Produto: TOTVS Business Conector Versão: 11.80 |
Processo: Integração RM x GED – ECM |
Subprocesso: Upload de Documento, Fluxo de Aprovação e Certificação Digital utilizando a opção “Retorno de uma coluna DataServer”. |
Introdução
Os computadores e a internet são largamente utilizados no processamento de informações, troca de mensagens e documentos. No entanto, essas transações eletrônicas necessitam de mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade aos dados. A certificação digital garante esses mecanismos.
Neste documento será demonstrado um dos funcionamentos da Integração da Linha RM a sistemas GED (Gestão Eletrônica de Documentos) incluindo a Assinatura Digital de Documentos (Certificação).
A integração pode ser realizada utilizando três níveis de processos, através da combinação dos parâmetros Ativa Fluxo de Aprovação e Ativa Certificação Digital.
Além das opções de utilizar Pasta Mapeada, Permitir o usuário escolher uma das subpastas da pasta mapeada, ou utilizar o retorno de uma coluna DataServer como nome da pasta.
Neste como fazer será demonstrado o funcionamento com as duas flag´s marcadas = Ativa Fluxo de Aprovação e Ativa Certificação Digital, utilizando a opção de utilizando a opção Utilizar o retorno de uma coluna DataServer como nome da pasta.
Procedimentos
(No RM)
1. Acesse o TOTVS Integração / Ferramentas / Parâmetros / Avançar.
2. Selecione a opção: Linha RM x GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos).
3. Informe os dados necessários para a integração.
Detalhamento dos Campos:
- Servidor e Porta: servirão para a conexão com o ECM. Informe o nome completo do servidor ECM, não a url (formatos válidos: ECMServer, ECMServer.BH01.local etc).
- Usuário e Senha: informe usuário e senha cadastrados no ECM, sendo que no ECM ele deve possuir permissões de administrador.
- Grupo de Usuário: informe o Grupo de Usuário cadastrado no ECM, quando o RM sincronizar usuários para o GED este grupo será usado.
- Empresa: informe a Empresa cadastrada no ECM, toda a integração será feita para uma única empresa do ECM.
- Log: Escolha o nível de detalhamento do log, ou seja, quais as mensagens de integração serão gravadas no Monitor da Fila de Integração. Os níveis possíveis são:
4. Sincronize os usuários no RM.
Acesse: Serviços Globais / Segurança / Usuários / Selecione o usuário / Processos / Sincroniza usuários do Corpore com o GED.
5. Clique em Executar.
O sistema emitirá uma mensagem de sucesso:
(No ECM)
6. Acesse o ECM, informe o usuário e a senha.
7. Clique em Colaborador.
8. Selecione o usuário sincronizado e clique em Editar.
9. Acesse a aba segurança e confirme o grupo.
(No RM)
10. Acesse o cadastro do RM que será associado à integração e selecione o registro.
Por exemplo: TOTVS Gestão do Relacionamento com o Cliente / Marketing / Prospect-Suspect
11. Acesse: Anexos / GED / Gerenciar.
12. Para realizar esta etapa, selecione o tipo de configuração para o upload dos arquivos, que pode ser:
Neste como fazer, iremos selecionar a opção Utilizar o retorno de uma coluna DataServer como nome da pasta. Nesta opção, É parametrizado uma pasta fixa para criação de uma sub-pasta com o nome da pasta selecionada para o upload do documento.
Marque a opção, selecione a pasta desejada e escolha a coluna do Data Server que será utilizada.
Clique em Avançar / Executar.
13. No mesmo cadastro, acesse Anexos / GED / Integração GED.
14. Clique em incluir, seleciona a sub-pasta e insira o arquivo (documento).
15. Para visualizar o arquivo no RM, dê um clique duplo no registro e clique em Visualizar.
O documento será aberto no ECM para visualização.
(No ECM)
16. Acesse o ECM e informe o usuário e a senha.
17. Acesse: Central de Tarefas.
18. Clique em: Documentos a Aprovar.
19. Localize o documento.
20. Dê um duplo clique no registro.
Acesse a aba Aprovação e clique no botão Aprovar Documento.
21. Preencha a observação e clique em Aprovar.
O documento será excluído da Central de Tarefas após a aprovação e encaminho a Navegação de Documentos.
22. Acesse a Navegação de Documentos.
23. Acesse a pasta que foi criada conforme configuração.
Informações Adicionais
Esta integração pode ser feita em três possibilidades distintas*, mas o foco deste documento é a Integração de documentos (GED) – Linha RM x ECM. Confira mais detalhes sobre as demais possibilidades em nossas documentações.
*Possibilidades:
Data de produção do documento: 13/01/2012
DICAS E SOLUÇÕES PARA ABERTURA DE CHAMADOS NO PORTAL DE CLIENTES TOTVS
O objetivo principal deste documento é sanar as principais dúvidas existentes na abertura de chamados e na utilização do portal do cliente TOTVS.
