Notícias

Produto: NF-e Versão: 11.20

Processo: Preencher TAG <cEAN> e <cEANTrib>

Subprocesso: Envio Nota Fiscal Eletrônica

Introdução

Este Documento auxilia na parametrização para o envio de Notas Fiscais Eletrônicas preenchendo a tag <cEAN> e <cEANTrib>, que se refere ao código de barras do produto.

Abaixo são descritos os passos necessário para esta modificação, ressaltando que deverá ser feita atualização da biblioteca para uma das seguintes versões ou superior:

· BibliotecaRM (Especifica) - 11.0.40.150

· BibliotecaRM (Especifica) - 11.20.30.104

1º Passo:

Inicialmente deve-se habilitar o parâmetro para utilizar o código de barras. Para habilitá-lo acesse o menu: Opções | Parâmetros | RM Nucleus | Parâmetros Gerais | Tabelas | [04.01.04.07] Produtos| etapa “8 – Lote“. Preencha o campo “Usa códigos EAN”.

 

OBS: Não é obrigatório o preenchimento do código EAN para todos os itens. Verifique a necessidade dos produtos da empresa e selecione a opção adequada a sua necessidade.

Apos parametrização acessem o cadastro do produto, onde estará disponível a aba “código de Barras”, onde devera ser preenchido o código de barras.

 

Para o correto preenchimento da tag <cEAN> e <cEANTRIB>, devera ser cadastrado um código de barras para a unidade de controle utilizada para cada produto e uma unidade de venda para cada produto. Caso a unidade de venda e controle seja a mesma, devera ser informado apenas uma.

( Neste exemplo, cadastramos uma unidade de controle “Unidade “ e uma unidade de venda “ Caixa”)

OBS: Lembrando que para ser um código de barras válido para o XML, o mesmo deverá conter os seguintes tamanhos:

GTIN – 8

GTIN – 12

GTIN – 13

GTIN – 14

Caso não esteja nos tamanhos corretos, a tag será gerada vazia.

O numero “0” a esquerda, não são considerados como digito valido.

Na aba “ Controle Estoque “, deverá ser preenchido a UNIDADE DE CONTROLE A SER TRIBUTADA. Esta unidade será verificada no preenchimento da tag <cEANTrib>, onde o sistema verificará a unidade preenchida e levará o código de barras referente a ela.

( Neste exemplo, foi utilizado a unidade de controle tributável como “unidade”, assim no XML, a tag <cEANTrib> receberá o código EAN que cadastramos para a unidade de controle “ UNIDADE “, no caso “7890000100020”)

2º Passo

Na inclusão do item no movimento, preencha a unidade de medida a ser utilizada, pois no XML, na tag <cEAN> será preenchido o código EAN cadastrado no produto referente a unidade selecionada.

( Neste exemplo, vamos utilizar a unidade “ Caixa “. No XML será levado na tag <cEAN> o código cadastrado para a unidade “CAIXA”, no caso “78946513245678”).

Ao realizar o envio da NF-E, podemos visualizar as informações do código de barras da nota na tag <cEAN> e <cEANTRIB>, conforme imagem:

 

Se na inclusão do movimento for utilizada uma unidade de movimentação “unidade” do produto, o XML ficará da seguinte forma:

clip_image014

  • Sem rótulos