Notícias

Produto

:

RM – TOTVS Gestão Financeira – Versão 11.80

Processo

:

Integração Bancária – Retorno de Custódia de Cheques a Bancos

Subprocesso

 

Retorno de Custódia de Cheques a Bancos

Data da publicação

:

22/05/2012

A importação de arquivos de retorno de Custódia de Cheques, consiste em atualizar dados do Extrato de Caixa por meio de importação de arquivos disponibilizados pela rede Bancária.

Desenvolvimento/Procedimento

- Certificar que os cadastros estejam devidamente atualizados: Banco com o código FEBRABAN, Agência, Conta Corrente, Conta Caixa e Convênio.
- No cadastro de Bancos/Anexos/Layout Bancário/Retorno de Custódia, informar corretamente as respectivas posições com relação ao arquivo de retorno disponibilizado pelo Banco.
Exemplo:
Código Banco Header: Informando “1”, ao importar o retorno o sistema irá localizar o Código do Banco na posição UM do header do arquivo de retorno, e assim sucessivamente.
Você obterá maiores informações consultando o manual fornecido pelo Banco.
- Para importar arquivos de retorno, acesse: Movimentações Bancárias / Integração Bancária / Retorno Bancário / Retorno Custódia de Cheques.
- Selecione o Tipo do arquivo de retorno: Retorno de Custódia ou Retorno de Custódia CNAB 240. Leia as “Informações Adicionais” deste documento.
É necessário informar: o local do arquivo a ser importado e o Banco que realizou o processo.
- Avançar.

Resultado:

- Após a remessa de Custódia de Cheques a Banco, o lançamento ficará com status de "Baixado" e deverá possuir o seu respectivo item de baixa (Anexo/Baixas do Lançamento).
- No extrato de caixa, após gerar a remessa de custódia a coluna STATUS CUSTODIA do registro remetido deverá ser alterada para REMETIDO.
- Em se tratando de remessa de Custódia de Cheques para o Banco do Brasil no padrão CNAB 240, após a importação do retorno, a coluna STATUSCUSTODIA do registro no extrato será alterado em função do código do retorno (pos. 231 a 232) presente no arquivo, sendo:
00 ou 01 = Custodiado.
02 = Recusado
03/04 = Compensado (o registro no extrato será compensado)
05 = Devolvido (somente para o Bando do Brasil CNAB240)
06 = Excluído (somente para o Bando do Brasil CNAB240).

Informações adicionais

1. Na importação do retorno de Custódia de Cheques, a identificação do registro para atualização será sempre pelo Código da Coligada + Referência do Extrato. Logo, no cadastro do Banco, Anexos/Layout Bancário/Retorno de Custódia, o “Campo Chave” deverá referenciar as posições no arquivo de retorno que armazenam estas informações.

2. Com relação aos tipos de retorno é importante saber:

Retorno de Custódia: Deverá ser utilizado para todos os Bancos que adotarem o padrão CNAB240 com adequações próprias e aos demais formatos de arquivos de retorno de Custódia.

Retorno de Custódia CNAB240: Neste modelo, algumas informações não tratadas internamente para atender ao padrão CNAB240 do Banco do Brasil e aos demais Bancos que aderirem ao mesmo padrão deste Banco (o arquivo de retorno deverá possuir as mesmas especificações do arquivo de retorno disponibilizado pelo Banco do Brasil, sem nenhuma divergência).

Se no arquivo de retorno disponibilizado pelos demais Bancos existir alguma informação em posições diferente, exemplo, valor na posição 70 a 84, você deverá optar pelo tipo de retorno “Retorno de Custódia” e não pela opção “Retorno de Custódia CNAB240”, mesmo que o arquivo tenha 240 colunas.

Para importar arquivos de retorno de Custódia do Banco do Brasil no padrão CNAB 240, as posições indicadas no cadastro do Banco/Layout Bancário / Retorno de Custódia são: 

Custodiado: 00/01
Recusado: 02
Compensado: 03/04
Código Banco Header:1
Campo Chave: 89 a 98
Código Retorno: 231 a 232
Data Depósito: 81 a 88 DDMMAAAA
Valor: 66 a 80

Para arquivos com formatos diferentes, consulte o manual fornecido pelo próprio Banco.

Observação

Se o usuário custodiar sem baixar (emitir cheque e custodiar), a baixa do Lançamento deverá ser feita manualmente.

  • Sem rótulos