ÍNDICE
1- Quais as configurações necessárias para acessar o portal do cliente?
2- Qual a função do “Administrador de portal”? E como identificá-lo?
3- Como acessar o portal do cliente?
4- Como realizar a abertura de um chamado através do portal (web)?
5- Existe algum canal na TOTVS para auxiliar o cliente na abertura de chamados e na utilização do portal?
QUESTÕES
1- QUAIS AS CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O PORTAL DO CLIENTE?
Para acessar o portal do cliente é necessário um usuário e senha, o cadastro deste usuário é realizado pelo Administrador de Portal da empresa. Para realizar este processo o Administrador deverá acessar o portal através do link http://suporte.totvs.com.
Maiores informações quanto ao processo entrem em contato no telefone (11 4003 0015) e digite a opção 5 (Suporte ao Portal do cliente).
Obs.: Caso não saiba quem é o Administrador de Portal da empresa verifique maiores informações no item 2 deste documento.
2- QUAL A FUNÇÃO DO “ADMINISTRADOR DE PORTAL”? E COMO IDENTIFICÁ-LO?
Administrador do Portal = Pessoa na empresa responsável pela administração dos contatos junto à TOTVS. Ele possui permissões de cadastrar/atualizar e gerenciar o cadastro de todos os contatos ativos para abertura de chamados.
Caso não saiba quem é o “Administrador de Portal” de sua empresa, entre em contato com a “Assessoria Totvs” através do telefone (11 4003 0015) e digite a opção 7 – (Atualização Cadastral de Acesso aos Canais de Atendimento).
3- COMO ACESSAR O PORTAL DO CLIENTE?
Assim que o cliente possuir um usuário (e-mail) e senha para acessar o Portal do Cliente, deverá seguir os passos listados abaixo. Caso não tenha, verifique maiores informações nas opções 2 e 3 deste guia.
1º Passo: Acesse o link http://suporte.totvs.com;
2º Passo: Digite o usuário (E-mail) e senha nos locais indicados;
Figura 2.0
4- COMO REALIZAR A ABERTURA DE UM CHAMADO ATRAVÉS DO PORTAL (WEB)?
Obs: Para abertura de chamados, o cliente deverá estar logado no portal do cliente. Maiores informações quanto a forma de login, verifique o item 3 deste guia.
Ao acessar o portal será apresentado um Menu existente no lado esquerdo da tela, conforme Figura 3.0, neste menu a TOTVS disponibiliza 3 canais para abertura de um novo chamado.
Vejam a seguir a descrição de cada um deles.
Figura 3.0
SOFTWARE
Para abertura e consulta de chamados referentes aos nossos produtos de software. A navegação é feita por linha de produto, portanto você deve escolher a linha que deseja abrir um chamado. Exemplo: Se o chamado é referente ao produto RM Labore, selecione a opção RM.
RELACIONAMENTO
Para abertura e consulta de chamados referentes ao Centro de Serviços TOTVS (CST) e Ouvidoria.
SERVIÇO DE VALOR AGREGADO
Para abertura e consulta de chamados referentes aos clientes com serviço de hospedagem nos Datacenters TOTVS.
PASSOS PARA ABERTURA DE CHAMADOS
1- Clique na opção na qual deseja realizar a abertura de chamados e selecione a linha de produto desejada, conforme exemplo demonstrado na Figura 4.0.
Figura 4.0
2 - Em seguida será apresentada no centro do navegador uma tela de abertura de chamados, conforme Figura 5.0. Preencha de forma coerente todas as informações referentes ao serviço solicitado;
Figura 5.0
Veja abaixo uma breve descrição de cada campo.
E-MAILS ADICIONAIS: Caso queira que uma cópia da abertura do chamado e interações do mesmo seja sempre encaminhada para o email registrado neste campo.
DESEJA INCLUIR O CHAMADO EM NOME DO CLIENTE?: Sim/Não
PAÍS DE PROCEDÊNCIA:* País de Localização da Empresa.
CATEGORIA:* Poderão ser do tipo:
ATENDIMENTO/DUVIDA/ANALISE -> No caso de dúvidas e solicitação de analise da ocorrência por um de nossos Analistas;
NÃO-CONFORMIDADE -> No caso da ocorrência ser um BUG do Sistema que necessite de manutenção no produto;
CONSULTORIA -> No caso da necessidade de atuação da equipe de CONSULTORIA TOTVS;
SUGESTÃO DE MELHORIAS -> No caso da indicação de novas funcionalidades para implementação nos produtos TOTVS;
SOLICITAÇÃO DE CUSTOMIZAÇÃO -> No caso de solicitação de funcionalidades específicas da empresa nos produtos TOTVS;
ORIGEM:* Poderão ser dos tipos:
CLIENTE EM PRODUÇÃO -> Sistema já implantado e sendo utilizado normalmente;
CLIENTE EM FASE DE IMPLANTAÇÃO -> Sistema em fase de implantação na empresa
CLIENTE EM ANÁLISE DE NOVA VERSÃO -> Nova versão do Sistema sendo analisada.
