenchidos os percentuais de cada devedor. 

As informações contidas nesta tela, serão gravadas na tabela DDP - Clientes com Percentual Fixo e terão as seguintes validações:

  • O campo do Código do Devedor (Cod Dev) será preenchido automaticamente com o código do cliente do contrato (AAM_CODCLI) e não poderá ser alterado. A loja daquele código de cliente poderá ser selecionada (validando a existência no SA1 - Cadastro de clientes). O nome do cliente deve ser gatilhado.
  • A coluna % poderá ser preenchida com qualquer valor entre 1 e 100, contudo ao confirmar a tela o sistema deve permitir gravar somente se a somatória dos percentuais for exatamente 100%.
  • Para os rateios de entrega/transferência o sistema validar.

 

 

B - Peso Previsto

Conceitualmente temos que o Peso Previsto é peso da solicitação de coleta portanto, tanto para o cálculo das coletas quanto para os documentos de transporte (cte, nfst, entre outros), o sistema proporcionará os valores de acordo a proporção calculada em relação ao peso previsto.

Para proporcionar o peso previsto, o sistema deve obter o maior peso de cada documento (comparar entre o Peso Real (DUM_PESO) e o Peso Cubado (DUM_PESOM3), efetuar a somatória dos maiores pesos obtidos e em seguida calcular a proporção de cada maior peso em relação ao total. A partir da proporção, calcular o valor do componente proporcional para cada Solicitação de coleta. 

 

C - Peso Previsto X Realizado.

 

Conforme descrito acima (Critério Calc.Rat) conceitualmente temos as definições de Peso Previsto (Solicitação de Coleta) ou Peso Realizado (Ocorrências - Coleta ou Documento do Cliente - Documento de Transporte). Para proporcionalizar, o sistema deverá identificar o maior peso de cada documento, efetuar a somatória deles e, em seguida efetuar o rateio dos valores entre os documentos proporcionalmente ao próprio peso.

No exemplo abaixo, temos um rateio de coleta onde foi identificado o maior peso de cada Solicitação de Coleta (4, 12, 18) e obtida a sua somatória (34). Foi identificada qual a proporção de cada peso (4, 12, 18) em relação ao total (34) e em seguida utilizado este percentual para calcular o rateio do valor (R$ 500,00).

 

 

D=Qtde de coletas

Este critério de proporcionalização só poderá ser selecionado se o serviço do contrato (DDA) for de coleta.

Exemplo: Em uma viagem de coleta onde o a valorização da coleta será por rateio e o critério de proporcionalização será por “quantidade de coletas”, o sistema deve considerar a quantidade das coletas realmente realizadas, ou seja, aquelas que receberam uma ocorrência do tipo “Encerra Processo" e dividir o valor do frete igualmente entre elas.

 

 

8=Qtd.Doc.Cliente

9=Qtd.Doc.Transp

As opções 8 e 9 não poderão ser selecionadas se o Serviço for de Coleta.

No contrato do cliente com o Serviço de Negociação de Cliente ativo, a configuração do Rateio de Frete será baseada primeiramente na Tabela DDA – Serviços de Negociação do Cliente e posteriormente na Tabela DDC – Negociação do Cliente, ou seja, quando a base de critério de rateio do Serviço de Negociação (DDA) estiver configurada como ‘Não Utiliza’, o sistema irá buscar o critério de rateio da Negociação do Cliente (DDC). 

Rateio de Frete a Receber

Mais informações sobre a funcionalidade Rateio de Frete a Receber, consulte o documento técnico: DT VAR429 Rateio - RÉPLICA

 3.5- Ocorrências

No apontamento de ocorrências (“DUA-Ocorrências”), foram criados campos que serão necessários o preenchimento para a valorização da coleta tais como: Valor da Mercadoria, Peso Cubado, M3.

Onde existir tratamento para o apontamento de ocorrências do tipo “retorna documento” ou “cancelamento de coleta”, não estarão sendo avaliadas as responsabilidades pela ocorrência.

 

3.6- Solicitação de Coleta

Conforme mencionado anteriormente, foram criados novos campos na tabela DT5 / DUM / DUD conforme abaixo:

  • Lote” (DUD_LOTE): Neste campo será gravado o número do lote onde a respectiva solicitação de coleta será calculada.
  • KM" (DT5_KM): Neste campo será gravada a quilometragem relativa ao percurso da solicitação de coleta, conforme configurado no serviço de negociação selecionado por meio do campo “Tipo de operação de um Serviço (DDC) de coleta”. Esta distância será obtida por intermédio do Cadastro de Distâncias DVA - Distância ou DVZ-Distância por Cliente.
  • M3” (DUM_METRO3): Neste campo o usuário poderá digitar a quantidade de M3 da respectiva solicitação de coleta.

