Esta rotina controla os cheques devolvidos pelo banco depositário. O sistema permite que sejam registradas as devoluções, sendo máximo 2 vezes o mesmo cheque, desde que os títulos relacionados ao cheque estejam baixados.
Para que seja mantido um histórico dos cheques devolvidos, é necessário registrar as informações relacionadas à devolução do cheque, como: data de devolução, alínea (motivo da devolução) e observações.
Dica: Ao registrar os cheques devolvidos, o sistema atualiza, no cadastro de Clientes, os campos:
Estes dados também podem ser visualizados na Consulta posição do cliente disponível no menu Consultas. Deve-se observar que as devoluções de cheques não alteram o saldo bancário. Neste caso, é necessário que seja estornada a baixa do título, utilizando a rotina Baixas a receber opção Cancelar ou Excluir. |
Procedimentos
Para registrar uma devolução de cheque:
- Na janela de manutenção de Devolução de Cheques, é apresentada a relação dos cheques gerados.
- Pressione a tecla [F12] para configurar a rotina.
- É apresentada uma tela de parâmetros.
- Preencha os dados conforme orientação do help de campo.
- Preenchidos os parâmetros, selecione o cheque desejado e, em seguida, selecione a opção Devolver.
- O sistema apresenta uma janela com as informações do Cheque. Na parte superior da tela, são apresentados os dados originais como: Banco, Agência,Número do Cheque e etc.
- Na parte inferior, devem ser informados os dados relativos à devolução, sendo que o sistema permite programar a reapresentação do cheque.
- Preencha os dados e confirme a devolução do cheque.Consulta
Para consultar os Cheques Devolvidos o sistema disponibiliza o seguinte relatório:
• | Cheques devolvidos |