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Produto: TOTVS Educacional                                                                                   Versão: 11.50

Processo de Negocio: Currículo individual

IndexOpen-640500Para personalização de currículo, a Instituição de Ensino Superior (IES) poderá definir um modelo de matriz curricular específico para cada aluno: Currículo Individual (C.I.).  Desta forma, dois alunos matriculados em uma mesma matriz aplicada poderão concluir seu curso frequentando disciplinas/atividades diferentes em período diferentes.  O currículo individual tem estrutura semelhante à matriz curricular, contendo períodos, disciplinas, requisitos, etc.

Para demonstração do currículo individual, considere:

· Um aluno previamente cadastrado em uma matriz curricular do curso de Tecnologia em Informática.

· Sistema parametrizado para “Usar grupo de disciplinas Optativas / Eletivas” em Configurações > Parâmetros > Secretaria > Geral 1/2.

Ao acessar a análise curricular este aluno, tem-se a seguinte informação:

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Nota-se que existem 4 (quatro) períodos cadastrados com suas respectivas disciplinas (entre outras informações).

Nas páginas a seguir, serão mostrados todos os cadastros do módulo de currículo individual.

1. Cadastros

Para contemplar o currículo individual, foram criadas 10 (dez) tabelas, a saber:

  • SGradeAluno: Matriz curricular do aluno;
  • SGradeAlunoCompl: Campos complementares da matriz curricular do aluno;
  • SPeriodoAluno: Períodos da matriz curricular do aluno;
  • SDiscGradeAluno: Disciplinas da matriz curricular do aluno;
  • SRequisitoAluno: Requisito das disciplinas do aluno;
  • SDiscFilhaAluno: Disciplinas filhas da matriz curricular do aluno;
  • SGrupoOptEletAluno: Grupo de disciplinas Optativas / Eletivas do aluno;
  • SDiscGrupoOptEletAluno: Disciplinas do grupo;
  • SComponenteCurrAluno: Componentes curriculares do aluno;
  • SItemCurricularAluno: Item curricular do aluno

O cadastro do currículo individual estará disponível a partir da habilitação do aluno:

1.1. Matriz curricular do aluno

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Nota-se que esta tela é bem semelhante ao cadastro de matriz curricular.

Os valores de CH e créditos podem ser cadastrados com casas decimais.

A figura abaixo mostra os anexos disponíveis:

Importante:

A partir do momento em que se tem uma matriz do aluno cadastrada, a tela de análise curricular passa a “enxergar” o currículo do aluno e não mais a estrutura curricular:

Nota-se que não há disciplinas, pois estas ainda não foram cadastradas.

1.2. Períodos do aluno

Informe o código e a descrição do período para este aluno:

Após cadastrar o período, acessa-se o cadastro de disciplinas:

1.3. Disciplinas

Diferente do cadastro de disciplinas da matriz curricular, nesta tela, estão presentes dois campos: Créditos acadêmicos e Carga horária da disciplina. Ao salvar uma disciplina, o sistema irá buscar estes valores do cadastro de disciplinas. Nada impede que o usuário altere estes valores.

A partir desta tela, é possível acessar Disciplinas filhas e requisitos:

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1.4. Disciplinas filhas

Informe as disciplinas filhas da disciplina:

1.5. Requisitos

Informe os requisitos da disciplina:

1.6. Disciplinas Optativas / Eletivas

Esta figura representa o cadastro de matriz curricular do aluno (tópico 1.1)

Acesse o cadastro de Disciplinas Optativas / Eletivas e informe os dados desejados:

Assim como no cadastro de disciplinas do período, ao salvar uma disciplina Optativa / Eletiva, os créditos e carga horária serão copiados. Também é possível alterá-los.

1.7. Grupo de disciplinas Optativas / Eletivas

Informe o grupo desejado:

1.8. Disciplinas do grupo

Informe as disciplinas desejadas:

1.9. Componentes curriculares do aluno

Esta figura representa a visão de habilitação do aluno (tópico 1)

Acesse o cadastro de Componentes curriculares do aluno e informe os dados necessários:

1.10. Itens curriculares

Informe os itens desejados:

Após este último cadastro, já é possível visualizar a tela de Análise curricular com todos os dados que foram informados nos passos anteriores:

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2. Assistente para geração do Currículo individual

Para facilitar o cadastro do C.I., foi criado um assistente para efetuar a cópia de toda estrutura da matriz curricular para a matriz curricular do aluno. Esse assistente estará disponível a partir do menu principal do sistema, aba Currículo e Oferta (conforme mostra a figura abaixo):

Depois da tela inicial de boas vindas, o primeiro passo consiste em selecionar os alunos (habilitações) desejados:

Os alunos poderão ser selecionados através de:

  • Registro acadêmico;
  • Consulta SQL;
  • Matriz aplicada;
  • Filtros;

Uma vez selecionados, os alunos serão listados e estes poderão ser marcados/desmarcados conforme a necessidade:

Neste exemplo, os alunos foram agrupados por curso e 2 (duas) habilitações foram marcadas.

O próximo passo é apenas informativo. Ele descreve o que o assistente vai fazer e o que ele não vai fazer. A tela possui uma caixa para confirmação:

Após confirmação, o processo é iniciado:

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Esta tela representa o processamento da cópia da estrutura curricular

Ao final do processo, será exibido um log com informações das habilitações que foram e as que não foram copiadas:

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O processo cria toda a estrutura no currículo individual somente para aquelas habilitações que ainda não o possuem. No exemplo acima, como a habilitação do aluno ES-00238 já possuía uma currículo cadastrado, o processo ignorou esta habilitação.

Com isso, tem-se todo o currículo do aluno criado com base na matriz curricular do curso onde ele está matriculado. O usuário poderá incluir alterar a carga horária da matriz do aluno, criar novos períodos, excluir/incluir disciplinas ou componentes curriculares, etc.

3. Sobre a matrícula

Com a criação do currículo individual, o sistema é capaz de saber se, ao fazer a matrícula de um aluno, o sistema irá considerar a matriz curricular do curso do aluno ou a matriz curricular do currículo do aluno (currículo individual).

Para fazer esta verificação, o sistema verifica se existe pelo menos um registro na matriz curricular do aluno (SGradeAluno) ou nos componentes curriculares do aluno (SComponenteCurrAluno).

4. Estudo de caso

Suponha que dois alunos (A e B) novatos estejam matriculados no curso de Tecnologia em Informática (T.I).

Na matriz deste curso, existe uma disciplina Filosofia que possui como co-requisito a disciplina Sociologia.

Para o aluno B, foi criado um currículo individual baseado na matriz do curso de T.I.

Todavia, o co-requisito Sociologia foi excluído.

Foi aberta uma turma/disciplina X de T.I. para a disciplina Filosofia.

Esses alunos desejam matricular-se nessa turma/disciplina X.

Ao processar a matrícula desses dois alunos, o sistema irá bloquear a matrícula do aluno A e irá permitir a matrícula do aluno B.

Nota:

Para fins de controle de pré/co requisitos, o sistema leva em consideração os requisitos cadastrados na matriz curricular da turma/disciplina.

Para o estudo de caso acima, se existisse uma turma/disciplina Y de Filosofia de outra matriz, e nesta outra matriz, a disciplina Filosofia tivesse um pré-requisito de Psicologia, por exemplo, o sistema iria barrar a matrícula dos dois alunos pela falta do pré-requisito.

Informações Adicionais:

Não haverá parametrização no sistema para usar ou não usar o currículo individual.

Fim!

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