Notícias

Produto: TOTVS Educacional                                                                                             Versão: 11.40

Processo: Utilização das Etapas da Área ofertada para Seleção
Subprocesso: Como configurar as Áreas ofertadas

Visão geral do que seja uma Área ofertada do Processo Seletivo

clip_image002As Áreas ofertadas podem ser Cursos, Palestras a serem disponibilizados pelas Instituições de Ensino ou até mesmo Cargos em oferta para admissão de funcionários em uma Empresa.

Exemplo: Curso de Ensino Básico ou Superior, Cursos de profissionalização Técnica, Palestras, Capacitação, Vagas em Cargos de Empresas, etc.

As áreas podem ser oferecidas pela própria Instituição provedora do processo de seleção (chamadas áreas de interesse) ou de maneira terceirizada, quando a Instituição provedora é contratada para fazer a seleção e não possui as áreas oferecidas (Chamadas áreas de interesse Cliente).

· Exemplo de utilização Área de Interesse Cliente: Alguns processos seletivos de Faculdades particulares ou Federais são realizados por outras Instituições Contratadas para realização da seleção. Neste caso será necessário o cadastro das Áreas de Interesse Cliente na Instiuição provedora do Processo.

· Exemplo de utilização Área de Interesse da instituição: Processos seletivos de Faculdades particulares ou Federais podem ser realizados pela própria Instituição de Ensino. Neste caso será necessario o cadastro das Áreas de Interesse nos Cursos/habilitação do Sistema.

down

Como fazer...

Teremos 4 aplicações diferentes no processo seletivo vinculadas às Áreas:
As Áreas de Interesse Cliente são cadastradas em Tabelas Auxiliares/Área de interesse Cliente.

clip_image004

1- As áreas de interesse da Instituição provêm do cadastro de Cursos da Coligada/Filial do Classis ou do TOTVS Educacional. Este cadastro é integrado ao Processo Seletivo.

clip_image006

2- A disponibilização destas áreas de interesse para qualquer processo seletivo é necessário ir ao cadastro de “Áreas de Interesse Disponível” em Tabelas auxiliares do Processo Seletivo e somente após serem disponibilizadas é que será possível cadastrar a área ofertada no Processo seletivo em questão (chamadas de área de interesse ofertada).

clip_image008

3- A “Área de interesse ofertada” é vinculada ao cadastro “Processo seletivo”, e possibilita definir configurações específicas em cada área pertencente ao Processo Seletivo. Posso definir número de vagas, controle de faixa etária, quantidade de etapas para sua seleção, modo de classificação da área, etc.

clip_image009

4- Cadastro de Área ofertada com Utilização de Etapas

clip_image014

Configurações de Horários

Configurações de Prova

clip_image001

down A utilização da(s) Etapa(s) para Seleção

A etapa está ligada diretamente à fase de seleção. As etapas ocorrem durante o período de seleção de um processo seletivo. Cada etapa poderá acontecer em diversos horários ao longo de um ou mais dias. Em cada horário de uma etapa será aplicado um conjunto de provas. Cada prova deverá receber configurações únicas. A mesma prova não poderá ser incluída mais de uma vez em um horário e nem mesmo em horários diferentes de uma etapa.

Na utilização de mais de uma Etapa para seleção, o candidato continuará no fluxo de seleção após a primeira classificação, e ficará com status “Classificado para próxima etapa” (identificada pela ordem) até atingir a classificação oficial após última etapa.

Sobre as configurações

As opções “Desclassifica por nota zerada” quando for marcado, o processo “Classificar Candidatos” irá desclassificar os candidatos que não marcarem nenhum ponto na prova.

Quando marcado “Desclassifica por nota abaixo da mínima” o processo de classificação irá confrontar a nota obtida pelo candidato com a nota mínima configurada para prova no TOTVS Avaliação e Pesquisa. Então caso o candidato não tenha atingido tal pontuação mínima, o processo de classificação irá desclassificar-lo.

Nas “Configurações de desempate” permite informar qual o peso da prova e a sua prioridade para o desempate. Sendo assim, ao realizar a classificação, o sistema irá considerar o peso da prova ao calcular a nota total obtida. Quando ocorrerem empates, o processo de classificação irá privilegiar os candidatos que obtiverem as maiores notas nas provas com maior prioridade.

Impactos nos processos do processo seletivo na utilização de Etapa(s)

Processo de Classificação de Candidatos por nota

Neste tipo de classificação seleciona-se a etapa e as áreas ofertadas que serão classificadas. Os candidatos deverão ter seus gabaritos importados e já corrigidos no TOTVS Avaliação e Pesquisa. O processo de classificação por nota levará em conta:

  • A etapa;
  • Utilização de fórmula de cálculo de nota (Definido no cadastro de área de interesse ofertada na guia Informações complementares campo Fórmula para cálculo de pontuação)
  • Critérios de desempate.
  • Desclassificar quando a nota obtida em alguma prova for zero? (Definido no cadastro de área de interesse ofertada na guia Etapas/Provas da etapa/Configurações da prova).
  • Desclassificar quando a nota obtida for abaixo do mínimo exigido? (Definido no cadastro de área de interesse ofertada/Provas da etapa/Configurações da prova).
  • Participação de treineiros;
  • Registro de comparecimento no dia das provas.

Quando a área oferta possuir mais de uma etapa, será verificado se “A etapa que está sendo classificada é a última etapa da área ofertada?”. Quando for, os candidatos classificados terão seu status alterado para “Classificado para chamada”. Se a etapa não for a última, o status do candidato será alterado para “Classificado para a próxima etapa”, esta será verificada automaticamente pelo sistema de acordo com a ordem cadastrada.
O cálculo da pontuação total pode ser por fórmula caso seja informada no cadastro da área ofertada na guia Informações complementares - campo “Fórmula para cálculo de pontuação”. Não informando fórmula, o cálculo será automático de acordo com as regras do sistema.

Impactos no Processo Seletivo quando NÃO UTILIZA a Etapa

Processo de Classificação Manual

É uma forma de classificação altamente flexível que só é permitida quando não há etapas cadastradas na área ofertada. Nesta classificação o usuário é o responsável por digitar o status, a classificação e as notas dos candidatos. Neste caso não é utilizado informações de provas. É um processo de classificação diretamente realizado após a inscrição. Só é utilizado a seleção de Área ofertada e preenchimento dos campos “Classificação” e “Pontuação”.

clip_image022

Esperamos que esse como fazer tenha contribuido para o seu conhecimento sobre o TOTVS Processo Seletivo!

down

Vejam mais informações sobre como Importar gabaritos, Classificar candidatos por outras formas e Matricular o candidato do Processo seletivo nos “Como fazer” relacionados a este:

ball_next Processo de Importação de Gabaritos:

http://totvsconnect.blogspot.com/2011/02/como-fazer-importar-gabaritos-no.html

ball_next Processo de Classificação de candidatos:

http://totvsconnect.blogspot.com/2011/02/como-fazer-classificacao-de-candidatos.html

ball_next Processo de Matrícula dos candidatos do Processo Seletivo:

http://totvsconnect.blogspot.com/2010/12/como-fazer-matricula-no-rm-classis.html

  • Sem rótulos