 

3.7 - Lotes

Neste requisito serão tratadas a criação de alguns novos campos e o detalhamento está no item 3.8.1.c no bloco “Efetuar a gravação da tabela DTP-Lotes”.

 

3.8 - Painel de Agendamento:

Seguem detalhes da valorização da coleta por meio de uso do Painel de agendamento.

Pré-requisito:

Para que seja possível valorizar a coleta com critérios de rateio é necessário cadastrar os componentes, configurar as tabelas de frete, criar serviços de coleta e configurar o contrato de cliente incluindo os serviços de coleta com a respectiva configuração dos critérios de rateio. 

3.8.1) Valorização da coleta com critério de rateio.

3.8.1.a) Inclusão da viagem de coleta (*)

Uma vez que os Agendamentos sejam incluídos, os usuários preencherão as Negociações e Serviços de Coleta. Na confirmação dos Agendamentos, as Solicitações de Coleta serão geradas. Com os agendamentos marcados, pode-se incluir a viagem de Coleta (*).

Ao clicar na opção de inclusão da viagem de coleta (*), a rotina “Painel de agendamento”, possuirá  uma funcionalidade que montará um array contendo os agendamentos marcados e chamará a funcionalidade “Pagadores de frete” que pertence a outro requisito (Painel de Agendamento – rotina TMSAF79).

A funcionalidade “Pagadores de frete” efetuará uma análise dos agendamentos e apresentará uma tela com as inconsistências. O usuário poderá efetuar alterações nas negociações e/ou serviços apresentados nesta tela, a fim de eliminar as inconsistências. Nesta tela constarão diversas informações, entre elas: Código do Devedor, Loja do Devedor, Serviço, Negociação, Rateio S/N, a fim de que o usuário identifique o que pode ter gerado a inconsistência. Será permitido que o usuário efetue alterações e confirme ou cancele a execução da rotina. Na confirmação das alterações pelo usuário, a própria rotina de Pagadores deverá efetivar as respectivas alterações nas tabelas de Agendamento (DF0, DF1, entre outros), Solicitação de coleta (DT5). Se as inconsistências não forem resolvidas, será permitido que o usuário cancele o processo. Ao término da execução da funcionalidade de “Pagadores” e, uma vez que seja permitido que se continue o processo, será devolvida a quantidade de lotes gerados e também serão identificadas as solicitações de coletas que devem ou não ser calculadas. De posse destas informações, a rotina “Painel de agendamento” deve acionar a funcionalidade “Rota Automática”.

A rotina “Rota automática”, desenvolvida por intermédio de outro requisito (Painel de Agendamento – rotina TMSAF10), terá diversas funcionalidades contudo, especificamente para este requisito, será responsável por gravar os roteiros (por viagem e por pagador), e fornecer as informações relativas à origem, ao destino e a quilometragem para que elas sejam gravadas nos respectivos lotes de rateio.

Na inclusão da viagem o “Painel de agendamento” executará as rotinas de “Pagadores” e “Rota automática” para checagem das informações, alterações das inconsistências ou seja uma pré-validação das informações que estarão sendo digitadas pois de fato, os lotes de coleta ainda não serão gravados fisicamente.

 

3.8.1.b) Alteração da viagem.

Uma vez que a viagem de Coleta (*) com status “Em aberto” seja alterada, a rotina “Painel de Agendamento”, deve executar novamente as rotinas de “Pagadores de frete” e “Rota Automática”,  a fim de que as novas informações sejam validadas exatamente conforme foi detalhado no item “a”.

Para os casos de inclusão de solicitações de coleta em viagens que estejam com status “Em trânsito”, a rotina “Painel de Agendamento”, deve executar as rotinas “Pagadores de frete” e “Rota automática” com diversas finalidades, entre elas:

  • a) Obter as informações relativas a origem, destino, KM, a fim de que sejam gravadas nos lotes de rateio,
  • b) Obter o número do lote que deverá ser gravado na respectiva solicitação de coleta,
  • c) Gerar um novo ponto de passagem da viagem (DTW-Operações),
  • d) Atualizar o Roteiro Geral da Viagem e os Roteiros específicos por pagador.

