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RATEIO A PAGAR

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus®

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

SIGATMS - Gestão de Transportes

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Contrato de Carreteiro

TMSA250

Liberação de Contrato de CarreteiroTMSA251
Cálculo do Rateio a PagarTMSA253
Consulta Histórico Rateio a Pagar por DocumentoTMSA254
Consulta Rateio a Pagar do Contrato de CarreteiroTMSA255
Manutenção de DocumentosTMSA500

Cadastros Iniciais:

Para a correta utilização desta funcionalidade, é necessário que o módulo Gestão de Transportes (SIGATMS) esteja configurado.

Possuir documentos de transportes para serem colocados em viagem.

Ter a rotina de Geração de Contratos de Carreteiros configurada.

Requisito (ISSUE):PCREQ-8620

País:

Brasil

Bancos de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

  • DTY - Contrato de Carreteiro.
  • DT3 - Componentes de Frete.
  • DJC - Histórico do Custo do Documento.
  • DVG - Contrato de Fornecedores.
  • DDA - Serviços Negociações do Cliente.
  • DDC - Negociações por Cliente.

Sistemas Operacionais:

Windows® / Linux®

Descrição

Implementada a melhoria no módulo Gestão de Transportes (SIGATMS), com a disponibilização da Geração de Contratos de Carreteiros para frotas próprias e apuração da rentabilidade dos contratos de carreteiros gerados para as viagens, realizando o rateio do frete a pagar entre os documentos da viagem. Permite ao transportador identificar se a alocação de um documento em uma determinada viagem é rentável ou não.


Funcionalidades da melhoria

Disponibilizado um novo campo na tabela Contrato de Carreteiro (DTY), que deverá identificar o tipo de frota do contrato gerado.

Pode conter as seguintes opções:

  • 1 – Própria.
  • 2 – Terceiro.
  • 3 – Agregado.

O contrato deverá ser gerado de acordo com os parâmetros da rotina, sendo que, para contratos do tipo Por Viagem, deve-se verificar o conteúdo do parâmetro "Tipo da Frota" (MV_PAR05), e quando o contrato for do tipo Por Período, deve-se verificar o conteúdo do parâmetro "Tipo da Frota" (MV_PAR12).

Para a geração do contrato de carreteiro para frota própria, será necessário cadastrar a transportadora como um “Fornecedor”. Por intermédio da rotina Contrato de Fornecedor criar um contrato para a Transportadora, informando uma tabela de frete a pagar ou uma tabela de carreteiro por rota.

Os contratos de carreteiros gerados para frota própria não irão gerar títulos no financeiro e nem pedidos de compras, estes contratos deverão ser gerados apenas no módulo Gestão de Transportes (SIGATMS).

O conceito de apuração de custo x receita estará disponível apenas para transportadores que utilizarem o novo conceito de negociação. 

O controle de apuração do custo x receita para identificação se a viagem torna-se rentável à transportadora, ocorrerá após o preview do contrato da viagem para os casos que utilizarem o preview do frete habilitado, pois neste momento o usuário pode realizar a inclusão de acréscimos ou decréscimos no contrato.

O Contrato de Carreteiro pode ser gerado na inclusão da viagem desde que o parâmetro "Carregamento", esteja configurado com uma das opções “Com Manif/Cont” ou “Com Contrato”. Assim, será possível identificar antes da saída da viagem se algum dos documentos pode ter um custo maior que o determinado no contrato do cliente, por meio da opção % Custo sobre a receita na tabela Serviços Negociações do Cliente (DDA), este mesmo campo foi criado na tabela Negociações (DDC) e no Contrato do Fornecedor tabela Contrato de Fornecedores (DVG), o sistema verifica se existe valor na tabela Serviços Negociações do Cliente (DDA) e caso não exista subirá de nível para a tabela Negociações (DDC), não localizando, será verificada então a tabela Contrato de Fornecedores (DVG). Caso o valor a pagar do contrato ultrapasse o limite determinado no campo, o sistema apresentará uma mensagem para o usuário e o contrato será gerado com status de Bloqueado. O contrato sendo gerado com status Bloqueado para sua continuidade deverá ocorrer a liberação por um usuário que tenha acesso a rotina Liberação de Contratos de Carreteiro (TMSA251).

Para o cálculo do frete a pagar nas viagens, o sistema passará a localizar a tabela do frete a pagar ou a tabela de frete carreteiro com base no serviço de negociação do contrato do cliente devedor por tipo de frota. Se não for localizada a tabela no contrato do cliente devedor, o sistema retorna ao modelo padrão buscando a tabela do contrato do fornecedor. 

Os contratos de carreteiros complementares também são contemplados na apuração do custo da viagem gerando um registro na tabela Histórico do Custo do Documento (DJC), somando o valor ao custo final do documento e verificando se não irá ultrapassar o percentual de rentabilidade determinada no contrato do cliente ou fornecedor. 


Rentabilidade do Contrato - Custo x Receita

Para a identificação da rentabilidade entre os contratos de carreteiros e a receita dos documentos, o sistema verifica a receita dos documentos na viagem.


Apuração da Receita da viagem

A apuração do valor da receita da viagem é baseada na somatória do valor da receita dos componentes dos documentos da viagem por meio da tabela Composição de Frete (DT8), campo Valor do Componente (DT8_VALPAS) (Sem impostos), cujos componentes de frete estejam configurados com o campo Receita (DT3_RECEIT) igual a 1 - SIM.