CLIENTE BETA OU PILOTO -> Sistema em utilização por Cliente BETA ou PILOTO.
EFEITO:* Escolher a opção que melhor descreve o que a ocorrência esta trazendo de inconsistência para o Sistema.
MÓDULO/PRODUTO:* Escolher neste campo o Sistema para qual a ocorrência esta sendo aberta.
PROCESSO OU ROTINA:* Deverá ser escolhida a opção que melhor se adapta a ocorrência.
VERSÃO:* Escolher a versão do Sistema para qual deseja atendimento.
AMBIENTE:* Escolher o ambiente do Sistema.
RESUMO:* Escrever um breve resumo sobre a ocorrência, neste caso poderá utilizar um titulo para o incidente/dúvida.
INCIDENTE:* Campo destinado à descrição de toda a ocorrência/dúvida. Quanto mais detalhes informados neste campo mais ágil será o atendimento.
CRITICIDADE: Campo com edição não disponível. Calculado automaticamente pelo sistema.
Todos os campos marcados com um * têm o seu preenchimento obrigatório.
Após preenchimento de todos os campos, clique na opção CONTINUAR para finalizar o processo de abertura de chamados.
5- EXISTE ALGUM CANAL NA TOTVS PARA AUXILIAR O CLIENTE NA ABERTURA DE CHAMADOS E NA UTILIZAÇÃO DO PORTAL?
Resposta: SIM
Dúvidas/Situações relacionadas à utilização do Portal: Entre em contato através do telefone 4003 0015 e digite a opção 5 (Suporte ao Portal do cliente);
Dúvidas/Situações referentes a acesso ao Portal: Entre em contato através do telefone 4003 0015 e digite a opção 7 (Atualização Cadastral de Acesso aos canais de atendimento TOTVS);
Produto: Framework - TOTVS Gestão de conteúdos Versão 11.50
Processo: COMO FAZER - Gerando Certificado SSL
Este documento descreve como proceder para gerar um Certificado SSL e parametrizar o mesmo para ser
utilizado no Portal WEB (TOTVS - Gestão de conteúdos).
Informações : O certificado SSL uma vez configurado possibilitará que o tráfego de informações na rede
sejam criptografados.
Este recurso é nativo do próprio Windows, em caso de informações mais técnicas as mesmas poderão ser
adquiridas através do site da Microsoft.
Desenvolvimento/Procedimento
Selecione o DEFAULT DO WEB SITE e siga as orientações para adicionar as ligações do site.
Outro procedimento a ser realizado será alterar o endereço do portal utilizando https://
(conforme a imagem abaixo)
OBS: O endereço abaixo refere-se a um ambiente de teste para simulação deste processo (aqui na TOTVS),
este endereço possivelmente será diferente do ambiente da empresa.
Após a realização desta parametrização solicito que seja reiniciado o IIS e acessar o portal para realização dos testes.
Abaixo segue exemplo para reiniciar IIS:
Após reiniciar o serviço do IIS - o processo será concluído já podendo acessar o Portal Web normalmente.
LOG de execução do SPED Contábil
No final da geração do SPED Contábil o sistema apresentará um LOG de execução, indicando todas as ações realizadas para a geração do SPED Contábil e o tempo gasto em cada uma.
Upload/Download de arquivos na geração do SPED Contábil
Implementados os recursos de Upload para Razão Auxiliar e Arquivos Adicionais - J800 e Download do arquivo digital gerado.
Estes recursos visam otimizar a utilização da memória do computador evitando travamento na execução do processo de geração do SPED Contábil, uma vez que o Upload leva parcialmente os arquivos manipulados para o servidor de aplicação liberando a memória e o Download baixa o arquivo do servidor para o local indicado.
Por exemplo, após adicionar um arquivo para ser apresentado no bloco J800 – Outras Informações do SPED Contábil, o sistema irá realizar o Upload parcial deste arquivo. Com este recurso no momento da geração do SPED Contábil o sistema evita um travamento do processo.
Observação:
Estas novidades estão disponíveis nas versões abaixo:
Versão | Data Liberação |
RM 11.20.50 | 30/05/2012 |
RM 11.40.40 | 18/04/2012 |
RM 11.50.20 | 13/04/2012 |
Produto: TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento Versão 11.80
Processo do Sistema: Cadastros
SubProcesso: Usuário
Como Fazer
Como liberar as permissões de acesso aos menus da Nova MDI?
Definição do Processo
Com a mudança na aparência do sistema, é necessário demonstrar o novo posicionamento de seus menus e funcionalidades. O processo de permissões é o que garante aos usuários acesso para visualizar e alterar menus e campos dentro do sistema.
Este documento tem como objetivo demonstrar a maneira correta de liberar aos usuários
acesso aos menus do módulo Gestão Compras, Estoque e Faturamento.