Vale ressaltar que, nesta situação não ocorrerá o recálculo dos valores, portanto será mantido aquele que foi realizado no Fechamento da Viagem. Caso seja sugerido que o novo documento seja vinculado a um lote já criado anteriormente no fechamento da viagem, será necessário verificar, se porventura já existe um Lote (entrega ou transferência) gerado para ele. Se existir e ele não estiver calculado, o processo poderá ser mantido. Se existir e ele estiver calculado, não será possível incluí-lo no mesmo lote, pois desta forma seu valor seria desprezado e, neste caso, a rotina Pagadores deve criar um novo lote.

 

3.8.1.c) Fechamento de viagem

Ao efetuar o fechamento da viagem de coleta (*), deverá ser implementada neste requisito a chamada das rotinas "Pagadores” e “Rota automática” com a finalidade de executar as ações descritas abaixo, contudo não serão apresentadas telas.

Efetuar a gravação da tabela DTP - Lotes: A rotina “Pagadores de frete” devolverá as informações relativas aos lotes gerados, conforme detalhes no quadro abaixo. As solicitações de coleta que fazem parte de um mesmo critério de rateio, farão parte de um único lote. As que não estão vinculadas a um critério de rateio, serão vinculadas a outro DTP - Lote. Em ambos os casos o número do lote deve ser gravado no campo “Lote” (DUD_LOTE). A existência de um DTP - Lote é necessária para se manter a integridade na rotina Cálculo de Frete (TMSA200). A rotina “Pagadores de frete” identificará os documentos que não serão calculados na coleta e, sendo assim, não serão vinculadas a um lote. A rotina de “Rota automática” devolverá  as informações relativas à região de origem, à região de destino e quilometragem para que as respectivas informações sejam preenchidas nos lotes.

Segue o detalhamento para gravação da tabela DTP - Lotes relativa aos lotes do tipo “Coleta”:  

 

Campos tabela DTP

Conteudo

DTP_RATEIO

1=Sim ou 2=Não 

Se o serviço/negociação do grupo de documentos de um pagador estiver configurado com critério de rateio, deverá ser preenchido com conteúdo igual a 1-Sim e caso contrário com 2=Não.

DTP_BACRAT

Base de Cálculo

Preenchido somente se o lote for DTP_RATEIO=1=SIM e conforme configurado no Serviço de Coleta informado na Solicitação de Coleta.

DTP_CRIRAT

Critério de Cálculo de Rateio

Preenchido somente se o lote for DTP_RATEIO=1=SIM e conforme configurado no Serviço de Coleta informado na Solicitação de Coleta.

DTP_PRORAT

Critério de Rateio

Preenchido somente se o lote for DTP_RATEIO=1=SIM e conforme configurado no Serviço de Coleta informado na Solicitação de Coleta.

DTP_ORIRAT

Preenchido somente se o lote for DTP_RATEIO=1=SIM. Informação obtida por meio da rotina Roteiro da Viagem.

Este campo será considerado para base de cálculo do frete desde que o critério de rateio (Alias_CRIRAT) esteja configurado como “A=Orig/Dest Vge”.

DTP_CALRAT

Preenchido somente se o lote for DTP_RATEIO=1=SIM. Informação obtida por meio da rotina Roteiro da Viagem.

Este campo será considerado para base de cálculo do frete desde que o critério de rateio (Alias_CRIRAT) esteja configurado como “A=Orig/Dest Vge”.

DTP_TABRAT

Tabela Rateio

Preenchido somente se o lote for DTP_RATEIO=1=SIM e conforme configurado no Serviço de Coleta informado na Solicitação de Coleta.

DTP_TIPRAT

Tipo Tabela Rateio

Preenchido somente se o lote for DTP_RATEIO=1=SIM e conforme configurado no Serviço de Coleta informado na Solicitação de Coleta.

DTP_TBARAT

Tabela Alternativa Rateio

Preenchido somente se o lote for DTP_RATEIO=1=SIM e conforme configurado no Serviço de Coleta informado na Solicitação de Coleta.

DTP_TPARAT

Tipo Tabela Alternativa Rateio

Preenchido somente se o lote for DTP_RATEIO=1=SIM e conforme configurado no Serviço de Coleta informado na Solicitação de Coleta.

DTP_KM

Preenchido somente se o lote for DTP_RATEIO=1=SIM. Informação obtida por meio da rotina Roteiro da Viagem.