Exemplo

Documento: 000001 Série: 1 Valor Total: R$ 350,00

ComponenteDescriçãoReceitaValor
01Frete PesoSIM100,00
02Valor MercadoriaSIM200,00
03PedágioNÃO50,00

A apuração deste documento seria baseada apenas nos componentes que estão marcados com a opção Receita igual a SIM, neste caso a apuração seria baseada no valor de R$ 300,00 e não no valor total do documento R$ 350,00. O componente Pedágio não entraria na somatória, pois foi configurado que não é um componente do tipo Receita.


Apuração do custo da viagem

A apuração do valor do frete a pagar é realizada por meio do campo Frete (DTY_VALFRE), quando da existência de Pedágio (DTY_VALPDG), no contrato este valor é somado no custo da viagem. Assim, temos o custo da viagem apurado com a somatória dos campos Frete (DTY_VALFRE) + Pedágio (DTY_VALPDG). 

Com a apuração do custo do documento na viagem, foi disponibilizada uma nova tabela Histórico do Custo do documento (DJC). Uma vez apurado o percentual de ocupação do documento na viagem e o valor do custo do documento, estas informações são gravadas nesta tabela. 

Na apuração do custo da viagem de entrega / transferência, são verificados os documentos da viagem, bem como os custos de suas solicitações de coleta, para a formação do rateio a pagar entre os documentos. O custo referente as viagens de coletas neste momento não estão contemplados, pois neste momento não temos a valorização das coletas. 

 

Regra para determinar o percentual de ocupação do documento na viagem:  

 % de ocup. doc viagem = (Receita do doc / Rec. Total da viagem)

 Exemplo:  100 / 1000 = 0,1

 O percentual de ocupação deste documento é de 0,10 do total da viagem. 

 

Regra para determinar o valor do Custo do documento na viagem: 

 Custo Doc = (Custo da viagem * % de Ocupação do Doc. Na viagem)

 Exemplo: 500 * 0,10 = 50

 O custo do documento na viagem será de 50,00.  


Manutenção de Documentos

Por intermédio da rotina Manutenção de Documentos (TMSA500), foi disponibilizada uma nova opção em "Ações Relacionadas" do documento, que permitirá visualizar a rentabilidade do documento.

Exemplo de aplicação: 

Viagem de Transferência:

Num. Viagem = 000010

Valor Custo Viagem = 1.000,00

A viagem de Transferência 000010 está composta pelos documentos: 

Documento
Valor Receita
Custo na Viagem
0000011.000,00250,00
0000022.000,00500,00
0000031.000,00250,00
Total:4.000,001.000,00

Após a realização do cálculo do custo do documento na viagem, será gravado na tabela Histórico do Custo do documento (DJC), os valores do custo por documento. Assim, quando este documento participar de uma nova viagem, este registro servirá como base para complementar o custo do documento na próxima viagem, conforme exemplo a seguir:

Viagem de Entrega

Num. Viagem = 000020

Valor Custo Viagem = 1.000,00

Documento
Valor Receita
Custo Viagem
Custo Anterior Doc.
Custo Total Documento
0000011.000,00333,00250,00583,00
0000022.000,00667,00500,001.167,00
Total:3.000,001.000,00------------------------------------------------------------

Como podemos observar no exemplo, o documento 00001 teve uma receita de R$ 1.000,00 e um custo final até a sua entrega de R$ 583,00, tendo um custo de 58% sobre a receita. Ou seja, este documento teria um lucro de 42%.

Além da rotina Manutenção de Documentos (TMSA500), também é possível realizar a consulta da rentabilidade do contrato na visualização do mesmo, por meio da opção Outras Ações, onde foi disponibilizada uma consulta com os documentos participantes do contrato e seus respectivos valores e percentuais de custo no contrato.  


Procedimento para Utilização.

Exemplo:

  1. Em Gestão de Transportes (SIGATMS), acesse Atualizações / Comercial / Componentes de Frete (TMSA030).
    O sistema apresenta a tela de Componentes de Frete cadastrados.
  2. Posicione o cursor em um componente e clique em Alterar.
  3. No campo Receita, selecione a opção 1 = Sim e confirme.
  4. Acesse Atualizações / Comercial / Contrato de Clientes (TECA250).
    O sistema apresenta a tela de Contratos de Clientes cadastrados.
  5. Posicione o cursor em um contrato e clique em Alterar.
  6. Posicione o cursor sobre uma negociação do contrato.
  7. No campo % Cust x Rec, informe um valor.
    Se desejar realizar o mesmo procedimento para um dos serviços vinculados a negociação.  
  8. Confira os dados e confirme.
  9. Acesse Atualizações / Terceiros / Contrato de Fornecedores (TMSA800).
    O sistema apresenta a tela de Contratos cadastrados.
  10. Posicione o cursor em um contrato e clique em Alterar.
  11. No campo % Cust x Rec, informe um valor. 
  12. Confira os dados e confirme.
    Caso não tenha um contrato de fornecedor para a Transportadora, realize a inclusão de um. 
  13. Acesse Atualizações / Terceiros / Contrato de Carreteiros (TMSA250).
  14. Selecione uma das opções desejadas "Por Viagem" ou "Por Período".
  15. Clique na opção Param.
  16. No parâmetro "Tipo da Frota", configure a opção igual a "Própria" e confirme. 
    O sistema irá verificar se o valor do frete a pagar está dentro da rentabilidade informada no contrato do cliente ou fornecedor.
    O valor sendo condizente, será gerado o contrato de carreteiro, não sendo será gerada uma mensagem ao usuário e o contrato será gerado com status "Bloqueado". 
  17. Após a geração do contrato, selecione a opção "Visualizar", onde será aberta a tela com o contrato de carreteiro e por meio da opção "Outras Ações / Cons Custo Doc", será apresentada a tela com os dados do contrato e documentos com o custo e percentual de rateio entre os mesmos.