Obs.: Neste documento utilizaremos o menu “Compras” como referência, mas as definições são válidas para todas as opções.
Parametrizações Necessárias
Acessar | TOTVS – Linha RM | Serviços Globais | Segurança | Usuários
Observe que o sistema deve ser selecionado no menu:
|Sistema | BackOffice | Gestão de Estoque Compras e Faturamento|
Selecionar o usuário que não tem permissão e editá-lo.
Na aba “Segurança” verifique a qual perfil o usuário está associado.
Para esta verificação observe que para cada coligada o usuário pode estar associado a um perfil diferente.
Feita a verificação do perfil, acesse |Serviços Globais | Segurança | Perfis
E selecione o perfil ao qual o usuário está associado, editando-o.
Na tela de edição do perfil, acessar a aba “Acesso a Menus”
Para facilitar a localização das opções, clique sobre “Recolher Tudo”.
Expandindo a opção “Compras” encontramos “Gestão de Compras”, que está desabilitada.
Agora é possível visualizar o menu:
[03] Compras
[03.01] Gestão de Compras
[03.01.01] Solicitação de Compra
[03.01.02] Cotação
[03.01.03] Ordem de Compra
[03.01.04] Recebimento de Materiais
[03.01.05] Importação
[03.01.06] Aquisição de Serviços
[03.01.07] Devolução de Compras
[03.01.08] XML Nf-e / CT-e / Nfs-e
E seus respectivos submenus.
Clique sobre as opções às quais o usuário deve ter acesso e selecione “Permitir acesso”.
Observe que as demais opções do Gestão Estoque, Compras e Faturamento : “Cadastros”, “Estoque”, “Vendas”, “Orçamento” e “Outras Movimentações” localizam-se nesta mesma tela, pela qual é possível permitir ou proibir o acesso às mesmas.
Descrição do Processo
Feito este processo, as opções habilitadas no perfil estarão disponíveis para acesso ao usuário em questão, no caminho | TOTVS – Linha RM | BackOffice | Gestão de Estoque Compras e Faturamento | Compras
Observe que ao lado do menu “Compras” estão os demais menus mencionados anteriormente.
Estes menus são liberados e bloqueados através do mesmo caminho utilizado para o menu “Compras”.
Informações Adicionais
Ao contrário das versões anteriores do sistema, a Nova MDI não exige “logout/login” para validação das alterações; logo ao liberar as permissões do perfil o usuário terá acesso aos menus liberados.
Data do documento: 02/05/2012
Produto | : | RM - TOTVS Gestão Financeira - 11.80 |
Processo | : | Lançamento Financeiro – Baixa de Lançamentos |
Subprocesso | Baixa de Lançamentos | |
Data da publicação | : | 30/05/2012 |
A Baixa/quitação dos Lançamentos Financeiros foi totalmente reestruturada e esta evolução visa ampliar o processo, proporcionando combinações práticas e seguras da Gestão Financeira.
Este novo modelo disponibiliza:
Baixa Simplificada: poderá ser utilizada para baixar/quitar um ou vários Lançamentos Financeiros informando os dados apenas uma vez.
Baixa Completa: Processo dinâmico de baixar um ou vários lançamentos com a grande vantagem de poder utilizar um ou vários Meios de Pagamento para o processo de baixa total ou parcial.
- Ao baixar parcialmente um Lançamento, todas as informações serão registradas no Lançamento de origem e para visualizá-las basta acessar: Anexos do Lançamento / Baixas do Lançamento. Não haverá mais a geração de Lançamentos derivados.
- A contabilização on-line será distinta para cada meio de pagamento utilizado na Baixa.
Requisitos:
1. Acessar o menu Cadastros/Movimento/Meios de Pagamentos e cadastrar os meios de pagamento utilizados: Dinheiro, Cheque...etc.
2. Através do Assistente de Implantação de Processos, definir os Meios de pagamento para os processos citados abaixo(se forem utilizados):
Etapa 02.01.02 – Baixa:
. Baixa 3/4: informar o meio de pagamento para Desconto de Duplicatas.
. Baixa 4/4: informar o meio de pagamento para Retorno de Cobrança, Pagamento e Débito Automático.
Para baixar Lançamentos é necessário selecioná-los(clicar), conforme a figura 1.
figura 1
Baixa Simplificada:
1º. Menu: Contas a Pagar/Receber – Lançamentos: Crie um filtro para selecionar os Lançamentos.
2º. Selecione o(s) Lançamento(s) conforme a figura 1 e acesse: Processos / Baixa / Baixar Lançamentos ou utilize o ícone “Baixa” da visão de Lançamentos.
3º. Na tela “Dados da Baixa”, selecione a opção para o tipo de Baixa “Simplificada”
4º. Informe a data para Baixa. Desejando baixar na data de vencimento dos Lançamentos, ative a opção “Data da baixa igual a vencimento”.