Este campo será considerado para base de cálculo do frete do KM, desde que o critério de rateio (Alias_CRIRAT) esteja configurado como “A=Orig/Dest Vge”.

Atenção:

Para os documentos de coleta que estão vinculados a um critério de rateio, será gravado um lote e para os demais documentos de coleta da mesma viagem que não estejam vinculados a um critério de rateio, teremos um outro lote portanto para o lote cujo DTP_RATEIO=NÃO, não será necessário

gravar as informações relativas a Origem, Cálculo e Quilometragem, já que elas não serão utilizadas para o cálculo. 

DTP_TIPLOT

5-coleta

Cálculo de valores previstos: Neste requisito, será implementada a funcionalidade de executar a rotina Cálculo do Frete (TMSA200) para valorizar as coletas (detalhamento no encerramento da viagem), assim que os lotes tenham sido gravados e atualizados, quando necessário, com as informações da viagem (origem, destino, quilometragem). Como no fechamento da viagem existem somente os valores previstos, o sistema deve utilizar como base para o cálculo dos componentes, os valores (peso, volume, valor, entre outros) informados na Solicitação de Coleta. Uma vez que o cálculo do frete tenha sido efetuado, o sistema efetuará a gravação na tabela DT8 - Componentes e atualizará os valores da tabela DT6 - Documento de Transporte. Caso ocorra algum fator que impeça o cálculo do frete (Exemplo: Valor do frete zerado), o sistema apresentará informações na tela para que o usuário possa tomar as providências necessárias. O sistema só permitirá fechar a viagem se todas coletas com serviço de negociação preenchido estiverem calculadas. Este processo visa eliminar as inconsistências cadastrais no momento em que ainda é possível efetuar-se alterações na viagem, ou seja, antes do fechamento da respectiva viagem. Caso não seja possível fechar a viagem, não serão gravados os lotes e nem as informações relativas aos cálculos já efetuados.

 

3.8.1.d) Estorno do Fechamento de viagem

Ao efetuar o estorno fechamento da viagem de coleta (*), o sistema deverá excluir os respectivos registros da tabela de Lote (DTP), deve apagar o conteúdo do campo DUD_LOTE e também deve excluir os registros de valorização da tabela DT8 - Componentes, assim como apagar os valores gravados na DT6 - Documentos de transporte.

Implementar validação para verificar se as solicitações de coleta que possuírem serviço de negociação preenchido não estejam vinvuladas a um documento de cliente (DTC_NUMSOL), que já esteja com o documento de transporte gerado (DTC_FILDOC+DTC_DOC+DTC_SERIE preenchidos). Caso exista alguma solicitação de coleta, nesta situação não será permitido efetuar o estorno do fechamento da viagem e o sistema deverá apresentar informações para que o usuário identifique e tome as devidas providências.

 

3.8.1.e) Apontamento de Operações.

Os apontamentos deverão ser efetuados pelos usuários. Caso a Viagem de Coleta (*) seja alterada enquanto ela está com status “Em trânsito”, o sistema se comportará conforme descrito no item “b-Alteração da viagem”.

 

3.8.1.f) Apontamento de Ocorrências.

Cada um dos documentos da Viagem de Coleta (*) deve receber uma ocorrência, conforme as regras básicas do TMS. Para os casos onde o usuário efetue o lançamento das notas fiscais antes do apontamento da ocorrência, o sistema poderá lançar as ocorrências automaticamente por meio da configuração dos parâmetros MV_OCORCOL ou MV_OCORCAN.

 

3.8.1.g) Encerramento da viagem. .

Uma vez que a rotina Encerramento de Viagem (TMSA350), efetue as validações que indicam que o encerramento da viagem de coleta (*) é permitido, será executada a rotina Pagadores de frete, para identificação dos lotes que deverão ser calculados.

Serão implementadas as seguintes funcionalidades: 

