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Esta rotina controla os cheques devolvidos pelo banco depositário. O sistema permite que sejam registradas as devoluções, sendo máximo 2 vezes o mesmo cheque, desde que os títulos relacionados ao cheque estejam baixados.

Para que seja mantido um histórico dos cheques devolvidos, é necessário registrar as informações relacionadas à devolução do cheque, como: data de devolução, alínea (motivo da devolução) e observações.

Dica:

Ao registrar os cheques devolvidos, o sistema atualiza, no cadastro de Clientes, os campos:

Cheques Dev.

Dat. Dev. Cheq.

Estes dados também podem ser visualizados na Consulta posição do cliente disponível no menu Consultas.

Deve-se observar que as devoluções de cheques não alteram o saldo bancário. Neste caso, é necessário que seja estornada a baixa do título, utilizando a rotina Baixas a receber opção Cancelar ou Excluir.

Procedimentos

Para registrar uma devolução de cheque:

  1. Na janela de manutenção de Devolução de Cheques, é apresentada a relação dos cheques gerados.
  2. Pressione a tecla [F12] para configurar a rotina.
  3. É apresentada uma tela de parâmetros.
  4. Preencha os dados conforme orientação do help de campo.
  5. Preenchidos os parâmetros, selecione o cheque desejado e, em seguida, selecione a opção Devolver.
  6. O sistema apresenta uma janela com as informações do Cheque. Na parte superior da tela, são apresentados os dados originais como: Banco, Agência,Número do Cheque e etc.
  7. Na parte inferior, devem ser informados os dados relativos à devolução, sendo que o sistema permite programar a reapresentação do cheque.
  8. Preencha os dados e confirme a devolução do cheque.Consulta

Para consultar os Cheques Devolvidos o sistema disponibiliza o seguinte relatório:

Cheques devolvidos

 

 

  • Sem rótulos