5º. Informe o meio de pagamento. Em se tratando de baixa simplificada, não será possível baixar utilizando o meio de pagamento Cheque, que poderá ser utilizada na Baixa completa.
6º. Informe a Conta Caixa. Se a Conta Caixa já estiver indicada nos Lançamentos(Valores/Conta Caixa) e for a mesma para todos os lançamentos selecionados, esta virá como default.
7º. Selecione a opção para gerar o extrato.
8º. A contabilização da baixa poderá ser realizada em um outro momento, se a opção “Contabilizar posteriormente” for ativada. Para contabilizar posteriormente, selecione os Lançamentos e acesse Processos / Baixa / Contabilizar Lançamentos Baixados.
9º. Na tela seguinte serão exibidos todos os valores do Lançamentos. Alguns valores poderão ser editados, por exemplo Juros, multa, outros, desde que não foram obtidos por fórmula.
10º. Na tela seguinte você poderá editar/alterar a contabilização. Para alterar a contabilização escolha o evento e clique em “Aplicar Evento”.
11º. Avançar... Conclusão da Baixa.
Resultado:
- Para cada lançamento baixado foi gerado um registro no extrato ou conforme a ação definida no item 7(tipo de extrato).
- No anexo de cada lançamento(Baixas do Lançamento) foi gravado o registro correspondente à baixa.
- O saldo da Conta Caixa foi atualizado.
- A contabilização foi gerada diretamente no Gestão Contábil no lote definido através Assistente de implantação de processos (etapa Contabilização).
Baixa Completa
1º. Menu: Contas a Pagar/Receber – Lançamentos: Crie um filtro para selecionar os Lançamentos.
2º. Selecione o(s) Lançamento(s) conforme a figura 1 e acesse: Acesse Processos / Baixa / Baixar Lançamentos ou utilize o ícone “Baixa” da visão de Lançamentos.
3º. Na tela “Dados da Baixa”, selecione a opção para o tipo de Baixa “Completa”
4º. Informe a data para Baixa e a moeda.
5º. Selecione a opção para gerar o registro no extrato.
6º. A contabilização da baixa poderá ser realizada em um outro momento, se a opção “Contabilizar posteriormente” for ativada. Para contabilizar posteriormente, selecione os Lançamentos e acesse Processos / Baixa / Contabilizar Lançamentos Baixados.
7º. Na tela seguinte serão exibidos todos os valores do Lançamentos. Alguns valores poderão ser editados, por exemplo Juros, multa, outros, desde que não foram obtidos por fórmula. Para conhecer o detalhamento do valor liquido, clique no ícone à direita do valor liquido(inferior direito da tela).
8º. Informe o(s) meio(s) de pagamento e o(s) valor(es) a ser(em) baixado(s). Você pdoerá usar quantos meios de pagamento desejar e acompanhe na própria tela(Dados da Baixa) os valores restantes para a quitação do Lançamento. Se você selecionar o meio de pagamento Cheque, clique no botão Cheque e informe os dados do mesmo.
9º. Informe a Conta Caixa. Se a conta caixa já estiver indicada nos lançamentos(Valores/Conta Caixa) e for a mesma para todos os lançamentos selecionados, esta virá como default.
10º. Na tela seguinte você poderá editar/alterar a contabilização. Para alterar a contabilização escolha o evento e clique em “Aplicar Evento”.
11º. Avançar... Conclusão da Baixa.
figura 2
Resultado:
- Para cada lançamento baixado foi gerado um registro no extrato ou conforme a ação definida no item 5(tipo de extrato).
- No anexo de cada Lançamento(Baixas do Lançamento) foi(ram) gravado(s) o(s) registro(s) correspondente(s) à baixa de acordo com a quantidade de meios de pagamento utilizados. Se foram
utilizados dois meios, por exemplo, serão gravados dois itens de Baixa e contabilização por item de baixa.
- O saldo da conta caixa foi atualizado.
- A contabilização foi gerada diretamente no Gestão Contábil no lote definido através Assistente de implantação de processos (etapa Contabilização).
Informações adicionais
· Se a opção para gerar extrato for “Um extrato para cada Lançamento”, você poderá cancelar a baixa de um dos Lançamentos selecionados sem afetar a baixa dos demais lançamentos baixados em conjunto.
· Se a opção para gerar extrato for “Um extrato para todos os Lançamento”, ao selecionar um Lançamento para cancelar a baixa serão disponibilizadas duas opções:
- Cancelar somente as Baixas selecionadas: o cancelamento da baixa ocorrerá somente para o Lançamento selecionado.
- Cancelar todas as baixas do extrato: o cancelamento da baixa ocorrerá para todos os Lançamentos baixados em conjunto.
Para gerar o SPED Contábil, todas as contas, desde as sintéticas até as analíticas, devem ser classificadas de acordo com a sua natureza, sendo que as contas de nível superior deverão ter a mesma natureza das suas subcontas.