  • Execução do cálculo do frete para os lotes que são de rateio (DTP_RATEIO=1=Sim): Será desenvolvida funcionalidade que buscará cada um dos lotes de rateio (DTP_RATEIO=1=Sim) da viagem e executará a rotina Cálculo do Frete (TMSA200), para valorização das coletas. Como no encerramento da viagem, o sistema já possui as informações reais (peso, peso cubado, volume, valor da mercadoria, entre outros) a serem consideradas como base para o cálculo, o sistema poderá buscar as informações da DTC - Documentos de clientes (caso as notas fiscais da respectiva solicitação de coleta já tenham sido digitadas) ou então da DUA - Ocorrência (caso as notas fiscais da respectiva solicitação de coleta não tenham sido digitadas). Para o cálculo do valor a ser rateado, o sistema também deverá considerar aquelas solicitações que tenham recebido ocorrências do tipo “retorna documento” ou “cancelamento de coleta” e para estes casos o sistema deve ainda utilizar as informações da própria Solicitação de Coleta.
    Para a valorização das Solicitações de coleta que pertencem a um lote de rateio deve-se considerar os seguintes passos:              
  • Valorização da viagem (identificação do valor a ratear): Para os lotes configurados para rateio, para efetuar o cálculo do valor a ser rateado, o sistema deve considerar todas as solicitações de coleta que estiverem no mesmo lote, inclusive aquelas que tenham recebido ocorrências do tipo “retorna documento” ou “cancelamento de coleta”.
  • Proporcionalização do valor: Uma vez obtido o valor do lote (considerando todas as solicitações de coleta e conforme os critérios de cálculo), o valor obtido deverá ser rateado entre as solicitações de coleta que receberam ocorrências de coleta do tipo “encerra documento” e também aquelas que receberam as ocorrências “retorna documento” ou "cancelamento de coleta” (*1), desde que os respectivos clientes devedores estejam configurados como “Valoriza coleta não efetuada” = 1=Sim.

Observação:

(*1): Para os clientes configurados como “Valoriza coleta não efetuada” = 1 = Sim, os valores calculados serão mantidos, pois poderão ser utilizados para consulta do usuário que poderá optar pela cobrança manual ao cliente gerando um novo documento de transporte, conforme as regras fiscais e/ou comerciais definidas pela própria Transportadora. Para os clientes configurados como "Valoriza coleta não efetuada” = 2 = Não, o valor da respectiva solicitação de coleta ficará zerado, contudo o valor total calculado para o respectivo lote / pagador foi rateado para as demais solicitações de coleta.

Segue exemplo de um cliente que não paga coleta não realizada:

  

Resumo dos principais pontos para cálculo do frete coleta baseado em rateio:

Base de cálculo do rateio (DDA/DDC_BACRAT)

Critério de cálculo para rateio (DDA/DDC_CRIRAT)

Proporcionalização dos valores por documento (DDA/DDC_PRORAT)

Se a Base é “Ponto a ponto” cada uma da solicitações será calculada conforme as suas próprias informações (volume peso valor).

O sistema identificará qual será o valor a ser rateado, podendo ser, por exemplo, aquele de maior peso, ou de maior km, entre outros.

A partir do valor calculado final, o sistema efetuará a proporcionalização dos valores entre os documentos do lote e, para que isto seja possível, escolherá um dos critérios que pode ser por KM, por %Fixo, entre outros.

Se a Base é “Consolidado”, o sistema efetuará o cálculo do frete considerando a somatória das informações (volume, peso, valor da mercadoria) das solicitações de coleta que constem no lote. 

O sistema identificará qual será o valor a ser rateado, podendo ser, por exemplo, aquele de maior peso, ou de maior km, entre outros.

A partir do valor calculado final, o sistema efetuará a proporcionalização dos valores entre os documentos do lote e, para que isto seja possível escolherá um dos critérios que pode ser por KM, por %Fixo, entre outros.

Caso ocorra alguma divergência que impeça o cálculo do frete (Exemplo: Valor do frete zerado), o sistema deve apresentar mensagem na tela informando a divergência e, se possível, o motivo da mesma.

Importante:

Na valorização da coleta, não serão calculados os componentes cujo ‘calcula sobre’ estejam preenchidos com:

  • 06 - Frete Despachante.
  • 07 - Valor Informado.
  • 16 - Herda valor.

Regras a serem consideradas durante o cálculo dos componentes:

Dentro da mesma “Configuração de tabela de frete”, é possível que existam componentes que devem ser rateados e outros que não devem ser. Esta regra também deve ser mantida para a valorização da coleta. Para os componentes não rateados considera-se o “calcula sobre” com base nas informações (volume, peso, valor da mercadoria, entre outros) do próprio documento, portanto cada Solicitação de coleta terá seu componente calculado como se fosse um único documento. Como exceção, temos o componente que calcula sobre “praça de pedágio” pois, nos casos onde ele for configurado para não ser rateado, o padrão do TMS já obtém o valor conforme a rota da viagem x praças de pedágio e efetua o vínculo somente no primeiro documento do pagador dentro do mesmo lote, ou seja, para os demais documentos do lote que sejam do mesmo pagador o valor do respectivo componente ficará zerado.

