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O objetivo desta rotina é controlar Esta rotina controla os cheques devolvidos pelo banco depositário. O sistema permite que sejam registradas as devoluções (, sendo máximo 2 do vezes o mesmo cheque), desde que os títulos relacionados ao cheque estejam baixados.
Para que seja mantido um histórico dos cheques devolvidos, o usuário deve é necessário registrar as informações relacionadas à devolução do cheque, como: data de devolução, alínea (motivo da devolução) e observações.
Dica: Ao registrar os cheques devolvidos, o sistema atualiza, no Cadastro cadastro de Clientes, os campos:
Estes dados também poderão podem ser visualizados na Consulta posição do cliente disponível no menu Consultas. Deve-se observar que as devoluções de cheques não alteram o saldo bancário. Neste caso, é necessário que seja estornada a baixa do título, utilizando a rotina Baixas a receber opção Cancelar ou Excluir. |
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Para registrar uma devolução de cheque:
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1.
- Na janela de manutenção
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- de Devolução de Cheques, é apresentada a relação dos cheques gerados.
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2.
- Pressione a
...
- tecla [F12]
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- para configurar a rotina.
- É apresentada uma tela de parâmetros
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- .
- Preencha os dados conforme orientação
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- do help
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- de campo.
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4.
- Preenchidos os parâmetros, selecione o cheque desejado e, em seguida, selecione a
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- opção Devolver.
- O sistema apresenta uma janela com as informações do Cheque. Na parte superior da tela, são apresentados os dados originais como:
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- Banco,
...
- Agência,Número do Cheque
...
- e etc.
- Na parte inferior, devem ser informados os dados relativos à devolução, sendo que o sistema permite programar a reapresentação do cheque
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- .
- Preencha os dados e confirme a devolução do cheque.
...
- Consulta
Para consultar os Cheques Devolvidos o sistema disponibiliza o seguinte relatório:
• | Cheques devolvidos |