Este novo processo otimiza o preenchimento do campo ‘Natureza da conta para emissão do SPED’, facilitando o preenchimento das informações necessárias para geração do arquivo do SPED Contábil.
Acesse o Cadastro de Contas Contábeis e em seguida o processo ‘Classificação Automática da Natureza da Conta para emissão do SPED’.
Informe o Grupo de Contas e a Natureza da conta para emissão do SPED para que o sistema preencha automaticamente o respectivo campo de todas as sub-contas pertencentes ao Grupo de Contas informado com a nova Natureza que você indicou para o processo.
Atenção:
O sistema não fará a classificação automática para as contas contábeis que tiverem a data de inclusão em branco.
OBS: Esta novidade está disponível nas versões abaixo:
Versão | Data Liberação |
RM 11.20.50 | 30/05/2012 |
RM 11.40.40 | 18/04/2012 |
RM 11.50.20 | 13/04/2012 |
Clique no link abaixo e assista ao vídeo:
http://rmnet.rm.com.br/demorm/Controladoria/Natureza%20automática/Natureza_Automatica_demo.htm
O Boleto representa uma estrutura de dados, que permite estabelecer o histórico de Boletos por Lançamento. Em consonância com o novo modelo de Baixas, um Lançamento baixado parcialmente não gera um novo Lançamento. Logo, se um Boleto for baixado parcialmente, este Lançamento poderá gerar um novo Boleto com um novo Nosso Número, Código de Barra e IPTE. Além disto, o sistema permite que sejam inseridos novos Lançamentos ao Boleto em aberto, desde que o Lançamento seja compatível com esta operação. Para garantir maior flexibilidade ao processo de geração de Boletos, o sistema disponibiliza as seguintes opções: · Um Boleto para cada Lançamento. · Um Boleto para cada Cliente/Fornecedor. · Um Boleto para cada Cliente/Fornecedor e data de vencimento. Acessando o Help você conhecerá melhor cada uma dessas opções. Atenção: Na versão 11.80, a remessa de Cobrança e de Débito Automático será realizada pelo menu Boleto e não mais pelos Lançamentos Financeiros. |
Produto | : | RM – TOTVS Gestão Financeira – Versão 11.80 |
Processo | : | Integração Bancária – Remessa de Custódia de Cheques a Bancos |
Subprocesso | Remessa de Custódia de Cheques a Bancos | |
Data da publicação | : | 22/05/2012 |
O processo Custódia de Cheque consiste em repassar a guarda dos cheques recebidos às Instituições Financeiras, que assumem a responsabilidade pelos mesmos, compensando-os na data correta. A transação ocorre por envio de arquivos de remessa e de arquivos de retornos, garantindo segurança e agilidade na gestão financeira.
Atenção!
A partir da versão 11.80 o layout do arquivo de remessa deverá ser desenvolvido pelo novo Gerador de Saídas e não mais pelo menu Relatórios.
1. Executar o RM.EXE / Serviços Globais / Segurança: O usuário deverá ter permissão de acesso ao Segmento “Integração”, Gerador de Saídas.
2. Acessar o Segmento INTEGRAÇÃO / Gerador de Saídas /Cadastrar uma Categoria. Em seguida acessar o menu Gerador de Saídas / Layout / Processos e importar o relatório, que será utilizado para gerar a remessa.
3. Através do Segmento Gestão Financeira:
· Acessar o menu Movimentações Bancárias/Controle Bancário e conferir os cadastros:
. Bancos: deverá ter o código Febraban correto, exemplo Banco do Brasil = 001.
. Para cada Banco deverá haver a Agência e Conta corrente cadastradas.
. Convênio: todos os requisitos do processo Custódia de Cheques serão gerenciados pelo Convênio. Deverá haver uma Conta Caixa associada ao Convênio.
· Para Custódia Manual: Normalmente utilizada para Custódia para Filial.
Através do Menu “Movimentações Bancárias/Extrato de Caixa selecionar os registros correspondentes a “cheque pré-datados” e acessar Processos/Custodiar Cheque e informar a Filial e a data.
· Para Custódia por remessa: Será utilizada para gerar arquivo de remessa para o Banco.
Através do Menu “Movimentações Bancárias/Extrato de Caixa selecionar o(s) registro(s) referente(s) a cheques pré-datados e acessar Processos / Gerar remessa de Custódia Cheque.
O resultado do processamento será um arquivo texto.
Após o processamento, todos os extratos relacionados devem ter o campo TIPOMOVCH ajustado para “Remetido”.
O arquivo de remessa a ser encaminhado ao Banco será gravado no local especificado.
Informações adicionais
- O cadastro de Convênio deverá conter todas as informações necessárias para o processo(Banco, Agencia etc.), assim como o layout do relatório a ser utilizado. |
Produto | : | RM – TOTVS Gestão Financeira – Versão 11.80 |
Processo | : | Integração Bancária – Retorno de Custódia de Cheques a Bancos |
Subprocesso | Retorno de Custódia de Cheques a Bancos | |
Data da publicação | : | 22/05/2012 |
A importação de arquivos de retorno de Custódia de Cheques, consiste em atualizar dados do Extrato de Caixa por meio de importação de arquivos disponibilizados pela rede Bancária.