Na valorização das coletas, para os componentes que possuem um “tipo de veículo” vinculado, será necessário verificar o(s) tipo(s) de veículo(s) informado(s) na Solicitação de coleta, tanto para o cálculo “previsto” (fechamento da viagem) quanto para o “realizado” (encerramento da viagem).

 

Efetivação do Encerramento da viagem coleta (*)

Uma vez que todos os lotes de coleta estejam com status “calculado”, o sistema deve permitir o encerramento da viagem. Somente serão calculadas as solicitações de coleta que estiverem vinculadas a um serviço de negociação.

 

3.8.1.h) Estorno do Encerramento da viagem

Rotina executada conforme detalhes da Valorização da Coleta.

Implementar validação para verificar se as solicitações de coleta que possuírem serviço de negociação preenchido, já estão vinculadas a um documento de cliente (DTC_NUMSOL), que já esteja com o documento de transporte gerado (DTC_FILDOC+DTC_DOC+DTC_SERIE preenchidos), e que tenha sido usado no cálculo do frete (entrega/transferência) um componente do tipo 16-Herda valor. Caso exista alguma solicitação de coleta nesta situação, não será permitido efetuar o estorno do encerramento da viagem, e o sistema deverá apresentar informações para que o usuário identifique e tome as devidas providências.

 

3.8.2) Geração dos documentos de transporte (CT-e, NFST) com herança dos valores da coleta.

Uma vez que os Agendamentos marcados tenham suas solicitações de coleta em viagens de coleta (*) já encerradas e seja clicada na opção Incluir da pasta “NF Cliente”, o sistema efetuará a abertura da tela do DTC - Documento de Cliente com diversas informações já preenchidas, inclusive o número da Solicitação de Coleta. Para os casos onde a criação do lote é automática, o Painel de Agendamento verificará se os serviços de negociação de entrega (preenchidos nas solicitações de coleta) estão vinculados a critérios de rateio e, em caso positivo o lote criado será configurado como Rateio =Sim.

O usuário efetuará a digitação das informações faltantes e necessárias para confirmar a gravação do registro. Neste momento será necessário que esteja preenchido um serviço de negociação independente do serviço de transporte.

Uma vez que a rotina Cálculo do Frete (TMSA200) seja acionada (manual ou automaticamente), o sistema iniciará o processamento padrão de validação, ordenação e iniciará o cálculo. O cálculo do frete (entrega/transferência), só será permitido se as notas que estão sendo calculadas não possuírem componentes do tipo 16-herda valor ou, caso tenham, se estiverem vinculadas à solicitações de coleta que tem serviço de negociação preenchido e que pertençam a viagens de coleta já encerradas. Também será permitido calcular o frete se a nota fiscal não estiver vinculada a uma solicitação de coleta. Em relação aos lotes criados automaticamente, a rotina do Painel de Agendamento analisará os agendamentos marcados para identificar quantos e quais lotes deverão ser abertos. Se existirem serviços de negociação (entrega/transferência) que indiquem critérios de rateio, o lote criado automaticamente deverá ser do tipo Rateio = Sim. Caso contrário, deverá ser do tipo Rateio = Não.

Na rotina Cálculo do Frete (TMSA200), especificamente em relação ao cálculo dos componentes, serão implementadas as regras para o cálculo dos componentes que calculam sobre “16-Herda Valor” e “17-Taxa por devedor por lote”.

Para o processo de cálculo das coletas, o sistema deve verificar se o DTC - Documento do Cliente possui uma Solicitação de coleta Vinculada (DTC_NUMSOL <>‘ ‘). Em caso negativo, conclui-se que não há vinculo do “DTC - Documento cliente” com o “DT5 - Solicitação de coleta” e consequentemente não existem valores a serem herdados. Em relação ao componente estar com valor zerado, valerão as regras já existentes na “configuração da tabela de frete”, que indicam se o preenchimento de um componente é ou não obrigatório. Se a viagem de coleta estiver encerrada, o sistema deverá buscar os valores (DT8 - Componentes de frete) da respectiva solicitação de coleta e localizar o(s) componente(s) relacionado(s), conforme cadastrado no DT3 - Componente. Localizada a informação no “DT8 - Componentes do frete”, a somatória do(s) valor(es) deve(m) ser herdado(s) para o novo componente e o valor obtido será considerado como “sem impostos”. Caso não seja(m) encontrado(s) o(s) componente(s) relacionado(s) ou então o(s) respectivo(s) valor(es) esteja(m) zerado(s) valerão as regras cadastradas na “configuração da tabela de frete”, que indicam se o preenchimento de um componente é ou não obrigatório. Se, para uma única solicitação de coleta existirem diversas DTC - Notas fiscais e consequentemente diversos DT6 - Documentos de transporte, o sistema deve efetuar os cálculos proporcionais a cada documento de transporte conforme o critério cadastrado no novo campo do contrato, que tem a seguinte descrição “Critério Proporção do Valor de Coleta para Vários documentos de transporte”. No Estorno do Cálculo do Frete de um lote com critérios de rateio, o sistema atualmente já efetua uma validação e só pemite prosseguir com o estorno se todos os documentos de transporte gerados no referido lote estiverem sendo cancelados. Esta validação deve ser mantida também para os lotes de coleta.