- Certificar que os cadastros estejam devidamente atualizados: Banco com o código FEBRABAN, Agência, Conta Corrente, Conta Caixa e Convênio.
- No cadastro de Bancos/Anexos/Layout Bancário/Retorno de Custódia, informar corretamente as respectivas posições com relação ao arquivo de retorno disponibilizado pelo Banco.
Exemplo:
Código Banco Header: Informando “1”, ao importar o retorno o sistema irá localizar o Código do Banco na posição UM do header do arquivo de retorno, e assim sucessivamente.
Você obterá maiores informações consultando o manual fornecido pelo Banco.
- Para importar arquivos de retorno, acesse: Movimentações Bancárias / Integração Bancária / Retorno Bancário / Retorno Custódia de Cheques.
- Selecione o Tipo do arquivo de retorno: Retorno de Custódia ou Retorno de Custódia CNAB 240. Leia as “Informações Adicionais” deste documento.
É necessário informar: o local do arquivo a ser importado e o Banco que realizou o processo.
- Avançar.
Resultado:
- Após a remessa de Custódia de Cheques a Banco, o lançamento ficará com status de "Baixado" e deverá possuir o seu respectivo item de baixa (Anexo/Baixas do Lançamento).
- No extrato de caixa, após gerar a remessa de custódia a coluna STATUS CUSTODIA do registro remetido deverá ser alterada para REMETIDO.
- Em se tratando de remessa de Custódia de Cheques para o Banco do Brasil no padrão CNAB 240, após a importação do retorno, a coluna STATUSCUSTODIA do registro no extrato será alterado em função do código do retorno (pos. 231 a 232) presente no arquivo, sendo:
00 ou 01 = Custodiado.
02 = Recusado
03/04 = Compensado (o registro no extrato será compensado)
05 = Devolvido (somente para o Bando do Brasil CNAB240)
06 = Excluído (somente para o Bando do Brasil CNAB240).
Informações adicionais
1. Na importação do retorno de Custódia de Cheques, a identificação do registro para atualização será sempre pelo Código da Coligada + Referência do Extrato. Logo, no cadastro do Banco, Anexos/Layout Bancário/Retorno de Custódia, o “Campo Chave” deverá referenciar as posições no arquivo de retorno que armazenam estas informações. 2. Com relação aos tipos de retorno é importante saber: Retorno de Custódia: Deverá ser utilizado para todos os Bancos que adotarem o padrão CNAB240 com adequações próprias e aos demais formatos de arquivos de retorno de Custódia. Retorno de Custódia CNAB240: Neste modelo, algumas informações não tratadas internamente para atender ao padrão CNAB240 do Banco do Brasil e aos demais Bancos que aderirem ao mesmo padrão deste Banco (o arquivo de retorno deverá possuir as mesmas especificações do arquivo de retorno disponibilizado pelo Banco do Brasil, sem nenhuma divergência). Se no arquivo de retorno disponibilizado pelos demais Bancos existir alguma informação em posições diferente, exemplo, valor na posição 70 a 84, você deverá optar pelo tipo de retorno “Retorno de Custódia” e não pela opção “Retorno de Custódia CNAB240”, mesmo que o arquivo tenha 240 colunas. Para importar arquivos de retorno de Custódia do Banco do Brasil no padrão CNAB 240, as posições indicadas no cadastro do Banco/Layout Bancário / Retorno de Custódia são: Custodiado: 00/01 Para arquivos com formatos diferentes, consulte o manual fornecido pelo próprio Banco. Observação Se o usuário custodiar sem baixar (emitir cheque e custodiar), a baixa do Lançamento deverá ser feita manualmente. |
Produto | : | RM – TOTVS Gestão Financeira – Versão 11.80 |
Processo | : | Integração Bancária – Remessa de Débito Automático |
Subprocesso | Remessa de Débito Automático | |
Data da publicação | : | 22/05/2012 |
O processo de Débito Automático é realizado mediante acordo entre a empresa e o Cliente, que autoriza a cobrança de um determinado compromisso financeiro através de débito em suas contas correntes dispensando-lhe o envio de boletos de cobrança.
O pagador (pessoa física ou jurídica) autoriza ao Banco o débito de seus compromissos financeiros em sua conta corrente. O recebedor (pessoa física ou jurídica) disponibiliza um arquivo de remessa de débito automático ao Banco contendo informações dos débitos a serem efetuados na conta corrente do pagador.
O recebedor também poderá cancelar ou efetuar alterações em alguns dados do débito, antes que o mesmo seja efetuado.
O Banco é quem gerencia as contas correntes do recebedor e do pagador. Na data prevista, mediante informações obtidas em arquivo de remessa efetua o débito na conta corrente do pagador, executa a instrução de crédito na conta corrente do recebedor e envia informações sobre a efetivação do débito para o recebedor através de arquivo de retorno de Débito automático.
Caso ocorra alguma inconsistência na realização do débito, a não efetivação também será informada ao recebedor pelo arquivo de retorno.
Atenção:
A partir da versão 11.80 o layout do arquivo de remessa deverá ser desenvolvido pelo novo Gerador de Saídas e não mais pelo menu de Relatórios.
A remessa de Cobrança e de Débito Automático será realizada pelo menu Boleto e não mais pelos Lançamentos Financeiros.
1. Executar o RM.EXE / Serviços Globais / Segurança: O usuário deverá ter permissão de acesso ao Segmento Integração.
2. Acessar o Segmento INTEGRAÇÃO / Gerador de Saídas /Cadastrar uma Categoria. Em seguida acessar o menu Gerador de Saídas / Layout / Processos e importar o relatório, que será utilizado para gerar a remessa.
Através do Segmento Gestão Financeira:
· Acessar o menu Movimentações Bancárias/Controle Bancário e conferir os cadastros:
. Bancos: deverá ter o código Febraban correto, exemplo Banco do Brasil = 001.
. Para cada Banco deverá haver a Agência e Conta corrente cadastradas.
. Convênio: todos os requisitos do processo Débito Automático serão gerenciados pelo Convênio.
. Conta Caixa: Deverá haver uma Conta Caixa associada ao Convênio.
· Selecionar os Lançamentos Financeiros , que deverão estar associados à Conta caixa/Convenio e gerar Boletos de Cobrança.
· Através do Menu Boletos, gerar a remessa de Débito Automático.
Resultado:
Os Boletos e os respectivos Lançamentos do Boleto terão o campo STATUS.CNAB atualizado para Remetidos.
O arquivo de remessa a ser encaminhado ao Banco será gravado no local especificado.
Informações adicionais
- O cadastro de Convênio deverá conter todas as informações necessárias para o processo(Banco, Agencia etc.), assim como o layout do relatório a ser utilizado. - Não será possível processar a remessa sem que tenham sido gerado(s) o(s) respectivo(s) Boleto(s), pois no Retorno de Débito Automático, a baixa será realizada pela referencia do Boleto. |
Retorno de Débito Automático
Produto | : | RM – TOTVS Gestão Financeira – Versão 11.80 |
Processo | : | Integração Bancária – Retorno de Débito Automático |
Subprocesso | Retorno de Débito Automático | |
Data da publicação | : | 22/05/2012 |
A importação de arquivos de retorno de Débito Automático é um processo, que consiste em baixar automaticamente os Lançamentos Financeiros por meio de importação de arquivos disponibilizados pela rede Bancária. Neste processo, a baixa será realizada automaticamente desde que o arquivo de retorno possua os dados requeridos, assim como data de crédito, valor do crédito, motivo de ocorrência específica para baixas ou quitações, entre outras informações importantes.
· Certificar que o cadastro do Banco esteja devidamente atualizado, principalmente em Anexos / Layout Bancário / Retorno de Débito Automático para CNAB 150 e/ou CNAB 240, conforme o padrão utilizado.
· Para importar arquivos de retorno, acesse: Movimentações Bancárias / Integração Bancária / Retorno Bancário / Retorno de Débito Automático.
É necessário informar: o local do arquivo a ser importado, a Filial e o código da Conta Caixa. Já o Evento Contábil e o Histórico poderão ser indicados no momento da importação do retorno ou poderá utilizar as definições já atribuídas nos respectivos parâmetros de cada processo (evento associado à tabela default para evento Contábil, parametrizado na etapa 02.05 – Contab.Financeiro e o Histórico parametrizado na etapa 02.02.02 Baixas – Baixas a Receber).
· Confirmar a importação.
Resultado:
. A baixa do titulo será realizada automaticamente.
. Será gerado um item de baixa correspondente ao valor baixado. (Anexo /Baixas do Lançamento).
. O Saldo da conta caixa indicada será atualizado.
. A contabilização da baixa será realizada de acordo com o evento contábil indicado no retorno ou o evento associado à tabela default para a contabilidade.
. No Gestão Contábil, Manutenção de Lotes, deverá haver a contabilização no lote específico para o processo.
Informações adicionais
1. Ao importar o arquivo de retorno o sistema identifica os lançamentos pelo IDBOLETO e produz a baixa total ou parcial de todos os Lançamentos de mesmo IDBOLETO. |
2. O arquivo a ser importado deve possuir características que definem o processo “retorno”. É comum obtermos essa informação analisando o motivo ou código de ocorrência (esse termo varia entre Bancos) indicado no mesmo. Muitos Bancos disponibilizam em seus layout´s a informação por extenso do tipo de movimento “RETORNO”, normalmente no header do arquivo. |