Para o processo de cálculo relativo a entrega/transferência, serão implementadas as regras necessárias para tratar os novos critérios de rateio detalhados no tópico relativo ao “Contrato de cliente”.

As rotinas Pagadores de Frete e Rota Automática, também serão executadas para efetuar as conferências e validações pertinentes ao processo de entrega/transferência principalmente no que se refere ao cálculo baseado no critério “orig/dest/vge”.

 

3.9 - Viagem de Coleta via Menu:

Na inclusão/alteração de uma Viagem de Coleta (*) via Menu, ao efetuar a confirmação (salvar) na tela de viagem, será necessário executar as rotinas “Pagadores” e “Roteiro”, para que o sistema possa identificar as inconsistências e apresenta-las para que o usuário possa interagir com o processo. Uma vez que todas as inconsistências estejam resolvidas, o sistema apresentará as telas de roteiro e o usuário também deverá interagir com os roteiros a fim de que seja possível gravar os roteiros da viagem e dos pagadores (rateio). Somente com estas informações será possível, por exemplo obter as informações referente ao KM, Origem e Destino que são imprescindíveis para o rateio.

Importante:

Importante ressaltar que as regras para valorização das coletas com e sem rateio, independem de se estar no Painel de Agendamento e deverão ser executadas da mesma forma.

 

3.10 - Viagem Express – via Menu

Na Entrada da Nota (TMSA050), quando executando a viagem Express, será implementada uma validação no campo Solicitação de coleta (DTC_NUMSOL), permitindo selecionar somente aquelas que não tenham o serviço de negociação preenchido ou aquelas que estão com serviço preenchido, mas que a respectiva viagem de coleta esteja encerrada.

 

3.11 - Roteiros

É na funcionalidade de roteiro que será possível identificar o KM da viagem, a Região de Origem e a Região de Destino de um conjunto de documentos que se refere a um processo envolvendo um cálculo de frete por rateio.

Uma vez que esteja habilitada a valorização das coletas utilizando critérios de rateio, será necessário executar a rotina Roteiro de Viagem, pois para componentes que calculem por KM será necessário obter o KM do roteiro do lote de rateio.

Nas viagens de entrega com Serviço Adicional de Coleta, o roteiro geral deverá considerar os documentos de transporte pois eles fazem parte do percurso.

O usuário poderá lançar os documentos em uma Viagem (Modelo II), sem preencher a rota e o sistema se encarregará de sugerir uma rota já existente idêntica ou semelhante.

Na Inclusão de uma solicitação de coleta em uma viagem de coleta (*) em trânsito, o usuário só poderá incluí-la na sequência daqueles que ainda não possuíram apontamentos indicando que o motorista já passou pelo ponto. Este novo documento será incluído no lote correto. Em relação ao roteiro, a rotina se encarregará de verificar se o novo documento já faz parte da rota/roteiro da viagem e em caso negativo, fará nova análise de rota/roteiro para utilizar uma outra rota/roteiro ou então criar uma nova rota/roteiro.

 

3.12 - Pagadores

A rotina de Pagadores fará a validação do critério de proporção por % Fixo, portanto serão analisados se os devedores envolvidos no mesmo rateio fazem parte do que foi cadastrado no contrato. Será permitido que nem todos os clientes informados no Contrato façam parte do lote, contudo não será permitido que exista um devedor que não faça parte da relação dos clientes configurados no contrato.

A rotina de pagadores possuirá o conjunto de regras para apontar as inconsistências e uma das regras será, não permitir negociações e serviços diferentes para um lote cujo critério seja % Fixo.

A rotina de pagadores fará a seguinte análise quando o critério de rateio não for por % fixo: Em uma viagem onde existirem diversas solicitações de coleta, a tela de pagadores efetuará diversas análises e, para os documentos vinculados a serviços /negociações que tem critérios de rateio, agrupará os documentos por “pagador”. Dentro de cada pagador, o sistema só permitirá prosseguir se todos os documentos estiverem vinculados aos mesmos critérios de rateio e tabela de frete. Caso não estejam, o usuário poderá efetuar alterações no serviço, a fim de equalizar as informações. Uma vez que as informações estejam equalizadas a rotina de pagadores permitirá prosseguir.

A rotina de pagadores de fato, analisará o conjunto de registros pelo contrato do cliente, pois desta forma é possível garantir que para um conjunto de clientes sejam utilizadas as mesmas negociações e serviços embora o pagador efetivo do frete possa ser diferente.

A rotina de pagadores também deverá estar preparada para identificar solicitações de coleta, que façam parte do mesmo roteiro e não façam parte do critério de um lote rateio, pois desta forma deve ser considerada a quilometragem deste ponto (que não pertence ao lote do rateio), contudo este mesmo documento não fará parte do cálculo do lote de rateio.

Na inclusão de uma solicitação de coleta em uma viagem de coleta (*), a rotina de pagadores identificará em qual lote o referido documento deverá ser inserido, pois ele não poderá entrar num lote já calculado e nem num lote com critérios diferentes dos que foram definidos para ele próprio.

Importante:

Abaixo os componentes ‘calcula sobre’, que não serão calculados na valorização da coleta. 

  • 06 - Frete Despachante.
  • 07 - Valor Informado. 

Procedimento para Utilização

Exemplo:

  1. Em Gestão de Transportes (SIGATMS), acesse Atualizações / Comercial / Config.tab. Frete (TMSA130).
  2. Clique em Incluir.
  3. Acesse Atualizações / Comercial / Componentes Frete (TMSA030).
  4. Clique em Incluir.
  5. Crie um componente que calcula sobre '16- Herda Valor' e vincule os componentes relacionados.
  6. Crie um componente que calcula sobre '17- Taxa Pagador por Lote'.
  7. Acesse Atualizações / Comercial / Contrato Cliente (TECA250).
  8. Clique em Incluir.
  9. Preencha os campos, conforme orientação dos helps de campo.
  10. Efetue a Configuração do Contrato Comercial do Cliente.
  11. Informe as configurações referente ao Rateio de Frete a Receber, para cada um dos serviços informados no contrato.
  12. Acesse Atualizações / S.A.C. / Solicitação de Coleta (TMSA460).
  13. Clique em Incluir.
  14. Inclua uma Solicitação de Coleta, informando o Serviço de Transporte.
  15. Acesse Atualizações / Viagens / Rodoviário Coleta / Viagens Mod. 2 (TMSA144).
  16. Clique em Incluir.
  17. Vincule as Solicitações de Coleta.
  18. Acesse Atualizações / Viagens / Rodoviário Coleta / Fechamento (TMSA310).
  19. Posicione sobre a viagem e clique em Fechar.
    Neste momento o sistema irá efetuar o cálculo do frete das coletas que estão vinculadas à viagem (Previsto).
  20. Após apontar as operações e ocorrências do documento, acesse Atualizações Viagens / Rodoviário Coleta / Encerramento (TMSA340).
  21. Posicione sobre a viagem e clique em Encerrar.
  22. Neste momento o sistema irá efetuar novamente o cálculo do frete das coletas que estão vinculadas à viagem (Realizado).
  23. Acesse Atualizações / Recebimento / Lote Entrada Nf (TMSA170).
  24. Clique em Incluir.
  25. Inclua um lote de rateio para realizar o processo de cálculo com Rateio.
  26. Acesse Atualizações / Recebimento / Entrada Dc.cliente (TMSA050).
  27. Clique em Incluir.
  28. Na digitação da Nota, vincule a Solicitação de Coleta (DTC_FILCFS, DTC_NUMSOL) gerada e calculada anteriormente.
  29. Preencha os demais campos, conforme orientação dos helps de campos.
  30. Acesse Atualizações / Recebimento / Cálculo de Frete (TMSA200).
  31. Selecione o lote e calcule.
    Para o componente configurado como calcula sobre '16-Herda Valor', o sistema irá buscar os valores dos componentes da Solicitação de Coleta.